7 vantagens de câmeras duplas em smartphones
26 de abril de 2017
Um Comentário
7 vantagens de câmeras duplas em smartphones
7 vantagens de câmeras duplas em smartphones

7 vantagens de câmeras duplas em smartphones

Um Comentário

Com o lançamento do iPhone 7 no ano passado, a utilização de câmeras duplas recebeu grande destaque e já foi implementada em diversos outros smartphones. Mesmo que esta tecnologia pareça algo notável por si só, nem todos os consumidores conhecem as reais vantagens deste tipo câmera.

Entretanto, sabemos que a câmera dos smartphones é um dos aspectos mais importantes e com grande peso na tomada de decisão dos clientes. Mas será que a câmera dupla realmente trás tantas diferenças? Se também estiver curioso sobre o que isso pode oferecer e se você deve investir em um dispositivo com uma câmera dupla, basta conferir nossas dicas logo abaixo!

Leia também: As 14 maiores novidades do Android O

1. Efeito 3D

apple-iphone-7

Com duas câmeras trabalhando para conseguir uma única imagem, você acaba tendo acesso a diversos efeitos diferentes do que uma só lente poderia oferecer. Isso inclui um efeito 3D, mas no sentido tradicional que estamos tão acostumados.

Este efeito basicamente consegue trazer uma sensação maior de profundidade e perspectiva na imagem. Isso significa que você conseguirá ver a distância de forma mais realista nas fotos, ao contrário da sensação mais plana que temos com imagens normais.

2. Efeito Bokeh

Outro efeito bem interessante que pode ser atingido com câmeras duplas é o Bokeh. Caso não conheça, este é aquele efeito que deixa o cenário ao fundo sem foco, enquanto o objeto principal fica em destaque na frente.

É claro que você consegue fazer de maneira artificial com aplicativos específicos, mas com duas câmeras é possível conseguir o efeito de maneira natural. Como deve imaginar, a foto fica muito mais agradável desta forma.


3. Realidade aumentada

A realidade aumentada é uma tecnologia que deve estar cada vez mais presente nos smartphones e aplicativos daqui para frente. Um bom exemplo disso foi o jogo Pokémon Go, que usou a realidade aumentada para colocar os monstrinhos da Nintendo no mundo real usando apenas a câmera do seu celular.

Com câmeras duplas, esta tecnologia pode ir mais além, fazendo com que seja possível conseguir um efeito extremamente realista nas imagens. Não temos como saber como esta tecnologia irá se desenvolver, mas se considerarmos apenas o sucesso do jogo da Nintendo, certamente podemos esperar que mais empresas invistam nesta ideia para diversas outras áreas além de entretenimento.

4. Mais detalhes

Lg g5

Com duas lentes trabalhando juntas, é possível obter um nível diferente de detalhes do que uma câmera comum. Em modelos como o Honor 8, uma lente capta a imagem normalmente e a outra só procura focar nos detalhes, sendo que a imagem dela sai em preto e branco.

Desta forma, quando as duas imagens são montadas em uma só, o aparelho consegue um resultado extremamente detalhado e bem diferente do que estamos habituados a ver. Este é um dos principais motivos que nos levam a obter resultados semi-profissionais utilizando as câmeras de smartphone.

5. Boas imagens com pouca iluminação

Uma iluminação ruim pode arruinar qualquer fotografia, especialmente quando falamos de câmeras de smartphones, já que sua tecnologia mais limitada não consegue deixar tanta luz entrar na hora da foto. Aliás, sempre que vemos testes de qualidade de câmera, é exatamente no que diz respeito às fotografias tiradas em regiões com pouca iluminação que acabam sendo mais afetadas.

Nisso, câmeras duplas tem uma larga vantagem, afinal, uma lente pode se concentrar nos detalhes da foto e a outra pode simplesmente cuidar de sua iluminação. Outra boa notícia é que dispositivos como o Galaxy S8 (que só tem um sensor) já estão conseguindo resultados muitos bons nestas mesmas condições.

6. Zoom sem perda de qualidade

Até pouco tempo, a maioria das câmeras de smartphones só ofereciam um zoom digital para fotos e vídeos, algo de baixa qualidade e que sempre deixava as imagens borradas e com resolução péssima. Certamente, este era um aspecto das câmeras dos smartphones que já estava para receber atualizações há algum tempo.

Com a chegada das câmeras duplas, isso mudou totalmente, revolucionando o funcionamento do zoom nos smartphones. Aparelhos como o LG G5 usam uma lenta grande angular para tirar uma foto mais larga, o que possibilita um zoom bem natural e de boa qualidade.

7. Qualidade semi profissional

iphone-de-presente-cores

Isso não se aplica a todos os smartphones com câmeras duplas, mas pelo menos pode ser dito da maioria dos aparelhos mais recentes que oferecem esta tecnologia.

O iPhone 7, por exemplo, foi um dos primeiros smartphones que conseguiu trazer efeitos de câmeras semi profissionais com suas duas lentes traseiras. É claro que com a popularidade dessas câmeras, é de se esperar que a tecnologia avance ainda mais rápido com os dispositivos lançados neste ano.

Não podemos realmente afirmar que fotografias tiradas através do smartphone possam atingir a mesma qualidade de câmeras profissionais dedicadas, mesmo assim, é realmente incrível o tipo de resultado atingido ao utilizar um aparelho com câmeras duplas. Se você é um amante de fotografia, mas não quer gastar tanto com equipamento profissional, é possível que seu smartphone possa suprir suas necessidades.

Encontre também no AppTuts:

E você, o que acha das câmeras duplas?

Deu para conhecer algumas das grandes vantagens de ter câmeras duplas em um smartphone com a nossa lista? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou e se você mesmo já utiliza algum aparelho com câmeras duplas e tira fotos sensacionais utilizando-a!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

    Voltar ao topo