10 dicas para tirar fotos perfeitas com o seu iPhone
4 de janeiro de 2015
4 Comentários
10 dicas para tirar fotos perfeitas com o seu iPhone
10 dicas para tirar fotos perfeitas com o seu iPhone

10 dicas para tirar fotos perfeitas com o seu iPhone

4 Comentários

Com o crescimento dos smartphones, tirar fotos passou a fazer para do nosso dia-a-dia. Tiramos fotos porque vamos passear, tiramos fotos porque fazemos esporte, tiramos fotos porque comemos e por aí vai. Porém, existe uma grande diferença entre tirar fotos e tirar boas fotos! Se você sente que aquela sua amiga (ou inimiga..) tira sempre melhores fotos que você, então está no texto certo! Ao longo deste artigo, vamos ensinar como pode tirar melhores fotografias com o seu iPhone e assim conseguir deixá-las fotografias radiantes!

Mas antes de avançar, confira alguns artigos que podem ajudá-lo a melhorar ainda mais as suas fotografias:

Preparado? Vamos lá.

1. Utilize o atalho da câmera do iPhone

Aproveitar o momento é fundamental numa fotografia e por isso  ta utilização do atalho para tirar uma fotografia é a nossa primeira dica. O iPhone permite que você utilize outros aplicativos e com eles as suas fotografias ganham outra qualidade, mas a verdade é que existem momentos em que é impossível utilizá-los! Até você desbloquear o celular, encontrar a app, abri-la e entre outras coisas, o seu momento perfeito já passou!

Para fazê-lo é muito simples. Em primeiro lugar você precisa encontrar o seu atalho do iPhone, que está logo abaixo na sua tela.

atalho rápido para fotos

Depois, puxe ele para cima e voilá! A sua câmera está aberta e pronta a ser utilizada.

segundo passo do atalho no iPhone


2. Utilização de aplicativos externos

A app nativa do iPhone para tirar fotografias é excelente mas…poderia ser melhor! Para resolver algumas desses problemas, existem outros apps muito interessantes. E você vai precisar de utilizá-las caso pretenda tirar a fotografia perfeita! Atualmente existem inúmeros aplicativos para isso, mas logo abaixo deixamos uma lista das melhores opções do mercado:

Se quiser saber mais alguns, confira o nosso artigo com 15 aplicativos de fotografia fantásticos!

3. Dê uma boa margem para o seu centro

Quando disparar a sua fotografia, tente dar sempre alguma margem do seu ponto principal. O motivo é muito simples: quando no futuro você quiser cortar ou modificar o tamanho para ficar melhor enquadrado, você terá margem para fazê-lo. Por outro lado, se não existir distância para outros pontos, você poderá ter que jogar a sua foto para o “lixo”.

Para ajudá-lo nessa tarefa, o iPhone dá 3 opções de disparo: A foto normal, o quadrado ou a versão panorâmica. Utilize cada uma delas consoante o seu objetivo final.

4. Siga a regra dos terços

Muitos usuários de iPhone não sabem, mas o smartphone da Apple dá a opção de dividir a tela em 9 partes. Para fazer isso, basta que vá até aos ajustes.

ir aos ajustes no iPhone

Depois clique em Fotos e Câmera.

Clicar em Fotos e Camera

E dê permissão para aparecer a Grade.

Ativar a Grade

Ao ativar esta opção, verá que a tela fica dividida em 9. Mas para que serve isto afinal? Na verdade, a regra dos terços não é exclusiva do iPhone. Ela já é utilizada há muitos anos pelos fotógrafos e o que a Apple fez foi introduzir essa técnica aos seus usuários. Segundo a regra dos terços, o(s) elemento(s) mais importante(s) da sua fotografia deve(m) estar sempre na interceção das linhas.

Veja alguns exemplos onde isso acontece:

Exemplos três terços iPhone

Exemplos dois terços iPhone

Exemplos um terços iPhone

5. Desligue o Flash do iPhone

O Flash é uma excelente, mas nada supera a luz natural. Então, se você for tirar fotografias durante o dia, o Flash deve estar desligado. Se você quiser alguma ajuda de luz, aconselho que confira o The Pocket Spotlight. Obviamente, terá sempre que transportar um material extra, mas certamente a qualidade das suas fotografias agradecem. Para conhecer mais acessórios, confira o nosso artigo com 10 acessórios para melhorar a câmera do seu iPhone.

6. Use o Burst Mode

Outra funcionalidade interessante da app do iPhone é que você pode tirar várias fotografias de forma consecutiva. Esta opção é excelente para situações em movimento como esportes, fotos de carros em movimento, lançamento de objetivos, etc. Desta forma, você tira várias fotos e fica mais fácil encontrar a “foto perfeita”. Para fazer isso, basta ficar clicando no botão central de tirar fotografias e o iPhone automaticamente dispara várias fotos em simultâneo.

Aqui está um vídeo que explica na prática como isso acontece:

7. Ligue o HDR

Tal como explicamos no artigo sobre os 15 truques para o iPhone, o HDR pode ser uma excelente ajuda na hora de tirar fotografias. O que o HDR faz é tirar 2 fotos em simultâneo, ficando depois com a melhor qualidade de ambas. Para ativar o HDR basta abrir o app nativa de fotografias do iPhone e clicar em “Sem HDR”. Depois, vai aparecer no mesmo local a frase “Com HDR”, que significa que ele está ativo.

Ativando o HDR no iPhone

8. Toque para aumentar o foco

Se você está tirando uma fotografia que contém uma grande quantidade de objetos, é normal que o iPhone tente focar em todos eles. Porém, você pode focar-se apenas num. Para fazer, basta pressionar na parte da imagem que quer focar. Faça isso até aparecer um aviso que diz AE/AF Lock. Isso significa que o Foco Automático foi bloqueado e que agora o foco da fotografia está no local onde você clicou.

focar a foto no iPhone

9.Utilize os filtros

Com a chegada do Instagram, a utilização de filtros foi uma das principais novidades que surgiu na app de fotografia da Apple. Para ir até aos filtros basca clicar na opção que mostramos abaixo.

escolher o filtro no iPhone

Depois, escolha o filtro que quer utilizar.

segundo passo para escolher o filtro

E depois é só ver o resultado final!

foto tirada com filtro do iPhone

10. Tire fotos com o botão do volume

Esta é uma dica que muitos desconhecem mas que é extremamente útil. O iPhone permite que você tire fotos com o botão do volume. Para isso, basta ter a app da câmera aberta e clicar no botão do volume.

Bônus

Além destas 10 dicas para tirar fotografias fantásticas com o seu iPhone, ainda existem outras que você pode utilizar, tais como:

  • Tire fotos com o botão do volume do seu auricular do iPhone. Ele faz o mesmo efeito que a nossa dica número 10.
  • Tire fotografias de uma posição mais baixa. A tendência natural é que tire fotografias à mesma altura do objetivo que quer fotografar, mas muitas vezes uma posição mais baixa permite melhor ângulos.
  • Inclua sombras nas suas fotos. As sombras ficam sempre bem numa fotografia. Considere utilizá-las com o seu iPhone.
  • Se for possível, não utilize o zoom. O Zoom de todas as câmeras retiram qualidade à fotografia. Se puder, aproxime-se do objeto caminhando.

E você, que dicas gostaria partilhar na hora de tirar fotografias com o iPhone?

Abraço,

Luciano Larrossa


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

4 Comentários

  1. Andre Fernandes 27 de setembro de 2015 16:58

    Otimas dicas

  2. Sonia Alves Boechat Ribeiro 7 de janeiro de 2018 18:40

    Adorei as dicas! Parabéns e obrigado pela força!

  3. Sonia Alves Boechat Ribeiro 7 de janeiro de 2018 18:42

    Adorei as dicas! Parabéns e obrigado pela ajuda!
    Feliz 2018!

  4. Alexandre coelho 16 de março de 2019 13:28

    muito bom mesmo parabens.

Voltar ao topo