Conheça as grandes diferenças entre iOS 8 e iOS 9
17 de setembro de 2015
Um Comentário
Conheça as grandes diferenças entre iOS 8 e iOS 9
Conheça as grandes diferenças entre iOS 8 e iOS 9

Conheça as grandes diferenças entre iOS 8 e iOS 9

Um Comentário

A nova versão do sistema operacional usado nos dispositivos iPhone e iPad, o iOS 9, acaba de ser lançado oficialmente para a maioria dos aparelhos da Apple. Isso obviamente significa que algumas mudanças foram implementadas e que certas novidades aguardam os usuários.

Mas como elas não são tão aparentes logo de vista, pode ser um pouco difícil para alguém notar o que realmente mudou de uma versão para outra. Para saber exatamente quais são as grandes diferenças entre iOS 8 e iOS 9, é só conferir nosso artigo logo abaixo!

1. Sistemas suportados

ios 8 e ios 9Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que nem todos os modelos de iPhone e iPad são compatíveis com a nova versão do iOS. Isso se deve ao motivo de que aparelhos mais antigos obviamente não teriam o poder necessário para realizar muitas das novidades das versões mais recentes do iOS e acabariam ficando muito lentos e difíceis de usar.

Atualmente, os dispositivos que suportam o iOS 9 são: iPhone 4S, iPhone 5, iPhone 5C, iPhone 5S, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 6S, iPhone 6S Plus, iPad 2, iPad 3, iPad 4, iPad Air, iPad Air 2, iPad Mini, iPad Mini 2, iPad Mini 3, iPad Mini 4 e iPad Pro. Se seu dispositivo for um desses, já é possível instalar atualização em seu aparelho se desejar!

2. Aparência

Em questão do visual, nenhuma mudança drástica aconteceu e seu dispositivo deverá parecer o mesmo de antes depois que a atualização for realizada. A única coisa mais perceptível foi que a fonte usada no sistema e nos aplicativos mudou, mas não é algo muito notável no dia a dia.

Fora isso, você pode notar que a tela de pesquisa está um pouco mais bem desenvolvida e que os os apps em segundo plano aparecem mais juntos e em cima um do outro, de forma bem similar com o que o Android já faz há algum tempo.

3. Recursos multitarefa

O recurso que os usuários de dispositivos Apple realmente estavam esperando era o que possibilitava o uso de dois aplicativos ao mesmo tempo em seus iPads. A parte mais simples deste recurso permite que você abra um segundo aplicativo enquanto o principal continua funcionando no fundo e deve funcionar com aparelhos mais antigos.

Já a parte mais esperada é a tela dividida, que só deve funcionar em iPads mais recentes por precisar de muito poder para funcionar apropriadamente. Com este recurso, é deixar dois apps abertos e em uso total ao mesmo tempo, sendo que eles ficam lado a lado em uma tela dividida. Ou seja, você poderá ver seus vídeos do YouTube enquanto vê seu Facebook logo ao lado. Bem interessante e útil, não acham?


4. Melhorias do teclado

iPhone 9 atualização

Uma das maiores melhorias do iOS 9 é relacionada ao teclado virtual dos dispositivos iPhone e iPad, que os usuários certamente irão adorar. Agora há alguns atalhos do lado das barras de sugestões de palavras, que ajudam a desfazer e refazer ações e a copiar e colar textos ou links de forma rápida.

Também ficou mais fácil de selecionar e mover palavras e trechos de texto. Só é necessário colocar e mover dois dedos no teclado para selecionar qualquer trecho de algo que você escreveu para então movê-lo para outro lugar ou copiá-lo.

5. Siri melhorada

Segundo a própria Apple, a assistente pessoal Siri está pelo menos 40 % mais rápida e eficiente no iOS 9 do que era no iOS 8. O visual de seu menu sofreu pequenas mudanças para ficar mais bonito, mas nada muito perceptível em relação à versão anterior.

O bom é que ela está mais esperta e reconhece mais comandos do que antes, podendo usar mais os recursos do iPhone e do iPad. No geral, essas mudanças acabam fazendo mais diferença com o seu uso constante e não devem ser tão notáveis se você só a usava de vez em quando.

Leia também: 11 excelentes novidades do iPad Pro

6. Pesquisa  mais avançada

Os recursos de pesquisa dos dispositivos da Apple sofreram uma grande melhora no iOS 9, sendo que agora é possível encontrar o que você precisa de maneira bem mais rápida e prática.

Você ter acesso rápido aos aplicativos que mais usa e poderá digitar o que quiser no campo de pesquisa para buscar detalhes e informações sobre qualquer assunto na internet, na App Store ou em seus próprios aplicativos.

7. Aplicativo Notas renovado

novidades do ios 9Se você é fã de apps como o Google Keep e o Evernote, vai ficar feliz de saber que o aplicativo nativo do iPhone e iPad chamado “Notas” agora tem muitas das mesmas funções desses apps. Você pode digitar o que quiser, escrever ou desenhar com seus dedos e até tirar fotos para ilustrar suas notas, ideias ou lembretes.

Além disso, todo o conteúdo criado com este aplicativo pode ser sincronizado com seus outros dispositivos da Apple facilmente através do iCloud. Boa mudança, não acham?!

8. Mais bateria

Essa provavelmente é uma das novidades que realmente vai animar os usuários de dispositivos da Apple. Aparentemente, o iOS 9 vai garantir pelo menos mais uma hora de uso na bateria nos aparelhos em que estiver instalado.

Isso se tornou possível graças a ajustes feitos na maneira em como aplicativos consomem a bateria e como os apps em segundo plano funcionam enquanto não estão sendo usados. A autonomia deverá ser maior no iPhone 6 e iPhone 6S, mas todos os dispositivos deverão melhorar o uso da bateria drasticamente.

9. Segurança

Por fim, a segurança dos dispositivos com iOS 9 também deverá melhorar consideravelmente. Se antes o padrão de senhas para desbloquear seu aparelho consistia de 4 dígitos no iOS 8, agora é possível criar senhas com 6 dígitos. Pode não parecer muita coisa, mas isso certamente complica a vida de quem tenta descobrir a senha de seus dispositivo.

É claro que você ainda pode deixar apenas 4 dígitos ou até mesmo optar por uma senha com uma simples palavra se desejar, mas este novo esquema de segurança é bem mais aconselhado.

O iOS 9 realmente trouxe algumas novidades bem legais, não acha?! Basta saber se elas realmente farão diferença no dia a dia dos usuários dos dispositivos da Apple. Deixe seu comentário dizendo se já atualizou seu iPhone ou iPad e o que achou da nova versão do sistema!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Mylene 29 de março de 2016 3:39

    Meu wifi n iPhone e iPad pararam de fincionAr após atualização só iOS 9 . Não sei mais o que fazer . Tenho q ficar grudada no roteador para funcionar e mesm assomo sinale bem fraco

Voltar ao topo