Pixel XL vs Nexus 6P: quais as principais diferenças?
7 de outubro de 2016
Nenhum Comentário
Pixel XL vs Nexus 6P: quais as principais diferenças?
Pixel XL vs Nexus 6P: quais as principais diferenças?

Pixel XL vs Nexus 6P: quais as principais diferenças?

Nenhum Comentário

Com o anúncio dos smartphones da linha Pixel, ficou óbvio os aparelhos da linha Nexus estavam sendo substituídos e deixariam de ser fabricados, algo que o próprio Google já confirmou. É claro que é uma má notícia para quem preferia os smartphones desta marca, mas também é uma oportunidade de termos aparelhos totalmente desenvolvidos pelo Google, o que não era o caso com o Nexus. Ainda assim, é difícil não comparar o Nexus 6P (lançado no fim do ano passado) com o novo Pixel XL, algo que já fizemos e que você pode conferir logo abaixo!

Leia também: As 5 principais diferenças entre o Pixel e o Pixel XL

1. Pixel vs Nexus

nexus 6p

Antes de tudo, é importante explicar um pouco sobre as duas linhas de smartphones do Google para quem não as conhece tão bem. A marca Nexus já existe há 6 anos e realmente começou a chamar a atenção do público com o lançamento do Nexus 4 em 2012. A vantagem desta linha era trazer um hardware poderoso, uma experiência totalmente pura do Android (ou seja, sem modificações) e um preço muito em conta.

Isso mudou um pouco no ano passado com o lançamento do Nexus 5X e Nexus 6P, que pareciam ser uma tentativa de competir diretamente com os iPhones e aparelhos da linha Galaxy. Os dois novos aparelhos eram bem mais poderosos que outros Nexus e também eram bem mais caros.

Parecia que o Google realmente estava disposto a entrar no ramo dos smartphones premium, mas havia um problema: os aparelhos Nexus eram sempre feitos em parceria com outras fabricantes, como LG, Huawei e HTC, por exemplo, o que deixava o Google apenas como supervisor de seu desenvolvimento.

Em vez de tomar o controle do Nexus inteiramente para si própria, a companhia resolveu criar a linha Pixel, que seria totalmente nova e sem um passado cheio de aparelhos intermediários antigos. A proposta do Pixel não é oferecer bons preços como o Nexus, mas de chamar atenção de quem quer algo diferente e com melhor experiência do Android em um aparelho premium. Pela comoção causada pelos novos aparelhos, é fácil perceber que o Google acertou na decisão.

2. Display

Considerada a parte mais importante dos smartphones atuais, não dá para começar sem falar do display dos aparelhos, não é?! Para esta comparação, escolhemos o Pixel XL e o Nexus 6P exatamente pela semelhança do tamanho de suas telas.


O Nexus 6P possui uma imponente tela AMOLED de 5,7 polegadas com resolução Quad HD de 2560 x 1440 pixels e 515 na densidade de pixels por polegada. Já o Pixel XL conta com uma tela AMOLED de 5,5 polegadas com a mesma resolução Quad HD de 2560 x 1440 pixels e 534 de densidade de pixels por polegada.

Como a tela do Nexus é levemente maior mas possui a mesma resolução do Pixel, a densidade de pixels acaba sendo um pouco menor, mas não é algo perceptível pelos olhos humanos. Neste aspectos, os dois smartphones do Google empatam.

3. Performance

É claro que o mesmo não pode ser dito sobre a performance dos dois smartphones, afinal, o Nexus 6P acabou de fazer um ano de existência. No caso, ele possui um processador Snapdragon 810, GPU Adreno 430 e 3 GB de RAM, o que era excelente no fim do ano passado.

Já o Pixel XL conta com o recém lançado Snapdragon 821, GPU Adreno 530 e 4 GB de RAM. Como esperado, o Pixel é bem melhor, mas o Nexus ainda é bem avançado e deve continuar com boa performance por pelo menos uns 2 ou 3 anos.

4. Câmera

pixel

A câmera do Nexus 6P recebeu grandes elogios na época de seu lançamento, até porque conseguia fotos melhores que smartphones mais caros. Na parte traseira temos uma câmera de 12,3 megapixels com abertura de f/2.0, o que garante fotografias de excelente qualidade até em ambientes mais escuros. Além disso, o aparelho também conta com estabilização de imagens para vídeos, impedindo que eles saiam tremidos. Na câmera frontal, temos 8 megapixels

É claro que o Google fez questão de caprichar na câmera do Pixel, que foi considerada a melhor já vista em um smartphone. Na teoria, ela não parece muito diferente do Nexus, já que câmera traseira também tem 12,3 megapixels (abertura de f/2.0) e a frontal possui 8 megapixels. A diferença está como elas funcionam e capturam imagens, já que contam com pixels maiores, maior entrada de luz e estabilização que analisa movimentos cerca de 200 vezes por segundos, por exemplo.

É bom mencionar que os dois aparelhos gravam vídeos em 4K na traseira e em 1080p na câmera frontal. Apesar do Pixel XL ter uma câmera bem superior, o Nexus ainda consegue resultados melhores que seus muitos de concorrentes.

5. Armazenamento

Em questão de armazenamento, os dois aparelhos são bem similares, mas o Nexus 6P oferece uma opção extra. No caso, esse aparelho tem opções de 32 GB, 64 GB e 128 GB de armazenamento interno e sem entrada para cartões micro SD.

Já o Pixel XL tem versões de 32 GB e 128 GB de armazenamento interno e sem entrada para cartões micro SD. A vantagem do Pixel é oferecer armazenamento online ilimitado para seus usuários no Google Fotos, onde vídeos e imagens podem ser guardadas sem restrições de tamanho ou tempo. Desta forma, sobre bem mais espaço para outros arquivos e apps.

6. Bateria

Surpreendentemente, tanto o Nexus 6P como o Pixel XL possuem exatamente a mesma bateria com 3.450 mAh de capacidade. Com tela levemente menor e alguns recursos exclusivos, é bem possível que o Pixel consiga ter uma carga mais duradoura, mas ainda é cedo para ter certeza.

Os dois aparelhos possuem entrada para carregador USB-C e tem recarga rápida, sendo que o Pixel consegue recuperar 7 horas de bateria em 15 minutos o Nexus promete o mesmo em apenas 10 minutos.

7. Especificações

nexus

As especificações técnicas dos dois aparelhos também não são tão diferentes. O Nexus possui 159,2 mm de altura, 76,2 mm de largura, 7,3 mm de espessura e pesa 178 gramas. Já o Pixel XL conta com 154,7 mm de atura, 75,7 mm de largura, 8,6 mm de espessura e pesa em volta de 168 gramas.

8. Android

Talvez um dos aspectos que mais seja levado em conta é o suporte dado ao sistema operacional destes aparelhos. O Nexus 6P vem com o Android Marshmallow instalado, é um dos únicos (junto com outros Nexus) que conta com o Android Nougat no momento e contará com atualizações até o fim de 2017 pelo menos, podendo receber updates até depois desse período se o Google desejar.

Já o Pixel XL será lançado com o Android Nougat na versão melhorada 7.1, que contém diversos novos recursos e uma aparência totalmente renovada. Esta atualização também será disponibilizada aos aparelhos Nexus, mas não se sabe quando e se ela terá todas as funções que vimos no Pixel. Fora isso, o Pixel receberá atualização até menos 2018, um período que também pode se estender.

Prefere qual smartphone?

Deu para aproveitar nossa comparação para definir qual dos dois smartphones do Google é melhor para você? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo