15 dicas úteis para fazer a bateria do iPad durar mais
27 de março de 2017
Um Comentário
15 dicas úteis para fazer a bateria do iPad durar mais
15 dicas úteis para fazer a bateria do iPad durar mais

15 dicas úteis para fazer a bateria do iPad durar mais

Um Comentário

Mesmo hoje em dia, o iPad é certamente um dos tablets mais populares já criados e está sempre recebendo novas versões mais potentes ou acessíveis. É claro que mesmo com tantas atualizações e melhorias, ainda há diversos problemas com o iPad, inclusive relacionados a sua bateria. Felizmente, há muitas medidas que podem ser tomadas para contornar essa situação, como você mesmo pode conferir no nosso artigo logo abaixo!

Leia também: Os 16 melhores jogos de zumbi para o iPhone e iPad

1. Desative o Wi-Fi

Atualização do iPad Pro

Apesar de ser uma tarefa difícil para a maioria das pessoas que usam um tablet, este hábito é necessário quando se quer economizar a bateria do aparelho. O problema é que o wi-fi acaba usando muitos recursos o tempo todo quando está ativo, algo que facilmente acaba com sua bateria.

Nossa dica é simples: desligue o recurso em momentos que você estiver ocupado e deixe para conferir notificações de redes sociais apenas em certos momentos.

2. Desative o GPS

O GPS pode ser ainda pior que o Wi-Fi em certas ocasiões e um dos piores inimigos da bateria do seu dispositivo. Além disso, não há nenhum bom motivo para deixá-lo ativo se não o estiver usando para chegar em algum lugar, por exemplo.

Simplesmente deixe o recurso desativado sempre que possível, o que já garantirá uma ou duas horas a mais de carga no seu iPad.

3. Desative o Bluetooth

Já se foi o tempo que o Bluetooth era realmente útil para a transferência de arquivos, sendo que atualmente é mais usado por quem tem acessórios sem fios (como fones de ouvidos, por exemplo). O maior problema é que muita gente esquece de desativá-lo quando não está usando, o que resulta em perda desnecessária de bateria.


Faça o mesmo que indicamos com o Wi-Fi e o GPS e desligue o seu Bluetooth sempre que não for usá-lo. São essas pequenas ações que economizam mais bateria no dia a dia.

4. Economize o 3G

ipad pro

Assim como o Wi-Fi, o 3G também gasta bastante bateria quando ativado e deve ser usá-lo apenas quando necessário. É claro que nem todos os tablets da Apple contam com esse recurso, mas se este for o seu caso, é bom ter uma noção de como economizá-lo.

Considerando que a maioria das pessoas possuem planos limitados de internet móvel, essa dica também te ajuda a economizar seu plano de dados.

5. Diminuir o brilho

O brilho da tela do seu iPad serve puramente para que você possa enxergar melhor em diversos tipos de ambientes. Em locais com luz artificial ou menos iluminados, é possível usar um nível baixo de brilho, enquanto que em locais com luz natural e bem forte, é necessário aumentar o nível.

Por isso, preste atenção nos lugares que usa o dispositivo e sempre lembre de ajustar o brilho do aparelho de maneira coerente. A tela do seu dispositivo é o fator que mais gasta bateria, então não tem motivo para piorar a situação com um brilho muito alto.

6. Ative a porcentagem da bateria

Por padrão, sempre vemos o ícone de bateria no top da tela do iPad, mas em atualizações mais recentes a Apple incluiu a possibilidade de vermos a porcentagem da carga também. Isso facilita o gerenciamento da bateria durante o dia, já que você pode saber quando é preciso economizar um pouco mais ou se a carga está se esvaziando rápido demais.

Se a porcentagem já não estiver ativada, você pode fazer ao ir em “Ajustes”, clicar em “Bateria” e habilitar o recurso “Nível de bateria”.

7. Veja como a bateria é gasta

Novo iPad

Na mesma aba de opções da dica anterior, você também encontrará algumas informações importante sobre como sua bateria está sendo usado ao longo do dia. Em “Uso de bateria”, você poderá exatamente a proporção da bateria usada por cada aplicativo no último dia ou semana.

Como mencionamos acima, é só ir em “Ajustes” e clicar em “Bateria” para ter acesso a essas informações mais detalhadas. Assim fica bem mais fácil de analisar como você pode otimizar o desempenho do seu tablet e que apps deve evitar um pouco para economizar a carga.

8. Evite os widgets

Widgets são bonitos, funcionais e dão um visual legal ao seu tablet, mas não adianta colocar um monte deles em sua tela inicial se isso vai acabar com a sua bateria rapidamente. Como eles estão constantemente consumindo recursos e utilizando efeitos visuais, não há como usá-los de maneira eficiente o tempo todo.

Nossa dica é que você use um ou dois widgets que realmente achar útil, como um de calendário ou de previsão de tempo.

9. Ative o modo de economia

A Apple sabe que a bateria de seus dispositivos móveis não é perfeita e que pode não atender às necessidades de todos os seus consumidores. Por isso, nada mais justo do que criar um modo especial para a economia de bateria dos iPads, não é mesmo?!

Você pode ativar esse modo quando perceber que a carga não vai dar durar o tempo necessário ou simplesmente quando quiser economizar um pouco. Para fazer isso, basta ir em “Ajustes”, clicar na aba “Bateria” e selecionar o botão “Modo de pouca energia”.

10. Evite apps pesados

ipad pro 12.9

A maioria das pessoas sabe que usar aplicativos pesados por um longo período gasta bastante bateria, mas o fazem mesmo assim. Não há problemas se você tem como carregar o seu iPad, mas se estiver fora de casa ou seu um carregador, é fácil de perder a noção e acabar ficando sem carga.

Em situações assim, dê preferência por apps que realmente precisa usar ou utilize os mais pesados por curtos períodos de tempo. Ficar de olho na porcentagem da carga também ajuda nestes casos.

11. Evite jogar por muito tempo

A dica acima também vale para jogos mobile, que tendem a ser muito pesados e utilizam bastante recursos o tempo todo no seu iPad. Deixe para jogar quando tiver certeza que poderá carregar a bateria do iPad mais tarde ou opte por games bem mais simples se estiver entediado.

12. Evite vídeos por streaming

Vídeos por streaming são sempre uma boa maneira de passar o tempo, mas também são verdadeiros vilões da bateria. Além de usarem a tela e o áudio do seu iPad sem parar, estes tipos de serviços precisam estar constantemente conectados à internet.

Estes três fatores combinados drenam sua bateria em pouquíssimo tempo, algo que você já deve ter percebido enquanto via seus vídeos. Por isso, deixe essa atividade para quando puder recarregar sua carga quando necessário.

13. Evite músicas por streaming

O mesmo vale para músicas por streaming, que apesar de não serem tão pesadas quanto vídeos, ainda consumem bastante bateria. Não há problema em ouvir suas músicas favoritas no caminho do trabalho ou escola, mas evite fazer por horas se quiser economizar a carga.

14. Não carregue por curtos períodos

trocar de ipad

É comum que as pessoas carreguem a bateria do iPad por curtos períodos de tempo só para garantir um pouco de bateria quando estão pressa, mas este não é um hábito muito saudável para o seu dispositivo.

Ao longo prazo isso pode ser prejudicial para a autonomia de bateria do aparelho, o que pode deixar mais difícil de conseguir fazer a bateria durar durante um dia normal de uso.

15. Deixe a tela virada para baixo

Pode parecer besteira, mas o simples ato de deixar a tela do seu iPad virada para baixo, já pode te ajudar bastante na hora de economizar a bateria. Isso acontece principalmente porque a maioria dos dispositivos móveis mais modernos contam com recursos especiais que reconhecem quando não há luz no ambiente.

Os modelos mais modernos de iPad são capazes disso também e isso diminui o uso de seus recursos pela metade para poupar energia nestes casos específicos. Como ele estará virado para baixo, será equivalente a um lugar sem luz, então você poderá ganhar umas boas horas de carga extra se sempre fizer isso.

Gostou das dicas sobre a bateria do iPad?

Deu para aproveitar nossas dicas sobre a bateria do iPad para fazê-la durar ainda mais no seu dia a dia? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Amauri 16 de abril de 2019 10:48

    Não e mais facil deixar desligado?

Voltar ao topo