45 Comentários
Android

20 truques e dicas para o Whatsapp

É quase impossível encontrar alguém com um smartphone que ainda não use o Whatsapp para conversar com seus amigos e família. Mas pouca gente sabe das dicas para o Whatsapp que podem melhorar ainda mais o seu uso.

Com alguns truques, você pode até personalizar sua experiência com o app, por isso, listamos nada menos do que 20 truques e dicas para o Whatsapp que podem ser bem úteis no seu dia a dia. Confira!

dicas para o whatsapp1. Mudar seu número do Whatsapp

Caso você precise trocar de número de celular mas não quer perder suas conversas e contatos do Whatsapp, há uma maneira bem simples de mudar o telefone no próprio app. Vá em suas configurações e procure pela opção “Conta”. Lá, é só clicar em “Mudar o número” e seguir as instruções do aplicativo. Confira o tutorial completo para mudar seu número do WhatsApp!

2. Esconder o “visto por último”

Para não deixar que seus contatos saibam a última vez que você usou o Whatsapp, vá em suas configurações e procure pela opção “Privacidade” em sua conta. Selecione o “Visto por último” e escolha a opção “Ninguém”.

3. Esconder sua foto de perfil

Em “Privacidade”, vá até a opção “Foto do perfil” e veja se prefira que só seus contatos possam ver sua foto ou se ninguém poderá vê-la.

4. Esconder seu statusdicas para o whatsapp

Para não deixar os outros verem seu status, volte ao menu “Privacidade” e marque “Ninguém” na opção “Status”.

Dessa forma, você poderá ter mais privacidade quanto os seus contatos!

5. Deletar sua conta

Em configurações, escolha a opção “Conta” e selecione “Apagar minha conta” para deletar tudo. Aconselhamos que você pense bem, porque depois não há mais volta para recuperar o que perder.

6. Gerenciar o download automático de mídias

Uma situação bem chata é quando vídeos, arquivos de áudio ou fotos enviadas a você em suas conversas, são baixadas automaticamente no seu celular. Isso pode ser até perigoso dependendo do tipo de arquivo enviado.

Mas há um jeito bem simples de resolver isso: Vá em suas configurações, selecione “Configurações de conversa” e clique em “Download automático”. Lá você poderá escolher se quer continuar baixando arquivos automaticamente ou não.

7. Fazer backup de suas conversas

backup do whatsappBackups de conversa são automáticos no Whatsapp e ocorrem uma vez por dia, mas caso você precise salvá-las em uma hora específica para mandar por email, por exemplo, é bem simples.

Vá novamente em “Configurações de conversa” e clique em “Salvar conversas”. Lá você verá o horário do último backup e poderá salvar suas mensagens. É importante notar que esse processo pode demorar um pouquinho se você tiver muitas conversas longas no app.

8. Mudar seu fundo de tela

Se você não gosta do fundo de tela padrão das conversas do Whatsapp, saiba que é algo bem fácil de mudar. Basta retornar às configurações de conversa e selecionar a opção “Papel de parede.

Lá você encontrará diversas opções e poderá mudar o seu papel de fundo de tela conforme desejar!

9. Usar o Whatsapp no PC

Para não gastar toda a bateria do seu smartphone só falando no Whatsapp, é possível levar suas conversas para o PC. Basta abrir seu aplicativo normalmente, ir em suas configurações e clicar na opção “Whatsapp Web”.

O app pedirá que você acesse o site do Whatsapp Web (clique neste link para acessá-lo!), onde verá um código QR. Faça isso de um computador e posicione seu smartphone (que deve estar ainda no app e pronto para escanear o código) na frente da tela para ler o código QR.

A partir daí, sempre que você visitar esse endereço do Whatsapp Web neste computador, poderá conferir suas conversas. Só lembre de não fazer isso em um PC público ou pertencente a outra pessoa, senão é capaz de muita gente ver suas conversas.

10. Usar o Whatsapp sem um cartão SIM

Whatsapp no tabletHá quem não saiba, mas se seu Whatsapp já estiver configurado em um celular, você não precisará mais do seu cartão SIM (o seu chip de telefone). Ou seja, se ele quebrar ou algo do tipo, você poderá continuar usando o serviço do app sem problemas.

Caso queira configurar um novo dispositivo sem realmente usar o SIM, basta colocar o chip em outro celular para receber aquele SMS de verificação que o aplicativo sempre manda quando você o usa pela primeira vez.

Leia também: Os 15 melhores aplicativos de mensagens grátis para Android

11. Fazer atalhos de conversas

Muita gente não sabe, mas você pode fazer um pequeno atalho de conversas específicas e colocar na tela inicial do seu smartphone. Isso é bem útil especialmente para os contatos com quem você mais conversa, já que nãp haverá mais necessidade de ficar entrando no aplicativo toda hora. Para fazer isso, vá até a conversa em questão e clique nos três pontinhos no lado superior direito da tela. Lá, escolha a opção “Mais” e selecione o “Adicionar atalho”.

12. Conferir o horário exato que uma mensagem foi lida

Essa dica é bem fácil! Para ver mais informações sobre uma mensagem e, principalmente, para ver que horas ela foi lida, é só clicar em cima dela por alguns segundos. Ela ficará sublinhada e um pequeno “i” de informação aparecerá na parte superior da tela. Clique nele para saber mais sobre a mensagem em questão.

13. Silencie grupos

Esta opção é ótima para aqueles grupos cheios de gente que não param de falar! Para silenciá-los, vá até as configurações do grupo indesejado e selecione “Silenciar”. Você poderá escolher até quando quer que a conversa fique silenciada.

14. Desative o marcador azul de mensagem lida

dicas para o whatsappSe não quiser que os outros saibam quando você leu uma mensagem, basta ir em suas configurações e voltar na opção “Privacidade”. A caixinha da “Confirmação de leitura” deverá estar preenchida por padrão, significando que seus contatos sabem quando você leu uma mensagem, já que aquele marcador azul aparece para eles.

Basta clicar nesta opção para desativar a função, mas se fizer isso, você também não saberá quando alguém leu suas mensagens.

Leia também: Saiba como usar o Whatsapp no computador

15. Envie suas conversas por e-mail

Em suas configurações, vá em “Configurações de conversa” e selecione a opção “Enviar conversa por email”. Você poderá escolher a conversa específica e o email para qual ela será enviada! Uma das melhores dicas para o Whatsapp para quem tem informações importantes em suas conversas.

16. Encaminhe mensagens ou arquivos de mídia para outras conversas

Para enviar algo de uma conversa para outra, basta clicar na mensagem em questão até ela ser selecionada. Você verá que uma setinha apareceu no canto superior direito da tela.

Clique nela para encaminhar sua mensagem (que pode ser uma mensagem de texto, um vídeo, um áudio ou uma foto) para a conversa que desejar! Essa é outra das grandes dicas para o Whatsapp bem útil, já que você não precisará ficar reenviando certas coisas manualmente.

17. Bloqueie um contato no aplicativo

bloquear no whatsappEsta é uma opção bem simples, útil e que muita gente já conhece, mas sempre é bom explicar para que ainda nunca usou. Para bloquear alguém, basta ir na conversa com esta pessoa e clicar na opção “Mais” nas configurações. Lá, é só clicar no “Bloquear” para realizar a tarefa.

Para desbloquear esta mesma pessoa, basta seguir o mesmo caminho e só clicar em “Desbloquear”. Bem fácil, não é?!

18. Faça o Whatsapp mostrar notificações pop-up

Para receber uma notificação pop-up (aqueles que aparecem na sua tela inicial) sempre que alguém te mandar uma mensagem no Whatsapp, é só ir nas configurações de conversa e selecionar “Notificações”.

Entre as opções, escolha “Notificação pop-up” e veja como prefere que o app avise que recebeu novas mensagens.

19. Pague a assinatura do Whatsapp de um amigo

Para nós, o Whatsapp é completamente gratuito (não caia naquelas correntes dizendo que ele será pago!), mas em algumas regiões do mundo, ele requer assinatura. Caso esteja se sentido generoso e queira pagar a assinatura de Whatsapp para um de seus amigos internacionais, basta ir nas suas configurações e selecionar “Contatos”. Escolha a opção “Pagar por um amigo” e veja se prefere dar uma assinatura de 1 ano, 3 anos ou 5 anos de presente!

20. Verifique suas estatísticas

whatsapp estatisticasSe quiser saber como você tem usado o Whatsapp durante todo esse tempo, basta ir em suas configurações, selecionar a opção “Conta” e clicar em “Uso de rede”.

Lá, você verá coisas como quantas mensagens você enviou e recebeu, quantos arquivos de mídia enviou, quantas ligações recebeu, etc. Também é possível resetar essas estatísticas a hora que quiser neste mesmo menu.

E então, o que achou dessas dicas para o Whatsapp? Muitas delas podem ser úteis, especialmente para quem quer mais privacidade com o app. Conte pra gente nos comentários se elas te ajudaram!

Comentar

45 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *