Bateria de iPhone: 10 mitos desvendados!
24 de agosto de 2018
Nenhum Comentário
Bateria de iPhone: 10 mitos desvendados!
Bateria de iPhone: 10 mitos desvendados!

Bateria de iPhone: 10 mitos desvendados!

Nenhum Comentário

Com a popularidade da marca e o aumento de uso do aparelho, surgiram inúmeros mitos sobre a bateria de iPhone. Mas será que todos eles são verdade? Veja nossa lista com 10 mitos desvendados sobre a bateria de seu smartphone iOS.

Leia também: 12 dicas sobre o que fazer quando o iPhone cai na água

1. Calor afeta a durabilidade da bateria (Verdade)

Isso é verdade. As baterias do iPhone são feitas de íon de lítio, que tem uma boa resistência contra o frio, mas não contra altas temperaturas. Portanto, em dias quentes evite deixar o iPhone exposto ao sol ou em ambientes com pouca ventilação. Lembre-se também de não largar seu iPhone dentro do carro com as portas e janelas fechadas caso tenha estacionado fora da sombra.

Normalmente quanto exposto ao calor acumulado a bateria vai descarregar mais rápido, mas não resultará em danos permanentes. Mas caso o iPhone fique nesta situação por muito tempo, o tempo de vida da bateria pode ser significantemente reduzido.

bateria-de-iphone-temperatura

2. O tempo de vida da bateria piora após atualizações (Verdade)

Quando um iPhone é atualizado ele deve reconfigurar e certificar-se que todos os seus aplicativos e recursos estão funcionando perfeitamente. Este processo pode levar até mais de um dia caso seja constantemente interrompido.

Durante este período a bateria do telefone será constantemente drenada, devido a quantidade de ajustes que o aparelho estará processando. O melhor a se fazer quando atualizando é deixar o telefone conectado a uma rede Wi-Fi estável e, de preferência, no carregador.

3. É melhor manter a bateria entre 40% e 80% (Verdade)

Este mito é verdade. Bateria de íon de lítio duram mais tempo caso sejam mantidas entre um intervalo de 40% e 80%. Fora isso, também é necessário completamente descarregar a bateria pelo menos uma vez ao mês para que os recursos do aparelho que detectam quanto tempo de bateria está sobrando não sejam descalibrados.

Ao mesmo tempo, não é um problema que a bateria chegue no 100%, porém é importante tirar do carregador nesse tempo. O impacto não é tão grande assim, mas dá pra salvar algum tempo extra da vida da bateria ao fazer isso.

4. Deixar o telefone carregando mesmo quando a bateria está cheia é ruim (Mito, mas não é recomendável fazer)

Sim, mas não exatamente. Este mito surgiu no passado, com as baterias e tecnologia mais antigas era possível “sobrecarregar” um telefone. Isso comumente acontecia quando usuários esqueciam o aparelho no carregador e dormissem, por exemplo. Isso poderia fazer com que a bateria do aparelho superaquecesse ou até mesmo que explodissem.

Hoje em dia, smartphones são muito mais inteligentes quando se trata de controlar os níveis de bateria do telefone. É muito mais raro (mas ainda possível) que um celular exploda enquanto estiver carregando. Mesmo assim, ainda é ruim deixar o aparelho plugado a todo momento, isso é porque a degradação do tempo de vida da bateria é acelerada quando ele está carregando.

bateria-de-iphone-carregar

5. Fechar aplicativos ajuda a conservar bateria (Mito)

Este é um dos maiores mitos sobre a bateria de iPhone. Mas fechar aplicativos não necessariamente faz com que seu tempo de bateria seja prolongado. Isso acontece porque, quando um aplicativo é fechado, ele deve ser removido da memória de seu aparelho e esse processo gasta bateria. Além disso, quando abrimos o mesmo aplicativo novamente, nós precisamos de processamento para que ele seja carregado na memória mais uma vez e isso também gasta bateria.

Enquanto isso, essencialmente quando saímos sem fechar os aplicativos, estes entram em um modo “congelado” em segundo plano, não fazendo nada nem solicitando recursos. Isso gasta menos bateria do que o procedimento anterior. Além disso, o iOS é capaz de fechar aplicativos automaticamente quando necessário para alocação de memória. Ou seja, não precisamos fazer isso manualmente.

Por outro lado, aplicativos que continuam funcionando em segundo plano, como aplicativos de mensagem, de fato drenam sua bateria enquanto estão em execução. O problema é que se você fechá-los completamente, como o Whatsapp, por exemplo, não receberá mais notificações de novas mensagens, nem mesmo ligações.

6. Carregadores não oficiais estragam a bateria (Depende)

Este é um dos mitos sobre a bateria de iPhone mais comuns. Hoje em dia, carregadores USB são homologados e padronizados de forma que eles podem tranquilamente ser utilizados para o carregamento de seu aparelho sem qualquer dano à bateria.

Porém, carregadores falsificados, de baixa qualidade produzidos e vendidos por um preço menor não são recomendados. Portanto, na dúvida, é melhor utilizar um carregador oficial para seu iPhone, ou pelo menos um outro que seja de qualidade comprovada, como os da Samsung, etc.

bateria-de-iphone-oficiais

7. Wi-Fi, GPS e Bluetooth drenam sua bateria (Verdade)

É verdade. Porém, não tanto quanto imaginamos. O fator determinante para o quanto de bateria é utilizado depende dos aplicativos que estão demandando estes recursos. Se vários aplicativos de localização estiverem funcionando em segundo plano, por exemplo, o impacto ao desligar as ferramentas de localização do seu iPhone será maior.

Por outro lado, se não tivermos nenhum aplicativo acessando a localização, exceto os necessários pelo sistema, por mais que a bateria ainda seja consumida, a quantidade é bem menor. A melhor forma de cortar estes serviços completamente e salvar um pouco de bateria é utilizando o Modo Avião.

8. O brilho da tela afeta a bateria (Verdade)

Definitivamente sim. O brilho da tela é um dos fatores que mais consomem a bateria de seu iPhone. Idealmente não use mais do que 50% de brilho, além de ser saudável para seus olhos, ajudará a fazer sua bateria durar mais. Quando quiser preservar mais ainda sua bateria, considere reduzi-lo para o mínimo.

O brilho pode ser facilmente acessado pelo menu ao deslizar o dedo de baixo para cima na tela, junto às configurações de Wi-Fi, Bluetooth, etc.

bateria-de-iphone-brilho

9. Carregamento rápido irá destruir sua bateria (Mito)

Não exatamente. O problema do carregamento rápido não é nada relacionado diretamente a como ele funciona, mas sim ao fato de que ele gera mais calor. Lembra do primeiro mito? Calor é um fator que realmente pode atrapalhar o tempo de vida da bateria de iPhone. Mesmo assim, o impacto causado pelo carregamento rápido não é tão grande quanto imaginamos, portanto não é completamente não recomendado utilizá-lo.

10. Reiniciar o celular pode ajudar a salvar bateria (Depende)

Este mito sobre a bateria de iPhone depende de várias circunstâncias. Caso alguns processos ou aplicativos em seu iPhone tenham parado de funcionar como deveria, eles podem tanto ocupar mais memória no seu aparelho quanto solicitar mais processamento. Isso pode acontecer mesmo depois que paramos de utilizar os mesmos.

Normalmente a primeira coisa a se notar nesta situação é que o smartphone se tornará um pouco mais lento. Nesta situação sim, reiniciar irá resolver este problema e evitar o consumo desnecessário da bateria. Porém em situações normais, reiniciar o seu celular não terá nenhum efeito na longevidade de sua carga.

Encontre também no AppTuts:

O que achou destes mitos sobre a bateria de iPhone?

Você já conhecia todos eles e sabia quais “fatos” da bateria de iPhone eram verdades ou mentiras? Conta pra gente nos comentários se esquecemos de algum mito!

Seções:
Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo