15 dicas e apps para ajudar a digitar mais rápido
25 de agosto de 2018
Nenhum Comentário
15 dicas e apps para ajudar a digitar mais rápido
15 dicas e apps para ajudar a digitar mais rápido

15 dicas e apps para ajudar a digitar mais rápido

Nenhum Comentário

Digitar mais rápido é algo bastante desejado pela maioria das pessoas atualmente, especialmente para quem trabalha usando o computador pela maior parte do dia. É claro que isso não é algo que se consegue fazer do dia para noite, então é necessário levar certas dicas em consideração e realizar exercícios práticos. Por isso, separamos algumas das melhores dicas e apps que podem ajudar na velocidade da sua digitação. Você pode conferir a lista completa logo abaixo!

Leia também: 5 melhores teclados para Mac

Dicas

1. Tenha cuidado com a postura

digitar-mais-rápido

Para começar, é importante que você tenha uma boa postura no geral antes de começar a digitar. Isso é importante por um grande número de motivos, mas vale lembrar que quanto mais confortável estiver, menos vai ficar se mexendo ou se ajustando depois, fazendo com que possa digitar mais rápido.

Isso vale para suas mãos e braços, que não ficarão doendo ou incomodados, e você poderá digitar por mais tempo sem interrupções. Fora isso, você não terá problemas a longo prazo com seu corpo.

2. Descanse os braços em uma superfíce

Já que mencionamos sua postura, vale a pena falar da posição dos seu braços. Você deve manter os braços descansados sobre a superfície próxima ao teclado.

Caso uso um notebook, você já terá um bom espaço embaixo do teclado para descansar os braços. Se usar um teclado avulso, há ótimos modelos que já possuem esse descanso, mas você também pode comprar acessórios especiais e almofadados para isso.

3. Retorne sempre às mesmas teclas

Essa é uma dica mais antiga, mas que ainda funciona para quer aprender a digitar mais rápido. Isso basicamente consiste de sempre colocar os dedos de volta às mesmas teclas quando terminar de escrever uma frase.

A maioria das pessoas coloca os dedos da mão esquerda sobre as teclas “ASDF” e os dedos da mão direita sobre as teclas “JKLÇ”. É claro que isso é apenas uma referência e geralmente funciona porque essas teclas estão bem no meio do teclado.

Nossa recomendação é que você encontre o lugar mais confortável para retornar quando terminar uma frase. De qualquer forma, isso ajuda bastante a você saber onde as teclas estão em relação aos seus dedos, algo que eventualmente aumenta sua velocidade.

4. Não mova as mãos pelo teclado

O tópico anterior nos leva a outro aspecto bem importante: você não deve mover as mãos ao longo do teclado. Isso também leva em consideração a dica de deixar seus braços descansados abaixo do teclado.

Isso não só aumenta sua velocidade, como também traz mais conforto para as mãos e os braços no geral. É claro que estamos falando de situações nas quais você só precisa alcançar as teclas na proximidade dos seus dedos.

Caso precise usar as teclas mais distantes, não há problemas em se mover um pouco. A dica é que tente manter sua posição sempre que possível, mas sem se restringir completamente.

5. Não olhe para o teclado enquanto digita

digitar-mais-rápido-olhar

Não olhar para o teclado enquanto digita é uma das dicas mais importantes da nossa lista. Se você ficar olhando, acabará dependente desse contato visual para saber onde estão as teclas.

Isso fará com que você precise alternar a atenção entre o teclado e a tela do computador para saber se escreveu tudo certo ou se há erros a serem revisados. Por isso indicamos que retorne as mãos às mesmas teclas, já que isso ajudará no conhecimento do teclado com mais profundidade.

6. Aumente a velocidade aos poucos

Não adianta querer forçar que sua velocidade aumente bastante em pouco tempo. Mesmo que faça exercícios de rapidez, o resultado começará a aparecer aos poucos.

Dizemos isso porque não adianta ser extremamente rápido nos primeiros 5 minutos de escrita e aí começar a se atrapalhar durante o resto da sessão. Para ser eficiente, a velocidade deve ser constante e feita de maneira natural.

7. Faça pausas

Uma dica importante que nem todo mundo leva em consideração: faça pausas enquanto estiver escrevendo. Não estamos falando de pausas de um tempo determinado para cada hora de escrita, mas de pausas boas o suficiente para que você não comece a se atrapalhar.

Muitas pessoas começam a embaralhar as palavras e as teclas depois de ficar escrevendo por muito tempo em uma velocidade alta. Também é possível que você simplesmente comece a escrever mais devagar pelo cansaço. Por isso, é bom parar um pouco, relaxar as mãos e arrumar sua postura antes de continuar.

8. Use todos os dedos

Ainda é comum ver pessoas que digitam usando apenas os dedos indicadores de cada mão. Embora possa ser mais fácil para essas pessoas (mais pelo costume mesmo), isso traz uma grande lentidão na hora de digitar.

Nossa dica é que use todos os dedos na hora de digitar, nem que tenha que praticar bastante antes de fazer isso naturalmente. Se quiser umas dicas práticas: Os dedos mínimos podem ser usados para teclas mais distantes, enquanto os polegadores ficam com a tecla “Espaço”.

Aplicativos

1. Keybr

O Keybr é um app online que você pode usar para aprender a digitar mais rápido. Ele dá algumas das dicas que já mencionamos aqui, incluindo a posição de descanso dos dedos.

Fora isso, ele tem exercícios para que você vá digitando pequenos grupos de letras, palavras, frases, parágrafos, etc. A progressão desses exercícios é muito boa e o app ainda leva seu progresso em consideração. Clique no link para conferir mais sobre ele.

2. Typing.com

O Typing.com é outro app online bem simples que você pode usar para começar a digitar mais rápido. O site em si é bem simples e pode ser usado de forma gratuita e sem a necessidade de registro.

Há muitos exercícios que você pode realizar, sendo que sua performance e progresso sempre é mostrado. É possível continuar seus exercícios a qualquer momento com uma conta no site, o que é ótimo para quem quer continuidade. Clique no link para conferir.

3. Typing Master

digitar-mais-rapido-typing

O Typing Master conta com diversos apps, jogos, dicas e exercícios que você pode selecionar e usar para digitar mais rápido e melhor. Seus apps podem ser usados online ou instalados no computador, dependendo do que você preferir.

Muitos desses aplicativos podem ser usados de maneira limitada de graça, mas também é possível comprá-los por preços diferentes. Você pode conferir mais sobre o site através do link.

4. Type Racer

O Type Raceé outro app online que que oferece muitos exercícios para melhorar sua velocidade. Na verdade, ele possui até uma opção divertida para que você faça uma competição de quem digita mais rápido entre seus amigos.  Clique no link para conferir o site.

5. Typingtest

O Typingtest é um site bem interessante que você pode usar para saber exatamente qual a sua velocidade atual ao digitar. Ele oferece testes gratuitos com palavras que você precisa digitar em um certo limite de tempo.

Você pode personalizar o tempo do teste, o assunto das palavras e até o idioma usado. O bom é fazer o teste antes e depois de começar a fazer exercícios ou seguir nossas dicas, assim você terá uma boa noção do seu progresso. Clique no link para conferi-lo.

6. Stamina Typing Tutor

O Stamina Typing Tutor é um app online bem interessante para quem está querendo melhorar sua digitação. O legal do site é que ele oferece um método tradicional e parecido com os outros, mas também tem exercícios alternativos.

Esses exercícios alternativos consistem de uma abordagem mais descontraída e que faz uso de sons, músicas e imagens para te ajudar na velocidade. Você pode conferir mais através do link.

7. Rapid Typing

O Rapid Typing é outro aplicativo online que dá algumas dicas próprias de como você pode melhorar sua velocidade. É claro que ele também conta com diversos exercícios práticos.

Vale mencionar que ele possui exercícios para crianças e adultos, então é perfeito para quem procura uma experiência completa. Você pode conferir mais sobre ele no link.

Leia também no AppTuts:

Gostou das dicas para digitar mais rápido?

Deu para aproveitar a nossa lista para conhecer algumas boas dicas para digitar mais rápido? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou.

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo