8 alternativas gratuitas ao Paint
25 de julho de 2017
Nenhum Comentário
8 alternativas gratuitas ao Paint
8 alternativas gratuitas ao Paint

8 alternativas gratuitas ao Paint

Nenhum Comentário

Recentemente, a Microsoft anunciou que irá remover a versão mais antiga do Paint em uma futura atualização do Windows 10. Isso deixou muita gente chateada, já que a ferramenta era a maneira mais simples de colar prints ou de fazer pequenas edições em imagens sem ter que instalar nada. Apesar de ainda termos o Paint 3D no Creator’s Update, sua interface não é tão amigável como a versão clássica. Por isso, separamos algumas das melhores alternativas para o Paint, conforme você pode conferir na lista logo abaixo!

Leia também: 14 novidades do Creator’s Update para o Windows 10 

1. Paint.NET

paintNet

Para começar, temos o Paint.NET, um software gratuito e que possui a mesma simplicidade do Paint da própria Microsoft, tanto em suas funcionalidades como em sua interface. O legal é que ele vem com recursos bem interessantes que não estão presentes no Paint, como o uso de diferentes camadas e a possibilidade de usar plugins, por exemplo.

Curiosamente, o Paint.NET foi desenvolvido como um projeto de trabalho de conclusão de curso de Rick Brewster, acompanhado com mentoria da própria Microsoft. Hoje, ele ainda mantém e traz atualizações para o programa que realmente pode, em alguns aspectos, ser comparado ao Adobe Photoshop ou GIMP, considerados programas para profissionais na área. Bacana, não acha? A melhor parte é que você pode baixá-lo neste link, gratuitamente.

2. Greenshot

O Greenshot é um programa de código aberto que é perfeito para quem usava o Paint meramente para salvar suas capturas de telas e fazer pequenas edições, já que se especializa nisso.

Ele ainda possui diversos plugins para ser integrado com o Office, Dropbox, Imgur e outros serviços. Infelizmente, no que diz respeito à edição de imagens, este realmente não é o foco da aplicação, que objetiva exclusivamente o rápido compartilhamento de suas capturas de tela. Você pode baixá-lo gratuitamente neste link.

3. IrfanView

Já o software IrfanView foi disponibilizado para o Windows originalmente em 1996 e ainda recebe atualizações até hoje. O programa continua bem popular e pode ser adquirido de graça para uso doméstico. Hoje, você já pode baixar o IrfanView nas versões 32 e 64 bit, para Windows 7, 8 e 10, além de aproveitar seu suporte para múltiplas línguas.


Ele é bem simples, mas pode ganhar ferramentas mais avançadas através dos diversos plugins disponíveis na própria página oficial do aplicativo. Para uso comercial, o criador Austríaco, Irfan Skiljan, pede que você registre seu produto pagando o valor de uma licença única de 12 dólares americanos, ou 10 euros. Você pode baixar o InfanView através deste link.

4. MyPaint

mypaint

Em seguida, temos o MyPaint, que também é gratuito, mas é um programa de código aberto que pode ser instalado no Windows, Mac e Linux. Ele também possui ferramentas de edição, mas foca bastante em recursos de pintura digital.

Sua interface é bem simples de entender e você possui diversas opções para customizar suas configurações e pinceis da maneira que preferir. Em janeiro de 2019 o programa recebeu sua nova versão Alpha 2.0, contando com diversas novas funcionalidades para seus usuários. Baixe o programa neste link.

5. Pinta

Outra boa opção é o Pinta, que também é um software de código aberto que pode ser baixado e instalado no Windows, Mac e Linux com facilidade. Apesar de sua interface simples, ele possui a maioria das ferramentas de outros editores de imagem mais modernos.

A melhor parte do Pinta realmente é seu aspecto de código aberto, permitindo que usuários do mundo inteiro contribuam com extensões que trazem novas funcionalidades para o programa. Na página oficial, você poderá encontrar diversos tópicos e soluções adicionais, entretanto, todo o conteúdo está disponível apenas em Inglês. Você pode baixá-lo gratuitamente através deste link.

6. PaintBrush

Já o PaintBrush, outro ótimo programa de código aberto, acaba sendo uma das melhores opções para os usuários de Mac. Ele é totalmente gratuito e foi concebido como um substituto para o antigo MacPaint.

Como já deve imaginar, ele é muito simples em sua interface e em suas ferramentas e serve realmente para situações menos exigentes, assim como o próprio Paint. Vale lembrar que o PaintBrush está disponível apenas para os sistemas OS X 10.10, Mac OS X 10.5 e 10.4,  não podendo ser utilizado para Windows. Clique aqui para baixá-lo.

7. GIMP

Se precisar de uma opção um pouco mais avançada, porém não tão intimidadora quanto o Photoshop, o GIMP pode realmente suprir sua necessidade. Ele também é uma plataforma open-source e, na verdade, um dos programas mais famosos neste nicho.

Além de ser gratuito, ele está disponível para Windows, OS X e Linux, contando com uma interface simples e um processo de instalação realmente prático. Acesse o site oficial para baixá-lo gratuitamente!

8. Paint 3D

paint 3d

Por fim, temos o Paint 3D, que é basicamente a nova versão do Paint para o Windows 10. O software foi introduzido no Windows 10 como um programa distinto do Paint em vez de uma mera atualização.

Apesar da interface simples, ele é bem mais moderno e conta com interessantes ferramentas de pintura digital e de modelos 3D, como o nome já indica. Caso já tenha o Windows 10 instalado no PC, basta atualizar o sistema para recebê-lo.

Encontre também no AppTuts:

Gostou dessas alternativas ao Paint?

Deu para aproveitar a nossa lista para encontrar uma boa alternativa ao antigo Paint? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou das opções e qual chamou mais a sua atenção.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo