O que fazer se o seu iPhone 7 se molhar
20 de setembro de 2016
21 Comentários
O que fazer se o seu iPhone 7 se molhar
O que fazer se o seu iPhone 7 se molhar

O que fazer se o seu iPhone 7 se molhar

21 Comentários

O novo iPhone finalmente ganhou resistência contra água, mas isso não significa que líquidos não podem danificar o aparelho. Na verdade, essa resistência protege seu dispositivo por apenas meia hora se ele for submerso na água em uma profundidade de até 1 metro. Fora isso, se você não tomar os cuidados necessários depois que o iPhone já estiver molhado, ainda corre o risco de você danificá-lo internamente, algo que não é coberto pela garantia da Apple. Para saber como lidar com um iPhone 7 molhado, basta conferir nossas dicas logo abaixo!

Leia também: Os 20 melhores acessórios para o iPhone 7

1. Tirar a água em excesso

iphone-black

Antes de tudo, pegue um pano apropriado e tire toda a água em excesso que estiver no aparelho. Não é necessário ficar chacoalhando o iPhone para fazer o líquido sair de alguns lugares, até mesmo porque isso pode fazer com que a água se espalhe para locais ainda mais críticos, diminuindo as suas chances de salvar o aparelho.

A própria resistência do dispositivo vai ajudar para que ele não seja danificado pelo pouco de água que ainda estiver preso em alguma entrada. Você ainda pode tentar algumas outras dicas que mencionamos logo à seguir para ajudá-lo a secar mais rápido, continue lendo.

2. Não conectar fios

Isso é extremamente importante, já que nem o fato do iPhone 7 ser à prova de água vai salvar o aparelho se você o conectar ao carregador ou fone de ouvido quando ele estiver molhado. O pior é que além de empurrar a água para onde ela não deve ir, você ainda estará molhando o conector lighting.

Nestes casos, simplesmente deixe o iPhone quietinho e desligá-lo, como mencionamos à seguir, enquanto espera ele secar. Então tenha bastante paciência e certifique-se que ele está totalmente seco quando for usá-lo novamente.

3. Desligar o aparelho

iphone-gold


Esta dica não é exatamente necessária, mas já que é recomendado deixar seu iPhone em paz enquanto seca, o melhor seria desligá-lo durante esse período. Assim você simplesmente corre menos riscos de acontecer algum dano interno sem perceber.

Manter o aparelho ligado enquanto molhado pode resultar em curtos elétricos que, consequentemente, podem realmente causar danos irreversíveis, possivelmente anulando completamente as chances de salvar o aparelho. Portanto, assim que seu iPhone 7 molhar, desligue-o e não tente colocá-lo para carregar até que esteja completamente seco.

4. Não colocar num saco de arroz

Muita gente fala para colocar objetos molhados dentro de um saco de arroz para que os grãos possam absorver umidade, mas recomendamos que não faça isso com o iPhone 7. O aparelho já foi construído com uma resistência boa e não precisa disso para secar naturalmente. Além do mais, os grãos ainda podem causar certos estragos às entradas do iPhone 7, então não vale nem um pouco a pena correr esse risco.

Ao invés disso, você pode tentar colocar o iPhone 7 em um compartimento com saquinhos de sílica, aqueles que podem ser encontrados quando compramos alguns dispositivos eletrônicos. Diferente do arroz, com o saco de sílica não existe qualquer possibilidade de arranhar ou danificar o iPhone 7 enquanto absorvendo sua umidade.

Normalmente é possível encontrar sacos de sílica em lojas de equipamentos eletrônicos ou mesmo em assistências de smartphones, computadores, etc.

5. Esperar o iPhone 7 secar

iphone-7

O melhor conselho de todos também é o mais simples:  depois de tirar o excesso e desligar o iPhone 7, simplesmente deixe-o secar naturalmente. Isso pode demorar algumas horas dependendo de quanto água entrou no smartphone, então é preciso ter bastante paciência.

Essa dica vale mais ainda se você deixou o aparelho na água por mais de meia hora ou em uma profundidade maior que um metro. Em casos assim, nem pense em usar o iPhone por pelo menos umas 6 horas, já que o risco de dano é muito grande.

Vale lembrar que você não deve deixar o smartphone secar ao sol. Isso porquê mesmo que ainda seja possível salvá-lo do acidente, expor o aparelho ao sol pode acabar danificando o funcionamento de outras partes, como a própria bateria de seu iPhone 7. Deixe-o secar em um local ventilado e seco, mas não exposto diretamente ao sol.

6. Leve-o à assistência técnica

Após secar o aparelho, o recomendado ainda é que você leve-o à uma assistência técnica autorizada da Apple. Dessa forma, caso seja necessário abrir o aparelho para identificar qualquer tipo de problema ou mesmo para aplicar soluções, os especialistas poderão fazê-lo.

Mesmo assim, a verdade é que não existem garantias que seu iPhone 7 volte a funciona após mergulhar em água, então mesmo que você consiga salvar seu smartphone desta vez, considere talvez comprar uma capa de proteção à prova de água e utilizá-la sempre que existir qualquer risco de acidentes deste tipo, como ao ir à praia, piscina ou mesmo em dias de chuva.

Encontre também no AppTuts:

Conseguiu salvar seu iPhone 7?

Deu para aproveitar essas dicas do que fazer se seu iPhone 7 se molhar? Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo nos dizendo se deu tudo certo ou se você ficou com alguma dúvida!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

21 Comentários

  1. Higor Rodrigues 21 de dezembro de 2016 7:31

    O da minha irmã molhou, só que ele liga mais não funciona o botão home e esquenta quando está ligado, o que devo fazer? Somente seguir as orientações dadas acima?

    • hannah 22 de novembro de 2017 23:31

      vc pode me dizer oq aconteceu dps? como vc resolveu?

  2. joao felipe cabral lopes 29 de janeiro de 2017 20:35

    meu iphone 7 entrou aguá na camera frontal e está toda embaçada pra tirar fotos frontais e agora?

    • adriano 1 de fevereiro de 2017 11:35

      estou com o mesmo problema…a camera frontal esta embassada, se souber de algo me avise

      • Alex 17 de março de 2017 13:13

        O que você fez?

      • Kleber 8 de maio de 2018 12:35

        Depois de 1 semana e meia mais ou menos, a câmera volta ao normal. Pode ficar tranquila pq o meu tbm ficou assim !!

    • Alex 17 de março de 2017 13:13

      O você fez?

      • Ana Luísa 26 de julho de 2017 19:30

        oi gente meu telefone está com mesmo problema, vou levar em uma loja autorizada e pedir para abrir o telefone e com pano limpar a câmera, espero ajudar vocês

    • Kelvin Matheus 5 de janeiro de 2018 20:42

      o meu também ta embaçado as duas câmeras, oque faço???

  3. Luciano 11 de fevereiro de 2017 19:08

    Se molhar você chora pois nem a Apple acredita na proteção do aparelho. ‪Dá uma olhada nessa reclamação contra Apple no @ReclameAQUI https://www.reclameaqui.com.br/zj7vMgluvMdU1yXC/apple/iphone-7-com-certificacao-ip67-a-prova-dagua-foi-molhado-quebrou-e-perdeu-a-garantia-/‬

  4. lucas 26 de junho de 2017 22:04

    Coloquie dentro do ARROZ pra garantir isso é 100 por cento garantido que ele não haverá secuelas?

  5. Valentina 18 de outubro de 2017 8:22

    Oi gente preciso de ajuda meu celular caiu na agua mas achava que ele estava bem entao nao botei no arroz nem nada. Agora depois de tres dias ele nao esta funcionando direito

  6. Adriano Balby 3 de dezembro de 2017 20:51

    O iphone 7 aqui não está molhado mais dentro acusa que molhou esta vermelho onde marca isso, ele não liga de forma alguma

  7. Pedro 13 de janeiro de 2018 22:39

    O meu caiu na piscina, como ele é resistente à água deixei quieto , mas logo depois de uns 40 minutos , estava vendo o Instagram e ele desligou do nada, e não quer mais ligar , coloquei ele em um copo cheio de arroz e deixei quieto , se não funcionar vou levar para uma autorizada , alguém tem uma dica aí?

    • Denise 10 de dezembro de 2018 13:28

      Boa tarde. Como resolveu o problema?

    • RAFAELA 9 de fevereiro de 2019 14:24

      O MEU CAIU NA PISCINA TBM. APAGOU NA HORA E MORREU! JA PASSARAM 7 DIAS E NADA! NÃO CONFIEM! O IPHONE NÃO É A PROVA D’AGUA! ACHO UM ABSURDO VC PAGAR TAO CARO POR ALGO DE PROPAGANDA ENGANOSA!!!!

  8. Prisicla 20 de janeiro de 2018 11:14

    O meu iphone molhou e o botão home não funciona mais. O que eu devo fazer? Obrigada

    • Flávio Araujo 14 de março de 2018 21:09

      Boa noite. O meu aconteceu isso. Vc conseguiu recuperar se sim; me diz valor do reparo do iPhone 7? Obrigado

  9. Eduarda Stedile Pasinato 21 de janeiro de 2018 23:28

    O meu iPhone 7 Plus caiu na água e entrou água na tela e ele parou de funcionar, não liga mais e eu não sei o que fazer ?

  10. Iago 25 de fevereiro de 2018 16:09

    Tirei umas fotos com o meu iPhone 7 na piscina. E agora a tela dele está escurecendo.

    O que eu faço?

  11. Renata 24 de janeiro de 2019 17:40

    Caiu na piscina entrou água na câmera traseira como devo prosseguir ?

Voltar ao topo