10 aplicativos Mac para escritores, jornalistas e blogueiros
23 de julho de 2015
Um Comentário
10 aplicativos Mac para escritores, jornalistas e blogueiros
10 aplicativos Mac para escritores, jornalistas e blogueiros

10 aplicativos Mac para escritores, jornalistas e blogueiros

Um Comentário

Os computadores Apple são uma excelente ferramenta para qualquer pessoa que passe grande parte do seu dia a escrever. Além da sua velocidade ajudar na sua rotina de trabalho, os Mac’s contam com vários aplicativos que podem ser muito úteis aos escritores. Esses apps agilizam a escrita e, principalmente, melhoram a organização dos seus livros, textos ou artigos. Ao longo das próximas linhas, vou mostrar aquelas que são as apps mais utilizadas pelos profissionais desta área. Além disso, vou explicar as funcionalidades de cada uma e como pode tirar partido de todas elas. Mas antes de avançar neste artigo, confira algumas dicas para o seu Mac:

Agora sim, vamos à lista!

1. Scrivener

scrivener para escrever no mac

Este app é aconselhado para pessoas que pretendam trabalhar com romances ou livros mais longos. Ele permite que faça pesquisas de notas com muita facilidade e agiliza a organização, principalmente na parte dos capítulos. Isso faz com que possa trabalhar em várias secções do livro sem se perder. Se a desorganização é um problema na hora de escrever o seu livro, este app vai ser uma verdadeira mão na roda.

Todo o seu trabalho pode ser salvo no Mac mas também na Dropbox ou Google Docs. A exportação também é outra grande vantagem. Pode exportar no formato para Kindle ou para o próprio Scrinever, criando um arquivo editável.

2. Ulysses

Ulysses para escrever no Mac

O Ulysses considera-se a ele próprio um aplicativo de escrita suave e a verdade é que temos essa sensação logo após a escrita das primeiras linhas. Ele realmente deixa o seu trabalho mais organizado e o design do app acaba por aumentar o seu foco na escrita. De resto, poderá fazer marcações de imagens, notas e ainda exportar como PDF, página web, ePub ou Word. Outra grande vantagem é que tudo fico sincronizado no iCloud ou na Dropbox e poderá reler o seu livro usando o iPad, por exemplo.

3. Write

Write para Mac


O Write não é um aplicativo criado exclusivamente para escrever livros. Porém, cumpre um papel muito importante: o de organizar as suas notas. O que ele faz é juntar as suas notas que estão espalhadas nos vários locais: Dropbox, Google Drive, iCloud, entre outros. Depois de guardar as suas notas, você pode organizá-las por tags, compartilhar com outras pessoas (usando o AirDrop, por exemplo) ou até mesmo exportá-las. Outro pormenor importante é o atalho que fica na sua barra de ferramentas. Com um simples clique, você pode guardar uma nova nota e sincronizá-la com o seu aplicativo iOS.

4. Blogo

Blogo aplicativo para Mac

Este app foi, principalmente, criada para ajudar blogueiros a gerenciarem os seus vários blogs. O Blogo integra com o WordPress e Blogger e por isso os seus textos serão sempre guardados e publicados numa destas plataformas. Pode sempre escrever, editar e atualizar todos os seus artigos. Mas a sua grande vantagem é que ele torna mais fácil gerenciar o conteúdo de vários blogs. O seu editor de conteúdo é muito clean e o editor de imagens integrado é uma excelente ajuda para quem não quer estar a utilizar o Photoshop apenas para recortar ou editar imagens. E outra boa notícia: ele está 100% em português ;)

5. MarsEdit

Marsedit para Mac

Outro app para gerenciar os conteúdos do seu blog. Ele sincroniza com várias plataformas tais como o Tumblr, WordPress, Blogger, Typepad, entre outros. Você pode produzir os seus textos offline e depois atualizá-los para a plataforma. Este tipo de ferramentas evita que você perca edições dos seus textos devido a problemas de ligação à internet. Pode, igualmente, definir as categorias dos seus artigos e adicionar tags, para encontrá-los mais facilmente no futuro.

6. Pages

Pages do Mac

O conhecido Pages também é outra opção interessante na hora de escrever um livro ou um simples artigo jornalístico. A ferramenta nativa do Mac é muito semelhante ao Word, porém, com um design e algumas ferramentas mais interessantes. Você pode exportar os seus livros ou textos para PDF, Word ou até mesmo ePub, podendo assim depois revender o seu produto através da própria Apple. Se você está habituado ao processador de texto da Microsoft, o mais certo é que demore algum tempo a adaptar-se a esta ferramenta. Porém, com o tempo, já será capaz de retirar potencial de tudo o que ela oferece.

7. LibreOffice

Libreoffice para Mac

Tal como o próprio nome indica, o aplicativo é completamente grátis e permite que você use ele para escrever livros ou textos. Ele tem algumas funcionalidades semelhantes ao Pages, porém, o seu design é um pouco mais arcaico. De resto, ele faz tudo que um editor de texto normal faz: permite a edição do texto, inserir imagens, criação de menus, etc. Um ponto positivo do app é que ele tem uma comunidade muito ativa, o que ajuda a resolver algumas das principais dúvidas que vão surgindo sobre a utilização do LibreOffice. Um ponto negativo é que o app não guarda as modificações no documento e não sincroniza com outro app para iOS (ao contrário do Pages, por exemplo). Também não tem qualquer tipo de templates.

Outras opções

Além das opções que mencionei acima, existem outras que também são bastante interessantes. Vejamos algumas delas:

  • Day OneEste app funciona como um diário no qual você vai apontando tudo aquilo que você faz. Ele também pode servir como um app para apontar algumas notas para os seus textos. Ele sincroniza não só com o seu Mac mas também com outros dispositivos iOS.
  • DeskEste é um aplicativo muito simples que tem como objetivo aumentar o seu foco na escrita. O seu editor de texto é bem simples e depois você pode compartilhar os seus artigos em outras plataformas para criação de blogs. Ele salva automaticamente o que você escreve e permite a sincronização com o iCloud.
  • WordO poderoso editor de texto da Microsoft não poderia ficar de fora desta lista. Apesar de não gostar muito do design e das vezes que ele trava no Mac (sim, isso acontece muito) ele realmente tem funcionalidades muito bacanas. Devido ao grande número de usuários, também é fácil encontrar informação sobre como trabalhar melhor com o Word.
  • EvernoteApesar de não ser focado na escrita, a verdade é que o Evernote permite que você guarde notas com relativa facilidade, podendo depois consultá-las através de web ou qualquer outro dispositivo móvel. Se quiser saber mais sobre ele, clique aqui.

E você, que app usa no seu Mac na hora de escrever? Conte para nós nos comentários e veja outras grandes opções de aplicativos para blogueiros no AppTuts!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. ultradicas 19 de maio de 2018 12:59

    Olá pessoal somos do blog ultradicas e gostamos muito de ver o conteúdo do seu blog. Vamos acompanhar mais vezes seu blog porque gostamos muito. Vamos assinar o feed
    abraços
    equipe ultradicas

Voltar ao topo