7 razões para não fazer o jailbreak no iPhone ou iPad
4 de novembro de 2015
Nenhum Comentário
7 razões para não fazer o jailbreak no iPhone ou iPad
7 razões para não fazer o jailbreak no iPhone ou iPad

7 razões para não fazer o jailbreak no iPhone ou iPad

Nenhum Comentário

O jailbreak sempre é um assunto muito polêmico para quem usa o smartphone ou tablet da Apple, já que apesar de oferecer inúmeros benefícios, ele também pode trazer diversas coisas negativas ao seu dispositivo. Enquanto muitos usuários amam o procedimento que lhes dá mais liberdade, outros ainda têm medo de se arriscar.

Nós já listamos os 15 motivos pelos quais você deveria considerar fazer o jailbreak no seu aparelho, mas como nem tudo neste método é maravilhoso, é necessário avisar sobre os possíveis problemas também. Então, não deixe de conferir nossa lista com as 7 razões para não fazer o jailbreak no seu iPhone ou iPad.

Dica de artigo: 14 aplicativos para fazer compras online no iPhone e iPad

1. Perda da garantia

fazer o jailbreakA primeira coisa que acontece quando você faz o jailbreak em seu aparelho é que se perde a garantia e o suporte dado pela Apple. Pode até não parecer, mas isso é realmente importante, já que qualquer problema que ocorrer com seu iPhone ou iPad, não será coberto por ninguém, mesmo se for um defeito de fabricação.

Considerando que os produtos da Apple estão longes de serem baratos, sugerimos que evite fazer o jailbreak pelo menos enquanto sua garantia de 1 ano estiver vigente. Além disso, é importante pensar a longo prazo e considerar que mesmo que você não precise da garantia imediatamente, nada garante que seu smartphone não tenha qualquer problema durante este período.

2. Problemas com atualizações

O jailbreak só é possível porque alguém encontra brechas nas diferentes versões do iOS, algo que precisa ser renovado constantemente quando há novas atualizações lançadas pela Apple. Isso basicamente significa que se você fizer o jailbreak, não poderá realizar nenhuma atualização ou perderá tudo o que fez com o processo.

No caso, é preciso esperar semanas ou até meses para que seja possível atualizar seu dispositivo sem perder o jailbreak. Infelizmente, isso significa que você acaba ficando com uma versão menos seguro do iOS e sem muitas novidades legais que a Apple introduz em seus aparelhos todos os anos.

3. Pode ser complicado de se fazer

Para muitos usuários experientes, o jailbreak pode ser parecer muito simples, mas para quem usa seus dispositivos de forma mais casual, a situação pode ser bem diferente. Se algo der errado e a pessoa não souber o que fazer, o iPhone ou iPad pode acabar sendo danificado de alguma forma.

É necessário prestar muita atenção, procurar versões exatas que sejam compatíveis com seu iOS atual e seguir as instruções de forma minuciosa. Se for fazer o jailbreak e não souber tanto assim sobre o assunto, pesquise muito e saiba exatamente quais os riscos e como proceder se algo der errado.

4. Vulnerabilidade

jailbreak no iphoneA Apple toma muito cuidado com os aplicativos que chegam à App Store e foram poucas as vezes que vimos algum problema acontecendo por lá. Isso garante que você fique bem mais seguro e tenha mais estabilidade em seu dispositivo, podendo simplesmente instalar tudo o que quiser.

Quando fizer o jailbreak e for baixar apps pelo Cydia, esta certeza já não existirá mais. Apesar de existirem muitos aplicativos normais e seguros por lá, não dá para garantir que você não vai acabar instalando um vírus ou malware sem saber.

5. Nem todos precisam do jailbreak

A verdade é que a maioria dos usuários do iPhone ou do iPad não realmente precisa do jailbreak e provavelmente nunca usaria metade dos recursos possíveis com o processo. Muita gente não utiliza muito as funções oferecidas pela Apple, então imagine como seria inútil ter todo esse trabalho só para ter o dispositivo mais livre.

Se você usa seu smartphone ou tablet de forma mais casual no dia a dia e gosta da segurança, estabilidade e da experiência proporcionada por ele, é melhor pensar bem para ver se vale a pena fazer o jailbreak.

6. Alguns apps do jailbreak também são pagos

Há quem ache que fazer o jailbreak vai garantir aplicativos de graça pro resto da vida, mas a verdade é que os apps e modificações mais legais que você encontrará na loja do Cydia (app na qual você baixa tudo depois do jailbreak) são pagos e podem custar mais do que muitos aplicativos da App Store.

Se esse for o grande motivo de você querer fazer o procedimento em seu dispositivo, sugerimos que pense um pouco melhor e pesquise para ver se as coisas que você quer realmente podem ser adquiridas de graça.

7. Instabilidade

jailbreak no iosSe não deu para perceber com os tópicos mencionados acima, o jailbreak pode trazer muita instabilidade para o seu dispositivo. Além de ter possíveis problemas na instalação, você também pode encontrar muitos empecilhos quando for colocar novos apps ou modificações em seu aparelho.

Você pode ter problemas de compatibilidade ou no seu sistema, o que pode fazer aplicativos e jogos pararem de funcionar bem ou até levar o iPhone ou iPad a reiniciar com frequência.

Sempre é possível fazer uma restauração do sistema, mas isso é algo bem chato de ter que fazer toda hora só para garantir um pouco mais de liberdade.

Encontre também no AppTuts:

O que achou desta lista de motivos para não fazer o jailbreak?

Gostou das nossas razões para não fazer o jailbreak no seu iPhone e iPad? Então deixe seu comentário nos dizendo se acha que vale a pena fazer o procedimento em seu dispositivo ou se é melhor ficar com o iOS original.

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

Voltar ao topo