15 atalhos mais úteis do VLC para Windows e Mac
12 de abril de 2017
Um Comentário
15 atalhos mais úteis do VLC para Windows e Mac
15 atalhos mais úteis do VLC para Windows e Mac

15 atalhos mais úteis do VLC para Windows e Mac

Um Comentário

O VLC é um dos players de vídeo mais usados no mundo, especialmente por ser tão versátil e por possuir suporte para praticamente todos os formatos e codecs existente. É claro que por ser tão cheio de recursos, o VLC pode ser um pouco difícil de usar logo no início, mas existem maneiras de simplificar isso. Um bom exemplo são os atalhos do software, que você pode conhecer melhor na nossa lista logo abaixo!

Leia também: Os 10 melhores players de vídeo para o Windows

1. Tela cheia

VLC no Mac

Para entrar no modo de tela cheia do VLC, basta pressionar a tela “F” no Windows e as teclas “Command” e “F” se estiver usando o app no Mac. Essa é uma boa forma de esconder os comandos enquanto assiste seu vídeo. Porém, é possível também escondê-los sem entrar em tela cheia, veja mais à frente em nossa lista.

2. Sair da tela cheia

Se quiser sair do modo de tela cheia rapidamente, também é muito fácil. Pressione “Esc” tanto no Windows como no Mac.

3. Pausar/Play

É necessário usar o mesmo atalho para pausar ou dar play num vídeo usando o VLC. Você só pressiona apertar a tecla “Espaço” no Windows ou Mac.

4. Ativar legendas

vlc

A maioria das pessoas usa legendas nos vídeos estrangeiros que assistem, então esse atalho pode ser bem útil. Para ativá-las ou desativá-las, você só precisa pressionar a tecla “V” no Windows e “S” no Mac.


5. Avançar/Voltar

Há muitas maneiras de avançar ou voltar um trecho do vídeo que estiver vendo no VLC. No Windows, pressione as teclas “Ctrl” e “Seta direita” para avançar por um trecho curto, “Alt” e “Seta direita” para avançar por um trecho médio e “Shift” e “Seta direita” para avançar por um trecho mais longo. Se quiser voltar um trecho do vídeo, é só usar a “Seta esquerda” em vez da “Seta direita”.

Já no Mac, você deverá pressionar as teclas “Command”, “Ctrl” e “Seta direita” para um avanço curto, “Command”, “Option”  e “Seta direita” para um avanço médio e “Command”, “Shift” e “Seta direita” para um avanço longo. Mais uma vez, use a “Seta esquerda” para retornar um trecho em vez de avançar.

6. Volume

Se quiser ajustar o volume do vídeo com um atalho, pressione as teclas “Ctrl” e “Seta para cima” ou “Seta para baixo” no Windows. No Mac, use as teclas “Command” e “Seta para cima” ou “Seta para baixo”.

7. Abrir arquivo

vlc player

Para abrir um arquivo de vídeo rapidamente, pressione as teclas “Ctrl” e “O” no Windows e “Command” e “O” no Mac. Ao executá-los, poderá selecionar entre qualquer arquivo compatível em um diretório no seu computador.

8. Esconder comandos

Caso não queira entrar no modo tela cheia, mas também não queira ver todos os comandos do player enquanto assiste seu vídeo, há um atalho bem útil para te ajudar. No Windows, pressione as teclas “Ctrl” e “H” para esconder os comandos. No Mac, basta pressionar as teclas “Command” e “H” para fazer o mesmo.

9. Preferências

Se quiser abrir o menu de “Preferências” do VLC, você pode pressionar as teclas “Ctrl” e “P” no Windows e “Command” e “P” no seu Mac.

10. Abrir Playlist

vlc

Caso tenha uma playlist de vídeos para abrir no VLC, você pode pressionar as teclas “Ctrl” e”L” no Windows e “Command” e “L” no Mac.

11. Zoom

Para dar Zoom (ou para sair do zoom) em um vídeo no VLC, você só precisará pressionar a tela “Z” tanto no Windows como no Mac. Ele irá circular entre suas 4 opções de zoom: 1/4, 1/2, original e 200%.

12. Efeitos

Muita gente costuma usar o menu de efeitos e filtros do VLC, então é útil saber seu atalho para agilizar o acesso. Basta pressionar “Ctrl” e “E” no Windows e “Command” e “E” no Mac.

13. Tirar print

Tirar prints de vídeos e filmes é algo bem comum, especialmente se você quer compartilhar a imagem com seus amigos. Para fazer isso, basta pressionar as teclas “Shift” e “S” no Windows e no Mac.

Claro, a opção de criar uma captura da tela utilizando o botão de print screen no teclado ainda funciona, mas caso você utilize mais monitores, por exemplo, o print screen vai capturar todos eles em uma única imagem, enquanto o atalho vai pegar só o vídeo.

14. Gerenciar áudio

VLC Player app de android

Existem alguns atalhos interessantes para gerenciar a velocidade do áudio do vídeo. No Windows, pressione a tecla “J” para agilizar a velocidade e “K” para diminuir.

No Mac também é simples: você deverá pressionar a tecla “F” para agilizar a velocidade do áudio e a tecla “G” se quiser diminui-la.

Além disso, você também pode apertar “M” para dar mute e cortar o áudio do seu vídeo completamente, em ambos sistemas operacionais.

15. Gerenciar legendas

O mesmo funciona com as legendas se você perceber que elas estão fora de sincronia, por exemplo. Você pode aumentar a velocidade ao pressionar “G” e diminuir ao pressionar a tecla “H” no Windows.

No Mac, você precisará pressionar a tecla “H” para aumentar a velocidade das legendas e a tecla “J” para diminuir.

Encontre também no AppTuts:

Gostou dos atalhos do VLC?

Deu para aproveitar a nossa lista para conhecer alguns atalhos úteis para usar no VLC? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Thaís 20 de novembro de 2017 19:35

    Olá,

    não consigo criar um atalho do VLC no Macbook. Toda vez tenho que achar o arquivo baixado, verificar e depois abri-lo.
    Quando tento criar um atalho ele fica uma interrogação e dá um aviso que não tenho permissão.

    Poderia me ajudar ?

Voltar ao topo