Apple Music: 13 dicas que precisa saber
29 de outubro de 2019
Nenhum Comentário
Apple Music: 13 dicas que precisa saber
Apple Music: 13 dicas que precisa saber

Apple Music: 13 dicas que precisa saber

Nenhum Comentário

O Apple Music é o serviço de streaming de música concorrente ao Google Play Music, Spotify, Amazon Music, Pandora, entre outros. Com ele, usuários do iOS, e Mac tem acesso a mais de 50 milhões de músicas para se ouvir no iPhone, iPad, MacBook e até mesmo no smartwatch da Apple.

Além de apresentar uma interface limpa e intuitiva, o Apple Music também traz diversos recursos convenientes para seus usuários. Para ajudá-lo a aproveitar o aplicativo ao máximo, trouxemos as principais dicas que precisa saber sobre o Apple Music, confira e descubra como melhorar sua experiência.

1. Comece a usar o botão de curtir

Para começar nossa lista, se você ainda não utilizava os botões de “gostei” ou “não gostei”, está na hora de entender porquê vale a pena usá-los.

Quando estiver explorando novas músicas ou álbuns de artistas sugeridos pelo Apple Music e encontrar uma música que gosta muito ou que não gosta tanto, ou quiser avaliar o álbum como um todo, basta clicar no botão com três pontinhos ( ••• ) e então ao final da tela encontrará dois botões em formato de coração, como demonstrado na imagem abaixo.

Apple Music Curtir

Selecionar sua opinião em relação à música ou álbum ajuda o Apple Music a identificar suas preferências e gostos, o que serve para aumentar a qualidade das sugestões futuras. Isso também ajuda a evitar que músicas que não tenha gostado sejam apresentadas como sugestão.

2. Personalize sua biblioteca

Sua biblioteca no Apple Music possui diversos sub-menus, como “Playlists”, “Artistas”, entre outros. Entretanto, estas não são as únicas opções disponíveis e, na verdade, é até mesmo possível alterar a sequência como elas aparecem na interface do aplicativo.

Para fazer isso, basta abrir sua biblioteca e então clicar no botão “Editar”, como indicado pela seta vermelha abaixo.


Personalize sua biblioteca

Na tela seguinte, você poderá marcar e desmarcar quais categorias deseja acompanhar (seta 1) e também reposicioná-las facilmente arrastando através dos botões apontados pela seta 2. Ao finalizar, basta clicar em “Ok” (seta 3).

Organize sua biblioteca

Pronto! Com isso é possível personalizar sua biblioteca como preferir.

3. Descubra novas músicas e artistas

Se está com vontade de descobrir novas bandas, músicos, conjuntos ou apenas novas músicas que se encaixam com seu perfil, isso é possível através da aba “Para você” no Apple Music. Ela pode ser acessada no menu na parte inferior da tela, ao lado do botão “Biblioteca”.

Ao acessá-lo, para descobrir novos artistas, basta clicar em sua imagem no aplicativo como você pode identificar na imagem abaixo.

Encontre artistas para você no Apple Music

Na próxima tela, você verá algumas opções e, dentre elas, o botão “Escolha seus artistas”. Utilize-o para selecionar diversos músicos e ajudar o Apple Music a descobrir quais são os gêneros musicais que você mais gosta.

4. Lembre-se de avaliar rádios

Assim como é possível informar se você gostou ou não de músicas ou álbuns que ouviu no Apple Music, você também pode avaliar as rádios disponíveis no aplicativo. Para fazer isso, é tão simples quanto apresentamos na primeira dica deste conteúdo.

Da mesma forma, isso também ajuda o aplicativo a identificar tendências e gostos, melhorando a qualidade de sugestões.

5. Aproveite os botões de aleatório e repetir

Sempre que estiver escutando álbuns, por padrão o Apple Music deixa marcado a opção de reprodução aleatória, ou seja, ela não segue a sequência de músicas conforme gravada no álbum. Em alguns casos, isso pode não ser ideal, especialmente quando diferentes músicas se conectam.

Felizmente, ajustar isso é muito simplesmente. Na tela do Álbum, simplesmente aperte e arraste para cima para trazer o menu onde você consegue conferir quais são as próximas músicas, assim como identificar os dois botões abaixo.

Aproveite o Shuffle e o Repeat

O primeiro, “Shuffle”, da esquerda, é o botão que determina se as músicas serão reproduzidas aleatoriamente ou em sequência. Enquanto isso, o botão da direita, “Repeat”, marca se você gostaria que as músicas fossem repetidas após terem tocado pelo menos uma vez.

Com o botão repetir desmarcado, mesmo no aleatório nenhuma música será tocada novamente. Já com ele marcado, isso é possível, o que permite que ouça a mesma música mais de uma vez e que o álbum mantenha-se em reprodução infinitamente.

6. Adicione fotos às suas playlists

Uma ótima forma de identificar suas playlists além de simplesmente nomeá-las é inserindo uma foto. Com o Apple Music, criar uma playlist é muito fácil e inserir uma foto na mesma é mais fácil ainda.

Primeiramente, basta acessar a categoria de “Playlists” na sua biblioteca. A partir disso, você pode criá-las clicando no botão “Nova Playlist…” Em seguida, basta tocar no ícone de fotografia, como aponta a seta vermelha na imagem abaixo para selecionar uma fotografia ou imagem em seu dispositivo.

Crie fotos para suas playlists no Apple Music

Após criar sua playlist, selecionar uma imagem para a mesma e adicionar uma descrição (opcional), basta clicar em “OK” no topo da tela para finalizar.

7. Compartilhe playlists com amigos

Outra excelente dica do Apple Music é compartilhar suas próprias playlists com amigos e outros contatos. Para fazer isso, também é muito simples. Em sua biblioteca, selecione a categoria de “Playlists” e então verá todas elas listadas conforme mostrado na imagem abaixo.

Aqui, toque no botão de três pontinhos ( ••• ) e então após visualizar a janela que abrirá ao fazer isso, selecione “Compartilhar Playlist…”

Compartilhe playlists nas redes sociais

Ao fazer isso, será possível compartilhar sua playlist no Facebook, iMessage, Twitter, através do AirDrop, dentre outras opções. Aproveite e peça para que seus contatos também compartilhem as próprias playlists deles com você!

8. Confira as letras de suas músicas

Um recurso realmente bacana do Apple Music é a possibilidade de encontrar letras para a música que está ouvindo. Isso pode ser feito facilmente apertando no botão de três pontinhos ( ••• ), assim como fez para marcar se gostou ou não de uma música.

Neste menu, você verá a opção “Letra”, conforme apontado pela seta vermelha na imagem abaixo.

Confira letras de músicas no Apple Music

Com isso fica fácil soltar a voz e cantar junto com a música sem precisar se preocupar em memorizar a letra inteira. O que também ajuda a colocar letras de músicas nas redes sociais, como o próprio Instagram Stories, por exemplo.

9. Faça pedidos à Siri

A Siri é a assistente virtual inclusa nos dispositivos iOS e computadores com o macOS. Dentre seus diversos comandos de voz, usuários podem aproveitar para fazer pedidos de música diretamente à Siri, que tocará a música imediatamente caso disponível no Apple Music, se conectado à internet.

No caso de estar escutando músicas offline, ela também é capaz de reproduzir a música caso tenha feito o download em seus dispositivos. Confira a próxima dica e descubra como fazer isso.

10. Baixe suas músicas para ouvir offline

Esta dica pode parecer realmente óbvia, mas muitos usuários podem acabar esquecendo que é possível baixar músicas através do Apple Music para ouvir musica offline, quando não estiver conectado à internet. Inclusive, é possível fazer isso com álbuns também.

Para fazer isso, basta clicar no sinal de mais para cada música em um álbum, ou clicar no botão “+ ADICIONAR” caso queira adicionar o álbum inteiro à sua biblioteca, como demonstrado na imagem abaixo.

Faça download de suas músicas

Agora que suas músicas já estão baixadas nos dispositivos, acesse sua biblioteca e então clique no botão de download para começar a baixá-las.

11. Altere as configurações do equalizador

Você sabia que é possível calibrar o equalizador e fazer melhorias no tom das músicas reproduzidas através de seus dispositivos iOS? Essa dica não está diretamente relacionada apenas ao Apple Music, mas também à essencialmente qualquer aplicativo de reprodução.

Como a configuração não é aplicada diretamente ao Apple Music, dessa vez você terá de ir até o aplicativo de “Ajustes”. Aqui, você deverá ativar o equalizador clicando na opção marcada pela seta vermelha na imagem abaixo. Por padrão, o equalizador fica inativo.

Equalizador do iOS

Em seguida, você verá uma janela onde poderá escolher entre diversos modelos pré-configurados de equalização, como acústico, clássico, bass booster, entre diversas opções. Não existe exatamente uma “escolha correta” aqui, então fique à vontade para testar e descobrir o estilo e timbre que mais lhe agrada.

E lembre-se, independente de como equalizar seu áudio, os resultados ficam realmente melhores quando usando fones de ouvido!

12. Escolha toques a partir do Apple Music

Caso queira alterar o toque de seu smartphone, é possível escolher a partir de suas músicas no Apple Music. Fazer isso é bem simples, basta acessar o menu de “Ajustes” do aparelho e ir até a seção denominada “Som”, onde normalmente altera o toque das chamadas.

Nessa tela, clique na opção “Escolher uma música”, que irá levá-lo diretamente para uma seleção com suas músicas disponíveis para uso.

Alterar toque do smartphone com o Apple Music

13. Defina seus alarmes com o Apple Music

Finalizando nossa lista, temos uma dica bem bacana. Além de poder personalizar seu toque de telefone, também é possível alterar o toque dos alarmes selecionando músicas do Apple Music. Com isso, fica fácil escolher vários toques diferentes para cada tipo de alarme e seus respectivos objetivos.

Vá aos ajustes de seus alarmes e toque na opção “Som”, conforme indicado pela seta vermelha na imagem.

Ajustar toque do alarme

Em seguida, selecione a opção “Escolher uma música” e, assim como na dica anterior, poderá selecionar entre faixas disponíveis a partir do Apple Music.

Gostou das dicas para o Apple Music?

E então, o que achou desses recursos e dicas para ter mais conveniência ao utilizar o serviço de transmissão de músicas da Apple? Você já conhecia e aproveitava todas as dicas? Conta pra gente nos comentários se tem qualquer dúvida e se conseguimos ajudá-lo. Aproveite para conferir nosso comparativo entre o aplicativo de música da Apple e o Spotify!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo