Saiba como mudar a fonte do seu smartphone Android
3 de novembro de 2016
2 Comentários
Saiba como mudar a fonte do seu smartphone Android
Saiba como mudar a fonte do seu smartphone Android

Saiba como mudar a fonte do seu smartphone Android

2 Comentários

Cada smartphone Android possui uma fonte diferente para a exibição de textos, mas há diversas maneiras que você pode mudá-la, seja em relação ao seu tamanho, até mesmo pela questão de acessibilidade para usuários com dificuldades visuais ou apenas para alterar própria aparência da mesma.

Aliás, alterar a a aparência da fonte também é uma boa opção para quem tem problemas de visão e precisa de uma fonte mais fácil de entender, por exemplo. Para saber como você pode fazer isso facilmente em qualquer dispositivo Android, basta conferir nossas principais dicas logo abaixo!

Ensinaremos como alterar entre as fontes padrões do sistema, ou seja, que já vêm instaladas de acordo com o modelo do seu smartphone e também como você pode encontrar fontes customizadas online ou em aplicativos para que possa personalizar o aparelho.

Leia também: Conheça as principais novidades do Android Nougat 7.1

Como mudar a fonte do Android

Alguns smartphones, como os da Samsung, oferecem opções nativas para trocar a fonte facilmente. Basta ir nas configurações e clicar em “Fontes” na aba “Acessibilidade”. Lá é possível alterar as fontes utilizadas e também seu tamanho, por exemplo.

Por padrão, o sistema operacional realmente não oferece uma grande gama de opções para que você personalize sua fonte. Entretanto, é possível baixar fontes customizadas para seu dispositivo Android e, para ajudá-lo, ensinamos exatamente como fazer isso ao final deste conteúdo!

mudar-a-fonte

Caso o seu dispositivo seja de outra marca e não tenha essa opção, ainda há outra maneiras de mudar a fonte dele com aplicativos de terceiros. Neste primeiro tutorial vamos ensiná-lo a mudar a fonte do seu smartphone através da utilização do Action Launcher 3, que oferece diversas opções para personalização do seu Android. Baixe-o através deste link.


Após fazer o download e instalar o aplicativo no dispositivo, basta abri-lo e clicar na opção “Exibição”, localizada no menu principal do app, como demonstrado na imagem abaixo.

fontes-android

Em seguida, clique na opção “Fonte” para prosseguir.

alternar-fonte

Agora você terá algumas opções de fontes para escolher de acordo com a sua preferência. Lembramos novamente que, caso não tenha interesse em utilizar alguma destas fontes, confira nosso tutorial ao final deste conteúdo para saber como encontrar mais fontes customizadas.

fontes

Caso queira mais opções, também é recomendável que você instale apps específicos de fontes, como ensinaremos logo à seguir. Desta forma, é só fazer o mesmo processo descrito acima para encontrar uma fonte que realmente combina mais você.

É claro que é necessário continuar usando o launcher para que a fonte permaneça ativa, senão tudo voltará ao normal. As fontes podem ser alteradas a qualquer momento se você enjoar de uma, o que acaba sendo bem prático.

Vale mencionar que não existe qualquer limite de quantas fontes você pode instalar em seu smartphone, mesmo que só consiga selecionar e utilizar uma única em determinado momento. Portanto, aproveite a dica para baixar várias fontes que lhe agradam e, caso tenha interesse, altere-as periodicamente.

Como baixar fontes customizadas para Android utilizando o iFont

Se você não estiver satisfeito com as fontes padrões que já vêm disponíveis em seu smartphone, não se preocupe pois na verdade é possível baixar e instalar diversas outras fontes. Para fazer isso, o primeiro passo é acessar um banco de fontes, como é o caso do Fontspace, por exemplo.

Nele você poderá encontrar diversas fontes gratuitas para uso não comercial e até mesmo algumas fontes personalizadas que remetem às fontes de títulos de filmes, jogos, nomes de bandas, etc.

Acesse o site diretamente pelo smartphone, encontre a fonte que deseja e então toque em “Download Font“. Espero que o download seja finalizado e então instale-a da seguinte forma:

Passo 1: Baixe o aplicativo iFont gratuitamente para seu dispositivo Android.

Passo 2: Com a fonte baixada e o aplicativo instalado, vá até seu aplicativo de Downloads. Caso não saiba como encontrá-lo, você pode pesquisar utilizando a pesquisa de apps do próprio sistema Android.

Passo 3: Localize a fonte baixada em sua pasta de Downloads e então selecione o arquivo. Após selecionar, toque nos três pontos para abrir opções e então toque em “Extrair para…”

Passo 4: Selecione o seguinte diretório de extração: Android SDcard > iFont > Custom e então toque em “Extrair”.

Passo 5: Com a fonte já inserida na pasta Custom do aplicativo iFont, abra o aplicativo e você poderá localizá-la imediatamente ao tocar em My Font. Aqui, selecione a fonte e então para finalizar toque em Set.

Pronto, com estes 5 passos você conseguirá baixar, instalar e mudar a fonte do seu dispositivo Android sem problemas e, principalmente, gratuitamente! Claro, existem ainda outros aplicativos de fontes disponíveis na Google play, basta pesquisar por “Fontes” que encontrará diversas alternativas em outros apps gratuitos que podem ajudá-lo também.

Encontre também no AppTuts:

Conseguiu mudar a fonte?

Deu para aproveitar nossas dicas para mudar a fonte do seu smartphone Android? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo se deu tudo certo ou se você ficou com alguma dúvida. Conta pra gente também qual é a sua fonte preferida!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

2 Comentários

  1. Flávia 15 de junho de 2017 22:10

    Legal.

  2. Enio 27 de junho de 2017 9:41

    Gostei.

Voltar ao topo