Como remover vírus do Android em 8 passos
18 de maio de 2018
Nenhum Comentário
Como remover vírus do Android em 8 passos
Como remover vírus do Android em 8 passos

Como remover vírus do Android em 8 passos

Nenhum Comentário

Não é tão comum que seu Android seja infectado por algum vírus que afete sua performance. Atualmente, softwares maliciosos estão mais à procura de dados pessoais do que usar seu aparelho remotamente ou apenas ser inconveniente e prejudicar a performance do seu aparelho a troco de nada. Porém, ainda é possível baixar apps maliciosos, mesmo que apenas faça download deles pelo Google Play. Caso esteja estranhando o comportamento do seu smartphone ou tablet, veja abaixo como identificar e remover vírus do Android em alguns passos.

Leia também: 6 dicas para resolver problema de Wi-Fi no Android

Como identificar se o seu Android está com vírus

A primeira indicação de que seu celular está com vírus é uma redução de performance repentina. Aplicativos e jogos para Android que está acostumado a rodar sem problemas começaram a apresentar lentidão ou travamentos sem motivo? É possível que seja um vírus. Porém, antes disso verifique se esses aplicativos receberam algum tipo de atualização que prejudicou sua performance.

remover-virus-do-android-verificar

Se não foi o caso, pode começar a suspeitar que seu smartphone tenha sido infectado. Para evitar esse tipo de vírus, não baixe aplicativos fora da Play Store, mas continue tendo cuidado mesmo que esteja na loja de apps da Google, já que existem aplicativos com código malicioso que ocasionalmente são aprovados.

remover-virus-do-android-nome

Alguns deles são apps clonados, ou seja, versões alternativas de apps oficiais, como aplicativos de bancos, por exemplo. Quando for baixar softwares do tipo, evite baixar apps com programadores de nome estranho ou que não pareçam associados à empresa. Mas se já tiver tomado todos esses cuidados mas seu aparelho continua a se comportar de maneira esquisita, siga os passos abaixo para remover vírus do Android.

Como remover vírus do Android

1 – Coloque seu smartphone em Modo Seguro. Para isso, você deve segurar o botão de Liga/Desliga até o menu aparecer e escolher a opção Modo Seguro. Se essa opção não estiver disponível, será necessário buscar no Google como ativar o modo seguro na marca de seu aparelho;


remover-virus-do-android-busca

2 – Todos os dispositivos que precisam entrar em modo de segurança são reiniciados e a tela inicial é mostrada com a mensagem Modo de segurança, normalmente no canto inferior da tela;

3 – Siga para as Configurações do aparelho e encontre o menu Apps ou Aplicativos;

remover-virus-do-android-aplicativos

4 – Procure por aplicativos que pareçam falsos ou que você tenha instalado pouco antes do seu aparelho começar a dar problemas;

remover-virus-do-android-aplicativos

5 – Acesse-o e clique em Desinstalar para remover o vírus. Porém, alguns softwares maliciosos se dão status de administrador no sistema, impedindo que faça a desinstalação.

remover-virus-do-android-desinstalar

6 – Se esse for seu caso, saia do menu de aplicativos e siga para Segurança;

remover-virus-do-android-seguranca

6 – Procure a opção Administração do dispositivo e selecione Selecionar administradores;

remover-virus-do-android-administracao

7 – Uma lista de apps administradores ficará disponível. Encontre o aplicativo malicioso e desmarque a caixa para que possa desintalá-lo;

remover-virus-do-android-lista

8 – Repita os passos 4 e 5 para desinstalar o app.

Leia mais no AppTuts:

Livre-se de vírus e softwares maliciosos!

Com esses passos, poderá identificar qual aplicativo pode estar prejudicando a performance do seu Android ou executando operações ilegais sem seu conhecimento. Está notando comportamento estranho no seu celular? Conseguiu se livrar de algum app que pode estar fazendo esse tipo de coisa? Comente conosco!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo