8 dicas para tirar fotos incríveis com seu smartphone Android
3 de novembro de 2015
Um Comentário
8 dicas para tirar fotos incríveis com seu smartphone Android
8 dicas para tirar fotos incríveis com seu smartphone Android

8 dicas para tirar fotos incríveis com seu smartphone Android

Um Comentário

Tirar fotos com nossos smartphones virou quase uma tarefa diária a automática para a maioria das pessoas atualmente, mas nem por isso dá para dizer que nós viramos especialistas em fotografias ou que tudo fotografamos fica bonito.

Mas em vez de tirar a mesma foto centenas de vezes só para conseguir um visual legal e um resultado de qualidade, você pode conhecer algumas maneiras básicas de melhorar suas imagens sem dificuldades. Nós até listamos algumas dicas para tirar fotos incríveis com seu smartphone, que tal dar uma conferida?

Leia também: 15 Apps de Selfies para iPhone, iPad, Android e Windows Phone

1. Atenção no foco

dicas para tirar fotosNada melhor para começar do que falar do foco de suas fotos, afinal, ninguém quer uma imagem toda borrada só porque ninguém prestou atenção neste detalhe. Muitos smartphones até vêm com recursos para foco automático, mas sempre é bom checar mais de uma vez para ver se está tudo certo antes da fotografia.

Também é importante verificar se a câmera não está focando no objeto errado, algo que pode ocorrer frequentemente. Felizmente, isso pode ser quase sempre resolvido se você tocar no ponto certo da tela do seu dispositivo.

2. Não use flash

As pessoas ainda insistem em usar o flash achando que isso deixará as fotos melhores, mesmo que o efeito seja exatamente o contrário. Além de causar os indesejados olhos vermelhos, o flash deixa pode deixar as pessoas ou objetos com uma aparência artificial ou ainda deixar certas partes iluminadas e outras escuras.

Querendo ou não, o flash de smartphones sempre deixa as fotos com aparência amadora e pouco agradável. Se o ambiente estiver escuro, tente encontrar outras fontes de luz, mas evite o flash sempre que possível.

3. Não use zoom

Outro erro que as pessoas cometem com seus smartphones é usar o zoom para tirar suas fotos. Acreditem, esta função só está ali para ninguém reclamar que o aparelho veio sem a possibilidade de zoom, porque ela não serve para nada de bom.


Em câmeras de verdade, o zoom é feito com a lente e oferece um resultado de qualidade, diferente dos smartphones que apenas aumentam e distorcem a imagem para te dar a ilusão do zoom. No fim, isso dá no mesmo que tirar uma foto e aumentar uma área específica dela depois, o que geralmente não fica tão bom também.

4. Use a iluminação ao seu favor

dicas de fotos AndroidMuitos dos segredos de uma boa fotografia podem ser resumidos na iluminação do ambiente, por isso você deve usá-la ao seu favor sempre. Nunca aponte a câmera diretamente para a luz por exemplo, isso só vai deixar a foto estourada.

Sempre que possível, tente aproveitar a luz natural em vez de usar uma iluminação artificial, já que os resultados podem ficar mais agradáveis e interessantes. Outra dica é que você pode testar diferentes posições para que a pessoa ou objeto fotografado aproveite mais a luz ou as sombras disponíveis.

5. Dê preferência para a câmera traseira

Nós sabemos que as selfies estão na moda e que quase todos amam fazê-las em seu dia a dia, mas o uso das câmeras frontais nem sempre oferece resultados bons. Isso acontece porque estas câmeras sempre têm resoluções bem menores que as câmeras traseiras, até por serem menos usadas no geral.

Com isso, você pode acabar com fotos meio borradas e de baixa qualidade, o que realmente não ajuda na tarefa de deixar suas selfies mais bonitas. Se gostar tanto assim de usar a câmera frontal, sugerimos que pesquise e adquira um smartphone que invista mais nela.

6. Teste diferentes aplicativos de câmera

Os smartphones, sejam Android ou iOS, sempre vêm com um aplicativo nativo de câmera, mas eles geralmente não oferecem muitas opções e alguns não são tão intuitivos ou práticos de usar. Felizmente, a Google Play e a App Stores estão mais do que cheios de apps voltados para fotografia.

Para não ter que pesquisar muito, nós até já listamos alguns dos melhores apps de fotografia que você poderia encontrar atualmente!

Leia também: Controle de exposição manual voltará à câmera do Android

7. Experimente na edição

edição de imagensJá não é tão difícil de acreditar que a maioria das fotos bonitas que você vê no dia a dia são editadas de alguma forma, seja para melhorar a cor, a iluminação ou para retirar imperfeições. Então, mesmo que aquela foto que você tirou não tenha ficado perfeita, você pode consertá-la com algum app de edição de fotos.

Como ninguém nasce sabendo como fazer isso, nossa sugestão é que você experimente bastante em diversos aplicativos e configurações. Tente se familiarizar com com diferentes recursos e tipos de imagens para ir melhorando suas habilidades.

8.  Encontre o melhor ângulo

O ângulo de suas fotografias é tão importante quanto a iluminação e você deve testar todos as posições possíveis para conseguir tirar a foto perfeita para cada situação. Você nem precisa ficar verificando cada foto de uma vez, basta ir fotografando de vários ângulos diferentes para ver todas as imagens e descobrir o que funciona e o que não fica tão bom.

Ao fazer isso em várias ocasiões, você já começará a perceber melhor como diferentes posições ângulos funcionam melhor para certos objetos ou pessoas. Se você combinar isso com o aspecto da iluminação, suas fotos ficaram realmente incríveis.

Encontre também no AppTuts:

O que achou das nossas dicas para tirar fotos?

E aí, gostou das nossas dicas para tirar fotos incríveis com seu Android ou iPhone?! Então deixei seu comentário nos dizendo se já está seguindo nossas recomendações e se já viu diferença nas suas imagens!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Avatar 4 de junho de 2019 20:30

    Avatar de um abraço João de Meriti RJ CEP de Mérito Jaguaruana ujjhzhahhxhh Hz jjzzjhzhhzhahhh qhhahhahhhah

Voltar ao topo