Como usar o Modo Escuro em Androids antigos
Nenhum Comentário
Como usar o Modo Escuro em Androids antigos
Como usar o Modo Escuro em Androids antigos

Como usar o Modo Escuro em Androids antigos

Nenhum Comentário

Finalmente foi adicionado ao Android um tema escuro, algo que o público vinha pedindo há bastante tempo. Infelizmente, só está disponível na última versão do sistema operacional, o Android 10. É até possível usar o modo escuro em Androids antigos, mas não de forma nativa, já que a grande maioria dos smartphones não vai ser mantida atualizada.

A exposição a luzes à noite, mais precisamente as luzes azuis de onda curta, afetam várias funções cerebrais, prejudicam a qualidade do sono e suprimem a produção de melatonina, que ocorre exclusivamente à noite e serve para ajudar a dormir melhor.

Estudos comprovam repetidamente que o uso de dispositivos eletrônicos pode ser prejudicial a saúde quando se trata do contato constante com a tela dos aparelhos. Outros benefícios desse tema são a melhora da visibilidade para pessoas com problemas de vista e a redução do uso de bateria, caso seu dispositivo tenha tela OLED.

Com tudo isso em mente, criamos esse artigo em que vamos explicar como ativar o modo escuro em seu smartphone Android, não importa que versão você esteja usando. Se quiser se aprofundar sobre o tema, temos, também, dicas de como ativar esse modo em vários apps, incluindo no Youtube.

1. Como usar em versões antigas

Para ativar o modo escuro em Androids antigos, é necessário o uso de um aplicativo muito bom, o “Dark Mode”, que está disponível na Google Play Store. Ele funciona melhor se o seu android não é muito modificado pela fabricante e não funciona em todos os smartphones, já que certas empresas bloquearam essa funcionalidade.

Primeiro, realize o download pelo link e deixe instalar em seu dispositivo; depois, abra o aplicativo e selecione “Night Mode”. A partir de agora, grande parte de seus aplicativos devem estar como esse tema ativo, incluindo a Play Store, o Instagram, o Google Fotos, dentre outros. Infelizmente, não funciona em Facebook nem Gmail.

Dark Mode

Caso não queira ele ativo o tempo todo, mas apenas durante certos horários, você pode ativar o modo “Auto” em vez do “Night Mode”.


2. Como ativar o tema no Android 10

É bastante simples; primeiro, vá nas “Configurações” do aparelho, depois em “Tela” e então “Temas” para ativar. Após ativado, vá no painel de configurações rápidas para trocar de tema quando quiser.

O processo pode mudar de aparelho para aparelho, portanto se não conseguir seguir os passos acima, utilize a função busca e procure por “Tema Escuro” no aplicativo de configurações.

3. O que fazer se o app “Dark Mode” não funcionar

Existem diversos apps que tem funções similares às desse aplicativo e permitem usar modo escuro em Androids antigos ou pelo menos diminuir muito a luz azul em seus olhos. Temos também uma lista de aplicativos para evitar cansaço nos olhos.

A primeira opção é o Twilight, um app gratuito com anúncios, que oferece a função de tela escura assim como filtro de luz azul. Logo ao instalar ele já aplica um filtro vermelho na tela. Ao abrir o app, você vai ver vários cards vermelhos que mostram as utilidades do aplicativo.

Twilight usar modo noturno em androids antigos

Passe todos até chagar na tela de configurações, onde pode editar suas preferências quanto à intensidade, opacidade e temperatura das cores da tela, podendo estabelecer o modo noturno como fica melhor para sua visão.

Logo abaixo tem a opção “Filtro de sol”, onde você pode escolher em quais horários o celular entrará automaticamente no modo escuro que você editou. Para pausar o modo, apenas role a barrinha de configurações rápidas e clique em “pausar”. Se se interessou, baixe através do link.

A segunda opção de modo escuro em Androids antigos é o Nova Launcher, um aplicativo de launcher – tela inicial do smartphone – bastante popular e gratuito, que roda rápido e também tem a opção do seu tema ser ativado automaticamente de acordo com a hora do dia.

Logo ao abrir o app após realizar o download pela playstore, selecione a opção “Começar do zero”. Em seguida, pedirá a permissão de acesso a sua localização, para poder ativar automaticamente o tema noturno. Tem 3 opções, “Claro”, “Escuro” e “Auto”. Depois disso, você poderá configurar como quer a aparência de sua tela inicial.

Nova Launcher usar modo noturno em androids antigos

Nossa terceira alternativa é o Darker, outro aplicativo semelhante para proteção dos olhos da tela de aparelhos. Ele permite personalização da luz da tela e oferece filtros de de cor pré definidos.

Também possui uma função de alternar perfis de tela automaticamente. O app é gratuito, porém também tem versão paga, que apresenta funcionalidades extras, incluindo cores customizáveis, maior controle de brilho, dentre outras. Para realizar o download, siga o link.

Bônus: apps com modo escuro

O Gmail está realizando atualizações em diversos smartphones, incluindo o modo escuro. Contudo, ela está lentamente indo para os usuários, então ainda vai demorar para todo mundo ter. Para ativar, basta ir em “Configurações”“Temas” e ativar.

Tanto o Google Calendar quanto o Google Keep tem modos escuros nativos, que dá pra ativar facilmente. No primeiro, vá em “Configurações”“Geral”“Temas” e ative. No segundo, basta ir em “Configurações” e selecionar o “Modo Escuro”.

Facebook Messenger é outro que oferece um tema noturno muito bem implementado, depois de um longo período de testes. Para ativar, basta ir nas “Configurações” clicando na sua imagem e clicar na opção.

Então, o que achou das nossas dicas de como usar o modo escuro em Androids antigos?

Qual versão de Android você usa? Seu smartphone vai receber atualização para a mais nova atualização do sistema operacional? Se não, esperamos que esse guia tenha te ajudado a desfrutar do melhor que o Android tem a oferecer.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo