O que é Telegram: 15 coisas que precisa saber antes de usar
27 de setembro de 2019
Nenhum Comentário
O que é Telegram: 15 coisas que precisa saber antes de usar
O que é Telegram: 15 coisas que precisa saber antes de usar

O que é Telegram: 15 coisas que precisa saber antes de usar

Nenhum Comentário

Dentre tantos aplicativos de mensagem, um que passou a se destacar bastante é o Telegram. Isso ficou ainda mais perceptível nas ocasiões em que o WhatsApp ficou fora do ar no Brasil e seus usuários precisaram de uma alternativa boa e segura. É claro que mesmo assim não é todo mundo que sabe tudo o que ele tem a oferecer aos seus usuários. E se tratando de Telegram, não são poucos os recursos e novidades. Caso esteja curioso para saber o que é Telegram e o que ele tem de bom, basta conferir nossa lista logo abaixo!

1. Segurança e privacidade

o que é telegram mobile

Antes de qualquer coisa, é necessário mencionar que o Telegram é um dos apps de mensagem mais seguros que você pode encontrar.

Ele possui chats secretos, mensagens criptografadas, possibilidade de destruir sua conta caso ela seja comprometida e muito mais. Fora isso, você pode adicionar senhas ou bloquear o app com sua impressão digital.

2. Rapidez

No geral, apps de mensagens não costumam ser muito lentos. Mas o Telegram consegue ser ainda melhor neste quesito. Em diversos testes de comparação, foi até comprovado que ele é de fato um dos mais rápidos aplicativos de conversa do mundo.

Isso obviamente deixa suas conversas mais dinâmicas e impede que os travamentos chatos ocorram, algo que ainda acontece às vezes com usuários do Whatsapp e de outros aplicativos desta categoria.

Como o app também comprime as mensagens ao máximo, o envio consegue ser muito rápido mesmo em conexões lentas, uma excelente notícia para os brasileiros.

3. De graça e sem anúncios

O Telegram não só é seguro e cheio de recursos, como todas as suas funções podem ser usadas totalmente de graça. Felizmente, não há nenhum anúncio no app ou algo invasivo deste tipo para estragar sua experiência.


Segundo os desenvolvedores, eles possuem uma boa verba para continuarem a trabalhar no app por muito tempo sem ter que recorrer a outras opções.

4. Grupos maiores

Muitos dos apps de mensagem atuais possuem restrições do número de membros que se pode ter em um grupo. O WhatsApp, por exemplo, comporta cerca de 256 pessoas.

O número parece bom o suficiente para grupos normais de amigos e familiares, mas há situações em que um número maior é necessário. Nestes casos, você pode usar o Telegram sem medo.

Atualmente, ele suporta nada menos do que 75 mil pessoas em seus grupos. Sabemos que você dificilmente precisará de algo tão grande, mas pelo menos nunca terá que preocupar com a capacidade máxima.

5. Figurinhas

o que é telegram logo

Querendo ou não, emojis não são mais o suficiente para se comunicar de forma descontraída em apps de mensagem. Felizmente, a maioria já tem suporte para figurinhas mais interessantes.

Isso inclui o Telegram, é claro, mas essa nem é a melhor parte. O app simplesmente deixa que você crie suas próprias figurinhas do que quiser, além de disponibilizar pacotes mais profissionais.

Vale mencionar que o processo de criação de figurinhas é super simples, já que o Telegram oferece um bot para fazer quase tudo por você. A única coisa que o usuário precisa fazer é enviar as imagens que deseja transformar em stickers.

Também há o fato de que você pode criar figurinhas animadas, do mesmo jeito que no Facebook Messenger. Assim como as normais, as figurinhas animadas também podem ser criadas por usuários  facilmente.

Outra coisa legal é que todos os pacotes de figurinha podem ser compartilhados com qualquer usuário, assim como no WhatsApp.

6. Personalizável

Uma das melhores coisas do Telegram é que ele é totalmente personalizável. Não estamos falando só de trocar o papel de parede ou ativar um modo noturno.

Ele permite que você use temas diferentes, sejam criados pelos desenvolvedores, por outros usuários ou por você mesmo. Isso não se limita ao app mobile, já que você também pode encontrar temas bem legais na versão de desktop.

7. Versão de testes

Muitos apps possuem versões beta para seus testes, mas o Telegram possui uma versão totalmente diferente e cheia de recursos novos. Conhecido como Telegram X, ele possui até uma interface e opções de customização totalmente diferentes da versão normal.

Fora isso, é uma versão mais leve, rápida e que funciona em certos dispositivos que o Telegram normal apresenta problemas.

8. Fácil de marcar os amigos

Em grupos que se comunicam bastante, é bem comum que você mande uma mensagem para alguém específico e ela acabe se perdendo no meio da conversa. Felizmente, o Telegram conta com sistema de menções.

Você pode mencionar o nome do seu amigo e ele será marcado e levado diretamente à mensagem que você quer. Fora isso, ele pode usar o mesmo sistema para te responder e ter certeza de que você verá a mensagem.

9. Edição de mensagem

É bem comum mandar uma mensagem com alguns erros, especialmente por culpa do corretor automático dos smartphones. Felizmente, o Telegram permite a edição de qualquer mensagem enviada pelo app.

A única coisa que você precisa saber é que ele deixa um pequeno aviso dizendo que a mensagem foi editada. Ele só não mostra o histórico de edições.

10. Fácil de apagar mensagens

telegram smartphone

Outro fator muito bom é que além de editar, você pode simplesmente apagar as mensagens que enviou. E nem há restrições de tempo como no WhatsApp e Facebook Messenger, então dá para deletar mensagens enviadas há minutos ou meses atrás.

Isso é ótimo não só para quem acabar enviando a mensagem errada ou para a pessoa errada, como para manter sua privacidade. Imagine ter que passar seus dados bancários ou algo parecido para alguém e querer apagar isso depois de um tempo, por exemplo.

11. Chats secretos

É claro que você não precisa contar apenas com edição e exclusão de mensagens para manter sua privacidade no Telegram. Afinal, o app oferece a opção de chats secretos que são ainda mais seguros.

Desta forma, suas mensagens são encriptadas de ponta a ponta, então só você e quem estiver no chat poderá ver o que for enviado. Também não há maneira de encaminhar mensagens de chats secretos, qualquer tentativa de print é notificada e as mensagens, vídeos, áudios e fotos podem ser auto destruídas depois de um período de tempo.

O melhor é que depois de usar o chat secreto, você pode simplesmente apagá-lo do seu smartphone e do dispositivo da outra pessoa com um simples botão. Desta forma, todo o conteúdo dele é destruído.

12. Aceita arquivos grandes

O compartilhamento de arquivos é mais do que comum em apps de mensagens. Seja para enviar vídeos, fotos, áudios ou documentos.

O único problema é que apps como o Whatsapp e Facebook Messenger possuem algumas restrições no tamanho dos arquivos aceitos. Infelizmente, essas restrições ainda acabam sendo bem limitadas a alguns MBs no geral.

Já no caso do Telegram, você pode compartilhar qualquer tipo de arquivo de até 1,5 GB sem qualquer problema. Definitivamente uma ótima vantagem.

13. Novidades constantes

A maioria dos apps atuais recebe atualizações para adicionar pequenos recursos ou para que ele tenha mais estabilidade. No caso do Telegram, muitas novidades e ferramentas inéditas são adicionadas com bastante frequência.

O melhor é que no geral, são novidades sugeridas pelos próprios usuários. Então você verá muitos updates que realmente melhoram seu uso do Telegram, seja com mais medidas de segurança ou com alguma comodidade

14. Tudo salvo na nuvem

Enquanto alguns aplicativos de mensagem armazenam seu conteúdo no próprio dispositivo, o Telegram deixa tudo salvo na nuvem.

Isso não só torna mais fácil que você o use em outros dispositivos, como ajuda o app a ser mais rápido e a ter um limite muito maior dos arquivos aceitos.

15. Pode ser usado em várias plataformas

o que é telegram novidades

Por fim, uma das melhores coisas do Telegram é que ele pode ser usado em diversas plataformas. Dá para usar o app mobile no smartphone, o app de desktop no PC ou a versão web no seu navegador.

E todas podem ser usadas independentes uma da outra, diferente do WhatsApp que precisa estar conectado e online no seu smartphone para funcionar no navegador, por exemplo. Todas essas versões são bem completas e oferecem recursos similares.

Gostou de saber o que é Telegram?

Deu para aproveitar a nossa lista para saber o que é Telegram e o que app tem a te oferecer? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou do aplicativo e se prefere ele ou outros apps de mensagem.





Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo