20 truques para tirar fotos profissionais
30 de julho de 2018
Um Comentário
20 truques para tirar fotos profissionais
20 truques para tirar fotos profissionais

20 truques para tirar fotos profissionais

Um Comentário

Mesmo se você não trabalhar como um fotógrafo profissional, isso não significa que é impossível tirar fotos utilizando diferentes técnicas e materiais para dar uma aparência mais interessante e única às suas imagens. Veja nossa lista com 20 truques para tirar fotos profissionais e divirta-se experimentando várias formas de transformar até mesmo objetos domésticos em efeitos especiais.

Leia também: 15 melhores editores de vídeo para iPhone

1. Perspectiva

Técnicas de perspectiva te permitem tirar fotos excelentes, aumentando o tamanho de artigos em foco ou até mesmo criando resultados completamente diferentes da realidade. Um carrinho de brinquedo pode ser transformado em um carro de tamanho real, por exemplo. Tudo depende do posicionamento dos objetos diante a lente, além de controle de foco e iluminação.

tirar-fotos-profissionais-perspectiva

2. Cabelos voando

Esta técnica é excelente para se tirar selfies, e a única coisa realmente necessária além da câmera é um secador de cabelos. Basta posicioná-lo apontado para seu rosto, ajuste sua potência para que seus cabelos não voem de forma descontrolada e tire a foto você mesmo com a outra mão. Uma técnica simples que te da resultados profissionais.

3. Efeitos de Sombra

Estes podem ser criados utilizando diversos tipos de objetos perfurados, colocados perfeitamente entre a fonte de luz (sol, luminária, etc) e a pessoa ou objeto em foco na foto. Um bom exemplo seria uma peneira, mesmo aquelas para chá facilmente encontradas em lojas de utensílios culinários. Abusar de efeitos de sombra é uma excelente forma de se tirar fotos profissionais.

tirar-fotos-profissionais-efeitossombra

4. Janelas e vidros

Posicione o objeto ou pessoa atrás de uma porta de vidro ou janela para criar um efeito de reflexo em suas fotografias. Uma forma simples e prática de tirar fotos profissionais que não requer nenhum material especial.


5. Potes de vidro como filtro

Posicione o fundo de um pote de vidro em frente à lente e crie efeitos de distorção, suavização e reflexo de forma fácil. Experimente utilizando potes de cores, tamanhos e espessuras diferentes para obter resultados variados.

6. Papel alumínio como plano de fundo

Utilize um papel alumínio como fundo e direcione iluminação diretamente à ele para criar uma parede de Bokeh barata e fácil de se fazer. Para isso, é melhor que o objeto que deseja tirar foto seja posicionado sobre uma superfície transparente que consiga refletir a iluminação do papel alumínio.

tirar-fotos-profissionais-tinfoil

7. Utilize um aquário

Um aquário é uma solução perfeita para que você possa tirar fotos subaquáticas sem danificar sua câmera. Basta posicionar o aquário e segurá-lo um pouco abaixo da superfície da água, de forma que ela não inunde e colocar a câmera dentro para tirar a foto.

tirar-fotos-profissionais-aquario

8. Folha de papel para iluminação

Uma folha de papel simples branca pode servir como reflexo de luz. Basta posicioná-la corretamente de forma que qualquer luz ambiente seja refletida no objeto ou pessoa em foco. Outros objetos de superfície plana e clara também podem gerar o mesmo resultado.

9. Experimente um tapete como fundo

Apoie um tapete na parede e utilize-o para criar um plano de fundo macio e estilizado para tirar fotos profissionais. Experimente também usar cortinas, toalhas e até mesmo pedaços de renda ou roupas. É uma técnica fácil e não requer nenhum material especial.

tirar-fotos-profissionais-tapetefundo

10. Luzes em exposição

Posicionar luzes ou pisca-piscas diretamente em frente à lente proporcionará excelente resultados com efeitos de luzes em suas fotos. Normalmente isso não é muito prático de se fazer, considerando que você precisará de uma fonte de energia para ascendê-las, mas efeitos parecidos podem ser facilmente criados em programas de edição.

11. Fotos de cima para baixo

Para tirar uma foto de cima para baixo, você só precisa configurar o temporizador de sua câmera e grudá-la no teto ou aonde puder sobre a superfície que deseja fotografar utilizando cortes de uma caixa de papelão e fita adesiva.

tirar-fotos-profissionais-fotodecima

12. Parede de Bokeh

Faça cortes em cartolinas para criar filtros de lente que resultarão em um efeito de parede de Bokeh. Corte diferentes formatos para alterar a aparência das luzes geradas por este efeito!

tirar-fotos-profissionais-paredebokeh

13. Óculos escuros como filtro

Posicione óculos escuros com lentes de cores diferentes em frente à lente de sua câmera para criar filtros de forma fácil e sem precisar de qualquer aplicativo. Além disso, eles também servem para corrigir problemas de excesso de iluminação em algumas situações.

14. Crie vapor e fumaça

Uma excelente forma de tirar fotos profissionais é utilizando qualquer aparelho elétrico em casa que gere vapor, como um ferro de passar roupa e posicionando-o abaixo do objeto em foto. Essa técnica é excelente para tirar fotos profissionais de comidas, dando uma aparência de calor. Cuidado para não se queimar!

tirar-fotos-profissionais-vapor

15. Experimente sacos plásticos coloridos

Posicionar sacolas plásticas transparentes e coloridas em frente à lente de sua câmera resultará em diferentes exposições de cores quando tirando fotos com um fundo iluminado. Tente também usar mais de um saco com cores diferentes.

16. Crie reflexos com um azulejo preto

Posicione o objeto em foco sobre um azulejo preto que o reflita e você poderá tirar fotos profissionais facilmente. Esta técnica é muito utilizada por fotógrafos quando capturando imagens de produtos para aumentar seu foco.

tirar-fotos-profissionais-blacktile

17. Iluminação de por do sol

Para criar uma foto com a iluminação em tons alaranjados simulando o por do sol, basta utilizar um palito de fósforo aceso na lateral da lente! É uma forma barata de proporcionar um efeito bem bacana e tirar fotos profissionais. Velas também podem ajudar a gerar o mesmo efeito. Não se queime fazendo isso!

18. Crio um efeito de reflexo utilizando um CD

Basta posicionar a parte traseira de um CD perpendicularmente à lente de sua câmera para criar efeitos de reflexo e iluminação bem legais. Resultados parecidos podem ser criados utilizando outros objetos que refletem a luz, como prismas.

19. Atenção ao local

Com um bom posicionamento é possível transformar locais que não parecem adequados para fotografias em excelentes fotos profissionais. Isso requer bastante atenção da parte do fotógrafo e é uma técnica bem parecida com a de perspectiva que mencionamos anteriormente.

tirar-fotos-profissionais-lugarefoto

20. Utilize programas ou aplicativos de edição

Tirar uma foto perfeita sem a utilização de programas ou aplicativos para smartphone é realmente dificil e requer bastante experiência profissional. Mas não é tão difícil assim encontrar um app que te ajude a editar e aperfeiçoar suas imagens sem que seja necessário muito conhecimento técnico. Dê uma olhada em nossos artigos com apps para Android e iPhone.

Encontre também no AppTuts:

O que achou de nossa lista com truques para tirar fotos profissionais?

Você já utilizava alguma dessas técnicas? Conte para gente nos comentários qual é a sua favorita!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

Voltar ao topo