5 coisas que deve analisar antes de comprar um disco SSD
25 de agosto de 2015
3 Comentários
5 coisas que deve analisar antes de comprar um disco SSD
5 coisas que deve analisar antes de comprar um disco SSD

5 coisas que deve analisar antes de comprar um disco SSD

3 Comentários

Os discos SSD já estão bem mais acessíveis hoje em dia do que quando a tecnologia apareceu pela primeira vez, alguns anos atrás. Mas muita gente ainda fica com pé atrás na hora de considerar comprar um por não conhecerem muito sobre o assunto.

Para ajudar quem está pensando em migrar para esta tecnologia mais confiável e durável, nós listamos 5 coisas que você deve analisar e saber antes de comprar um disco SSD. Confira!

1. Capacidade de armazenamento

instalar SSD

Você pode facilmente encontrar HDs comuns com 1 terabyte de capacidade de armazenamento, mas com os SSD, coisa é bem diferente. É mais comum e bem mais fácil de achar discos SSD com tamanhos entre 120 GB e 240 GB por aí, o que pode parecer bem pouco para a maioria das pessoas.

Você pode até achar alguns híbridos de HD com SSD com armazenamento maior, mas se estiver procurando por discos SSD pela segurança e rapidez que eles fornecem, é melhor não dar atenção para estes modelos. Considere bem o quanto de armazenamento usa hoje em dia para determinar qual o mínimo que você precisa de um SSD, já que não adianta pagar muito mais para espaço que não será utilizado.

2. Preço

usar SSD no PC

Como qualquer tecnologia nova, os preços dos SSD já foram bem altos, o que levava muitos consumidores a ficarem bem longe. Hoje em dia, eles ainda têm um preço elevado em relação aos HDs normais, mas já estão bem mais conta e possíveis de comprar.

Como dissemos no item anterior, não é fácil de encontrar um SSD com bastante capacidade de armazenamento, mas quanto maior a capacidade, bem mais alto o preço. Enquanto você encontra um SSD de 120 GB por R$230,00 facilmente, os de 240 GB pode custar até R$500,00.


A marca do SSD também influência muito no preço final do produto, já que as mais conhecidas sempre irão comprar bem mais.

Leia também: Como instalar o Windows 10 com um Pen Drive

3. Longevidade

diferença HD e SSD

Enquanto um HD normal geralmente pode durar até 4 anos, o SSD pode ter um ciclo de vida de até 7 anos, mas ainda há certas coisas a se considerar na questão da durabilidade e possíveis defeitos dos discos. Ao contrário dos HDs, os discos SSD não possuem partes internas móveis, ou seja, falhas mecânicas não são uma preocupação.

Isso também faz o SSD ser bem mais resistente à impactos do que os HDS normais, que acabam se danificando com qualquer movimento mais bruto. O problema é que o SSD é bem mais suscetível à problemas elétricos se o disco estiver trabalhando bem em um momento em que a energia acabar, por exemplo.

4. Performance

comprar disco SSD

Além de sua alta durabilidade, sabem o maior motivo dos discos SSD serem tão atraentes para os consumidores? Sua performance é incomparavelmente mais rápida que a dos HDs. Seu computador pode ligar em questão de segundos, programas abrem quase que instantaneamente e arquivos podem ser transferidos até 10 vezes mais depressa.

É claro que há modelos diferentes que podem ser mais rápidos (e mais caros) que outros, mas geralmente qualquer SSD já é infinitamente melhor que o HD com o qual estamos acostumados.

Leia também: Os 5 melhores mouses para o seu Mac

5. Especificações físicas

disco ssd

Isso é claramente importante para que você tenha certeza de que o disco SSD que está comprando, servirá para o computador que você já tem em casa. Felizmente, a maioria já é fabricada em um formato padronizado, mas é sempre bom verificar.

Aconselhamos que você saiba exatamente qual o tamanho de HD que serve no seu PC, mas para terem uma noção inicial: notebooks geralmente aceitam discos de 2,5 polegadas, enquanto um desktop precisa de um modelo de 3,5 polegadas. O formato usual dos discos SSD é de 2,5 polegadas (perfeito para notebooks), mas ainda dá para usá-los no desktop se você comprar um simples adaptador que deixa o disco maior.

Com tudo isso em vista, podemos dizer que o SSD pode ser uma opção melhor para quem precisa de rapidez e durabilidade à longo prazo, enquanto os HDs não se saem nada mal para quem não quer gastar muito com uma tecnologia ainda em crescimento e não se importa em ficar mais um pouquinho com o bom e velho disco rígido comum. Nos diga nos comentários qual a melhor opção para você!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

3 Comentários

  1. Antonio Kalil 29 de junho de 2017 22:34

    ….o problema é que os SSDs somem rapidamente…….a maioria das lojas vendem somente por internet…….anunciam o produto nas lojas e na hora de venderem não tem no estoque…..eu não sei qual é a vantagem de vender pela internet, se pode-se vender a vista……vai entender os procedimentos dos magazines e lojas….eu só sei que é muito difícil comprar um SSD…..isso é degradante e me cheira incompetência das lojas.

    • Leandro 24 de agosto de 2017 11:10

      Mais simples comprar online.

  2. Peterson Rodrigues 25 de novembro de 2017 13:54

    Esta conversão é possível para MacPro

Voltar ao topo