10 coisas a fazer após ter o iPhone roubado
Nenhum Comentário
10 coisas a fazer após ter o iPhone roubado
10 coisas a fazer após ter o iPhone roubado

10 coisas a fazer após ter o iPhone roubado

Nenhum Comentário

Ter o iPhone roubado é uma situação péssima, mas que pode acontecer a qualquer um. Por isso, é necessário que esteja o mais preparado possível para lidar com isso assim que perceber que o smartphone se foi. Isso vale para apps de segurança ou simples medidas que deve tomar o quanto antes.

Sabemos que nem sempre dá para ter noção do que priorizar nessas horas, então listamos alguns dos fatores mais importantes. Caso esteja curioso, você pode conferir tudo o que deve fazer primeiro após ter seu iPhone roubado. Confira todas as nossas dicas e sugestões na nossa lista logo abaixo!

1. Localize o iPhone via GPS

ter o iphone roubado buscar

A maioria dos usuários do iPhone usa o app “Buscar” para situações assim. Sua configuração é altamente recomendada logo no início de seu uso com o aparelho, garantindo que seja possível encontrá-lo em qualquer situação que ele seja perdido.

Com ele ativo, você pode facilmente acessar o site do iCloud para localizá-lo ao ter o iPhone roubado. Você pode fazer isso ao logar em sua conta através do link a seguir.

Caso tenha outro dispositivo da Apple com o mesmo ID Apple, você também realizar a busca por ele. É possível até fazer o aparelho emitir um som caso perceba que ele está perto da sua localização atual.

Isso ajuda bastante na hora de encontrá-lo, mas lembre de priorizar a sua segurança. Ao ter o iPhone roubado, pode ser melhor ir atrás do aparelho junto da polícia.

2. Maque o aparelho como perdido

Outra vantagem que o iPhone possui é que é possível marcá-lo como perdido a qualquer momento. Isso bloqueia o dispositivo totalmente de forma remota e você ganha um código de acesso especial.


Desta forma, só você terá como desbloqueá-lo se conseguir recuperar o aparelho. Fora isso, depois de ativar essa opção, o iPhone roubado exibirá uma mensagem especial.

Nela, haverá a indicação de que este iPhone foi perdido e que a pessoa que o encontrar poderá contactar seu dono em um telefone específico.

Tudo isso pode ser feito através do app “Buscar”. Você pode conferir mais sobre isso através do link.

3. Encerre sessões em redes sociais

Mesmo ao ter o iPhone bloqueado, é bom tomar algumas medidas de segurança para proteger seus dados. Isso inclui sair de todas as mídias sociais que tiver logado previamente no aparelho.

No geral, apps de conversa, redes sociais e contas de email permitem que você encerre sessões específicas no site oficial. Use essa oportunidade para que a pessoa que roubou o iPhone não tenha acesso a nada.

Esse acesso poderia colocar suas informações em perigo, mas também abrir a possibilidade de golpes. Então é importante dar a atenção devida a isso.

4. Remova seus cartões de crédito

Há quem tenha cartões crédito e débito adicionados ao Apple Pay, algo que você pode e deve remover no site da Apple quanto antes ao ter o iPhone roubado. Fora isso, é bom lembrar de qualquer site de compras que tenha acessado no aparelho.

Eles ainda podem estar com a sessão ativa e com suas informações de compra disponíveis no aparelho. Neste caso, você pode remover os cartões do site ou tentar encerrar essas sessões ativas no iPhone em questão.

5. Mude suas senhas

apps do iphone

Aqui fica outra dica bem importante em questão de suas redes e apps mais usados. Se não tiver como encerrar a sessão de algum deles ou só quiser ter uma garantia extra de segurança, mude suas senhas.

Isso quase sempre força um novo login em certos sites, o que deixa as informações e dados no iPhone roubado bem menos acessíveis. Pode ser um processo meio chatinho, mas é bastante recomendado.

6. Reporte o roubo

Uma das primeiras coisas que deve fazer é reportar o iPhone roubado para a polícia. Desta forma, não só fica mais fácil de encontrá-lo mais tarde, como também é um passo necessário para quem tem o seguro do aparelho.

Faça o seu boletim de ocorrência e procure saber como é o procedimento para tentar recuperar o aparelho o mais rápido possível na sua região.

7. Ligue para sua operadora

Outro passo que deve tomar bem rápido é ligar para sua operadora de celular. Informe que acabou de ter o iPhone roubado e dê todas as informações necessárias para conseguir encontrá-lo.

O importante aqui é pedir que o seu número seja desativado. Desta forma, ninguém poderá usá-lo para enviar mensagens, fazer ligações ou tentar se autenticar em algum processo de segurança de duas etapas.

Vale lembrar que também é possível transferir esse número para um novo chip se precisar. Você pode aproveitar essa ligação com a operadora para saber exatamente como fazer isso.

8. Apague os dados

Agora que a maioria das medidas de segurança foram tomadas, é bom começar a pensar em apagar os dados do iPhone furtado. Essa é uma medida mais drástica e que só deve ser tomada em certas situações.

Isso inclui casos nos quais não conseguiu apagar informações ou arquivos pessoais específicos. Não ter mais esperanças de reaver o iPhone roubado também é um destes casos. Falamos isso pois, ao apagar os dados, não será mais possível usar o app “Buscar” para localizá-lo, por exemplo.

É claro que você ainda terá o backup antigo da sua conta para usar em um novo iPhone. Isso acaba tornando o processo mais aceitável nesses casos.

Tudo pode ser feito do site da Apple, como pode conferir no link a seguir.

9. Notifique sua seguradora

Conforme mencionamos anteriormente, é possível que você tenha um seguro para o caso de ter o iPhone  roubado. Pode até não parecer, mas isso já se tornou uma prática comum com smartphones mais caros.

A cobertura mais óbvia e usada no caso dos iPhones é AppleCare+, da própria Apple. De qualquer forma, se tiver um seguro contrato para o iPhone, é bom contactá-los quanto antes para tentar diminuir seu prejuízo.

10. Avise quem puder

ter o iphone roubado dicas

Também recomendamos que você avise quem puder do roubo do celular. Isso garante que seus amigos, familiares e colegas de estudo/trabalho não caiam em possíveis golpes.

Isso pode acontecer por mensagens de texto, apps de conversa ou até por ligações telefônicas. O ladrão também pode pegar seus contatos do iPhone e tentar uma ligação posterior.

No geral, uma postagem nas suas redes sociais é o suficiente para alertar todos da situação. É uma medida simples, mas extremamente útil.

Gostou das dicas do que fazer ao ter o iPhone roubado?

Deu para aproveitar a nossa lista para saber como lidar com a situação de ter o iPhone roubado? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou das dicas e se há outro fator que gostaria de ter visto em nossa lista.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo