Os 20 problemas mais comuns do Android e como resolvê-los
126 Comentários
Os 20 problemas mais comuns do Android e como resolvê-los
Os 20 problemas mais comuns do Android e como resolvê-los

Os 20 problemas mais comuns do Android e como resolvê-los

126 Comentários

O Android é um ótimo sistema operacional, mas como não deixa de ter alguns problemas, especialmente depois de um bom tempo de uso. Alguns destes são problemas comuns do Android, que acabamos vendo em praticamente todos os seus dispositivos.

Para que você não precise ficar sempre procurando soluções separadamente para cada um deles, nós listamos os 20 problemas comuns do Android e como resolvê-los de forma mais eficiente e rápida. Aproveite as dicas!

1. Duração da bateria do Android

bateria do androidO poder e a tecnologia dos smartphones e tablets cresce a cada dia, mas a potência das baterias de hoje em dia ainda não conseguiu acompanhar essa evolução. Isso resulta em baterias que duram bem pouco, algumas nem chegando a aguentar um dia sequer.

Esse provavelmente é um dos problemas comuns do Android que mais irrita os usuários, já que afeta basicamente todos eles. Felizmente, isso é algo que dá para contornar! Basta clicar aqui e ler nosso artigo com 11 dicas para a bateria do seu Android durar mais.

2. Problemas com conexão

Do nada, você pode ter problemas com diferentes tipos de conexão, seja com Wi-Fi, sua rede de celular, o sinal do 3G ou do Bluetooth. Mas calma, não é necessário se preocupar.

Na maioria das vezes nem é necessário desligar e ligar o aparelho em questão, basta ativar o modo avião por alguns instantes. Quando desativá-lo, é muito provável que as conexões voltem a funcionar. Se o problema persistir, faça o velho esquema de reiniciar o dispositivo mesmo.

3. Aplicativos travando no Android

problemas comuns do androidAquele jogo ou app que você tanto gostava começou a travar toda vez que você o usa? O problema não necessariamente é o seu aparelho, mas a versão do aplicativo que você está usando.

Verifique na Google Play recebeu alguma atualização, já que elas geralmente saem quando novos problemas do app são descobertos.


Leia também: 10 apps para ver filmes e séries no seu Android

4. O aparelho desligou e não liga de jeito nenhum

Às vezes, o seu dispositivo pode ficar meio doidinho e desligar sozinho. Seja sem motivo ou porque sua bateria descarregou completamente. Mas quando você aperta o botão para ligá-lo e ele não dá nenhum sinal de vida, não há como não ficar preocupado.

Se a bateria descarregou e não quer ligar mesmo estando ligado ao carregador, deixe o aparelho lá por uns 10 minutos e tente de novo. Quando a bateria se esgota por completo, é normal que demore alguns minutos para o dispositivo ligar novamente.

Se o problema persistir ou nem for problema da bateria ter acabado, faça o seguinte: aperte o botão de ligar e o de abaixar o volume ao mesmo tempo. Geralmente, essa combinação permite que se tire fotos da tela do seu Android, mas quando ele está desligado, esses botões forçam o Android a mostrar algumas opções de inicialização.

Você poderá ver as opções apertando os botões de volume, mas recomendamos que simplesmente fique na opção que aparece primeiro (geralmente um “Start” grande escrito em verde) e pressione o botão de ligar o aparelho para selecioná-la. Seu Android será forçado a funcionar.

5. Travamento e lentidão do sistema

problemas comuns do android lentidãoCom o tempo, versões antigas do Android vão ficando naturalmente mais lentas. Neste caso, o melhor a se fazer é verificar se há suporte para atualização de uma versão mais nova, mas se não houve, temos algumas dicas que podem ajudar.

É bom não deixar arquivos acumulando em seu cartão SD ou memória interna sem motivo, como fotos ou vídeos que podem ser armazenados no seu computador ou em um serviço da nuvem. Além disso, sempre feche os aplicativos depois de usá-los, ou eles continuaram usando o processador do seu aparelho e deixando-o mais lento. Por fim, vá em suas configurações e procure a aba “Aplicativos”. Lá você poderá desinstalar o que não usa mais ou limpar o cache dos seus aplicativos, deixando o sistema mais rápido e evitando um dos problemas comuns do Android de maior incidência.

6. Google Play não funcionando

Algo bem comum de acontecer é você tentar abrir o Google Play para ver novos apps ou atualizações e ver que de repente a loja virtual simplesmente fecha sozinha logo depois abrir. Isso é um dos problemas comuns do Android que atingem basicamente todas suas versões, mas pode ser resolvida de maneira simples:

Vá para suas configurações e procure a aba “Apps”. Você verá uma lista de seus aplicativos instalados, dentre os quais estará o app do Google Play. Clique nele e escolha a opção “Limpar cache”. Agora, basta reiniciar seu dispositivo que a loja da Google deverá estar funcionando novamente.

7. Google Play não faz download dos apps que você quer

Já que estamos no assunto sobre o Google Play, vale abordar o problema da loja não baixar os aplicativos que você seleciona. Isso é extremamente chato, mas também fácil de arrumar. Primeiro, faça exatamente o que dissemos no tópico anterior e limpe a cache do Google Play.

Reinicie seu dispositivo e se o problema persistir, simplesmente apague seu histórico de downloads dentro do próprio Google Play.

8. O Google Play desapareceu

problemas google playNão se preocupe, você não deletou o app mais importante de todos sem querer. Inclusive, isso é algo impossível de
fazer caso você não tenha feito o root no seu aparelho. Se o Google Play desapareceu, o provável que é você tenha o desabilitado.

Para resolver, vá até a aba “Apps” em suas configurações e procure o Google Play mais uma vez. Nas opções que aparecerão, você verá o botão “Ativar” (ou “Desativar”, como deve sempre estar por padrão) caso o problema seja esse. No caso, basta apertá-lo para que tudo volte a funcionar normalmente.

9. Memória RAM está quase toda ocupada

Isso é bem comum quando se instala diversos aplicativos. Quanto mais apps, mais memória RAM vai ser exigida do seu aparelho, o que consequentemente o deixará mais lento. Isso acontece mais ainda quando vários apps são deixados em segundo plano, especialmente aqueles que você nem percebe.

Nossa primeira dica é não confiar em aplicativos que dizem eliminar os apps em segundo plano (conhecidos como Task Killers), já que eles só vão atrapalhar o desempenho dos apps que realmente necessitam ficar rodando em segundo plano. A melhor coisa a se fazer para liberar RAM, é revisar o que você realmente usa ou não e desinstalar os aplicativos mais inúteis.

10. Meus downloads não se completam

Um dos problemas comuns do Android que, apesar de pequeno, é bem chato, acontece ao deixar alguns downloads rolando no seu dispositivo pra só perceber depois que nenhum chegou ao fim ou que simplesmente deram algum erro. Isso geralmente é um problema causado pelo gerenciador de downloads do próprio Android e que pode ser resolvido com uma simples limpeza de cache novamente.

Vá até a aba com seus apps em “Configurações” e procure pelo aplicativo “Downloads”. Limpe sua cache e reinicie o dispositivo. Seus downloads devem voltar ao normal logo em seguida.

11. Não consigo encontrar meus downloads

encontrar downloadsTudo o que é baixado através do Android (sem contar apps do Google Play, que são instaladoas imediatamente) é armazenado por padrão em uma pasta do sistema chamada “Downloads”. Nada mais simples, certo? Esse é um dos problemas comuns do Android que atingem suas versões mais recentes, o sistema simplesmente deixou de ter um gerenciador de arquivos.

Isso significa que se depender do Google, nós não temos acesso algum às pastas do Android dentro do próprio dispositivo, apenas quando ele está conectado em um PC. Felizmente, há muitos aplicativos que servem apenas para que você possa gerenciar e explorar suas pastas e arquivos à vontade. Se quiser uma recomendação, pode baixar o app ES File Explorer por este link, que ele deve servir muito bem!

12. Problemas para rodar vídeos

Caso seu player nativo do Android não esteja conseguindo rodar um vídeo que você baixou, recomendamos que baixe e instale um player diferente, que seja compatível com diversos formatos. O que nós podemos recomendar é o o MX Player (baixe-o neste link).

O aplicativo é realmente ótimo e roda praticamente qualquer formato de vídeo que você possa imaginar, além de funcionar muito bem com arquivos de legendas separadas.

13. Um malware foi instalado

O pesadelo de qualquer usuário do Android é instalar um malware sem querer, ainda mais pelo Google Play não ser a loja mais fiscalizada do mundo. O que podemos aconselhar é que você sempre olhe os comentários feito por outros usuários e nunca instale os prometidos jogos e aplicativos pirateados que se espalham pela internet.

Um grande problema desta situação é que não é muito simples identificar se realmente há um Malware instalado em seu smartphone, exceto com a utilização de aplicativos voltados para isso.

Caso o dano já tenha sido feito, recomendamos que use um aplicativo confiável para encontrar e deletar o malware. O MalwareBytes é uma das opções mais eficientes atualmente e ainda é gratuito. Você pode baixá-lo por este link.

14. O cartão SD não está mais sendo reconhecido

Infelizmente, isso pode ser um problema bem comum na vida deformatar cartão sd usuários do Android. A primeira recomendação é que você sempre mantenha um backup dos arquivos que estiverem no cartão de memória em questão, porque ele provavelmente precisará ser formatado se deixar de ser reconhecido.

Inclusive, você pode formatar seu cartão SD no próprio dispositivo Android, indo na aba “Armazenamento” e escolhendo a opção “Formatar Cartão SD”. Isso deve resolver qualquer problema, mas se não for o caso, pode ser que seu cartão já não esteja funcionando corretamente mesmo.

15. O dispositivo não está conectando ao Wi-Fi

Acredite ou não, esse é um dos problemas comuns do Android que provavelmente está sendo causado pelo seu roteador e não por causa do Android. Para saber, verifique se outros dispositivos (como notebook, videogames, etc) conseguem se conectar corretamente ao Wi-Fi e se a internet está funcionando sem problemas.

Se for o caso, o problema pode ser a conexão direta entre o roteador e o seu dispositivo Android especificamente, o que pode acontecer de forma bem mais comum do que se pensa. Tente desligar o roteador por alguns minutos e ver se o sinal volta a funcionar depois.

Isso geralmente resolve tudo, mas o problema persistir, apague a informação do roteador nas configurações de Wi-Fi no seu aparelho e o reinicie. Em seguida, basta selecionar a rede Wi-Fi desejada e inserir a senha de segurança do seu roteador como se estivesse se conectando pela primeira vez. Se ainda não funcionar, recorra a essas outras dicas sobre como resolver este problema.

16. O Bluetooth ou a rede do celular não funcionam

Outros problemas de conexão podem ocorrer com o Bluetooth ou sua rede de celular, que podem simplesmente parar de funcionar. Reiniciar o celular pode ser um jeito rápido de resolver, mas se não adiantar, só ative o “Modo Avião” do dispositivo por alguns minutos. Quando você o desativar, tudo deverá ter voltado ao normal

17. SMS não enviados

mensagens não enviadas Nada mais irritante do que ver suas mensagens de textos não sendo enviadas por motivo algum, mas esse probleminha pode ser bem recorrente. Geralmente, o problema está com a sua própria rede de celular, então a melhor coisa a se fazer é esperar até tudo se normalizar.

Mas há algo a se tentar caso suspeite que o problema é do seu aparelho. Tente o modo avião, como falamos no tópico anterior e se não funcionar, tente baixar um aplicativo diferente para enviar suas mensagens.

18. Problemas na sincronização de apps

Muitos aplicativos, como o Google Drive ou Dropbox usam a sincronização para ficaram em dia com o conteúdo que pode ter sido adicionado no seu computador ou navegador de internet. O problema é quando esta sincronização começa a dar erros.

Geralmente, esse é outros dos problemas comuns do Android que tem a ver com sua conexão Wi-Fi, mas se tudo estiver funcionando perfeitamente, o provável é que o erro seja do próprio app. Verifique se no Google Play se o aplicativo em questão tem alguma atualização nova, o que pode resolver. Se não for o caso, desinstale o app e tente instalá-lo novamente para resolver o problema.

19. A tela de toque não responde aos comandos

O que pode ser pior que uma tela de toque que não responde aos seus comandos de toque? Isso pode ocorrer por um problema mais grave, como deixar seu aparelho tomar um tombo bem feio ou se ele cair na água. Estas coisas só poderiam ser resolvidas por uma assistência técnica, no caso.

Mas se nada disso tenha acontecido com seu aparelho, pode ser apenas um erro temporário do sistema. Para resolver, desligue o aparelho e deixe-o assim por uns 10 minutos se possível. Quando ligá-lo, o mais provável é que tudo esteja normal. Confira ainda outras dicas do que fazer quando a tela para de funcionar em seu smartphone.

20. O dispositivo não carrega

android não carregandoPor pior que pareça, este é um dos problemas comuns do Android que pode realmente acontecer de vez em quando, o que desespera muito os usuários do Android. A primeira coisa a se fazer é verificar se outros carregadores funcionam com ele ou se ele carrega ao menos quando está ligado ao seu PC via USB.

Geralmente, o problema está no cabo de seu carregador usual, que já pode estar bem usado e com problemas de funcionamento. Se for o caso, substitua o carregador por um de qualidade (não necessariamente um da fabricante de seu celular). Se o problema for com todos os carregadores que você testar, o melhor é levar o aparelho para assistência técnica mesmo.

Além disso, nesse caso não opte pelo carregamento sem fio – que na verdade não é recomendado para Android. Utilize o cabo – preferencialmente oficial – de acordo com o fabricante de seu smartphone.

Confira ainda nossos conteúdos voltados para problemas de versões específicas do sistema e como resolvê-los:

O que achou da nossa lista de problemas comuns do Android?

Esperamos que você tenha encontrado a solução para os problemas comuns do Android que podem ter acometido seu dispositivo! Mas se o seu problema não for comum e tiver sido causado por um vírus, veja também nosso tutorial ensinando como remover vírus do Android!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

126 Comentários

  1. CARLOS ROBERTO RIBEIRO DE SOUZA 12 de Maio de 2019 22:38

    tela do meu celula fica em branco ,fica piscando depois fica tela preta ,reenecio e torna acontecer, levei no tecnico e ele me disse que seria o display depois falou que seria a placa demoraria uma semana para encomendar a placa ,achei muito caro e entrei no computado para perguntar a um especialista da sansung o que eu faço?

  2. Gilson 16 de Maio de 2019 19:07

    Eu quando vou abrir as configurações do celular aparece “com.android.settings apresenta falhas continuamente” e não abre. Alguem me ajuda pfv

  3. Hospeda Cursos 20 de junho de 2019 19:58

    Ótimas dicas, o post ajudou a tirar muitas dúvidas das pessoas.
    E as pessoas que tiverem o interesse de fazer um curso online, clique neste link abaixo.
    https://hospedacursos.com.br/

  4. Gabriella 21 de junho de 2019 10:50

    Meu celular está com um problema no botão de voltar a tela inicial. Desde ontem a tarde qualquer coisa que eu tente acessar no meu celular não consigo, aplicativos, galeria, gravador de voz, câmera. Sempre que tento entrar volta para a tela inicial e fica vibrando como se eu estivesse pressionando o botão. O que eu faço?

  5. Kleber 10 de julho de 2019 20:01

    Estou com um moto G7 Power a um ( tirei na loja zero) mês, ele está apresentando dois defeitos;
    1- o app que vem instalado do rádio abre mas quando põe pra buscar rádios ele dá mensagem que não consegue e manda tentar novamente;
    2- todo o print, download (filmes, fotos, documentos etc…) e arquivo transferido de computador aparecem nas pastas,mas ficam como sombras, sem você poder acessar,mas se transferido para o computador ou outro celular se tem acesso a abrir o mesmo, como resolvo ?

  6. Vera Silva 11 de julho de 2019 15:07

    Gosto muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

  7. Leovegildo rabelo Amaral 28 de setembro de 2019 19:53

    Travou tudo não abre os aplicativos e nada menu não abre,play store não baixa nada sem nenhum aplicativo

  8. Anna 6 de dezembro de 2019 11:55

    Na minha galeria existem fotos de todos os meus aplicativos, só que num tamanho maior. Exemplo. Foto do watsap, foto do mensagem, em fim. Queria saber pq?

  9. Armando filipe nhautse 19 de dezembro de 2019 16:27

    Pra mim é um Panhautse

Voltar ao topo