5 dicas para comprar um iPhone usado
12 de maio de 2017
2 Comentários
5 dicas para comprar um iPhone usado
5 dicas para comprar um iPhone usado

5 dicas para comprar um iPhone usado

2 Comentários

Não há como negar que o iPhone é um celular caro, a despeito de sua qualidade evidente. Um iPhone 7 novo – no modelo mais barato – custa cerca de R$ 3.500,00, um preço proibitivo para muitos. Por isso, pode ser uma boa ideia adquirir um iPhone usado, já que o valor é reduzido consideravelmente. Porém, é bom tomar algumas precauções antes de continuar com a compra, já que o risco de conseguir um telefone defeituoso ou até mesmo adquirido ilegalmente – como proveninente de um furto – pode ser alto. Por isso, confira estas 5 dicas para comprar um iPhone usado!

Dica: Está do outro lado da bancada e quer vender seu iPhone usado? Então confira esse texto e descubra por qual preço pode vender seu iPhone!

1. Compare o preço da oferta com o valor de um novo

Pode parecer algo fora do comum, mas existem pessoas que vendem seu iPhone usado ao preço de um novo e, algumas vezes, com um valor superior do que é praticado em um modelo novo. Sabendo disso, esta primeira dica pode não parecer tão óbvia quanto poderia ser.

Antes de procurar seu smartphone de segunda mão, certifique-se sempre de verificar qual valor está sendo praticado em um original. Vale lembrar que é comum que os preços dos aparelhos sofram alterações a medida que novos modelos são lançados no mercado, por isso é bom sempre se atualizar antes da compra.

Dessa maneira, já pode eliminar de cara quem estiver cobrando mais, igual ou até quem está vendendo com pouca diferença. Vale lembrar que um telefone de segunda mão só vale a pena se a diferença de valor para um novo for considerável, já que está correndo riscos que não estariam presentes em um modelo novo comprado na loja.

iphone-usado-novo

2. Verifique o estado do iPhone

Mesmo que o dono permita que teste, sempre é possível que esteja escondendo algum defeito. Por isso, assegure-se de pegar o iPhone e conferir se existem arranhões na tela, rachaduras, amassados e, se possível, confira a área de bateria do smartphone.

Além disso, vale a pena perguntar ao vendedor se há algum problema interno a ser resolvido. Assegure-se também de ligar o iPhone e verificar se ele está ligando normalmente ou se apresenta algum tipo de lentidão ou bug na inicialização do aparelho.


Caso esteja comprando seu aparelho online, este procedimento torna-se um pouco mais complicado. Neste caso, você pode tentar solicitar que o vendedor grave um vídeo fazendo todos os testes citados acima com o iPhone, e que mostre detalhadamente toda sua extensão física. Se o vendedor não estiver disposto a fazer isso, pode inclusive ser um motivo de desconfiança.

3. Pergunte sobre a procedência do aparelho

Smartphones ou equipamentos eletrônicos são comumente furtados em situações de assalto, sendo revendidos em seguida. Por isso, sempre pergunte sobre a procedência do aparelho, com questões como o ano no qual ele foi comprado, de qual maneira ele foi adquirido e onde foi o local da compra. Se o dono do aparelho ainda possuir a nota fiscal, melhor ainda.

Inclusive, existem casos onde o dono está querendo vender um aparelho recentemente adquirido e o mesmo ainda se encontra até mesmo na garantia. Estas situações mostram-se como o cenário ideal para adquirir um iPhone usado, porém, como você pode imaginar, são incomuns e difíceis de achar.

Obviamente, alguém que adquiriu o aparelho possivelmente não contará que o aparelho foi fruto de um roubo. Saiba como identificar se um smartphone foi roubado através desse texto.

iphone-usado-roubo

4. Tente comprar de lojas conceituadas

Existem lojas que também comercializam iPhones usados. Mesmo que sejam mais caras do que comprar com um vizinho, amigo ou familiar, estas lojas normalmente verificam o estado e fazem reparos prévios antes de colocar os aparelhos à venda. Ou seja, o valor de um smartphone usado nesse tipo de estabelecimento fica entre a compra de um novo e o usado de um conhecido.

Apesar disso, a opção é a que apresenta menor risco para quem deseja um iPhone por um preço abaixo do mercado, algumas lojas inclusive oferecem uma garantia sobre a compra do aparelho. Isso também evita que você compre um aparelho que possui problemas escondidos, como mencionamos anteriormente em nossa primeira dica neste conteúdo.

5. Confira se o iCloud vinculado ao aparelho está protegido por senha

Antes de comprar seu iPhone usado, é imperativo que pergunte se a conta do iCloud do antigo dono não está mais vinculado ao aparelho ou protegido por senha. Caso contrário, o telefone será inútil e não conseguirá usá-lo ao máximo de seu potencial.

O ideal, na verdade, é solicitar ao vendedor que restaure o iPhone para as configurações de fábrica antes de concluir a transação. Novamente, tome atenção especial caso esteja comprando seu iPhone usado pela Internet, pois nesse caso ficará ainda mais difícil lidar com este tipo de situação onde a senha não lhe permite utilizar o aparelho.

iphone-usado

Encontre também no AppTuts:

Quais precauções toma na hora de comprar um iPhone usado?

Com essas estratégias, acreditamos que diminuirá o risco de fazer um mau negócio na hora de adquirir um iPhone de segunda mão. Qual outra precaução toma na hora de pesquisar um telefone usado? O que achou de nossas dicas? Comente conosco!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

2 Comentários

  1. Alice Berbosa 17 de agosto de 2017 8:59

    Ola um Amigo meu quer me vender um iphone 7 usado ele me falou que comprou só que o valor esta muito baixo ele quer 400,00 no iphone e eu preciso muito de um celular eu vou comprar mas oque eu tenho que fazer apos a compra do celular?Tenho que levar a alguma assistencia?oq fazer?
    Grata aguardo respósta

  2. Filipe Salles 17 de agosto de 2017 11:51

    Um iPhone 7 usado por R$ 400,00?

    Moça, seu amigo está te dando um golpe. Nem o iPhone 5S usado está custando isso.

Voltar ao topo