iPhone molhou? Saiba o que fazer para consertar
Um Comentário
iPhone molhou? Saiba o que fazer para consertar
iPhone molhou? Saiba o que fazer para consertar

iPhone molhou? Saiba o que fazer para consertar

Um Comentário

Deixar um smartphone molhar ainda é um dos piores pesadelos para quem pagou caro em um aparelho que nem sempre possui resistência a danos causados por líquidos. Infelizmente, esta é a realidade de diversos modelos de iPhone que ainda são vendidos no mercado, mas há algumas maneiras de salvar seu aparelho se isso acontecer. Se o seu iPhone molhou ou você já quer se prevenir para este tipo de situação, basta conferir nossas principais dicas do que fazer para remediar os possíveis danos.

Leia também: 10 aplicativos de treinos funcionais para o iPhone

1 . Conheça as resistências do iPhone

iphone 8

Antes de qualquer coisa, é sempre bom ter em mente que tipo de resistências o seu modelo específico de iPhone possui contra danos causados pela água. Aparelhos como o iPhone 7, iPhone 8 e iPhone X possuem uma resistência bem maior e suportam ficar até 1 metro debaixo d’água por 30 minutos, por exemplo.

Já os modelos mais antigos até podem ter alguma proteção leve, mas não chegam a ter resistência total contra líquidos. Por isso, verifique a informação correta sobre o seu smartphone antes de se desesperar com os possíveis danos.

2. Desligue o aparelho

Para começar, tire o aparelho da água e desligue-o imediatamente sem nem tentar usá-lo de alguma forma. Este é o primeiro passo que você deve tomar e é um dos mais importantes. Tentar utilizar qualquer função do seu iPhone enquanto ele estiver molhado pode trazer riscos sérios para o smarpthone.

3. Tire a capa de proteção

Caso o seu iPhone tiver alguma capa de proteção, tire-a logo após desligar o aparelho. Deixar a capa só dificultaria na hora de secar o smartphone manualmente e deixaria o iPhone bem úmido por muito mais tempo. É claro que você também não deve esquecer de secar a capa, já que ela pode estragar dependendo do material.

4. Retire o cartão SIM

iphone-usado-novo


Dependendo da profundidade e o tempo que seu iPhone ficou na água, é bem possível que o líquido possa afetar as partes internas do dispositivo. Por isso, recomendamos que retire o cartão SIM do seu iPhone o quanto antes, mas com bastante cuidado para não deixar a água entrar no processo.

5. Tire o excesso de água

Agora que o aparelho está desligado e sem qualquer acessório, é hora de pegar um pano limpo e bem absorvente e começar a tirar o excesso de água do iPhone.

Se perceber que há líquido na entrada do fone de ouvido ou do carregador, dê uma chacoalhada no aparelho para fazer a água sair o máximo possível. Entretanto, faça isso com delicadesa, para evitar que na verdade você faça com que a água penetre ainda mais o aparelho.

6. Espere ele secar naturalmente

Agora que você já o secou o máximo possível de forma manual, é hora de deixar o iPhone em um lugar seguro e secando naturalmente por algumas horas.

Nestas situações, quanto mais tempo sem mexer no iPhone melhor. Pode parecer extremo, mas o ideal seria deixá-lo secando por pelo menos um ou dois dias. É claro que estas recomendações valem para os aparelhos mais antigos que não possuem resistência à água ou para o caso de modelos mais recentes que ficaram na água por mais tempo que o recomendado.

7. Utilize sílica gel

Sílica gel normalmente vêm em formato de pequenos saquinhos e geralmente acompanha diversos tipos de eletrônicos. A função deste material é exatamente absorver a humidade. Portanto, caso tenha vários saquinhos de sílica gel, coloque seu iPhone em um compartimento fechado junto aos mesmos.

O sílica irá absorver a humidade dentro de algumas horas. Normalmente, é recomendado que deixe seu iPhone desta forma quando for dormir, para que ele seque durante a noite.

8. Coloque-o em um compartimento com arroz

Pode parecer uma dica realmente estranha, mas se você não tiver sílica gel, megulhar seu iPhone em uma sacola, vasilha ou panela cheia de grãos de arroz (cru) também é uma técnica que pode resolver seu problema. Isso porque o arroz ajuda a remover a humidade do aparelho e claro, é bem provável que você já tenha arroz cru em casa e possa realizar este procedimento.

O indicado é deixar o iPhone pelo menos 1 hora dentro do compartimento com arroz cru, não sendo necessário trocar o arroz a qualquer momento. Em casos onde seu iPhone não foi realmente encharcado de água, isso pode resolver seu problema.

9. Evite usar cabos

iphone molhou

Enquanto o iPhone estiver secando, recomendamos que o deixe desligado pela maior parte do tempo e que simplesmente evite usar qualquer tipo de cabo por alguns dias.

Por mais que o aparelho pareça totalmente seco por fora, pode ser que ele ainda esteja meio úmido internamente. Conectá-lo ao carregador neste estado só pioraria a situação. Para tentar garantir que seu iPhone está inteiramente seco, você pode deixá-lo virar a noite em um compartimento com arroz, como mencionamos na dica anterior.

Encontre também no AppTuts:

E então, conseguiu secar o seu iPhone?

Deu para aproveitar as nossas dicas para lidar com seu iPhone molhado? É sempre preocupante quando acidentes que envolvem líquidos e aparelhos eletrônicos acontecem, mas isso não significa necessariamente que ele irá parar de funcionar para sempre. Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo se deu tudo certo ou se você conhece outras formas de lidar com a situação.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Luis Antônio Dias 24 de janeiro de 2018 20:46

    Excelente Luciana!

    Eu acrescentaria uma dica um tanto quanto inusitada.

    Colocar o celular no arroz ajuda a retirar a umidade que fica dentro do aparelho.

    Abraço!

Voltar ao topo