12 dicas sobre o que fazer quando o iPhone cai na água
7 de agosto de 2018
Nenhum Comentário
12 dicas sobre o que fazer quando o iPhone cai na água
12 dicas sobre o que fazer quando o iPhone cai na água

12 dicas sobre o que fazer quando o iPhone cai na água

Nenhum Comentário

Seu iPhone acabou dando um mergulho por causa de um acidente? É normal que nosso sentimento seja de aflição, afinal os iPhone não são aparelhos baratos e muitas vezes dependemos deles até mesmo para executar nossos trabalhos. Mas não se desespere, nem sempre isso significa automaticamente o fim do aparelho. Veja nossa lista com 12 dicas sobre o que fazer quando o iPhone cai na água e tente salvá-lo o quanto antes para que o dano não seja permanente.

Leia também: O que fazer quando o iPhone desliga sozinho – 5 macetes para ligá-lo de novo

1. Não ligue o iPhone!

Isso é um dos passos mais importantes quando o iPhone cai na água. Não tente liga-lo de forma alguma! Aliás, caso ele ainda esteja ligado após mergulhar, desligue-o imediatamente. Isso garante que nenhum circuito elétrico seja danificado no aparelho, aumentando suas chances de continuar funcionando após o incidente. Também não tente colocá-lo para carregar, claro.

2. Remova o Cartão SIM

Rapidamente remova o cartão SIM do aparelho. Mesmo que seu iPhone pare de funcionar, ainda é possível que seu chip esteja intacto. Portanto, faça isso antes de prosseguir com os próximos passos, evitando qualquer dano extra.

3. Leve-o ao serviço autorizado

Muitos artigos e sites sugerem levar ao serviço autorizado como uma última opção, isso não está correto. A primeira coisa a fazer depois que seu iPhone cai na água é exatamente garantir que ele está desligado e levá-lo a um serviço autorizado da Apple. O problema é que mesmo que você consiga ressuscitar seu aparelho seguindo as outras dicas, é muito provável que ele vá oxidar e começar a dar problema em muito pouco tempo.

iphone-cai-na-agua-iphonesupport

Portanto, antes de seguir qualquer um dos passos abaixo, leve-o ao serviço autorizado! Clique no link para descobrir o mais próximo de você!

4. Abra o aparelho

Caso você esteja sob circunstâncias onde realmente não é possível levar o aparelho na assistência técnica, experimente executar esta sequência de passos. Mas lembramos mais uma vez: isto não garante que seu iPhone vai voltar a funcionar.

Primeiramente abra o aparelho cuidadosamente, não o agite de qualquer forma enquanto ainda estiver completamente fechado e tente desmontar seus componentes de forma cuidadosa. Vale lembrar novamente que esse é um procedimento arriscado e não recomendado para quem não tem familiaridade em mexer na parte interna do aparelho.

5. Balance-o cuidadosamente para tirar a água

Agora que seu aparelho está aberto e sem o cartão SIM, pegue-o e balance-o cuidadosamente para tentar fazer com que a água escoe para fora de suas entradas, como a entrada do fone de ouvido ou carregador. Sacudir o aparelho sem cuidado pode apenas piorar a situação, fazendo com que a água se espalhe ainda mais para demais partes do iPhone. A melhor posição para deixar a água escorrendo é na vertical.

6. Seque seus componentes

Seque os componentes do aparelho de forma delicada utilizando um pano ou toalha secos. Você provavelmente não conseguirá secar as partes internas do iPhone, mas tente pelo menos deixar todas as partes expostas bem secas.

7. Experimente Sílica Gel

Caso você tenha Sílica Gel em casa (aqueles saquinhos brancos que vêm junto com lentes de câmeras e outros aparelhos), tente colocar o iPhone em uma sacola fechada junto aos saquinhos por algumas horas. A função do Sílica Gel é absorver a umidade, lembre-se de retirar o ar da sacola antes de fechá-la.

8. Coloque em um recipiente com arroz cru

É bem provável que você não tenha Sílica Gel em casa, mas caso disponha de arroz cru, faça a mesma coisa com o iPhone. Cubra todo o aparelho com arroz em um recipiente fechado, preferencialmente sem deixar qualquer ar dentro e deixe que o arroz faça o papel de absorver a umidade restante.

iphone-cai-na-agua-iphonearroz

9. Aguarde até 48 horas

Após executar os passos acima e deixar seu iPhone o mais seco possível, tente deixá-lo em um lugar seco por até 48 horas. Novamente, não há qualquer garantia que isso vai fazer com que seu aparelho volte a funcionar, mas existem relatos de que resolveu a situação para alguns usuários.

10. Não deixe o iPhone no sol!

Definitivamente não deixe seu iPhone secar no sol depois que ele cair na água. Isso vai aquecer seu aparelho e provavelmente piorar a situação, ao invés de aumentar suas chances de voltar a funcionar. É importante lembrar que a melhor coisa a se fazer quando o iPhone cai na água é imediatamente levá-lo à uma assistência técnica após desligado.

11. Use um secador de cabelos

Isto não é recomendado, mas algumas pessoas têm sucesso após utilizar um secado de cabelos para tirar a umidade do aparelho. Mas fique atento, só use um secador de cabelo que possui uma função de secar sem aquecer. Aquecer seu aparelho de qualquer forma tem mais chances de piorar a situação do que ajudar a recuperá-lo, então tente por sua conta e risco!

12. Considere comprar uma capa a prova d’água

Isso não é realmente uma solução para quando o iPhone cai na água, mas é uma excelente forma de prevenção. As capas a prova d’água do iPhone normalmente não são bonitas, mas elas podem te ajudar a economizar muito dinheiro que seria usado comprando um iPhone novo no caso de um acidente.

iphone-cai-na-agua-iphonecapawaterproof

Assim como qualquer acidente, normalmente não temos como prever quando nossos smartphones vão acabar nadando por um descuido, mas estas capas são definitivamente a melhor forma de prevenir que isso aconteça.

Encontre também no AppTuts:

O que achou da nossa lista de dicas sobre o que fazer quando o iPhone cai na água?

Nós conseguimos te ajudar a salvar seu iPhone? Conta pra gente nos comentários! Lembre-se que a melhor coisa a se fazer é correr para a assistência técnica!

Seções:
Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo