WWDC 2019 – Novo (e poderoso) Mac foi revelado!
3 de junho de 2019
Um Comentário
WWDC 2019 – Novo (e poderoso) Mac foi revelado!
WWDC 2019 – Novo (e poderoso) Mac foi revelado!

WWDC 2019 – Novo (e poderoso) Mac foi revelado!

Um Comentário

Um dos principais eventos anuais da Apple, a WWDC 2019 é um evento voltado à desenvolvedores. Mas se já está pensando que esse é um artigo que será complicado de ler, está enganado. É nesse evento que as principais novidades do iOS 13 são anunciadas.

Essas funcionalidades afetam diretamente como você usa seus aparelhos da Apple. Um dos principais anúncios da conferência foi que, em breve, será possível rodar aplicativos no Apple Watch sem depender de um iPhone. Essa é uma das funções mais pedidas desde o lançamento do smartwatch. E olha que ele nem é o astro do evento.

Entendeu como os anúncios desse evento podem afetar sua experiência com o iPhone, iPad, Macbook, Apple Watch e Apple TV? Então confira abaixo todos os anúncios sobre o iOS 13 e seus irmãos no WWDC 2019!

WWDC 2019 — Apple TV

No último evento da Apple, foi anunciado um serviço próprio de streaming, como uma Netflix própria. Por isso, a WWDC 2019 começou com o trailer de uma nova série exclusiva do serviço, chamada For All Mankind.

A série fará parte do acervo de lançamento do Apple TV+, que será disponibilizado em cerca de 100 países ao redor do globo simultaneamente.

O tvOS, sistema que controla o aparelho Apple TV, receberá importantes atualizações. A primeira delas é uma reforma completa da tela inicial. Desde o momento que liga o dispositivo, a tela mostrará trailers e indicações de filmes e séries, de acordo com seu perfil.

Além disso, será possível criar mais de um usuário no aparelho. Cada perfil terá suas próprias recomendações e tela inicial personalizada.

Se você curte jogar na Apple TV e possui um Xbox One ou Playstation 4, o melhor anúncio da WWDC 2019: o tvOS terá suporte ao controle dos dois consoles!


Apple Watch — agora livre do iPhone!

Desde o lançamento da primeira edição, o Apple Watch sempre foi dependente do iPhone. De maneira que é impossível ter um relógio da Apple sem ter o smartphone.

Finalmente a Apple atendeu às preces de seus usuários e o watchOS terá uma nova App Store com aplicativos que funcionarão sem a necessidade do celular.

Outra novidade são as novas Faces, ou seja, as telas iniciais do smartphone. Foram anunciadas uma grande variedade de faces para personalizar a tela do seu smartwatch. Todas elas serão customizáveis.

wwdc 2019 watch

Entre as novas funcionalidades do Apple Watch mostradas na WWDC 2019, destacamos a possibilidade de criar lembretes em áudio e ouvir a podcasts ou audiolivros. O relógio contará com aplicativos para ouvir músicas online, que também funcionarão de maneira independente.

O smartwatch também contará com uma calculadora própria e receberá melhorias em seus apps relacionados à saúde e qualidade de vida.

WWDC 2019 — novidades do iOS 13!

Até então, havíamos visto novidades sobre os sistemas secundários da Apple. A partir daqui, pudemos ver tudo o que a Apple está reservando para a próxima edição do seu sistema mobile.

wwdc 2019 sistema

O primeiro anúncio foi sobre melhorias na performance. O desbloqueio de tela pelo FaceID ficará 30% mais rápido. A Apple prometeu atualizações 60% menores e duas vezes mais rápidas de instalar.

Uma das novidades mais pedidas pelos usuários que já existe no Android Pie está chegando ao iOS 13: modo noturno!

O aplicativo de anotações e lembretes nativo do iPhone foi refeito do zero, com melhorias consideráveis. Agora, será possível anexar arquivos e imagens como fazem alguns apps de produtividade. Além disso, também será possível marcar a localização e registrar notificações que são enviadas ao seu iPhone quando estiver falando com um contato que precise falar de um assunto importante.

Sabe aquela conversa que precisa ter com seu chefe sobre um aumento? Você pode programar uma notificação para te encorajar a falar sobre o assunto!

Outros aplicativos como o Safari, app de notas, Apple Maps e o aplicativo de emails do iPhone também receberão melhorias de performance. Os memoji também receberão melhorias, com opções de criação e personalização de todos os tipos.

Edição de fotos e vídeos no iOS 13

Um ponto forte do novo iOS está em sue aplicativo de fotos e vídeos. O primeiro deles é a possibilidade de ajustar a iluminação no modo retrato. Mais ferramentas para edição de vídeo também foram anunciadas, embora não seja nada fora do que aplicativos para edição de vídeo já fazem.

Apagar fotos duplicadas é uma das tarefas chatas que temos de fazer quando tiramos diversas fotos de uma só vez para escolher a que ficar melhor. Por meio da tecnologia de aprendizado de máquina, o iOS 13 apagará automaticamente fotos duplicadas e selecionará a melhor.

A maneira como sua galeria é organizada também receberá grandes mudanças. Com o sistema, você poderá visualizar suas fotos divididas por dias, meses ou anos, além da visualização tradicional. Como se fosse um aplicativo de diário, só que com fotos.

filtre suas fotos no ios13 com a nova aba anual

WWDC 2019 — Novas funcionalidades para a Siri

A assistente virtual da Apple está indo muito além das frases engraçadas que pode dizer a ela. Durante o evento, a Apple anunciou que poderá ouvir mensagens recebidas e respondê-las de imediato, usando os Airpods em conjunto com a assistente.

Além disso, ela terá integração com o Carplay e aplicativos de rádio online, permitindo escolher e pedir para sintonizar em sua favorita.

iPadOS — Uma das maiores surpresas do evento!

O iPad não irá mais partilhar o iOS com o iPhone e passará a ter um sistema próprio chamado iPadOS. Desde sua primeira versão, o tablet da Apple usava o iOS.

A mudança trará alguns benefícios, especialmente para o Safari. Após o lançamento do iPadOS, o navegador da Apple rodará em modo desktop no tablet, ao invés da versão mobile. O browser foi otimizado de forma que a visualização seja perfeita.

Outra funcionalidade interessante do navegador é a possibilidade de abrir outros apps no canto da tela. Para isso, bastará deslizar o canto da tela para a esquerda. Na WWDC 2019, foram mostrados os apps de Notas, Email e Calendário funcionando lado ao lado com o Safari.

Essa funcionalidade se estende ao iPad na totalidade. Ou seja, também poderá exercer seu multitasking ao poder usar mais de um app simultaneamente com o seu tablet. A Apple revelou que a funcionalidade também estará disponível para aplicativos que não são da companhia.

wwdc 2019 multitasking

Além dessas funções, a Apple Pencil recebeu melhorias na resposta, será possível fixar widgets em qualquer lugar da tela e, o mais importante: poderá conectar cartões de memórias e pendrives USB no iPad!

Apesar de significativos, esse não foi o maior anúncio do evento, cujos holofotes estavam no novo Mac Pro e o Pro Display XDR, monitor da Apple. Confira abaixo!

WWDC 2019 — O anúncio do novo Mac Pro!

Com portabilidade em mente, o design do novo Mac Pro o permitirá rapidamente guardar o computador em uma espécie de maleta para carregá-lo para qualquer lugar.

Obviamente esse não foi o único anúncio sobre o novo computador. A companhia da maçã também investiu forte na capacidade gráfica de sua próxima geração de computadores.

conheca o novo computador da apple

Além das entradas PCI para placas de vídeo comuns, ele trará um novo e mais rápido módulo chamado MPX Module. Até o momento, apenas duas placas compatíveis foram anunciadas: a Radeon Pro 580x e a Radeon Pro Vega II, com 14 teraflops e 32GB HBM.

O módulo traz dois slots, o que significa que pode colocar duas Radeon Pro Vega II simultaneamente, dobrando a capacidade gráfica do seu Mac Pro. A Apple não quis parar por aí.

A companhia da maçã mordida também irá lançar um acelerador gráfico chamado Afterburner, capaz de elevar ainda mais as possibilidades de reproduzir gráficos impressionantes. O equipamento permitirá processar até 6 bilhões de pixels simultaneamente.

O que isso significa? Que o computador será capaz de reproduzir até 3 streams em qualidade 8K ou incríveis 12 streams na qualidade 4K! Além disso, a placa e computador terão suporte das maiores companhias na área de computação gráfica, como Adobe, Pixar e Unity, entre diversas outras.

Entre outras configurações, o computador virá equipado com 32GB de memória RAM e um SSD de 256GB para armazenamento. O Mac Pro virá equipado com duas entradas Thunderbolt 3, duas entradas USB-A e uma entrada para fone de ouvido de 3,5mm.

O novo Mac Pro chegará ao mercado na primavera desse ano custando $5999. Convertendo para nossa moeda, o computador custa cerca de R$ 25000.

Um monitor incrível para acompanhar o Mac Pro

Junto ao computador da Apple, também foi anunciado o Pro Display XDR, que expande a reprodução em HDR a um outro nível. Com 32 polegadas de tamanho e em LCD, o monitor terá resolução em Retina 6K e design modular.

wwdc 2019 telamac

O que isso significa?

Que ele pode ser facilmente ajustado, não importa qual a maneira mais ergonômica para você. Você poderá ajustar sua altura, ângulo e até mesmo rotacionar a tela. Além disso, poderá ajustar a tela do Pro Display XDR para ficar em modo retrato!

Outra possibilidade interessante é que pode usar o cabo Thunderbolt 3 para incluir até 6 telas simultaneamente, reproduzindo até 120 milhões de pixels ao mesmo tempo. O preço disso? A bagatela de $4999.

WWDC 2019 — Fim do iTunes e novo macOS

Fechando essa edição do evento da Apple para desenvolvedores, tivemos a apresentação do Catalina, nova edição do macOS!

O primeiro anúncio foi a de que o iTunes irá acabar e se dividiu em três apps — Apple Music, Apple TV e Apple Podcasts. Os vídeos reproduzidos pelo novo iTunes poderão ser vistos em até 4K HDR. Vale lembrar que tudo que tiver comprado no antigo iTunes será preservado.

Outra grande novidade para quem usa o iPad e o Mac é a possibilidade de incluir o tablet como uma segunda tela, através do cabo Thunderbolt que mencionamos antes.

agora voce podera usar o ipad como segunda tela do mac

 

Os controles de acessibilidade também são uma das funções mais interessantes. Com o Catalina, você poderá exercer controle total por voz do computador. A funcionalidade também foi estendida para o iOS 13.

O serviço Encontrar meu iPhone também foi estendido ao Mac e agora passa a se chamar apenas Encontrar meu. A melhor novidade é que não é necessário que seu Mac ou iPhone estejam online para serem localizados.

Através de conexão Bluetooth anônima, seu aparelho irá se comunicar com outros celulares, tablets e computadores até que o sinal chegue a você, permitindo que localize seu aparelho.

Mas foram os desenvolvedores que ganharam mais. Na área de programação, a Apple está unificando as bibliotecas do iOS e do macOS. Isso significa que, com o mesmo código, será possível lançar aplicativos para os dois sistemas simultaneamente.

Por fim, tivemos a primeira apresentação de gameplay de Minecraft Earth, que usará a tecnologia de realidade aumentada para expandir seu mundo de bloquinhos ao nosso mundo real.

wwdc 2019 minecraft

Ao fim da apresentação, o CEO da companhia Tim Cook informou que todas as plataformas de software mostradas no evento estão disponíveis em versão beta para download. O lançamento oficial dos sistemas, do novo Mac Pro e o Pro Display XDR estão agendados para a primavera dessa ano.

Acesse o link para assistir à gravação do evento na íntegra e nos diga: o que achou dos anúncios da WWDC 2019?


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Sam 20 de junho de 2019 3:35

    De maneira que é impossível ter um relógio da Apple sem ter o smartphone.
    http://happy-wheelsgames.com/

Voltar ao topo