Como saber se um carregador de iPhone é falso
8 de dezembro de 2016
4 Comentários
Como saber se um carregador de iPhone é falso
Como saber se um carregador de iPhone é falso

Como saber se um carregador de iPhone é falso

4 Comentários

Produtos da Apple não são nada baratos, nem os mais simples ou comuns, como carregadores ou fones de ouvido. Isso faz com que muitos consumidores procurem por alternativas, como acessórios usados ou que pertenciam a conhecidos. O problema é que isso acaba levando as pessoas a comprarem carregadores piratas sem saber, afinal, muitas cópias são bem feitas e difíceis de distinguir à primeira vista. Para que você saiba como reconhecer se um carregador de iPhone é falso ou não, basta conferir nossas dicas logo abaixo!

Leia também: 20 melhores aplicativos para o iPhone 7

1. Inscrições no cabo

Os cabos originais da Apple sempre possuem inscrições sobre o local em que foram produzidos, mas as cópias baratas não. No geral, as inscrições devem ser um das vistas na imagem abaixo:

carregador-de-iphone

Se o cabo não tiver nada disso escrito, pode ter certeza de que não é um produto original da Apple e que ele pode danificar o seu dispositivo. Além disso, mesmo se o cabo tiver algo deste tipo escrito, mas apresentar outras alterações mencionadas à seguir em nossa lista, ainda existem boas chances de ele ser um carregador de iPhone falsificado.

2. Verificar o conector Lighting

Outra maneira fácil de identificar um carregador de iPhone pirata é verificando a extremidade do conector Lighting do cabo do carregador. No modelo original, o conector tem um aspecto metálico limpo, possui cantos arredondados e lisos, e os contatos são dourados e se encaixam perfeitamente no conector.

carregador-falso

No modelo pirateado, o conector é mais escuro, é composto por mais de uma peça e os contatos são mais amarelados e se destacam do resto do conector. Na imagem acima, é mais fácil de perceber as diferenças.


Observe não apenas a área com o zoom, mas também a aparência geral dos contatos e faça a comparação na hora de escolher para identificar se o carregador é falsificado ou certificado. Inclusive, a baixa qualidade dos materiais pode acabar fazendo com que o cabo pare de funcionar muito cedo ou, no pior dos casos, que ele acabe por afetar negativamente a bateria do seu smartphone.

3. Verificar o conector USB

Você pode fazer a mesma verificação com a parte USB do conector do carregador. No cabo original, as travas são bem encaixadas, os contatos são dourados e a superfície do conector é totalmente lisa e consistente.

carregador-iphone

No cabo pirata, as travas têm espaçamento irregular e se destacam no conector, os contatos são prateados e a superfície geralmente é manchada ou mais escura. Você pode conferir as diferenças que citamos na imagem acima.

Essencialmente, o carregador de iPhone certificado ou original preza pela qualidade dos materiais utilizados e até mesmo pela aparência do produto final. Enquanto isso, produtos pirateados normalmente são feitos com alternativas mais baratas e não passam por controle de qualidade.

4. Comparar com um original

É de se imaginar que se você possui um iPhone, provavelmente já teve contato com algum carregador original do aparelho. Afinal, o próprio smartphone já vem com um cabo original dentro da caixa.

Se ainda o tiver por perto (mesmo que ele não esteja funcionado), é bem possível fazer uma comparação entre ele e o modelo que você deseja comprar. O tipo de material do carregador e dos cabos deve ser bem diferente.

No geral, com o modelo original na mão, será realmente fácil distinguir se o cabo que você está comprando é certificado e original ou não. Verifique desde a qualidade e maleabilidade do próprio cabo à construção e composição dos conectadores para ter certeza que não está comprando um produto falso.

5. Preço

Como já mencionamos, nenhum produto da Apple é barato, então é sempre preciso desconfiar de modelos vendidos por um preço muito baixo, mesmo se forem usados. Até mesmo porque, neste segundo caso, um cabo usado muito barato pode ser um grande indicativo de que algo pode não estar funcionando exatamente como deveria, então é bom ficar ainda mais alerta.

Só os cabos podem sair por mais de 100 reais no site oficial da Apple, então um usado geralmente pode custar em torno de 50 reais facilmente. Cabos novos ou usados por um preço menor que esse geralmente não são originais ou apresentam problemas e você deve evitá-los.

O principal diferencial entre pagar um preço mais caro ou comprar um artigo falsificado é que o segundo não passa por um rigoroso controle de qualidade para que seja considerado pronto para venda. A Apple cobra caro, mas preza pela qualidade dos materiais e montagem de seus produtos.

Inclusive, caso queira comprar um cabo original diretamente do site da apple, basta acessar a loja através deste link!

Encontre também no AppTuts:

Gostou das dicas sobre o carregador de iPhone?

Deu para aproveitar nossas dicas para saber identificar quando um carregador de iPhone é falso? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou ou mesmo se conseguimos ajudá-lo a identificar um destes carregadores antes que você tenha comprado.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

4 Comentários

  1. Caroline 28 de agosto de 2017 22:50

    Comprei um cabo por 49,90 na loja de celulares e a moça disse que era original e condiz com todos os aspectos ali de cima

  2. Bianca 27 de setembro de 2017 22:34

    Paguei o mesmo que a Caroline, e realmente todos os aspectos também batem!!!!

  3. Isabelle 15 de novembro de 2017 12:11

    A única inconsistência desse Post é a questão da inscrição no cabo. Meu iPhone foi comprado em uma loja da Apple nos Estados Unidos e não possui inscrição nenhuma. Conheço várias outras pessoas que possuem iPhones e Cabo’s originais e os mesmos também não possuem inscrição alguma.

  4. Isabelle 15 de novembro de 2017 12:14

    Lendo os comentários das outras pessoas, obviamente os cabos de 50 reais são falsos. Sendo assim, o post informa incorretamente sobre os aspectos dos fones falsos/originais. Existem cópias baratas horríveis, mas uma réplica não homologada porém bem feita pode se passar por um cabo original tranquilamente de acordo com os aspectos citados no Post.

Voltar ao topo