8 maneiras de solucionar os problemas do Google Maps no Android
26 de junho de 2017
14 Comentários
8 maneiras de solucionar os problemas do Google Maps no Android
8 maneiras de solucionar os problemas do Google Maps no Android

8 maneiras de solucionar os problemas do Google Maps no Android

14 Comentários

O Google Maps é um dos melhores aplicativos de GPS que existem disponível tanto para Android quanto iOS, seja pela quantidade de recursos ou até mesmo por receber atualizações frequentemente. É claro que isso não impede que o app tenha alguns problemas de vez em quando, sendo até comum que ele se feche sozinho sem motivo aparente.

Além disso, é importante que o app seja preciso em relação às rotas disponibilizadas, especialmente quando estamos utilizando-o durante viagens! Felizmente, há algumas maneiras fáceis de contornar estas situações e fazer o Google Maps funcionar corretamente de novo. Para saber como, basta conferir nossas principais dicas abaixo!

Leia também: As 14 maiores novidades do Android O

1. Atualize o app

problemas do android

Antes de qualquer coisa, simplesmente tente atualizar o aplicativo na Google Play Store. Na maioria das vezes, erros repetidos são percebidos e consertados pelos próprios desenvolvedores em updates.

Como os apps do Google estão sempre recebendo atualizações e correções de bugs, não é difícil de se imaginar que isso possa consertar o Google Maps para você. Entretanto, é recomendado que você faça a atualização do aplicativo enquanto conectado à uma rede estável, preferencialmente via Wi-Fi, por exemplo.

Isso porque algumas vezes, desconexões ou perda de pacote durante a atualização de aplicativos pode acabar por corrompê-los, portanto é bom fazer o possível para evitar isso.

2. Feche o app em segundo plano

Caso a dica acima não funcione, faça o seguinte: feche o Google Maps se ele estiver funcionando em segundo plano e espere uns 2 minutos antes de abri-lo novamente, forçando o aplicativo a recarregar todos seus dados novamente na memória do smartphone.


Isso é muito comum, já que apenas deixá-lo aberto não resolverá nada e reinicialização pode ser necessária. Muitos erros deixam de acontecer quando você faz este processo, que é bem simples e eficiente.

3. Limpe o cache

problemas do google

Outra dica bem útil é a de limpar o cache do aplicativo, algo bem fácil de fazer. Isso deixará o Google Maps mais leve e possivelmente se livrará de qualquer erro irritante que esteja te incomodando.

Caso não saiba como limpar o cache de seus aplicativos no Android, basta clicar neste link para conferir nosso tutorial completo sobre o assunto. Não se preocupe, limpar o cache não irá afetar o funcionamento, entretanto, ele irá apagar dados de pesquisas anteriores e fazer com que o Google Maps funcione como se você nunca tivesse utilizado-o anteriormente.

4. Reinicie o GPS

Na maioria dos smartphones modernos você poderá facilmente desligar e ligar novamente a função de GPS do aparelho, normalmente esta opção se encontra no mesmo painel onde você pode fazer o mesmo com a rede Wi-Fi, por exemplo.

Caso seu Google Maps esteja falhando em carregar rotas ou mesmo apresentando erros ou problemas de funcionamento, reiniciar o GPS pode servir para dar um refresh no serviço e é uma forma simples e rápida que pode resolver problemas de geolocalização.

5. Modo avião

Seguindo a mesma ideia da dica acima, porém envolvendo outros tipos de sensores e serviços do smartphone, você pode ativar o modo avião, esperar apenas alguns segundos e desativá-lo logo em seguida.

O modo avião corta essencialmente todo tipo de sinal recebido pelo aparelho, incluindo conexões à Internet e também o próprio GPS. Por isso, o resultado esperado é que ao desativar o modo avião e o aparelho voltar reconectar à tudo, ele corrija problemas de rotas do Google Maps.

6. Reinicie o smartphone

Você também pode tentar um método bem comum e que costuma funcionar com a maior parte dos erros e bugs comuns do Android: a reinicialização do smartphone.

Para isso, basta desligar o aparelho e ligá-lo novamente em seguida (alguns dispositivos já contam com a opção “Reiniciar”, se preferir). Depois, é só conferir o Google Maps e ver se ele está funcionando sem problemas.

7. Desinstale e instale de novo

android-o

Uma medida levemente mais drástica caso nada mais funcionar: você pode simplesmente desinstalar o Google Maps e instalá-lo novamente em seguida através da Google Play Store.

Isso também funciona com muitos apps problemáticos do Android e pode resolver a sua situação com o Maps também. Ainda assim, sugerimos que tente tudo o que sugerimos acima antes disso.

Vale lembrar que, por padrão, ao desinstalar o aplicativo todos os dados em cache serão excluídos, o que também já executa a dica que mencionamos no ponto 3 desta lista.

8. Reporte um erro com as rotas

Se o aplicativo estiver funcionando mas apresentando erros relacionados ao próprio mapa, como rotas erradas, ruas desenhadas de forma incorreta ou outros problemas semelhantes, você poderá reportá-los para a própria Google para que eles realizem as correções necessárias o quanto antes.

Fazer isso é realmente importante para agilizar a atualização do mapa que você precisa, apesar de não trazer resultados imediatos. Mesmo assim, você estará colaborando não apenas com futuras rotas pesquisadas por você mesmo, como também para inúmeros outros usuários do app. Para saber como reportar um erro deste tipo, acesse este link oficial!

Encontre também no AppTuts:

Resolveu os problemas do Google Maps?

Deu para aproveitar nossas dicas para resolver seus problemas com o Google Maps? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou e das sugestões e se deu tudo certo.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

14 Comentários

  1. Cristina Fogaça 28 de setembro de 2017 20:26

    O meu Google mapas está metade em inglês e metade em português. Pode ajudar como resolver?

  2. Oberdan José Pereira 22 de fevereiro de 2018 8:15

    O google maps fica piscando. Ele faz localização mas não aceita continuação. Na tentativa de desinstalar aparece em seguida atualizar. Assim o fiz. Não resolveu. Ainda tirei o ícone da tela principal e não consigo reinstalar. O anti vírus não localizou nada. Atenciosamente

  3. RODRIGO RIBEIRO SALDANHA 22 de fevereiro de 2018 15:35

    O meu não atualiza a navegação, quando fala pra entrar em determinada rua…eu já passei dezenas de metros.
    Não é a conexão, estou no 4G da Vivo e Tim.
    O que pode ser?

    • Jose 23 de março de 2018 15:27

      Conseguiu resolver? Estou com o mesmo problema…

  4. Ednéia Oliveira Da Silva Portes 5 de março de 2018 18:09

    Meu Google maps não funciona

  5. Edmilson 16 de março de 2018 9:18

    O meu Google maps só funciona depois de andar alguns quilômetros. O que deve estar acontecendo com ele?

  6. Tiago 16 de abril de 2018 16:16

    No meu caso já fiz a reinstalação do app, atualização, limpeza da cache, habilitei modo de alta precisão, dezenas de tentativas.
    Não consegui resolver até hoje 16/04.
    Seleciono um endereço para ir no modo carro, pesquisa, encontra e me dá as opções de trajeto, escolho e clico em seguir daí em diante o app não faz mais nada, a seta não aparece para indicar a direção, não fala as ruas, não encontra o local onde estou caso já tenha saído do local inicial.

  7. Sandra 17 de maio de 2018 23:26

    Quando recebo uma foto de uma casa em determinado endereço e clico abre o UBER P PEDIR O SERVIÇO…GOSTARIA DE COMPARTILHAR, MAS ENTRA O VIER.. .COMO RESOLVER?
    OBRIGADO

  8. Sandra 17 de maio de 2018 23:27

    Digo ENTRA O VIER.. .AFF

  9. Sandra 17 de maio de 2018 23:28

    Quando recebo uma foto de uma casa em determinado endereço e clico abre o UBER P PEDIR O SERVIÇO…GOSTARIA DE COMPARTILHAR, MAS ENTRA O UBER .COMO RESOLVER?
    OBRIGADO

  10. Eurípedes 3 de janeiro de 2019 5:43

    Meu maps não funciona em segundo plano, por que,

  11. Pedro 13 de janeiro de 2019 21:45

    Já tentei de tudo e não funciona nada!! Pode.ser celular ou próprio app de Google maps.

  12. Lala Borges 25 de janeiro de 2019 0:57

    Meu marido trabalha em um local que ao fundo passa um rio, que divide duas cidades, e no histórico dele diz sempre q ele visitou um hotel(que é do outro lado do rio) o ggogle mãos pode cometer esse erro por causa do rio?

  13. Suellen 13 de março de 2019 19:02

    Ola, meu Google maps mostra lugares onde não fui em horários absurdos…não consigo auxílio em lugar algum poderia me ajudar? Estou me encomodando com meu esposo por conta de um erro do próprio aplicativo

Voltar ao topo