O que é o Twitch e como usá-lo para transmissões
14 de setembro de 2017
Nenhum Comentário
O que é o Twitch e como usá-lo para transmissões
O que é o Twitch e como usá-lo para transmissões

O que é o Twitch e como usá-lo para transmissões

Nenhum Comentário

Apesar do nome ser facilmente confundido com o do Twitter, o Twitch tem pouca relação com essa rede social, mesmo que também possa ser considerada uma. Se é fã de jogos eletrônicos ou tem alguma pessoa próxima que seja, é possível que já tenha visto a plataforma, muito usada para transmitir partidas de games e campeonatos de jogos multiplayer como League of Legends e Dota 2. Saiba o que é o Twitch e como a plataforma funciona logo abaixo!

Dica: Procurando games para jogar? Então confira nossa lista com os 20 melhores jogos para iPhone e iPad!

Leia também: Os 10 melhores serviços de streaming de vídeo

O que é o Twitch?

Em poucas palavras, é uma plataforma para fazer transmissões ao vivo pela internet, como fazem outras redes sociais como Facebook e Instagram. Porém, a grande diferença entre eles é que o Twitch é dedicado quase que exclusivamente aos jogos eletrônicos. Em sua maioria, os conteúdos publicados lá são partidas de campeonatos e jogadores que tentam bater recordes em games como Super Mario World e Sonic, mas também é possível encontrar streamers (termo utilizado para quem realiza as transmissões) de diversos jogos, inclusive jogos de tabuleiro.

twitch_inicio

Transmissões com apenas jogadores interagindo com suas comunidades e mesas redondas com especialistas também são alguma das atrações que pode encontrar ao navegar pelo Twitch. Um dos canais que trouxeram experiências fora desse padrão e acabaram por viralizar foi o Twitch Plays Pokémon, no qual um programador desenvolveu uma maneira de fazer com que os espectadores controlassem o jogo através de comandos no chat.

Mas não é apenas de glamour e jogos ininterruptos que vivem os canais do Twitch. Outra das iniciativas que atraíram bastante atenção foi o canal Games Done Quick, que traz recordistas famosos na comunidade zerando jogos e recebendo doações para instituições de caridade. Recentemente, o grupo por trás do canal está trabalhando em angariar doações para vítimas do furacão Harvey, que atingiu os Estados Unidos.

Essencialmente, esta plataforma abre portas para que streamers possam exibir seu conteúdo e também monetizá-lo, visto que é possível se inscrever nos canais – apesar de não ser necessário – para obter alguns bônus, como emojis exclusivos para a plataforma, insignias para o chat que lhe destacam entre os demais, etc. Claro, parte da inscrição fica para a própria plataforma, mas a outra parte vai para o criador. Existem diversos streamers que fazem da plataforma seu próprio emprego, como é o caso do Ninja, grande streamer de Fortnite.


Como usar o Twitch

twitch_paginaprincipal

Assim como o Youtube ou Vimeo, assistir transmissões pelo Twitch é bastante fácil, bastando apenas acessar o Twitch.tv pelo seu navegador. Alternativamente, você pode assistir as transmissões pelo aplicativo para Android ou iPhone e iPad ou baixar o software para computadores clicando em Obter Desktop.

twitch-baixar

Caso esteja procurando assistir transmissões de jogos em específico, você pode rolar a aba do navegador para baixo e escolher alguns dos games em destaque.

twitch-jogos

Alternativamente, pode procurar pelo jogo digitando seu nome na barra de buscas no topo da página.

twitch-buscar

Para salvar seus canais favoritos e interagir no chat, você deverá criar uma conta de usuário no Twitch, clicando no botão Cadastrar-se.

twitch-cadastrar

Agora, basta preencher os dados do formulário que se abrirá ou conectá-lo com seu perfil no Facebook para agilizar o processo, como pode ver na captura de tela abaixo.

twitch-formulario

Como fazer suas próprias transmissões

Fazer suas transmissões na plataforma é um tanto mais complicado que simplesmente assistir o que já está disponível, como você pode imaginar. Será necessário um computador que tenha um bom desempenho para renderizar e processar o jogo e a transmissão ao vivo ao mesmo tempo, além de uma conexão estável com alta velocidade de Upload, necessário para garantir que sua stream não fique travando para quem está assistindo.

Mesmo assim, você sempre pode tentar, especialmente porquê transmitir na plataforma é completamente de graça. Para fazer isso, você precisará criar sua conta na Twitch e instalar um programa externo projetado exclusivamente para capturar os processos do seu computador (ou mesmo tudo que estiver na tela) e transmitir para a plataforma.

Passo 1: Após criar e entrar em sua conta, vá até o Painel de Controle, clicando no ícone de sua conta no campo direito superior da plataforma.

Passo 2: No painel de controle, visualize no menu vertical localizado à esquerda a opção Streaming Tools (ou ferramentas para stream). Nesta página você poderá encontrar diversos programas diferentes para começar a fazer suas transmissões, como o OBS, Player.me, Xsplit, Streamlabs OBS, entre outros.

Passo 3: Escolha o programa desejado e clique em Download como também em Setup Guide. O Setup guide irá ajudá-lo a configurar a aplicação em seu computador para que você possa começar a transmitir. Vale lembrar que cada aplicação funciona de uma maneira diferente, mas todas servem ao mesmo propósitos. Se precisar de uma recomendação, experimente primeiro o Streamlabs OBS ou o Open Broadcast Studio (OBS).

Alternativamente, este vídeo poderá ajudá-lo a configurar tudo no Streamlabs OBS!

Encontre também no AppTuts:

Já sabia o que é o Twitch? Gostaria de criar um canal?

O Twitch é uma excelente maneira para acompanhar o cenário de seus games favoritos – principalmente jogos competitivos -, ver como um jogador profissional faz para se dar bem em um game ou simplesmente para assistir a alguém jogando e conhecer outros fãs. Já usou o Twitch antes? Pensa em abrir um canal? Comente conosco!





Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo