Como saber se um app de Android ou iPhone tem malware/vírus
5 de maio de 2017
Um Comentário
Como saber se um app de Android ou iPhone tem malware/vírus
Como saber se um app de Android ou iPhone tem malware/vírus

Como saber se um app de Android ou iPhone tem malware/vírus

Um Comentário

Hoje em dia é extremamente importante tomar certas medidas para ter certeza de que seu smartphone está bem protegido. Afinal, armazenamos todo o tipo de arquivos, dados e informações sobre nossas vidas nestes dispositivos, o que torna a situação ainda mais preocupante se alguém consegue acesso a eles.

Inclusive, além do fator privacidade, hoje não é nem um pouco incomum utilizar os dispositivos móveis para realizar transações bancárias, por exemplo, acessar nossas contas, realizar pagamentos, entre outras atividades financeiras que poderiam ser abusadas caso um hacker obtenha acesso aos seus dados.

Um dos problemas mais recorrentes nas brechas dos celulares são os apps com malware e vírus escondidos, que instalamos sem saber de nada. Felizmente, pode ser bem fácil de identificar quando um aplicativo pode ser malicioso ou está com problemas, como você pode conferir com nossas dicas logo abaixo!

Leia também: Como saber se seu Android está com vírus

1. Onde está disponível?

malware

Antes de tudo, é bom prestar atenção nos lugares em que o aplicativo em questão está disponível. Há apps que só podem ser baixados em um site específico ou em sites que geralmente oferecem os arquivos dos aplicativos para serem instalados manualmente, fora das lojas de aplicativos próprias dos sistemas operacionais para smartphones.

Se for este o caso, é melhor começar a desconfiar. Hoje em dia, é mais do que necessário que um app esteja na Google Play Store ou na App Store para sabermos que ele é legítimo.

Afinal, por quê um desenvolvedor gostaria de disponibilizar seu aplicativo fora do principal canal de pesquisa e download utilizado por milhões de usuários nos smartphones? Realmente é no mínimo suspeito.


Mesmo se estiverem em lojas “confiáveis” fora das lojas padrão, certifique-se de seguir nossas dicas abaixo, já que apps com Malwares passaram despercebidos por lá.

2. Veja análises de usuários

Não há nada melhor do que outras pessoas que já usaram o app para dizer o que acharam e se há algo de ruim envolvendo o software. É bem simples de verificar as análises de outras pessoas na App Store e na Google Play Store, bastando entrar na página do aplicativo específico.

Veja se muita gente reclama sobre o app, principalmente se houver relatos de vírus, malware ou comportamentos estranhos depois da instalação.

Caso esteja baixando um aplicativo por fora destas lojas, como mencionamos acima, verifique pelo menos se realmente vários usuários estão satisfeitos e podem comprovar a legitimidade do mesmo.

Além disso, não confie quando o aplicativo possuir poucas avaliações, mesmo que positivas. Podem ser os próprios criadores falando bem para induzir pessoas a baixá-lo.

3. Saiba quais são as permissões

As permissões que um app exige do seu smartphone para funcionar é outra informação que você pode ver na página do aplicativo (na Play Store ou App Store) facilmente.

Essas permissões devem fazer sentido com o que o app promete fazer. Um app de fotos, por exemplo, com certeza pedirá permissão para o uso da câmera e da galeria, mas não de seus contatos caso não sirva para compartilhamento de imagens. Basta prestar a atenção nisso e não instalar apps muito invasivos.

Algumas vezes você encontrará aplicativos com ótimas avaliações de milhares de usuários que pede permissões aparentemente desnecessárias. Nestes casos, é mais comum que o app precise destas permissões para executar funções adicionais não maliciosas, mas ainda é importante ficar atento.

4. Pesquise sobre os desenvolvedores

Xiaomi Mi 6

Aproveitando que você já olhou tantas informações sobre um app específico, também vale a pena saber um pouco sobre seus desenvolvedores. Isso também pode ser encontrado facilmente na página do app.

Geralmente, você verá o nome da empresa ou do desenvolvedor independente que criou e publicou o aplicativo. Pesquise o nome e veja que tipo de resultados aparecem. Caso haja reclamações envolvendo as pessoas em questão, é melhor ficar atento.

Verifique ainda se é o primeiro aplicativo disponibilizado pelo desenvolvedor ou se o mesmo já possui outros apps. Normalmente, empresas sérias com mais de um aplicativo publicado nunca iriam oferecer algo com vírus ou Malwares, pois isso resultaria na remoção dos demais apps disponíveis na loja.

5. Confira se possui anúncios suspeitos

Por fim, pode ser que todas as outras dicas não tenham levado a nenhuma conclusão negativa. Mesmo nesses casos, recomendamos que fique de olho nos apps que apresentam muitos anúncios.

Muitos deles abrem seus anúncios e propagandas do nada e se você clicar no lugar errado, pode ser levado para páginas muito estranhas que podem trazer Malwares e vírus ao seu aparelho. Isso é bem comum e acaba sendo uma forma dos apps não levantarem suspeitas e de não correrem o risco de serem tiradas das lojas do Google e Apple.

Além disso, fique atento também para anúncios ou propagandas que começaram a aparecer após a instalação de um aplicativo enquanto você utiliza seu smartphone. Fique atento especialmente ao navegador e feche qualquer página de redirecionamento que pareça suspeita.

Alguns aplicativos podem não conter vírus ou Malwares mas sim os Adwares, que são programas um pouco menos maliciosos mas que têm como objetivo disponibilizar e forçar anúncios mesmo quando o app não estiver sendo utilizado.

Encontre também no AppTuts:

Gostou das dicas sobre apps com malware?

Deu para aproveitar nossas dicas para descobrir se um aplicativo possui algum tipo de malware? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Mateus 8 de fevereiro de 2019 15:22

    Achei muito bom. Mas só que existem certo aplicativos como por exemplo o luckpache que não é vírus e nem é nocivo para meu celular, haja vista que uso o mesmo faz uns 3 anos, e mesmo assim tem antivírus que o detectam com app malicioso. Abraços.

Voltar ao topo