Novidades do WhatsApp: 15 funções que o app deveria ter
28 de outubro de 2019
Um Comentário
Novidades do WhatsApp: 15 funções que o app deveria ter
Novidades do WhatsApp: 15 funções que o app deveria ter

Novidades do WhatsApp: 15 funções que o app deveria ter

Um Comentário

O WhatsApp ainda é um dos aplicativos de conversa mais usados do mundo. Só que isso não significa que ele seja o melhor ou aquele com mais funcionalidades. Na verdade, há muitos recursos que ele não possui em comparação com seus concorrentes. As novidades do WhatsApp são apresentadas de maneira bem mais lenta, o que faz o app parecer meio parado no tempo às vezes.

Por isso, listamos algumas da novidades do WhatsApp que o app realmente deveria ter por agora. Caso esteja curioso, basta conferir nossa lista detalhada logo abaixo!

Dica de artigo: Brincadeiras para o WhatsApp: As 40 melhores

1. Versão web/desktop independente

novidades do whatsapp web

É ótimo usar o WhatsApp no smartphone, mas ainda é bem estranho que não existam outras versões do app que funcionem de maneira independente. Atualmente, você só pode usar o WhatsApp na versão Web ou no Desktop se o seu smartphone com o app mobile estiver conectado à internet.

Só assim, o app consegue enviar uma versão espelhada das suas conversas para a versão web e desktop. Isso é muito restritivo, como dá para imaginar.

O Telegram, por exemplo, oferece versões totalmente independentes para web e desktop. Você pode usá-las sem depender do app mobile. Ao que tudo indica, os desenvolvedores estão trabalhando em algo parecido, só falta saber quando isso vai ser lançado.

2. Mais customização

Atualmente, tudo o que você realmente pode fazer para mudar a aparência do WhatsApp é alterar o wallpaper do app. Citando novamente o Telegram, o app deixa que você mude todas as cores, o wallpaper, o tamanho dos caracteres e até a aparência das bolhas de mensagens.


Seria ótimo ver mais customização por parte do WhatsApp. Até porque o design do app é bem desinteressante em comparação com outros apps atuais.

Dica de artigo: Como tirar o online do WhatsApp

3. Apagar mensagens sem limite de tempo

Atualmente, você pode apagar mensagens no WhatsApp, mas só dentro de um período de 7 minutos depois que ela foi enviada. Isso também pode ser bem restritivo, especialmente em uma situação que você precisa compartilhar uma informação sigilosa.

No Telegram, é possível apagar mensagens enviadas em qualquer momento, seja segundos ou meses atrás. Como a possibilidade de apagar mensagens já está no app, não seria tão difícil de aprimorar seu funcionamento.

4. Agendar mensagens no WhatsApp

Há muitas situações em que mensagens agendadas seriam úteis. Seja para lembrar alguém de um fato importante na hora certa ou até para lidar com colegas de trabalho ou clientes.

Isso foi recentemente adicionado ao Telegram, sendo possível selecionar o horário exato em que a mensagem é entregue ao destinatário. Só podemos esperar que o WhatsApp siga a tendência em breve.x

5. Limite maior para arquivos

novidades do whatsapp funcionalidades

Atualmente, o WhatsApp possui limites bem restritivos para o tamanho de certos arquivos enviados pelo app. Você só pode enviar vídeos de até 16 MB e documentos de até 100 MB, por exemplo.

Considerando que a qualidade de vídeos e outros arquivos cresce a cada dia, esse limite é bem absurdo. O Telegram é bem mais generoso que isso, um exemplo que deveria ser seguido por um app mais popular e maior como o WhatsApp.

6. Sair de grupos sem notificar outros membros

É realmente bem chato querer sair de um grupo e isso aparecer para todos os membros participantes. Inclusive, temos certeza que esse é motivo pelo qual muita gente não sai de grupos que não participa de forma ativa mais.

Seria ótimo se só o administrador do grupo fosse notificado da saída dos membros. Algo discreto, simples e que seria uma das melhores novidades do WhatsApp.

7. Silenciar apenas uma pessoa em um grupo

Já que estamos falando em grupos, temos que mencionar como não é possível silenciar pessoas específicas neles. Se não queremos notificações de alguém no grupo, é preciso silenciar o grupo todo ou nada.

Digamos que você não se dê muito bem ou que nunca concordo com apenas algumas pessoas em um grupo. Essa funcionalidade já seria extremamente útil.

Leia também: Como colocar música no Status do WhatsApp

8. Enquetes no WhatsApp

Querendo ou não, enquetes são muito úteis em qualquer app de conversa que se possa imaginar. Até por isso, há muitos apps e maneiras que você pode usar para criar enquetes no WhatsApp.

Infelizmente, nenhuma delas é nativa do app. Como deve imaginar, isso faz bastante falta para quem não quer ter que procurar uma maneira exterior de realizar suas perguntas em grupo.

9. Fixar mensagens em grupos

Grupos de WhatsApp tendem a ter muitas mensagens e assuntos diferentes em pouco tempo. Por isso, fica difícil de acompanhar uma discussão interessante ou um tópico importante quando é necessário.

Se fosse possível fixar mensagens como dá para fazer no Telegram, isso já ajudaria bastante. Imagina fixar uma mensagem que detalha o dia e horário de um evento importante que seu grupo participará, por exemplo.

Isso faria com que ninguém tivesse que ficar perguntando pela informação ou usando a barra de pesquisa do app para achar a mensagem.

Dica de artigo: Como enviar figurinhas no WhatsApp

10. Respostas automáticas no WhatsApp

novidades do whatsapp recursos

Muita gente usa o WhatsApp para negócios, então faz sentido que eles precisem de respostas automáticas. Infelizmente, nesses casos é preciso usar aplicativos externos, já que que o WhatsApp não conta com esse recurso.

Até quem utiliza o app para conversas pessoais poderia se beneficiar com isso. Infelizmente, não há indicação de que isso chegará tão cedo.

11. Diferentes status de atividade

Atualmente, você só tem como escolher se as pessoas te veem online no app ou se elas nunca podem ver quando você está usando o app. Isso é algo bem chato e precisa sempre ser alterado nas configurações da sua conta do WhatsApp.

Seria bem mais eficaz se existissem diferentes tipos de status de atividade. Muitos outros apps fazem isso para te mostrar como ocupado, ausente ou até mesmo invisível. Tudo podendo ser trocado de maneira bem rápida.

12. Temas no WhatsApp

Caso os desenvolvedores não queiram deixar a aparência do WhatsApp completamente nas mãos dos usuários, há uma outra saída. Bastaria criar alguns temas diferentes para gostos mais variados.

Já se sabe que eles estão trabalhando em um tema escuro, mas ele ainda não tem uma previsão para ser lançado oficialmente. Ainda assim, outros tipos de tema seriam muito bem vindos aos usuários do WhatsApp.

Dica: WhatsApp Hackeado: O que fazer?

13. Mais maneiras de bloquear o app

Recentemente, uma das novidades do WhatsApp foi a possibilidade de bloquear o app com sua impressão digital. Isso é realmente uma excelente opção, mas ainda há um problema: nem todo mundo tem um smartphone com um sensor de impressão digital.

Por isso, é mais que necessário que o WhatsApp receba outras maneiras de bloquear o app. Pode ser uma senha de números e letras ou mesmo um padrão desenhado na tela.

Já que o app é usado para conversas pessoas e que podem contar informações bem privadas, isso seria bem útil.

14. Reagir a mensagens

No Facebook Messenger, nós podemos facilmente reagir a qualquer mensagem com vários emojis animados. Até o Instagram oferece a opção de curtir qualquer mensagem enviada no chat privado.

Isso vale especialmente para conversas em grupo. Afinal, você não pode ter muito a adicionar numa discussão, mas ainda quer participar de alguma forma.

Considerando que emojis são tão usados no app, seria legal ter alguns só para reações. Eles nem precisam ser animados como no Facebook Messenger, só a possibilidade já seria bem interessante.

15. Opção de impedir mensagens de desconhecidos

recursos do whatsapp

Por fim, temos uma funcionalidade que seria muito útil para todos os usuários. Certamente, qualquer um que usou o WhatsApp já deve ter recebido uma mensagem de uma pessoa completamente desconhecida.

Isso não é só inconveniente, mas também perigoso, afinal a pessoa pode te mandar um link ou arquivo malicioso. Por isso, achamos que o WhatsApp deve adicionar algo como uma “requisição de mensagem”, o que faria com que você tivesse que aceitar a requisição de alguém para que a pessoa pudesse te enviar mensagens no app.

Isso já acontece de certa forma no Facebook Messenger e Instagram. Por lá, pessoas que não te tem adicionada ou que não te seguem, acabam tendo suas mensagens diretas levadas para uma aba separada.

No fim, é você que escolhe se quer interagir com essas pessoas ou ignorar a mensagem sem que elas saibam que você visualizou. Bem simples, eficiente e mais seguro do que o WhatsApp faz atualmente.

Concorda com as novidades do WhatsApp que o app deveria ter?

Deu para aproveitar a nossa lista para saber mais de algumas novidades do WhatsApp que ainda não existem no aplicativo? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou e que outras funcionalidades poderiam ser adicionados ao app de conversa.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. WILLYS 3 de novembro de 2019 17:15

    deveria ter uma opçao para um administrador do grupo poder apagar qualquer mensagem de um usuario. Facilitaria muito a adm dos grupos uteis.

Voltar ao topo