7 dicas para reduzir o uso de dados no iPhone
9 de outubro de 2015
2 Comentários
7 dicas para reduzir o uso de dados no iPhone
7 dicas para reduzir o uso de dados no iPhone

7 dicas para reduzir o uso de dados no iPhone

2 Comentários

É bem comum recorrer à conexões 3G ou 4G quando não há redes Wi-Fi disponíveis, especialmente fora de casa ou em viagens. Mas mesmo sendo bem útil na maior parte das vezes, é quase impossível deixar de notar como o pacote de dados pode acabar rápido, com apenas algumas horas de uso.

Isso se deve bastante tanto ao nosso uso impensado do recurso como ao fato de muitas páginas da internet serem bem pesadas hoje em dia. É claro que nosso uso contínuo de apps que consomem internet em segundo plano também não ajuda em nada.

Felizmente, isso pode ser resolvido no iPhone com algumas dicas bem simples de serem aplicadas no dia a dia. Caso esteja precisando saber mais sobre o assunto, basta conferir nossa lista com as 7 melhores dicas para reduzir o uso de dados no iPhone!

1. Desligue o uso de dados para o iCloud

reduzir uso de dados no iPhoneSe você usa bastante o iCloud para transferir ou armazenar seus arquivos na nuvem, pode querer desativar o uso do recurso enquanto estiver usando o 3G. Além de ser desnecessário se você tiver fontes de redes Wi-Fi durante o seu dia, isso acaba consumindo muito do seu pacote de dados.

Para resolver isso, basta ir em seus ajustes e procurar pela opção “iCloud”. Selecione o “iCloud Drive” e desative a última opção da lista, referente ao uso de dados do celular. Esta opção não afeta em nada o uso do iCloud quando você estiver usando o Wi-Fi, então não precisa se preocupar.

2. Desative o download automático com o uso de dados

Muitos aplicativos podem acabar fazendo downloads enormes de conteúdo extra ou certas atualizações quando você não os estiver usando. É claro que isso consome muita internet e pode acabar rapidinho com sua franquia de dados do celular.

Se não quiser mais ter este tipo de problema, vá para os Ajustes de seu smartphone e clique na aba do iTunes. Entre algumas opções, você verá a opção “Usar dados do celular”, que deverá ser desativada para que seu 3G não seja gasto em vão.

Leia também: Como ter reembolso de apps comprados no iPhone e iPad


3. Desligue o Wi-Fi Assist

O recurso “Assistência Wi-Fi” (que também é bem conhecido com Wi-Fi Assist) pode ser útil quando você precisa ficar conectado à internet de qualquer maneira, mas pode ser uma grande dor de cabeça caso contrário. O que ele faz é ter sempre certeza de que seu iPhone esteja conectado à uma boa conexão com a internet, seja Wi-Fi ou 3G.

Isso significa que se sua conexão Wi-Fi estiver lenta ou com sinal fraco, o recurso irá ativar o uso de dados automaticamente, sem que você perceba. Isso pode fazer com você use seu 3G em momentos desnecessários e de forma imprudente, te levando a gastar todos os seus gigas sem nem saber. Para desativar esta função, vá aos seu Ajustes, clique na opção “Celular” e desative a função “Assistência Wi-Fi”.

4. Restrinja os apps que usam seu pacote de dados

restringir o 3G no iPhoneEsta é outra dica bem vital para quem usa bastante o 3G durante o dia a dia. Como você bem sabe, seus aplicativos têm permissão de usar seu pacote de dados para se conectar à internet e assim facilitar seu uso enquanto não houver uma conexão Wi-Fi.

Até aí tudo bem, já que esse é exatamente o propósito do 3G. O problema é que muitos apps que você não usa tem permissão de usar seu pacote de dados e de funcionar em segundo plano. Para resolver o problema, vá em seus Ajustes, clique na opção “Celular” e você verá uma lista de aplicativos ativados para uso do seu 3G. Basta clicar em cada um que quiser desativar e isso deverá ser o suficiente.

5. Desative a atualização automática de aplicativos

Um dos maiores erros que alguém pode cometer com seu pacote de dados no iPhone é deixar todas as configurações do jeito que vieram por padrão, como já pudemos analisar nas dicas anteriores. Outro bom exemplo disso são as atualizações automáticas de aplicativos que podem ocorrer mesmo quando o 3G estiver ligado.

Isso basicamente significa que seu pacote de dados pode ser usado para fazer download de atualizações que poderiam ser feitas apenas com o Wi-Fi. O pior é que você pode nem perceber que estas atualizações estão sendo feitas e ficar sem entender quando o 3G parar de funcionar. Para desativar este recurso, vá aos Ajustes do iPhone e clique na opção “Geral”. Agora é procurar e desativar a função “Atualização em 2° plano”, que pode ser ativada novamente a qualquer hora se preferir.

Banner apptuts

6. Evite streaming de alta qualidade no pacote de dados

Por algum motivo, a Apple achou que seria uma boa ideia colocar por padrão a opção de Streaming de alta qualidade para o app “Música” mesmo quando o usuário estivesse usando seu pacote de dados. É claro que esta é uma ótima opção para alguns usuários, mas não é exatamente o ideal para a maioria da pessoas que usa seu 3G no dia a dia.

Felizmente, é bem fácil de impedir que sua internet se gaste apenas em música. Vá aos seus Ajustes, clique em “Música” e desative o recurso de streaming de alta qualidade com o uso de dados.

7. Use seu pacote de dados apenas quando necessário

internet no iphoneA nossa última dica da lista pode parecer bem óbvia, mas a maioria das pessoas acaba tratando o pacote de dados como o Wi-Fi, não dando tanta atenção para quando o 3G está ligado ou não. Isso claramente faz com que ele acabe muito rápido e sem um uso realmente útil.

O melhor a se fazer nestes casos, é sempre desativar o 3G quando não estiver usando a internet para nada ou quando tiver a possibilidade de se conectar a uma rede Wi-Fi. Isso combinado com nossas dicas anteriores fará com seu pacote de dados dure muito mais e realmente seja usado de maneira eficiente durante seu dia. Além disso, você corre bem menos risco de usar toda a franquia contratada antes que o mês acabe.

Gostaram das dicas para economizar o uso de dados no iPhone? Deixe seu comentário abaixo dizendo se elas te ajudaram com seu plano de dados ou se ficou com alguma dúvida!

Leia também:


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

2 Comentários

  1. tais 2 de fevereiro de 2018 2:24

    obrigada.
    testarei aqui se o iphone 5 desativará mesmo a cobrança de credito dos dados moveis toda maia noite….

  2. Adriana de Jesus 14 de março de 2018 18:38

    Adorei as dicas, é sempre bom contar com a ajuda de vcs?

Voltar ao topo