6 recursos escondidos do Android que você precisa conhecer
30 de setembro de 2015
Nenhum Comentário
6 recursos escondidos do Android que você precisa conhecer
6 recursos escondidos do Android que você precisa conhecer

6 recursos escondidos do Android que você precisa conhecer

Nenhum Comentário

Os smartphones e tablets com sistema Android são conhecidos por terem inúmeras possibilidades de personalização, mas nós sempre acabamos nos surpreendendo com recursos e funções das quais que nunca ouvimos falar. É claro que nem todas são super úteis no nosso dia a dia, mas é sempre bom conhecer melhor o sistema que você usa em seus dispositivos.

Muitos desses recursos são ótimos principalmente para quem tem algum tipo problema de audição, visão ou outras condições que tornam o uso de smartphones mais difíceis, por exemplo. Se quiser saber mais sobre estas funções, confira nossa lista com os 6 recursos escondidos do Android que você precisa conhecer!

1. Gestos de ampliação

recursos escondidos do androidSabe como dá para dar zoom nas páginas da internet com o gesto de pinça? Com a opção de ampliação do Android, é possível dar zoom em qualquer parte do seu smartphone ou tablet, seja nos menus ou nos aplicativos que você tiver instalado.

Isso pode ser bem útil para algumas pessoas, especialmente àqueles com dificuldades para enxergar de perto, já que facilita bastante a visualização.

Para habilitar o recurso, vá em suas configurações, clique em “Acessibilidade” e ative a opção “Gestos de Ampliação”. O zoom é bem simples de usar, basta dar três toques seguidos da tela que quiser, e então é só arrastar o dedo para mover a área de zoom!

2. Conversão de texto em voz

Entre os recursos desta lista, este é possivelmente o mais popular, mesmo não sendo tão conhecido pelos usuários comuns do Android. Ele funciona basicamente como um leitor de textos para o usuário, convertendo qualquer coisa escrita em áudio.

Para ativar o recurso, basta ir na configurações do Android, selecionar “Acessibilidade” e escolher a opção “Conversão de texto em voz”. Lá, você poderá configurar as línguas que quer que seu dispositivo use para ler os textos e a velocidade da fala utilizada. Você pode usar este recurso em navegadores da internet ou até em apps como o Pocket, que guardam artigos para você ler mais tarde.

3. Ajuste de cor

configurações do androidEsse recurso não é tão útil para a maioria das pessoas, mas é bem divertido de usar, principalmente para mostrar ou assustar seus amigos com o visual. Com ele, você pode trocar as cores da tela do seu Android, deixando tudo com o aspecto negativo das cores invertidas.


Para usar o recurso, vá nas configurações e clique em “Acessibilidade”. Então, é só procurar e ativar a opção “Inversão de cores”. É importante ressaltar que esta opção é completamente experimental e pode afetar o desempenho do seu smartphone.

Além disso, ainda na área de “Acessibilidade” você também poderá encontrar soluções para usuários daltônicos, o que também resulta em alterações nas cores utilizadas, afetando principalmente tons de verde, vermelho e amarelo.

Leia também: 5 dicas para diminuir o uso de dados no Android

4. TalkBack

O recurso TalkBack é especialmente útil se você está sem seus óculos ou não pode ver direito a que está na tela do smartphone por algum outro motivo. Com ele ativado, qualquer coisa que você toque em seu dispositivo será falado por uma voz alta e clara, quase como o que a opção de conversão de texto em voz faz.

Assim, você saberá exatamente o que está fazendo mesmo sem enxergar direito e terá a opção de confirmar sua ação ou não, impedindo que você cometa erros. Para habilitar o recurso, vá novamente para o menu de “Acessibilidade” nas configurações e ative a opção “TalkBack”. Bem simples e eficaz, não é?!

5. Crie uma senha para seus backups

backup no androidEsta opção é ótima para que você proteja seus backups, especialmente pela possibilidade deles conterem arquivos e informações pessoais. Isso pode ser feito nas “Opções do desenvolvedor”, um menu que por si só já é bem secreto para a maioria dos usuários do Android.

Para acessar essas opções, vá nas configurações de seu dispositivo e clique em “Sobre o telefone” diversas vezes seguidas. Logo depois, o Android te avisará que as opções do desenvolvedor estão disponíveis para serem acessadas a qualquer momento. Abra esse menu (que fica logo em cima da opção “Sobre o telefone”) e clique em “Senha do backup local”. Agora é só definir uma senha da sua preferência e a próxima vez que for realizar ou restaurar um backup, será necessário digitá-la!

6. Exibição do uso da CPU

Ainda nas “Opções do desenvolvedor”, você pode ativar uma configuração que lhe permite ver o uso geral da CPU do seu dispositivo. Com isso, você terá uma boa ideia de como seu smartphone ou tablet está sendo usado e o que está exigindo mais poder de processamento no geral.

Para habilitar a função, vá nas opções do desenvolvedor, procure e ative a opção “Mostrar o uso da CPU”. Você verá que tudo será mostrado em tempo real do lado direito da tela do seu aparelho, te dando uma boa visão de como tudo acontece. Isso pode ser desativado a qualquer hora, caso você ache que isso está atrapalhando alguma atividade.

Encontre também no AppTuts:

E você, o que achou dos recursos escondidos do Android?

E então, gostou das nossas dicas sobre alguns dos recursos escondidos do Android? Alguns são bem divertidos, mas outros podem ser muito úteis em certas condições. Agora não esqueça de nos deixar seu comentário dizendo se já conhecia estas configurações e se já está usando alguma delas em seu smartphone ou tablet!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo