5 dicas do que fazer quando seu Android não liga
24 de novembro de 2017
Nenhum Comentário
5 dicas do que fazer quando seu Android não liga
5 dicas do que fazer quando seu Android não liga

5 dicas do que fazer quando seu Android não liga

Nenhum Comentário

Não há algo pior do que se deparar com um smartphone Android que simplesmente não liga mais. Além de você não ter ideia do que pode estar causando o problema, também é bem difícil de ter noção de como você pode resolvê-lo. Felizmente, na maioria dos casos isso não é causado por algo tão sério, sendo que a bateria do aparelho pode simplesmente ter dado algum tipo de erro inesperado. Em situações assim, você pode resolver a situação por si mesmo em pouco tempo. Por isso, confira logo abaixo nossas principais dicas do que fazer quando seu Android não liga!

Leia também: Os 5 melhores gerenciadores de arquivos para o Android TV

1. Aperte o botão Power por mais tempo

Novo Android

Antes de realizar qualquer procedimento mais avançado, você pode tentar a coisa mais simples possível nesses casos: apertar o botão Power por mais tempo. Geralmente, quando o um smartphone Android não liga, as pessoas pressionam o botão Power por poucos segundos e desistem, mas neste caso recomendamos que o mantenha apertado por pelo menos um minuto.

Isso basicamente vai resetar o ciclo de bateria do aparelho, que pode muitas vezes ser a possível causa desse problema do smartphone não querer ligar.

2. Remova a bateria

A dica acima funciona para qualquer tipo de aparelho Android, mas caso você tenha um dispositivo com bateria removível, há outro método que você pode utilizar.

Nestes casos, simplesmente tire a bateria do seu smartphone e o deixe assim por um minuto. Em seguida, coloque a bateria novamente e tente ligar o seu dispositivo. É possível que esse procedimento seja o suficiente para fazer com que o smartphone reconheça novamente a bateria, que às vezes perdeu contato até mesmo por causa de sujeira na conexão.

3. Carregue o aparelho

Se você seguiu algum dos métodos mencionados acima e nada funcionou, pode ser que seu aparelho precise simplesmente ser carregado mesmo. Vale mencionar que em casos assim, pode demorar até meia hora para que a tela mostre que o smartphone realmente está sendo carregado, o que leva muita gente a desistir no meio do processo por achar que nada está funcionando.

Por isso, coloque o aparelho no carregador e espere pelo menos uma hora para ver se há algum progresso. Depois desse tempo, também vale tentar ligar o dispositivo para conferir se está tudo certo.

Recomendamos ainda que utilize o carregador conectado à tomada, e não via USB. Isso te permite garantir que a alimentação de energia da bateria aconteça corretamente e até mesmo ajuda a agilizar este procedimento, que pode ser mais lento se conectando o smartphone em um notebook ou outro tipo de carregador portátil.

4. Resete o aparelho

android não liga

Se o dispositivo já estiver devidamente carregado, pode ser que ele esteja com algum problema em seu software. Para resolver isso, você pode forçá-lo a ser resetado de uma maneira bem fácil, mas que funciona de maneira diferente para cada modelo de smartphone. Basicamente, é necessário pressionar alguns botões juntos por cerca de 30 segundos ou mais. Você pode tentar uma das combinações que detalhamos abaixo para ver qual funciona com o seu modelo:

  • Botão de aumentar o volume + Botão Power
  • Botão de aumentar o volume + Botão de abaixar o volume + Botão Power
  • Botão de abaixar o volume + Botão Power
  • Botão Home + Botão Power
  • Botão de aumentar o volume + Botão Home + Botão Power

Com isso feito corretamente, o smartphone irá vibrar e exibirá uma tela com um Android sendo consertado e algumas opções na parte de cima. Você pode alterar essas opções com os botões de volume, mas o importante é encontrar o “Start” (geralmente é a primeira opção que aparece) e apertar o botão Power rapidamente para selecioná-la.

factory-reset

Isso deve fazer o Android ligar e começar a funcionar normalmente. Se ele desligar novamente em seguida, refaça o processo, mas desta vez selecione o”Recovery Mode” e depois selecione o “Reboot system now”, o que forçará seu Android a ligar de qualquer jeito.

5. Leve o aparelho para a assistência técnica

Caso você tenha seguido todas as nossas dicas acima e mesmo assim não conseguiu resolver o problema do seu Android, a situação pode ser mais séria. Infelizmente, o melhor que você realmente pode fazer nestes casos é levar o smartphone para uma assistência técnica autorizada e ver se eles conseguem encontrar e resolver o problema para você.

Também vale verificar se seu aparelho ainda está na garantia, já que você pode até receber um aparelho novo se o seu realmente tiver parado de funcionar e não tiver mais conserto, especialmente se o problema não começou a ocorrer por mal uso, mas sim por possíveis defeitos de fábrica.

Aliás, especialmente para usuários leigos, essa dica é ainda a mais recomendada, evitando que qualquer procedimento seja realizado de forma incorreta e acabe agravando ainda mais o problema. Se você não se sente seguro executando as outras dicas no artigo, considere primeiro contar com a assistência técnica especializada para ajudá-lo.

Encontre também no AppTuts:

Conseguiu resolver o problema do Android?

Deu para aproveitar todas as nossas dicas sobre o que você pode fazer se seu Android não liga mais? Não saia sem conferir também possíveis razões pelas quais seu smartphone não pode ser atualizado para o Android Marshmallow!

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo