Como vender um iPhone usado?
17 de setembro de 2018
2 Comentários
Como vender um iPhone usado?
Como vender um iPhone usado?

Como vender um iPhone usado?

2 Comentários

O iPhone é um dos poucos smartphones quem consegue ter um valor mesmo depois de usado. Isso acontece especialmente pelo preço alto dos modelos novos, o que faz muitos consumidores procurarem alternativas. É claro que nem por isso dá para simplesmente colocar seu smartphone à venda por qualquer preço e esperar as ofertas. Para conferir algumas das dicas mais essenciais na hora de vender um iPhone usado, basta conferir nossa lista logo abaixo!

Leia também: Descobra se seu iPhone, iPad ou iPod é compatível com o iOS 12

1. Saiba o valor do modelo

vender um iPhone usado

Antes de qualquer coisa, você deve fazer algo bem importante: pesquisar o seu modelo de iPhone e saber quanto ele vale. O ideal é que você saiba bem o valor dele como novo e em variados estados de usado.

Desta forma, fica mais fácil de saber a média que você poderá cobrar inicialmente. Tente colocar um preço bem competitivo, mas levemente mais alto do que espera receber. Dizemos isso porque certamente haverá consumidores fazendo ofertas menores, então já é bom ter isso em mente. No geral, você pode encontrar os preços em sites de leilão como o Mercado Livre e OLX, por exemplo.

2. Veja as condições do iPhone

Com uma noção dos valores do seu modelo de iPhone, é bom fazer uma vistoria geral do aparelho. Não adianta querer vender o seu dispositivo pelo mesmo preço de outro iPhone em um estado muito melhor, por exemplo.

Saiba se está tudo funcionando, veja se há riscos, se ele está mais lento, se demora para carregar, se a tela tem rachaduras, etc. Tudo isso precisa ser notado e levado em consideração na hora de colocá-lo à venda e estabelecer o preço.

3. Seja sincero sobre o estado do iPhone

Seja para vender a conhecidos pessoalmente ou através da internet, você precisa ser sincero sobre o estado do seu iPhone. Tudo o que encontrar de errado (por menor que seja) deve ser comunicado aos interessados no aparelho.

Caso isso não seja feito, o comprador pode pedir seu dinheiro de volta, mesmo se for um desconhecido comprando no Mercado Livre. No geral, as pessoas não esperam que iPhones usados estejam em perfeito estado, então não precisa se preocupar com alguns arranhões na traseira espantando os compradores, por exemplo.

Na verdade, sua sinceridade com o estado do iPhone pode atrair as pessoas que não confiam em anúncios de smartphones usados em perfeitas condições.

4. Inclua acessórios

vender iPhone usado

Considerando que seu iPhone é usado, é de se esperar que você tenha pelo menos alguns acessórios dele. Isso vale para películas para a tela, capas de proteção, um carregador extra, etc.

Nossa dica é que inclua todos os acessórios que puder sem aumentar tanto o preço final. Isso vai atrair mais interessados, já que a oferta é bem melhor e eles não precisam se preocupar em adquirir os tais acessórios separamente.

5. Limpe bem o iPhone

O seu próximo passo deve ser de limpar o iPhone. Querendo ou não, o uso diário de um smartphone acaba deixando ele meio sujinho de formas não perceptíveis.

Isso inclui marcas de dedo, poeira nas bordas entre a tela e até mesmo sujeira nas entradas de fone de ouvido e do carregador. Como um aparelho sujo espanta qualquer comprador, certifique-se de checar tudo isso e deixe-o como novo. Há muitos produtos baratos de limpeza para aparelhos eletrônicos que você pode encontrar em qualquer mercado, então sugerimos que use algo assim no seu iPhone.

6. Tire fotos diversas do iPhone

Agora que seu iPhone está limpo e seus acessórios estão separados, é hora de tirar algumas fotos. Essas imagens podem ser usadas para divulgar a venda do aparelho na internet ou até para mostrá-lo a um amigo, colega de trabalho ou familiar.

Nossa sugestão é que mostre o iPhone de ângulos diferentes, de forma que o interessado possa ver a tela, a parte traseira e qualquer arranhão que o aparelho possa ter. Desta forma, a pessoa nem tem como reclamar que você omitiu detalhes depois da compra.

Também sugerimos que tire uma foto dos aceessórios que serão vendidos junto com o iPhone. Também é importante que os futuros compradores tenham noção do estado e aparência desses itens. Fotos detalhadas sempre ajudam a trazer mais interessados, até porque o seu anúncio parecerá de confiança.

7. Tente vendê-lo para conhecidos

Com todas as preparações iniciais feitas, é hora de começar a encontrar pessoas interessadas no aparelho. Sugerimos que tente vendê-lo para conhecidos antes de qualquer coisa.

Isso vale para colegas de trabalho, amigos ou até membros da sua família. Você pode anunciar que está vendendo o aparelho pessoalmente ou colocar um aviso descontraído nas redes sociais. Isso acaba sendo mais seguro e também fica mais fácil de combinar o tipo de pagamento.

8. Anuncie o iPhone na internet

vender iPhone antigo

Caso não encontre interessados no seu círculo social, o jeito é recorrer a internet mesmo. Atualmente há alguns sites nos quais você pode vender um iPhone usado.

O Mercado Livre e o OLX acabam sendo os mais confiáveis, tanto para os vendedores como para os compradores. Sugerimos que dê uma olhada nos termos de uso de cada um e se informe sobre como o site pode proteger sua venda de uma pessoa mal intencionada, por exemplo. Também é bom pesquisar por relatos de pessoas que já tiveram problemas com esses sites para saber como eles lidaram com a situação.

De qualquer forma, faça um anúncio bem completo, inclua as fotos e descreva bem o estado do aparelho. Fique atento a possíveis ofertas de pessoas interessadas e responda todas as perguntas que forem surgindo. Com tudo isso, não deve demorar para alguém comprar seu iPhone antigo.

9. Faça backup do aparelho

Com o iPhone vendido ou prestes a ser vendido, não esqueça de fazer backup dos seus dados se ainda não o tiver feito. Isso é importante para levar seus apps e informações para o seu próximo smartphone.

Isso pode ser feito de forma bem completa através do iTunes. Caso queira uma ajuda com isso, basta conferir nosso tutorial detalhado sobre o assunto através do link e aprenda também a apagar dados do iPhone de forma segura.

10. Restaure o iPhone

Depois que fizer seu backup, é hora de restaurar o seu iPhone antigo às condições de fábrica. Em outras palavras, você apagará todos os seus dados e o deixará como novo para o próximo usuário configurá-lo desde o início.

Esse é um passo extremamente importante, tanto para que suas informações não fiquem na mão de outra pessoa como para que o comprador possar usar o aparelho plenamente. Você pode conferir como restaurar o iPhone com o nosso tutorial sobre assunto através do link.

11. Seja atento no envio

Por fim, você deve ser bem atento na hora de enviar o iPhone para o comprador. Essa dica vale mais para quem vender o aparelho através da internet, é claro.

Sugerimos que coloque o iPhone na sua caixa original se ainda tiver e use plástico bolha ou outro material para proteger o aparelho e seus acessórios. Lembre-se que a caixa pode cair no chão ou ser transportada sem tanta cautela, então você deve fazer o possível para que ele sofra danos.

Uma boa ideia é fazer o seguro do pacote diretamente com o Correio, já que isso lhe dará uma boa garantia caso algo aconteça no meio do caminho. Também fique de olho no rastreamento do pacote para saber o status da entrega e informe o código para que o comprador possa fazer o mesmo.

Gostou das dicas para vender um iPhone usado?

Deu para aproveitar nossas principais dicas e sugestões para vender um iPhone usado? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou.

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

2 Comentários

Voltar ao topo