42 atalhos do Mac para dominar o sistema
31 de julho de 2016
2 Comentários
42 atalhos do Mac para dominar o sistema
42 atalhos do Mac para dominar o sistema

42 atalhos do Mac para dominar o sistema

2 Comentários

É bem comum que um novo usuário de Mac se sinta um pouco intimidado pela diferença do sistema e do hardware em geral dos computadores da Apple em relação aos PCs comuns. Afinal, além do sistema operacional ser completamente diferente, até as pequenas coisas, como simples atalhos de teclado, podem acabar parecendo um desafio no início. Por isso, montamos uma lista bem caprichada dos melhores atalhos do Mac que você poderia encontrar para facilitar o seu uso no dia a dia. Confira logo abaixo!

Leia também: 10 dicas na hora de comprar um Mac Pro usado

1. Selecionar itens

atalhos do mac

Como em diversos outros sistemas, você pode usar o atalho “Command” e “A” para selecionar diversos itens (como texto, programas, etc) de uma só vez.

Isso funcionar para a janela ativa em que você se encontrar, então se estiver no desktop, este comando selecionará tudo o que estiver lá, por exemplo.

2. Copiar itens

Para copiar itens ou até mesmo um bloco de texto, você pode usar o simples atalho de “Command” e “C”. Este comando também é parecido com o que vemos no Windows, por exemplo.

Ele acaba facilitando bastante certas tarefas, já que em vez de ficar clicando em um item toda vez, você pode simplesmente usar o teclado.

3. Duplicar itens

Outro comando muito útil é o de duplicar itens. Você pode fazer ao pressionar as teclas “Command” e “D” ao mesmo tempo.


Desta forma, você pode duplicar uma frase ou parágrafo de um texto que tenha copiado previamente. O mesmo pode ser feito com arquivos e ícones, é claro.

4. Ejetar um volume

Quando possui um volume de armazenamento (como um pen drive, por exemplo) inserido no seu Mac, você pode ejetá-lo de forma bem simples.

Basta pressionar as teclas “Command” e “E” ao mesmo tempo. Muito mais simples do que processo normal, não é?!

5. Pesquisar

Para abrir uma caixa de pesquisa no seu Mac, você só precisa pressionar as teclas “Command” e “F” ao mesmo tempo.

Ela funciona da mesma maneira que o que temos no Windows, por exemplo. Então, se estiver lendo um texto e quiser encontrar um termo ou frase específica, pode abrir esta caixinha e digitar o que estiver procurando.

6. Informações sobre um item

Para ver mais informações sobre um programa ou um arquivo em seu Mac, você também pode usar outro atalho muito simples.

Basta selecionar o item em questão e pressionar as teclas “Command” e “I” ao mesmo tempo.

7. Opções de visualização

atalhos mac

Se quiser saber quais são as opções de visualização para um janela aberta e ativa em seu Mac, basta pressionar “Command” e “J” ao mesmo tempo.

8. Minimizar janela

Para minimizar uma janela no seu Mac, você só precisa pressionar as teclas “Command” e “M” ao mesmo tempo enquanto estiver na janela que pretende minimizar.

9. Abrir uma nova janela

Para abrir uma nova janela do Finder no Mac, você pode usar este simples atalho: pressione “Command” e “N” ao mesmo tempo.

10. Abrir programa ou item

Depois de selecionar um programa ou arquivo no seu Mac, você pode abri-lo ao pressionar as teclas “Command” e “O” ao mesmo tempo.

11. Cortar um item

Para cortar um item, texto ou arquivo de um lugar basta usar o atalho “Command” e “X” enquanto o item em questão estiver selecionado.

Isso removerá o item de onde ele estiver o e copiará para a área de transferência. Para colá-lo em outro lugar, basta seguir a nossa próxima dica.

12. Colar um item

Para colar um item que você copiou ou recortou, você só precisa o usar o atalho “Command” e “V” no lugar que você pretende colar o arquivo.

13. Desfazer uma ação

Caso queira desfazer uma ação ou comando que acabou de realizar, você pode pressionar as teclas “Command” e “Z” ao mesmo tempo.

Desta forma, se estiver escrevendo algo, esta ação vai desfazer as últimas palavras, por exemplo.

14. Refazer uma ação

Dicas mac

Se quiser refazer uma ação desfeita, também é muito simples e parecida com o atalho anterior. Desta vez, você precisa pressionar as teclas “Command”, “Shift” e “Z” ao mesmo tempo.

15. Imprimir

Para facilitar a maneira que você imprime seus documentos, é possível usar um atalho bem simples. Basta pressionar as teclas “Command” e “P” ao mesmo tempo enquanto estiver no arquivo que deseja imprimir.

16. Salvar

Para salvar seu progresso durante a edição de um arquivo, por exemplo, você pode simplesmente pressionar as teclas “Command” e “S” ao mesmo tempo.

17. Encerrar um app

Caso esteja usando um aplicativo no seu Mac e queira encerrá-lo rapidamente, basta pressionar as teclas “Command” e “Q” enquanto estiver dentro do programa em questão.

18. Forçar um encerramento

Se o programa não estiver se encerrando normalmente, você pode tentar forçar seu fechamento com o atalho “Command”, “Option” e “Esc”. Recomendamos que só faça isso se realmente estiver tendo algum problema com o app.

19. Visualização rápida

Ao pressionar a tecla de espaço no seu teclado, você pode usar o recurso de visualização rápida para fazer uma pré-visualização de um item que estiver selecionado.

20. Trocar de janela

Caso esteja fazendo várias tarefas ao mesmo tempo em diferentes janelas, você pode alternar entre elas facilmente com um atalho.

Basta pressionar as teclas “Shift”, “Command” e “~” ao mesmo tempo. Você pode fazer isso constantemente para mudar para qualquer janela, o que torna as coisas bem mais rápidas.

21. Trocar de app

Macbooks

Se estiver trabalhando em mais de um aplicativo simultaneamente no Mac, você também pode alternar entre eles facilmente.

Pressione as teclas “Command” e “Tab” ao mesmo tempo para ficar alternando entre os programas que estiverem abertos.

22. Captura de tela

Há algumas maneiras diferentes de fazer uma captura de tela do seu Mac, mas a mais simples requer um simples atalho.

Pressione as teclas “Shift”, “Command” e “3” ao mesmo tempo para tirar um print da tela inteira na qual estiver no momento. Conheça também outras 5 maneiras fáceis de tirar print da tela do Mac!

23. Preferências

Enquanto estiver usando um app, você pode pressionar as teclas “Command” e “,” ao mesmo tempo para abrir a tela de suas preferências do aplicativo em questão.

24. Spotlight

Ao pressionar as teclas “Command” e a barra de espaço ao mesmo tempo, você abrirá automaticamente o campo de busca do Spotlight.

Se realizar esse atalho novamente enquanto o Spotlight já estiver aberto, ele o ocultará.

25. Fechar uma janela

Para fechar a janela que estiver usando no momento, você pode simplesmente pressionar as teclas “Command” e “W” ao mesmo tempo.

26. Deletar item

Para deletar um item que esteja selecionado, você pode usar o atalho “Command” e “Del”. Isso fará o item ir direto à lixeira.

27. Ajuda do Mac OS

Caso esteja com alguma dúvida sobre o funcionamento do seu Mac, você pode pressionar as teclas “Command” e “?” ao mesmo tempo para abrir o centro de ajuda do sistema.

28. Abrir pasta

Se quiser abrir uma pasta no Mac, você só precisa usar o atalho das teclas “Command” e o direcional para cima ao mesmo tempo.

29. Abrir pasta de apps

Já para abrir a pasta de aplicativos no Mac, só é necessário pressionar as teclas “Command”, “Shift” e “A” ao mesmo tempo.

30. Abre uma pasta específica

Computadores Mac

Se você preferir, pode até usar o atalho das teclas “Command”, “Shift” e G” ao mesmo tempo para abrir uma pasta específica. Depois disso, é só especificar a pasta que deseja abrir.

31. Criar nova pasta

Para criar uma nova pasta, você só deve pressionar as teclas “Command”, “Shift” e “N” enquanto estiver no local que quiser criá-la.

32. Fazer logout

Se quiser fazer logout da sua conta de usuário no Mac rapidamente, basta pressionar as teclas “Command”, “Shift” e “Q ao mesmo tempo.

33. Esvaziar a lixeira

Caso queira deletar todo o conteúdo presente na lixeira do seu Mac de forma bem rápida e fácil, pressione as teclas “Command”, “Shift” e “Del”.

34. Ocultar janelas

Se quiser ocultar diversas janelas abertas ao mesmo tempo, use o seguinte atalho: “Command”, “Option” e “H”. Neste caso, apenas a janela do Finder ficará aberta se você a estiver usando.

35. Forçar reinicialização

Se precisar forçar a reinicialização do seu Mac, é só usar o atalho das teclas “Control”, “Command” e o botão “Power” do computador. Recomendamos que só utilize este atalho se realmente estiver com problemas para reiniciar o Mac da maneira normal.

36. Colocar tela em repouso

Para colocar a tela do Mac em repouso, você pode pressionar as teclas “Control”, “Shift” e o botão”Power” ao mesmo tempo.

37. Encerrar apps e reinicialização

Se o Mac estiver travando e com muitos apps abertos, você pode tentar o seguinte atalho: pressione “Control”, “Command” e “Media Eject” ao mesmo tempo.

Isso forçaram o encerramento dos apps abertos e reinicializará o computador em seguida. Só faça isso quando necessário para não acabar tendo mais problemas.

38. Abrir a janela do computador

atalhos do macbook

Para abrir a janela raiz do computador com um atalho simples, você pode pressionar as teclas “Shift”, “Command” e “C” ao mesmo tempo.

39. Abrir o iCloud Drive

Também dá para abrir o iCloud Drive com um atalho se quiser. Para fazer isso, pressione as teclas “Shift”, “Command” e “I” ao mesmo tempo.

40. Abrir a janela do Air Drop

O Air Drop também só precisa de um atalho para ser aberto mais rapidamente. Pressione as teclas “Shift”, “Command” e “R” para fazer isso.

41. Exibir/Ocultar o Dock

Se quiser exibir ou ocultar o Dock de aplicativos de maneira rápida, pressione as teclas “Option”, “Command” e “T” ao mesmo tempo.

42. Exibir/Ocultar barra do Finder

Você pode fazer a mesma coisa com a barra lateral nas janelas do Finder. Neste caso, o atalho usa as teclas “Option”, “Command” e “S”.

Encontre também no AppTuts:

O que achou desses atalhos do Mac?

Deu para aproveitar nossa lista para conhecer alguns dos mais úteis atalhos do Mac? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

2 Comentários

  1. Carine Michelly Bezerra 7 de janeiro de 2018 22:53

    Eu estou com um Mac sem funcionar o mouse dele, como faço pra usar meu Mac sem mouse naquela parte que eu escolho o usuário pra clicar onde coloca a senha ?

  2. Carine Michelly Bezerra 7 de janeiro de 2018 22:54

    Eu estou com um Mac sem funcionar o mouse dele, como faço pra usar meu Mac sem mouse naquela parte que eu escolho o usuário pra clicar onde coloca a senha ? Gostaria de uma ajuda. Qual tecla preciono?

Voltar ao topo