O que fazer quando perder ou roubarem seu celular
16 de julho de 2016
Nenhum Comentário
O que fazer quando perder ou roubarem seu celular
O que fazer quando perder ou roubarem seu celular

O que fazer quando perder ou roubarem seu celular

Nenhum Comentário

Quanto melhor o seu smartphone, infelizmente são maiores as chances de ser furtado ou roubado. Por isso, sempre é bom manter alguns sistemas internos no seu celular e se prevenir da melhor forma possível, seja para manter seus dados intactos, ou para tentar recuperar seu celular no futuro.

Você pode tentar rastrear seu celular, recuperar seus contatos e até destruir todos os seus dados sigilosos, tudo direto de um computador conectado à internet. Quer saber como?

Fique ligado nas nossas dicas aqui embaixo e mantenha seu aparelho em segurança!

Leia também: 20 atalhos e dicas do WhatsApp Desktop

1- Anote o IMEI do seu aparelho

salvar imei no iphone

Aqui no Apptuts já falamos como salvar o IMEI do seu celular, mas sempre é bom reforçar.
O IMEI é um número único, como se fosse um documento, que todo celular tem. Com ele, caso seu celular tenha sido furtado ou perdido, é possível entrar em contato com sua operadora e bloquear todo o funcionamento do mesmo. Quem o achar, terá apenas um peso de papel que não faz ligações.
Para salvar seu IMEI, digite *#06# no teclado de ligações do seu Smartphone. Na mesma hora aparecerá o IMEI. Anote e guarde em um local seguro.

2- Informe as autoridades

Caso você tenha sido roubado, a primeira coisa a se fazer é informar as autoridades da sua região e criar um boletim de ocorrência. Algumas delegacias inclusive tem um espaço para você informar o IMEI e após alguns dias o funcionamento básico de ligações do celular é bloqueado. É importante fazer isso pois o aparelho perde totalmente seu valor para os ladrões. Se você sai no prejuízo, quem roubou também sai.
Além disso, o boletim de ocorrência também serve para ativar o seu seguro anti-roubo, se este for o caso.

3- Rastreie seu celular

Os smartphones Android e iOS tem um sistema de localização e rastreio via GPS – e muita gente não sabe disso! Ao perder seu celular, é possível ter o local exato de onde ele está – claro, se ele estiver conectado à internet com o GPS ligado.

Para rastrear seu Android entre no Gerenciador de Dispositivos clicando aqui e logue a mesma conta que você registrou quando comprou seu celular.

como rastrear android

Para rastrear seu iPhone, entre no site do iCloud clicando aqui e logue na sua conta Apple. Depois, clique em Buscar meu iPhone e a posição do seu celular aparecerá em um mapa.

Com isso você poderá encontrar seu celular perdido.

4- Recupere seus contatos

google contatos recuperar android

Uma das grandes dores de cabeça quando se perde um celular é recuperar os contatos. Por sorte, quem tem um smartphone como iPhone ou Android consegue recuperá-los facilmente pelos sistemas na nuvem. Se você tem um Android é só clicar aqui para entrar no site Google Contatos. Seu celular automaticamente terá sincronizado os contatos dele com este site, tornando sua recuperação fácil e sem dores de cabeça.

Já no iPhone, é só entrar no site do iCloud, logar com sua conta Apple e clicar em Contatos. Estará tudo lá! Fácil, não é?

contatos recuperar icloud iphone

5- Apague todo o celular roubado!

Caso você tenha fotos e dados sigilosos no seu celular perdido ou roubado, fique tranquilo: é possível apagar todos os dados remotamente, como se fosse uma bomba relógio!
Assim que seu celular se conectar à internet, ele receberá o sinal e todo o conteúdo será auto-destruído.

Para configurar isso no Android é só você entrar no Gerenciador de Dispositivo, clique em Dispositivos Móveis e selecione seu celular. Aparecerá a opção Apagar. Clique nela e assim que seu celular se conectar à internet, tudo será deletado.

deletar tudo android roubado

Já no iPhone, entre no site do iCloud e clique em Buscar meu iPhone.
Na janela de informações do dispositivo, clique em Apagar (nome do dispositivo).
A tela pedirá a senha da sua conta Apple. Digite e continue.

apagar iphone perdido

Após fazer isso, assim que seu iPhone ou iPad se conectar à internet, todo o conteúdo será automaticamente apagado. Tenha em mente que não será possível rastrear seu aparelho após isso.

6- Restaure todo o conteúdo do antigo pro novo

Agora que você já fez todos os passos, provavelmente você já está pensando em ter um novo celular, não é? Pois saiba que é possível restaurar um “clone” do seu celular antigo para o novo com alguns passos simples.

No Android, basta você ligar seu celular e conectar a mesma conta Google cadastrada no celular antigo. Automaticamente ele vai começar a baixar e instalar seus aplicativos antigos e sincronizar seu álbum de fotos online com o Google Drive.

Já no iPhone, é necessário que você tenha feito um backup ou no iCloud ou no iTunes. Para verificar, ligue seu celular e selecione a opção desejada, como na tela abaixo.

restaurando novo iphone

Se você selecionar a opção iCloud Backup (segunda opção) e não tiver nenhum backup disponível, conecte seu iPhone no computador e veja se a terceira opção, iTunes Backup funciona.

restaurando iphone no itunes

Verifique se a segunda opção tem algum backup válido. Se sim, é só selecionar e começar a restauração.

Encontre também no AppTuts:

E aí, gostou das dicas?

Perder um celular nunca é algo legal, mas esperamos que essas dicas te ajudem a passar por esse contratempo! Esquecemos de alguma coisa? Não deixe de falar aqui embaixo no campo de comentários.

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo