Surface Pro 3 e iPad Pro: qual o melhor?
16 de setembro de 2015
Nenhum Comentário
Surface Pro 3 e iPad Pro: qual o melhor?
Surface Pro 3 e iPad Pro: qual o melhor?

Surface Pro 3 e iPad Pro: qual o melhor?

Nenhum Comentário

O anúncio recente do iPad Pro trouxe algumas boas novidades em relação aos tablets antigos da Apple, mas muita gente o achou extremamente parecido com a proposta dos híbridos de tablet e computador da Microsoft, o Surface Pro (a Apple nem foi discreta ao usar o “Pro” no nome). A empresa de Bill Gates já vem apostando nesse tipo de dispositivo há algum tempo, mas o preço alto dos modelos mais antigos e certas limitações de seu sistema operacional estavam mantendo o público distante.

Já os modelos mais novos são bem mais eficientes e competitivos, podendo ser comparados diretamente com o novíssimo tablet da Apple. Se você está pensando em adquirir um dispositivo poderoso e portátil como um desses modelos, confira nossa comparação entre o Surface Pro 3 e iPad Pro para descobrir qual dos dois é o melhor!

Design

surface pro 3 e ipad pro

O design geral do Surface Pro 3 não foge muito dos tablets maiores que encontramos atualmente por aí, mas segue uma linha mais elegante e bem construída, como é de se esperar de um produto desenvolvido pela Microsoft. A verdade é que até pelo tamanho, a tela se parece muito com a tela de um notebook comum, o que não é algo negativo tendo em vista o foto mais profissional deste tablet.

Já o iPad Pro se parece apenas com um iPad comum em uma tela gigante, oferecendo basicamente os mesmos aspectos do iPad Air 2, por exemplo. Uma das diferenças é que agora ele possui quatro alto-falantes, o que oferece uma experiência bem melhor aos usuários.

No fim das contas, os dois acabam sendo dispositivos muito bonitos e de alta qualidade, dependendo mais do gosto pessoal do consumidor nesse quesito.

Especificações

surface pro 3 vs ipad pro

Já as especificações mostram algumas claras diferenças. O Surface Pro 3 tem uma tela de 12 polegadas com resolução de 2160 x 1440 pixels, pesa apenas 800 gramas, tem espessura de 9,1 milímetros e vem em algumas configurações diferentes que varia entre tipos de processadores (do Intel Core i3 ao i7), quantidade de RAM (4 GB ou 8 GB) e tamanho de armazenamento disponível (que vai de 64 GB até 512 GB).


Já o iPad Pro conta com uma tela retina de 12,9 polegadas com resolução de 2732 x 2048 pixels, pesa pouco mais de 700 gramas e tem 6,9 milímetros de espessura. Já no que diz respeito de modelos diferentes, só é possível escolher quanto de armazenamento prefere em seu iPad (32 GB ou 128 GB), já que a configuração permanece a mesma de qualquer jeito: tendo um processador A9X (aparentemente duas vezes mais rápido que o iPad Air 2) e  4 GB de RAM.

Com estas comparações, podemos perceber que apesar de ter uma resolução melhor e ser mais fino e leve que o Surface, o iPad Pro acaba pecando por não oferecer mais modelos com configurações diferentes para vários tipos de usuários. O aumento exorbitante de preço em relação apenas ao espaço de armazenamento passa a fazer pouquíssimo sentido quando o comparamos com todas as opções de processadores e RAM oferecidas pela Microsoft.

Leia também: 7 coisas para considerar antes de comprar um iPad

Acessórios

ipad pro teclado

Como sabemos, os dois acessórios mais interessantes e importantes dos dois tablets concorrentes são sua caneta e teclado. Mas quem viu a conferência da Apple com o anúncio do iPad Pro pode ter achado meio estranho que eles mostrassem a capa com teclado super fino e um caneta com diferentes pontos de pressão como se fosse algo completamente inédito e revolucionário por parte da empresa. Se você não entendeu o problema, nós explicamos: isso tem sido feito pela Microsoft com a linha Surface desde o primeiro modelo lançado em 2012.

Ignorando esse deslize da Apple, é importante ressaltar que os dois acessórios funcionam basicamente da mesma maneira nos dois dispositivos, mas sua disposição é um pouco diferente. A caneta do Surface Pro 3, por exemplo, já vem inclusa com o dispositivo, enquanto a do iPad Pro terá que ser comprada separadamente por 100 dólares.

Já os teclados são vendidos separados nos dois casos, sendo que o do Surface Pro 3 custa 129 dólares, aproximadamente 40 dólares mais barato que o do iPad Pro. No caso, é claro que por se tratar de uma tecnologia mais nova, é de esperar que tanto a caneta como o teclado do iPad Pro sejam mais confortáveis e levemente mais fáceis de usar.

Produtividade

novidades do ipad pro

Em questão de produtividade, os dois tablets se destacam bastante e de forma bem positiva. Com ou sem acessórios, os dois são capazes de rodar programas e aplicativos bem pesados, seja para edição de fotos, vídeos ou até para criar e gerenciar documentos e apresentações profissionais.

Com a ajuda da caneta e teclado, é possível realmente ter a sensação de ter um notebook bem mais portátil, mesmo que não tão poderoso quanto tantos modelos disponíveis por aí. Isso é um dos aspectos mais essenciais na decisão de adquirir um dispositivo desses.

A impressão que os dois modelos nos passam é que o Surface Pro 3 é uma opção melhor para quem precisa de uma alternativa prática e poderosa para realizar o mesmo trabalho que em seu notebook, só que com uma maior portabilidade. Enquanto o iPad Pro parece ser perfeito para quem trabalha com certas áreas mais específicas, como design, edição de fotos e vídeos e ilustração. Novamente, tudo depende do uso e necessidade do usuário.

Desempenho

surface pro 3 melhor

Como é de se esperar de produtos dessa qualidade, seu desempenho em relação à tarefas que você originalmente realizaria em um tablet comum e em um notebook intermediário é realmente muito bom. Como já mencionamos antes, a principal diferença entre eles é a possibilidade escolher a configuração que mais combina com você com o Surface Pro 3.

Além disso, o dispositivo da Microsoft oferece uma experiência completa do Windows 10, deixando-o ainda mais próximo de um verdadeiro computador. Já o iPad Pro contará ainda com o iOS 9, que é bem diferente da experiência de um verdadeiro Macbook.

Ainda assim, podemos dizer que o iPad Pro se sai melhor para quem realmente procura um tablet que possa ser usado em questões mais profissionais, em vez de um tipo de notebook mais portátil. Apesar de seu custo-benefício não ser muito bom, o iPad Pro é realmente mais fino, leve e tem uma tela melhor do que seu concorrente.

Qual o melhor?

ipad pro novidades

No fim das contas, não se trata tanto sobre qual modelo é melhor no geral, já que cada um se destaca mais para tipos específicos de usuários. Se você quer mais mobilidade para questões rotineiras e procura uma alternativa aos notebooks, o Surface Pro 3 é o certo. Se prefere um tablet que possa ser eficiente e flexível no trabalho (especialmente em áreas criativas), vá de iPad Pro!

E então, o que achou das nossas dicas sobre o Surface Pro 3 e iPad Pro? Não esqueça de nos deixar um comentário falando se você conseguiu identificar qual deles se encaixaria melhor com você e sua rotina!

Leia também:


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo