O que fazer quando perder ou roubarem seu celular
16 de julho de 2016
Nenhum Comentário
O que fazer quando perder ou roubarem seu celular
O que fazer quando perder ou roubarem seu celular

O que fazer quando perder ou roubarem seu celular

Nenhum Comentário

Quanto melhor o seu smartphone, infelizmente são maiores as chances de ser furtado ou roubado. Por isso, sempre é bom manter alguns sistemas internos no seu celular e se prevenir da melhor forma possível, seja para manter seus dados intactos, ou para tentar recuperar seu celular no futuro.

Você pode tentar rastrear seu celular, recuperar seus contatos e até destruir todos os seus dados sigilosos, tudo direto de um computador conectado à internet. Quer saber como?

Fique ligado nas nossas dicas aqui embaixo e mantenha seu aparelho em segurança!

Leia também: 20 atalhos e dicas do WhatsApp Desktop

1- Anote o IMEI do seu aparelho

salvar imei no iphone

Aqui no Apptuts já falamos como salvar o IMEI do seu celular, mas sempre é bom reforçar.
O IMEI é um número único, como se fosse um documento, que todo celular tem. Com ele, caso seu celular tenha sido furtado ou perdido, é possível entrar em contato com sua operadora e bloquear todo o funcionamento do mesmo. Quem o achar, terá apenas um peso de papel que não faz ligações.
Para salvar seu IMEI, digite *#06# no teclado de ligações do seu Smartphone. Na mesma hora aparecerá o IMEI. Anote e guarde em um local seguro.

2- Informe as autoridades

Caso você tenha sido roubado, a primeira coisa a se fazer é informar as autoridades da sua região e criar um boletim de ocorrência. Algumas delegacias inclusive tem um espaço para você informar o IMEI e após alguns dias o funcionamento básico de ligações do celular é bloqueado. É importante fazer isso pois o aparelho perde totalmente seu valor para os ladrões. Se você sai no prejuízo, quem roubou também sai.

Além disso, o boletim de ocorrência também serve para ativar o seu seguro anti-roubo, se este for o caso. Recomendamos também que além de informar as autoridades, avise seu grupo de contatos, especialmente através nas redes sociais que seu celular foi roubado. Dessa forma eles saberão que qualquer mensagem enviada através do seu número a partir daquele momento não é legítima, e evitarão inclusive tentar entrar em contato até que tudo se resolva.


3- Rastreie seu celular

Os smartphones Android e iOS tem um sistema de localização e rastreio via GPS – e muita gente não sabe disso! Ao perder seu celular, é possível ter o local exato de onde ele está – claro, se ele estiver conectado à internet com o GPS ligado.

Para rastrear seu Android entre no Gerenciador de Dispositivos clicando aqui e logue a mesma conta que você registrou quando comprou seu celular.

como rastrear android

Para rastrear seu iPhone, entre no site do iCloud clicando aqui e logue na sua conta Apple. Depois, clique em Buscar meu iPhone e a posição do seu celular aparecerá em um mapa.

Com isso você poderá encontrar seu celular perdido.

4- Recupere seus contatos

google contatos recuperar android

Uma das grandes dores de cabeça quando se perde um celular é recuperar os contatos. Por sorte, quem tem um smartphone como iPhone ou Android consegue recuperá-los facilmente pelos sistemas na nuvem. Se você tem um Android é só clicar aqui para entrar no site Google Contatos. Seu celular automaticamente terá sincronizado os contatos dele com este site, tornando sua recuperação fácil e sem dores de cabeça.

Já no iPhone, é só entrar no site do iCloud, logar com sua conta Apple e clicar em Contatos. Estará tudo lá! Fácil, não é?

contatos recuperar icloud iphone

5- Apague todo o celular roubado!

Caso você tenha fotos e dados sigilosos no seu celular perdido ou roubado, fique tranquilo: é possível apagar todos os dados remotamente, como se fosse uma bomba relógio!
Assim que seu celular se conectar à internet, ele receberá o sinal e todo o conteúdo será auto-destruído.

Para configurar isso no Android é só você entrar no Gerenciador de Dispositivo, clique em Dispositivos Móveis e selecione seu celular. Aparecerá a opção Apagar. Clique nela e assim que seu celular se conectar à internet, tudo será deletado.

deletar tudo android roubado

Já no iPhone, entre no site do iCloud e clique em Buscar meu iPhone.
Na janela de informações do dispositivo, clique em Apagar (nome do dispositivo).
A tela pedirá a senha da sua conta Apple. Digite e continue.

apagar iphone perdido

Após fazer isso, assim que seu iPhone ou iPad se conectar à internet, todo o conteúdo será automaticamente apagado. Tenha em mente que não será possível rastrear seu aparelho após isso.

6- Restaure todo o conteúdo do antigo pro novo

Agora que você já fez todos os passos, provavelmente você já está pensando em ter um novo celular, não é? Pois saiba que é possível restaurar um “clone” do seu celular antigo para o novo com alguns passos simples.

No Android, basta você ligar seu celular e conectar a mesma conta Google cadastrada no celular antigo. Automaticamente ele vai começar a baixar e instalar seus aplicativos antigos e sincronizar seu álbum de fotos online com o Google Drive.

Já no iPhone, é necessário que você tenha feito um backup ou no iCloud ou no iTunes. Para verificar, ligue seu celular e selecione a opção desejada, como na tela abaixo.

restaurando novo iphone

Se você selecionar a opção iCloud Backup (segunda opção) e não tiver nenhum backup disponível, conecte seu iPhone no computador e veja se a terceira opção, iTunes Backup funciona.

restaurando iphone no itunes

Verifique se a segunda opção tem algum backup válido. Se sim, é só selecionar e começar a restauração.

Encontre também no AppTuts:

E você, gostou das nossas dicas para quando seu celular for perdido ou roubado?

Perder um celular nunca é algo legal, mas esperamos que essas dicas te ajudem a passar por esse contratempo! Esquecemos de alguma coisa? Não deixe de falar aqui embaixo no campo de comentários.





Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo