Como formatar e reinstalar o Mac OSX sem usar CD ou Drive
27 de dezembro de 2014
169 Comentários
Como formatar e reinstalar o Mac OSX sem usar CD ou Drive
Como formatar e reinstalar o Mac OSX sem usar CD ou Drive

Como formatar e reinstalar o Mac OSX sem usar CD ou Drive

169 Comentários

Embora o Mac OSX seja possivelmente o melhor sistema operacional do mundo, a verdade é que com o passar dos anos é muito provável que a performance do seu Macbook ou iMac não seja a mesma dos primeiros tempos, mesmo usando todo tipo de truques e dicas. O sistema vai-se tornando mais lento, e format o disco e reinstalar o sistema operacional é sempre uma boa opção quando a performance é algo que você realmente valoriza.

Se o seu Mac OSX demora para arrancar, está constantemente travando, crasha por alguma razão, congela, algumas teclas deixam de corresponder às suas funções, ou outro qualquer comportamento estranho, muito possivelmente você está precisando formatar o seu Mac OSX e reinstalar o sistema operacional. Para quem utiliza Macbooks ou iMac de última geração, a drive de CD é algo que já nem sequer existe nesses computadores.

A Apple também já não vende os seus sistemas operacionais em formato de CD, portanto, você precisará reinstalar o sistema sem recorrer ao uso de CD, Drive ou Disco de recuperação. O processo é bem simples e também pode ser usado para fazer downgrade do macOS atual para uma versão anterior.

Passo Nº1 – Faça backups de tudo

Quando digo fazer backups de tudo, não digo para você fazer uma cópia de segurança do Time Machine, porque isso não vai resolver os seus problemas. Ao importar a cópia de segurança, você importará igualmente os bugs do seu sistema e todos os problemas que você já tinha, portanto, desconsidere essa opção. Opte portanto por fazer backups individuais dos seus ficheiros, coloque-os na nuvem ou um disco externo, e limpe basicamente todas as importantes importantes que restam no seu computador, para que possamos apagar o disco e reinstalar tudo do zero.

Uma das coisas recomendadas também, é você fazer uma listinha com todos os aplicativos que você tinha instalados no seu Mac OSX. Vá na pasta “Aplicativos” e escreva num bloco de notas todas as Apps que você tinha instaladas. Isso você não conseguirá guardar de forma alguma, a não ser que tenha consigo os ficheiros de instalação originais, portanto, monte a sua listinha e prepare-se para baixar todos esses softwares novamente.

backups

Passo Nº2 – Reinicie seu computador

Confirme duas ou três vezes que realmente realizou todos os backups necessários do seu sistema operacional. Quando tiver a certeza de que realmente tudo foi guardado, reinicie o seu computador.

Passo Nº3 – CMD + R

Assim que o seu computador arrancar e você visualizar a tela cinzenta de arranque do Mac OSX, pressione as teclas CMD + R durante cerca de 15 segundos. Depois desse período de tempo, solte os seus dedos das teclas e deixe o sistema arranque no modo através do menu de recuperação do Mac OSX.

Recuperação

Passo Nº4 – Limpe o seu disco

O primeiro passo é seleccionar o “Disk Utility” ou “Utilitário de Disco” para limpar todo o conteúdo do seu disco. Seleccione a última opção do menu e entre no utilitário de limpeza do disco, por favor.

No passo seguinte, seleccione o seu disco onde está instalado o seu Mac OSX (por norma chama-se Macintosh HD e aparece na primeira posição desta tela) e navegue nos separadores superiores para seleccionar a opção “Apagar” ou “Erase”.

Apagar Disco

Ao seleccionar o menu “Apagar”, por baixo existe um botão “Apagar” para limpar todo o conteúdo do disco do seu Macbook ou iMac. Apague o disco, sem problemas. Quando terminar, feche a janela onde se encontra para retornar ao menu inicial e iniciar a reinstalação do seu sistema operacional.

Passo Nº 5 – Reinstale o Mac OSX

No passo seguinte, ao regressar à tela inicial, deverá escolher a opção “Reinstalar OS X” ou “Reinstall OS X”. Você deverá estar conetado a uma ligação Wi-Fi para que o seu computador faça download da última versão do sistema operacional da Apple.

Reinstalar Mac OSX

O processo poderá demorar algum tempo, dependendo da qualidade da sua conexão à internet. O sistema irá baixar a última versão do sistema operacional da Apple, e iniciar o processo de instalação desse mesmo sistema operacional no seu computador.

Depois disso, você deverá ter a última versão do Mac OSX instalado de raiz no seu computador e com as definições de fábrica. Tudo isto sem recorrer a um CD, Drive ou Disco de recuperação do sistema. Agora é instalar os aplicativos que você tinha no seu antigo sistema, repor os seus ficheiros mais importantes e retomar o seu trabalho!

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

169 Comentários

  1. Marcelo 8 de março de 2015 19:13

    Durabte o processo de apagar ocorreu um erro, agora meu note n inicializa mais, diz q o disco esta protegido.

    • Lucianna 25 de março de 2015 2:01

      Marcelo, aconteceu o mesmo comigo!
      Já resolveu??

    • Felipe Pietro Biasi 13 de setembro de 2015 14:22

      Tenta a senha do FireVault!

      • Claudete 26 de outubro de 2015 13:45

        Não adianta tentar a senha

    • Matheus 1 de novembro de 2015 2:31

      Você deve ter esquecido de criar a nova partição, não?

    • Vinicius brandão 2 de abril de 2016 0:45

      Eu formatei o Mac aí quando fui reinstalar o Mac OS Lion apareceu uma parte que pede pra selecionar em qual disco desejo instalar !!!
      Só que ñ aparece opções!

      • Francesco 16 de junho de 2016 9:52

        Vinicius, estou com o mesmo problema. Não aparecem opções de disco para instalar o OS X.
        Como vc resolveu isso?
        Obrigado!

      • Filipe 27 de novembro de 2016 19:36

        Ao pessoal que não está conseguindo selecionar uma partição para instalar o sistema, vão em Utilitário de disco, selecionem a partição que será instalado e cliquem em Montar.

        • Alex Zimmer 20 de janeiro de 2017 2:21

          deu certo, obrigado

      • Yutang 1 de dezembro de 2016 14:46

        FOI IGUAL PRA MIM

    • Marco Antonio 9 de novembro de 2016 17:44

      Olá, tenho um MacBook Pro de 15 Pol., essa máquina tem 4gb de RAM, e está no limite de memória, segundo a Apple ele roda o Lion, tentei instalar depois de atualizar o sistema anterior que era o Snow Leopard 10.6.8, então ele começou a instalação e não saiu mais da tela cinza, ficou horas e horas assim…o que posso fazer? já tentei de tudo, desliguei, comandante r, comand option…nao adianta.

  2. Gabriela 5 de abril de 2015 17:41

    O meu aconteceu o mesmo. O que faç0?

    • Claudete 26 de outubro de 2015 13:46

      Não faça nada

  3. André 8 de abril de 2015 10:29

    Obrigado!! Funcionou perfeitamente!!

  4. Claudionor Salerno 22 de abril de 2015 11:31

    Diz que o disco está protegido e não consigo habilitar a opção para desbloquea-lo, o que devo fazer?

  5. Gustavo 30 de abril de 2015 22:40

    Tb estou com i msmo problema. Pra mim aparecem 2 hds, um deles com 160gb, que eu consigo apagar, e outro de 600gb que aparece bloqueado

  6. wellington 10 de maio de 2015 13:29

    nesse processo, ele pede para buscar o sistema na internet, e para continuar ele pede ID e senha. eu nao tenho, como proceder?

    • Susete Castro 2 de agosto de 2016 21:50

      ola a todos, eu também gostava de por o meu mac como novo mas não sei como fazer porque eu comprei o meu mac em ocasião por isso não tenho dados nenhuns sobre el, alguem me pode ajudar??? muito obrigado pela atenção…

  7. alvaro 18 de maio de 2015 0:01

    Muito Show. Obrigado e Parabéns!

  8. Luciana 29 de maio de 2015 4:20

    Quanto tempo dura em média essa reinstalação ? O meu já está a uma hora e aparece um ponto de interrogação na tela!

    • BEATRIZ 26 de outubro de 2015 13:38

      Bom , não dura muito tempo , máximo 25 segundos !! O ponto de interrogação é porque deu vírus!!

  9. eduardo 29 de maio de 2015 4:40

    O meu esta aparecendo um disk1 os x base system e não posso apagar nenhum dos dois (nem esse, nem o Macintosh HD). K que eu faco?

  10. caio 2 de junho de 2015 22:29

    o meu apagou tudo ok …porem na hora de reinstalar o lion(no meu caso é o lion) ele mostra uma previsao de 500 horas para finalizar a nova instalação…porem sempre trava nos primeiros minutos…. e agora a previsao gira em torno de 4 horas e tambem trava..alguem me ajuda por favor ..?? preciso trabalhar. kkkk

    • marcio petersen 3 de maio de 2017 10:32

      iae mmano como resolveu???? estou com o msm problema aki.

  11. Dayane 8 de junho de 2015 21:52

    Boa tarde,estou tentando formatar meu note mais aparece que não pode ser instalado em recovery hd,o que significa isso? Preciso de ajuda. Obrigada.

  12. Fernanda 12 de junho de 2015 3:24

    Quando aperto o botão para ligar + o alt
    Aparece apenas macintosh HD
    Não aparece a outra opção que eu deveria clicar.
    O que eu faço?

  13. Andre 22 de junho de 2015 0:36

    Cara fui reinstalar o programa no meu Mac mais esta falando que meu disco esta protegido o que eu faco

  14. Adulai Rodrigues 8 de julho de 2015 13:59

    De repente perdi o sistema operativo do meu Macbook Pro, tentei reinstalar através de internet mas sempre me dá mensagem Apple.com/support
    O que devo fazer?

    • mi 25 de julho de 2016 4:15

      vc conseguiu resolver?

  15. Marcos Roberto 16 de julho de 2015 21:26

    Perfeito!!

    Parabéns pelo post.

    • Claudete 26 de outubro de 2015 13:49

      Obrigada

  16. Joao Marcelo 17 de julho de 2015 0:28

    Puts…achei que finalmente tinha achado a formula para formatar o meu imac e pelos comentarios parece que foi uma brincadeira de mau gosto, ainda bem q li os comentários antes. Vou continuar tentando achar o caminho. Agradeco a todos por avisar

    • Wanderley Moreno 19 de julho de 2015 22:57

      To no mesmo barco que você meu caro!

  17. Felipe Pietro Biasi 13 de setembro de 2015 14:21

    Não entendo muito, mas não seria este problema do pessoal por ter o hd criptografado pelo FileVault? Creio que descriptografa-lo antes de reinstalar resolveria o problema! Mas não tentei faze-lo ainda.

  18. lucca 16 de setembro de 2015 2:29

    quando fui instalar o os x , tive que reiniciar o macbook e agora aparece apple recovery.

  19. Luiz Augusto Aguiar 18 de setembro de 2015 5:50

    Tutorial útil e bem elaborado.
    Funcionou bem.
    Grato.

  20. Thamara 23 de setembro de 2015 20:21

    Quando coloco o ID e a senha, fala que está temporariamente indisponível, pra tentar novamente mais tarde.
    Alguém pode me ajudar a me falar se tem alguma coisa errada?

    • Silvio Barreto 10 de novembro de 2015 4:02

      Olá, estou com um problema de instalação no meu MAC igual ao seu, como vc resolveu ele?

      • Rodrigo Dias 16 de novembro de 2015 4:39

        Olá estou com o mesmo problema que vcs. Por favor se alguém souber oq posso fazer agradeço desde já

        • Tiago 17 de janeiro de 2016 17:13

          Também estou com este problema de id e senha temporariamente indispinível..
          me avisem se descobriram o que fazer, por favor!
          valeu!!

          • Jo 27 de janeiro de 2016 18:41

            Ola, vc conseguir instalar?

          • Jonny 9 de janeiro de 2017 2:48

            Conseguiram encontrar a solução???

          • Luciano 11 de janeiro de 2018 20:10

            O meu Tbém, MAC PRO do ano 2008

        • Artur Ramos 29 de abril de 2018 20:32

          No meu também alguém aí conseguiu?

    • Carlos Philipe 26 de janeiro de 2016 3:01

      Caramba! Quantas pessoas com o mesmo problema! Eu também estou! Qualquer id q coloco aparece esse aviso de temporariamente indisponivel. Deixei com um técnico mas nem ele sabe. -.- Alguém aqui nos dê uma luz por favor! Só vejo a galera cm duvida e sem nenhum tipo de suporte aqui!

      • Victória 9 de março de 2016 0:14

        Estou com o mesmo problema, ja resolveram?

      • Jonny 9 de janeiro de 2017 2:09

        boa noite,
        O meu nome è jonny e aconteceu-me agora o mesmo. não aceita o id. Sabe dizer-me como consegiu resolver o problema??
        ficava muito grato.
        obrigado.

      • Camila 9 de abril de 2017 13:26

        Conseguiram resolver? Estou tendo o mesmo problema.

    • Raquel 24 de fevereiro de 2016 4:17

      Conseguiu resolver to com mesmo problema

    • Vinicius 12 de março de 2016 7:15

      Como resolveu.. O meu tbm da esse erro… To sem sistema é sem ter
      Como instalar

    • Rayane 17 de fevereiro de 2018 13:44

      To com o mesmo problema. O que eu faço?

  21. Anizio Firmino 24 de setembro de 2015 12:59

    Olá.
    Consegui formatar, porem por algum motivo não consegui em seguida reinstalar o sistema. Acabei entrando em uma tela que não aparece mais nada. Ai resetei . Agora eu ligo o Mac e aparece apenas uma interrogação. Podem me ajudar. Obrigado.

  22. Miguel Duarte 24 de setembro de 2015 13:17

    O meu Macesta muito lunto e nao me deicho por o disco de instalaçao,quero reinisiar o meu Mac ?

  23. Rafael 7 de outubro de 2015 19:58

    o meu apagou e na hr de reinstalar o osx aparece que não existem informaçoes sobre a instalaçao no sistema, e nao instala o osx, o que eu faço ?

  24. yolanda dias 11 de outubro de 2015 22:35

    Boas .. Apaguei o disco e agora diz me que o servico esta indisponivel.. Como posso fazer??

    • Maria Novo 19 de outubro de 2015 17:24

      Ola Yolanda! Conseguiu resolver? Estou com o mesmo problema e voltei a ligar o computador e parece um simbolo de proibido

    • Adriano 17 de novembro de 2016 3:55

      Olá eu me chamo eu também estou com o mesmo problema que está indisponível tentar novamente mais tarde

      • Jonathas 20 de março de 2017 13:18

        Reinicei e antes de aparecer pressionei “Comand + Option + R” entrou automaticamente no processo de reinstalação, depois de baixar apareceu o Mc Sierra para instalar. Clicando em concordar e selecionado o disco.

  25. Charles 14 de outubro de 2015 23:56

    Pessoal, estava com vontade de formatar meu mac. Acredito que ficará mais rápido. porém, gostaria de saber se todos conseguiram resolver seus probleminhas encontrados durante a formatação. pior que não formatar é ficar sem o meu mac funcionando, né?
    Abs,

  26. wellington carlos 16 de outubro de 2015 1:58

    Estou com o mesmo problema relatado por muitos aqui no fórum, após apagar o hd e tentar reinstalar o OS, no final da instalação da erro, e aparece apenas uma tela branca com ponto de exclamação, como relatado acima pelo Anizio Firmino, se tiverem alguma dica fico grato.
    Tenso o negocio.

  27. Carlos Augusto 21 de outubro de 2015 11:24

    Comigo estava dizendo isso de disco protegido, mas isso era ANTES DE EU APAGAR O CONTEÚDO, depois que apaguei, apareceram 2 discos , um chamdo recovery e o machintosh HD que estava livre para reinstalar

  28. Junior 4 de novembro de 2015 23:35

    o osx aparece que não existem informaçoes sobre a instalaçao no sistema, e nao instala o osx, o que eu faço ?

  29. Felipe 14 de novembro de 2015 18:46

    Pessoal tive o mesmo problema na instalação do Yosemite aí vai meu relato que funcionou comigo pode ajudar alguem também.

    Comprei um Mac semi-novo como um velho e bom usuario do windows fui formatar o Macbook Pro
    para deixar do meu jeito sem sujeiras do antigo usuario, pois gostaria de uma versão limpa.

    Assisti alguns videos de como formatar e fui por a mão na massa para apagar o HD foi bem simples mas na hora de instalar o
    Yosemite aparecia a mensagem “Esse item esta indisponivel temporariamente”.
    Eu não tinha o ID e a senha do antigo dono como muitos indicaram e tentei resolver sozinho antes de pedir pra ele,
    quando sai dessa tela de tentativa de instalação do Yosemite meu note reiniciou e ficou em uma tela Cinza com um ponto de interrogação.

    Depois de muito fuçar consegui e ainda instalei o mais recente OS X El Capitan!!!

    Descobri que você precisa fazer pela area de recuperação!!

    Para iniciar o computador a partir da recuperação, reinicie o Mac e mantenha pressionadas as teclas Command e R na inicialização.

    Porém o que não sabia é que existe um segundo modo de recuperação que pode ser acionado também na tela de inicialização segurando command + r + shift.
    Nessa o hd apareceu normalmente e então pode instalar o OS X El Capitan.

    Espero ter ajudado!!

    • Pedro 29 de novembro de 2015 19:12

      Oi Felipe, tudo bem? Como você fez para alterar a opção do sistema a ser instalado? Pra mim só aparece o Lion 10.7, e dá a mesma mensagem de temporariamente indisponível. Acredito que a Apple store não libere mais o download por ser um sistema antigo, mas não consigo alterar / buscar / escolher na tela de recuperação, só aparece o Lion… Obrigado!

    • vanessa 14 de dezembro de 2015 15:06

      olá felipe, obrigada pelas informações, porém gostaria de saber como podemos selecionar qual sistema operacional será instalado, pois só aparece os antigos.

    • Miguel 12 de fevereiro de 2016 12:12

      Esse comand +r+ shift da aquele ponto de interrogação…alguma outra dica?

    • Josenildo 21 de março de 2016 14:27

      Amigos, o meu problema é que comprei um Mac White de um conhecido, que inclusive me passou esta senha ai que aparece quando você clica o “option” na inicialização.

      (Inclusive, no teclado do mac esta opção não funciona… Já já eu conto como resolvi).

      Então, o mac veio com o Yosemite 10.10.3.
      Assim que eu loguei na AppStore apareceu um pontinho vermelho no ícone indicando atualização de um software. Ok, era do OS X, cliquei e demoraria algum tempo para baixar os 2Gb e como era tarde deixei baixando e fui dormir.

      No outro dia ele estava com a famigerada pastinha com a interrogação dentro. Daí começaram os meus problemas porque não funcionou no teclado “Command + R” coloquei um teclado USB da Dell que eu uso no Windows, não funcionou até hoje o Command + R, ou “tecla windows + R” mas o “alt” funcionou, apareceu um “HD Macbook” e um “Recovery”, tentei os dois, não consegui, a tela fica cinza e não sai disso.
      Tentei retirar o HD e formatar em uma ferramenta pelo Windows… Piorou não aparece nem mais a pastinha com interrogação.
      Fiz um pendrive de boot pelo El Capitain na Virtual Box, aperto “Alt” no teclado USB aparece o pendrive (Só), mas continua a tela cinza, não sai disso.
      O que eu faço??
      Compro outro HD já formatado com partição do mac?
      Jogo ele no lixo e desisto de entrar no mundo OS X?
      Ou levo no técnico que vai me cobrar o mesmo valor que eu paguei no meu Mac White?

      #DESESPERADO!

  30. Magno 20 de novembro de 2015 0:46

    Como fizeram ? consegui apagar o HD mas o meu não instala o sistema operacional. Só aparece a opção de instalar o Mavericks, mas dá erro no inicio da instalação. Tentei essa ultima forma passada, mas acontece a mesma coisa.

  31. Marcelo 20 de novembro de 2015 8:26

    Huhuuuuuuu, resolveu meu problema! O computador tá rápido igual um foguete depois dessas dicas! Excelente, funcionando como novo. Tenho agora um Mac de 27” usado “novo”. Muito obrigado!

  32. Guilherme Andrade 21 de novembro de 2015 14:53

    Amigo, baixei o El Capitain no MAC Book White, mas não intalou, deu erro. Descobri só depois que a versão do meu MAC não aceita esse OS X. Como voltar para o Yosemite?? Tentei limpar o disco de forma segura, mas ao retornar, ele tenta instalar o El Capitain. Pode me ajudar?

    • Ludimila 29 de março de 2016 21:32

      Formatei mas não consigo instalar o programa ox .me aparece uma mensagem que está temporariamente indisponível.

  33. Pedro 7 de dezembro de 2015 6:39

    Eu gostaria de agradecer. Não conseguia, nem com a ajuda do suporte da Apple, formatar o meu Mac Pro, por causa de uma criptografia feita acidentalmente. Seguindo suas instruções, deu tudo certo. Formatei, instalei novamente o El Capitan (demorou apenas uma hora), e agora tudo flui numa boa.
    Obrigado.

  34. supermac 7 de dezembro de 2015 12:38

    Pessoal tive alguns problemas com alguns macs que recuperei, nos que nao haviam mais nenhum recurso recomendado pela aplle eu fiz o seguinte, montei um pen drive de boot no site Iatkos ou no tonymac, e usei pra fazer funcionar de novo, ai atualizei pela própria apple e ja era, tudo voltou ao normal porem nao garanto sera por conta e risco de quem fizer, pra mim deu certo em 5 macs com problemas.

  35. Bianca 13 de dezembro de 2015 17:11

    Fiz o procedimento mas qd pediu id apple meu teclado bluetooth já n funcionava mais. Tive que reiniciar a máquina e agora só aparece uma tela cinza com ponto de interrogação e o problema é que meu teclado é reconhecido pra dar nenhum comando e sair dessa tela. Alguém pode ajudar?

    • Josenildo 21 de março de 2016 14:43

      Tenta um teclado USB.

  36. Joao santana 24 de dezembro de 2015 15:49

    O meu mac nao esta iniciando pela tecla
    Windows + R
    O que devo fazer ?

  37. Luiz 29 de dezembro de 2015 2:56

    Ola amigo,
    Instalei o El Capitan no meu MacBook Pro e agora não consigo mais iniciar o sistema. Para sempre na tela de carregamento e depois se desliga ou fica apenas com tela branca.
    Não consigo acessar absolutamente nada.
    Alguma ideia do que posso fazer para voltar e eliminar o El Capitan?
    Se puder me ajude.
    Grato

  38. Eduardo 29 de dezembro de 2015 19:55

    Tenho um MacBook Air 2008, e não aceita outro sistema apenas o OS X Lion, e não consigo pois aparece a mensagem ” este item está indisponível no momento”
    Alguém conseguiu resolver o problema

    • laura 13 de fevereiro de 2016 17:58

      consegiu resolver?Mesma coisa por aqui..

      • Maicon 14 de março de 2016 3:14

        Laura, resolveu seu problema? Estou passando pelo mesmo problema.

  39. Fernando Sousa 5 de janeiro de 2016 0:30

    Tenho uso um Mac pro de 2012
    de 750 gb de disco Sata expandido
    Vou vender e queria limpar.
    No utilitario de disco (firevault desativado)
    as opções de particionar e apagar não estão ativas.
    Que fazer?
    Obrigado

  40. Tony 8 de fevereiro de 2016 1:19

    Gente, me ajudem

    limpei meu hd, quando vou instalar
    diz que não está disponivel, nao consigo instalar.

    me ajudem

  41. Kaká 23 de fevereiro de 2016 20:19

    Alguém precisando de ajuda para instalar? Eu formatei o meu e ocorreu tudo bem. Antes eu fiz um boot de instalação com um pendrive.

    • Raquel 24 de fevereiro de 2016 4:18

      Euuu

  42. Raquel 24 de fevereiro de 2016 4:18

    Quando coloco o ID e a senha, fala que está temporariamente indisponível, pra tentar novamente mais tarde.
    Alguém pode me ajudar a me falar se tem alguma coisa errada?

    • Hamilton 6 de julho de 2016 0:36

      O meu tbm esta assim, mas nao tenho certeza que a senha que estou passando era a mesma q estava logado nele, recebi um mac usado no trabalho e ia restaurar como um novo para usar..
      No meu pessoal, consigo apagar o SSD e mandar baixar um novo.. porem nesse ta essa msg de indisponvel …..

  43. Frank Carvalho 25 de fevereiro de 2016 2:33

    Boa noite Pessoal,

    No intuito de formatar o MAC, informo o ID e a Senha da APP Story e diz que o SO está indisponível, para tentar novamente mais tarde, mesmo problema de nossa amiga Raquel. Alguém dos que tiveram este problema anteriormente, conseguiram resolver?

    Desde já agradeço a atenção.

  44. Tito 29 de fevereiro de 2016 0:10

    Fudeu. Todo mundo reclamando q deu merda!
    Melhor procurar solução em outro lugar.

  45. Christian 2 de março de 2016 3:13

    Meu deu merda tb. Fiz tdo como recomenda tutorial. Marcava 20h pra transferir el capitan. Depois de umas 10h voe a barra azul estava completa mas marcando 40h faltantes. Reiniciei o computar command +r novamente e comecei td de novo. Aí marcou 30 de tempo estimado. Aguardando.

  46. Diogo Monteiro 2 de março de 2016 18:53

    Cara o meu eu reinicio ele mas fica numa página azul com uma pasta no meio.. O que eu faço?

  47. Pedro Paulo 3 de março de 2016 16:35

    Pessoal, ontem fiz esse procedimento e acabei que detonando meu Mac. Na hora de reinstalar o OS X aparecia pra mim a tela de instalação do El Captain quando clicada em continuar ele buscava as informações pela internet e dava a seguinte mensagem de erro: “Não foi possível encontrar as informações de instalação deste equipamento – Entre em contato com a AppleCare”. Não teve jeito e não conseguia mais fazer nada… Tentava pela rede Wi-Fi de minha casa de 30mb de velocidade e também direto pelo cabo… Sem resultado, sempre aparecia a mesma mensagem. No desespero e já ligando pra assistência técnica que me cobrariam R$180 pra avaliar e 30 dias para me entregar o aparelho que eu uso para trabalhar diariamente, num ato de desespero e de inúmeras tentativas sem sucesso…. Criei uma rede Wi-Fi pelo acesso pessoal do meu iPhone e conectei através do Mac. Quando liguei em continuar na instalação do El Captain… Pronto! Já apareceu a tela de Eu concordo… Etc etc… E fui dando continuidade! Percebi que ia demorar e obviamente esgotar meu plano de dados do celular…. Cancelei o acesso pessoal e conectei pela minha rede Wi-Fi normalmelmente da minha casa. Perfeito! Pediram meu Id e senha da Apple e pronto Em 50 minutos o Mac já estava funcionando… Tudo novinho em folha, formatado, rodando sossegado. Então eh isso. Acredito que isso vai resolver o problema de muita gente. Espero ter ajudado. Só pra informação, o modelo do meu MacBook eh MacBook Pro 13 (final 2011).

    • Vanessa 12 de maio de 2016 0:26

      O meu aconteceu a mesma coisa, que bom que voce postou a solucao aqui, muito obrigada

    • Diogo Vieira 18 de setembro de 2016 22:33

      Parabéns, deu certo aqui! vc é foda!!

    • gabriel 20 de setembro de 2016 2:28

      salvou demais essa sua dica! valeu!

    • André 10 de janeiro de 2017 15:46

      Muito Obrigado pela dica! Aconteceu a mesma coisa comigo na conexão a cabo (net), mudei para uma conexão de fibra que temos no escritório (vivo) e rolou normalmente.

    • Fabiano Vieira 27 de janeiro de 2017 8:43

      Aparece essa mensagem justamente por causa da falha de comunicação com o servidores da Apple. Uma dica é deixar somente o Wifi conectado e desconectar o cabo de rede caso o mesmo esteja conectado.

    • augusto Baptista 15 de fevereiro de 2017 13:41

      Vlw. Já estava doido com esse problema! kkkk

    • Gustavo Faria 21 de fevereiro de 2018 20:12

      Muito obrigado! 2 dias preso nisso. Agora funcionando tranquilo!

  48. Pedro Paulo 3 de março de 2016 16:37

    * … Quando cliquei em continuar….

    Só uma correção da grafia

    • Priscila 10 de março de 2016 7:28

      A mensagem de erro que deu foi exatamente igual a sua, mas tentei isso do acesso pessoal e tambem nao funcionou :(
      Mais alguem conseguiu resolver esse “nao foi possivel encontrar as informações de instalação deste equipamento”??

      Obrigada

    • Braum 28 de abril de 2016 2:34

      Deu certo comigo também. Parece ser um problema com as nossas redes de internet de nosso país fuleiro! É só conectar pelo celular e depois cancelar e seguir com a net normal da casa mesmo

  49. Frank Carvalho 6 de março de 2016 0:12

    Resolvendo o Problema do “Temporariamente indisponível”.

    Boa noite pessoal,

    Estava com problema ao baixar o SO da App Story, no caso era o OS X Lion, vou deixar relatadado a única forma que consegui resolver o problema sem ter que pagar R$ 200,00 para a autorizada reinstalar o SO.

    Resolvi criar o Pen Drive bootável para reinstalação do Sistema, coisa que sugiro aos moderadores colocar no Tutorial para que outras pessoas não passem por estes problemas, pois é muito mais simples fazer o Pen Drive bootável quando se tem o Sistema instalado na máquina e após ter criado o Pen Drive formatar o HD.

    Enfim, no meu caso, já não tinha mais OS X instalado e só tinha outra máquina rodando Windows, pesquisei e criei o pen drive à partir do Windows, foi até simples, após apanhar bastante. Baixei uma imagem do SO (.dmg) em um link qualquer da pesquisa do Google e utilizei o programa TransMac que salvou a minha “vida”, este aplicativo pega a sua imagem e gera o Pen Drive bootável próprio para o SO do MAC, muito simples, poucos cliques, tem até tutorial no Youtube.

    Com o pendrive espetado no MAC foi só iniciá-lo pressionando COMMAND + R e selecionar para inicialização ocorrer no Pen Drive e prosseguir a instalação.

    Após instalado o sistema irá reiniciar, quando reiniciar ficar atento para que reinicie no HD onde foi instalado o SO para prosseguir e finalizar a instalação, comigo aconteceu de reiniciar e dar boot automático no Pen Drive novamente. Daí gerou uns probleminhas.

    É isso, espero que auxilie alguém que estiver com problemas semelhantes.

    Abraço.

    • Braum 28 de abril de 2016 4:17

      E da onde o Mac puxou o restante da instalacao ? Do pendrive mesmo?

    • Ludmila 6 de dezembro de 2016 5:52

      Muito bom! Consegui fazendo assim.
      Foi bem bacana a sua explicação!

  50. Carol 8 de março de 2016 15:07

    Foi um pouco complicado no começo mas com a ajuda de outros sites para auxiliar acabou dando tudo certo!!
    Muito obrigada pelo tutorial, ficou perfeito!!!

  51. Josenildo 21 de março de 2016 14:52

    Gente, eu vi duas soluções e muitos problemas aqui…
    Ninguém pode me ajudar no posta lá em cima???

  52. Adriano Ramos Silva 22 de março de 2016 5:33

    Instrução simples e objetiva !

    Tudo nos conformes !

    Obrigado.

  53. Octavio 10 de maio de 2016 3:02

    Quando seleciono o HD para reinstalar o OSX ele diz que o hd está com problema. Pede para fazer backup e trocar o disco.
    Mas antes ele sempre funcionou perfeitamente. O que faço?

  54. Diegao 18 de maio de 2016 22:01

    Pessoal, fiz todo o procedimento porém estou travado em uma tela à 24h escrito assim Configurando seu Mac…e mais em baixo ele fica girando e escrito configurando. É normal isso? quanto tempo durou a configuração de vcs?

    • Ricardo 5 de junho de 2016 17:13

      Opa diego, estou com o mesmo problema, resolveu?

  55. Aldo Bogea 23 de maio de 2016 20:48

    Está aparecendo um pasta com um interrogação dentro, ambos piscando.

    Não sai dessa tela.
    O que faço?

    Grato

  56. marcelo 1 de junho de 2016 17:17

    gente, comprei um macbook usado, fui tentar formatar ele pediu um id da apple, eu fiz, agora eue esta dizendo direto que meu app esta temporariamente indisponível, alguém pode me ajudar?

    • ismael muhongo 29 de junho de 2016 9:26

      O meu ta aparecendo o globo piscando e depois uma pasta comuma iinterrogação por dentro o que faço?

  57. Caio 8 de junho de 2016 22:49

    cara, meu macbook eeh de 2009, veio o snow leopard e eu nunca formatei…to tentanto formatar usando tds essas teclas q vc disseram mas nao aparece esse Disk utility pra eu apagar…. tem alguma diferenca na formatacao desses macbook antigos…e outram eu nao tenho comigo o DVD do snow leopard que comprei junto com o mac, vou precisar dele pra reistalar o OS X? desde ja agradeco..estou desesperado…

  58. Breno 14 de junho de 2016 16:19

    Serviço temporariamente indisponível na hora de conectar o ID Apple para baixar o Mac OS Yosemite alguma solução ?

  59. Jeferson 30 de junho de 2016 13:42

    Eu formatei o meu disco de inicialização e agora quando eu aperto alt ele ignora e sobe direto o windows, o que eu faço?!

  60. Bruno 4 de julho de 2016 5:44

    Deu tudo certo! Só seguir o tutorial! Obrigado!

  61. Everton Brito 17 de julho de 2016 5:28

    Eu instalei a versão beta do MacOs
    Mas me arrependi
    Dai formatei o HD, mas só tinha automatico a imagem dessa versão de teste.
    Não estava conseguindo fazer aquela instalacao que baixa direto da internet a imagem,
    Zerei a PRAM
    FORMATEI TUDO PELO disk utility

    Reiniciei com command P R

    Dai foi

    To esperando a instalação do Capitain!
    Ufa

  62. Arimi 25 de julho de 2016 15:56

    oi gnt, o meu tava dando problema na hora de reinstalar o os x tb, resolvi da mesma maneira que o coleguinha abaixo, só q vou fazer um novo post pra ter mais visibilidade….

    eu só fiz o meu celular rotear internet pelo acesso pessoal, e conectei o mac e comecei a atualização… aí como o pacote de dados iria acabar, no meio da atualização mesmo, eu fiz o mac conectar no wifi de casa… aí consegui atualizar de boa!

    espero ter ajudado

  63. Luca 28 de julho de 2016 23:38

    O meu esta na tela configurando seu mac ha mais de um dia é normal ??

  64. gabriel 15 de agosto de 2016 19:07

    Eu adoro Mac´s, mais neste momento estou com duvidas! o que mais me fd#!… é o pessoal que dis deu certo! isso é Fodasss! podem remover o meu comentário! mais porras! alguém dis porque que ele nao instala!? ja tentei todas fodas que estao aqui, so piora, depois de instalar 1 actualização ele ja nao liga, aparece a logo e reinicia por si, quantas veses li da na telha! tenho os meus projetos dentro dele, formatação hfs+ não abri em fodas nenhuma nem no linux, o meu conselho é nao formata se nao conseguem restaurar, não desliguem ele antes de fazer backup de cada porra que vocês fizeram, verificar id, verificar legibilidade, pasta com ponto de interogaçao, sinal stop, item indisponivel é essa porra toda que vais verificar no inicio da tua desgraça!

  65. Sergio 22 de outubro de 2016 10:53

    Fiz todos os passos direitinho,tudo correu bem mas a tela ficou cinzenta ,tentei de novo e…outravez cinzenta…o meu iMac é de princípio 2009 e tem o El Capitan ,se alguém souber o que se passa …

  66. Dom100 2 de novembro de 2016 18:56

    Meu mac depois de formatar o HD travou a inicializacao e agora somente aparece uma pasta sem ponto de interrogação

  67. Thiago 8 de novembro de 2016 12:53

    Alguem me ajuda por favor??? estou tentando restabelecer o sistema do meu macbook depois de ter comprado o mesmo e a pessoa que me vendeu ter feito todos os processos necessarios para isto. Aparece td certinho até no momento de começar a baixar o os x el capitan, quando pede meu id aplle, falar que não esta disponivel e tentar mais tarde. Já fiz isto umas 400 vezes e não consigo nada. Tentei fazer outro id aplle e consegui mais aparece a informação de que devo verificar as informações do id aplle, penso que por causa do cartão de crédito que não tenho. O QUE EU FAÇO POR FAVOR?

  68. Andreia 13 de novembro de 2016 12:14

    Olá,

    Estou tentando há dias formatar, mas nenhum dos atalhos funciona. Mesmo segurando as teclas corretas, vai pra tela inicial do mac normalmente, como se eu tivesse apenas ligado a maquina. Teria alguma outra forma de formata-lo?

    Abs,

  69. Amós Pereira da Costa 22 de novembro de 2016 18:47

    Consegui, graças a Deus. Hahahaha. Nenhuma das dicas acima funcionou no meu caso.

    O que funcionou foi a utilização de dois aplicativos combinados na plataforma do Windows 10.

    Abri o dmg do Sistema Operacional no PowerISO e localizei o InstallESD.dmg e cliquei em extrair.

    Peguei o InstallESD.dmg e utilizei o TransMac para criar um inicializável pelo pendrive.

    Liguei o MacBook e segurei a tecla Option e pronto, o ícone da instalação pelo pendrive estava lá, juntamente com a opção recovery.

    Uma semana quebrando o cabeção e a ideia aparece do nada e dá certinho. Rsrsrsr

    • Amós Pereira da Costa 22 de novembro de 2016 18:48

      Detalhe. baixei o OSX Lion por um Torrent.

  70. Leile Carlos 24 de novembro de 2016 3:01

    Ola Eu sou o Carlos, a partir de Angola. Eu tenho um Mini Mac modelo A1176, e não consigo fazer o restart do OS mesmo seguindo estas instruções. e por outra, estou a usar um teclado de PC no MiniMac suponho seja uma das razões da minha dificuldade. por favor ajude-me…

  71. Telma Santos 6 de dezembro de 2016 2:16

    Olá, gente, estou desesperada! Comprei uma Mac Air de uma amiga. Consegui formatar e reinstalar o sistema de fábrica. Porém, fui tentar atualizar para o Sierra (por favor, não me julguem). Deixei a noite toda. Pela manhã, aparecia a mensagem para tentar novamente. Depois de inúmeras tentativas, vi que o melhor seria desistir e retornar para o original mas não consegui mais. Mesmo com o Command + R so aparecia a opção de reinstalar o Sierra e não o OS X. E ao clicar na opção de reinstalar o Sierra aparece a mensagem de erro (como se o download não tivesse completado – com a internet que temos, não duvido). Queria pelo menos ter a chance de retornar o download do Sierra ou voltar para o sistema de fábrica. Por favor, alguém já passou por isso? Conseguiu resolver? Obrigada, obrigada.

  72. Adriano 9 de dezembro de 2016 14:19

    Oi Telma! Sugiro você utilizar o pendrive de reinstalação que vem com o macBook air. (depende do modelo)

  73. Matheus Medeiros 9 de dezembro de 2016 20:32

    Meu MacBook Pro está há cerca de 24 horas na tela de “Configurando seu Mac”, aparece que está carregando embaixo e não sai disso. O que faço??

    • Ana 14 de dezembro de 2016 20:06

      Matheus Medeiros, o meu tb está a mais de 24H na tela de “configurando seu MAC”. Descobriu se é normal? Se não, descobriu como resolver?

  74. Elton 15 de dezembro de 2016 2:54

    o Meu é um Macbook Pro, apaguei o disco Macintosh HD , porem na hora que vou reinstalar a OS X não baixa e dar uma mensagem esse item esta temporariamente indisponivel, tente novamente mais tarde

    • Tyler 30 de dezembro de 2016 16:19

      Acabei de fazer isso no meu Macbook Air e também diz que está temporariamente indisponível, vc conseguiu algo? Obg

  75. renato 18 de dezembro de 2016 19:35

    boa tarde , nao estou conseguindo formatar meu mac os x, o utilitario de disco nao abre , preferencias do sistema tb nao abre , qdo clico aparece uma interrogação , ja tentei reiniciar segurando o option e o comand + r e nao abre o utilitario de disco . alguem tem alguma dica ? obrigado

  76. Marco de São Vicente 22 de dezembro de 2016 12:23

    Boas
    Estou a tentar formatar o disco mas recebo o seguinte erro:
    “A desmontar disco
    Não foi possível desmontar o disco.
    A operação falhou…”
    Tenho apenas um disco com a partição original mais o disco de instalação interno.
    Já tentei aceder ao terminal e forçar com o comando erasedisk force/Dev/disk0 no meu caso e mesmo assim falha.
    Até a formatar o Mac enerva…
    Obrigado desde já pela ajuda

  77. Bruno 11 de janeiro de 2017 13:45

    Melhor do mundo??? hfasdhfasdfuashfasduhfasdufhsadufhsdauf
    Mas que piada!!!

  78. Carol 23 de janeiro de 2017 23:05

    Ola, meu mac ficou muito lento, depois de muitas tentativas, troquei meu hd e reinstalai o ios pela internet, mas ele continua muito lento. Se instalo o win ele fica muito bom. Oq pode ser?

  79. Daniel de Lamare 8 de fevereiro de 2017 2:42

    *** SOLUÇÃO / GAMBIARRA ***

    Por algum motivo que não sei ao certo (suponho que DNS), a grande maioria dos problemas na hora da restauração do sistema são de assinantes “NET”. Caso você (como eu) não tenha muito conhecimento sobre configuração de redes, existem duas alternativas antes de desistir e esvaziar o bolso com uma assistência técnica:

    1 – Inicie a instalação conectado a uma rede wi-fi pessoal à partir do seu celular. Se tudo ocorrer bem, ao avançar essa etapa maldita, conecte em sua rede wi-fi de casa (evitando seu plano de celular explodir no primeiro minuto de download).

    2 – Leve sua maquina para um local que ofereça outro tipo de assinatura ( no meu caso “VIVO / Fibra” funcionou), e repita o mesmo procedimento (command+R)

    Caso o tutorial (Parabéns ao autor) ou nenhuma dessas gambiarras funcionaram…bom, chegou a hora de “tirar o escorpião do bolso”

    Espero ter ajudado…e que “A Força esteja com você”

    Abraços!

    • Vinicius Junio 9 de março de 2017 1:44

      Pois é , perdi 3 horas….

      Quando ia iniciar o processo de download do Sistema, na parte de pedir ID Apple só dava erro e não acessava. Entrei no dado do celular e mandei entrar no ID Apple e deu certo… depois voltei pro Wi-fi e digitei de novo e deu certo…
      Brincadeira viu.

      Se alguem não tiver entendido , adiciona ai (31) 9 9209-5755
      Sei como é o desespero do PC nao ligar…

  80. Valdemar Moreira 14 de fevereiro de 2017 10:34

    O meu MacBook Air está aparecer um cadeado quando eu abrir, o que eu faço?

  81. Claudenor 14 de fevereiro de 2017 22:25

    Olá Galera boa noite.

    Eu fui muito ninja e conseguir arranjar um problemaço.
    Aconteceu o seguinte, eu estava com o sistema operacional Mac OS X El Capitan 10.11, e particionei o disco e tentei instalar o ubuntu para ter os dois sistemas funcionando. Acontece que: quando reiniciei a máquina ela apresenta o
    error : no such partition entering rescue mode. Grub partition

    O que fazer nestes casos. Nem com command + R resolve. Alguém desvendou este erro? E poderiam me ajudar?

  82. Matheus 17 de fevereiro de 2017 18:12

    Ola, boa tarde pessoal. Fui instalar o windows pelo bootcamp do meu mac (nao sei pq) e agora estou com um problemao. O mac só inicia neste modo de restauração (nem sei se é esse nome mesmo) e até aparece a opção de reinstalar o Lion. Tenho certeza de que já perdi todos os meus arquivos e isso nem importa tanto. Quando clico para reinstalar o SO, eu entro na minha conta da App Store e aparece o erro “está temporariamente indisponível”. Até tentei em outras contas e nada. Se alguem puder ajudar, serei muito grato.

    Valeuu

  83. Mari 23 de fevereiro de 2017 1:42

    Oi pessoal, pra quem tá dando o erro só símbolo de interrogação, ou sei lá qualquer erro que apareça, no suprires mesmo da Apple tem muita ajuda, nesse mesmo ajuda sobre o erro de interrogação, só entrar e seguir os passos da certinho. https://support.apple.com/pt-pt/HT204323 Espero ajudar

  84. Helder Pinto 5 de março de 2017 7:35

    nao me aparece recovery. O k devo fazer?

  85. R 11 de março de 2017 15:28

    Boa tarde!

    Estou formatando o MacBook Pro… apaguei o HD existente, nomeei um novo. Agora fica uma interrogação piscando.

    O que pôde-se fazer?

  86. MAIRA PATRICIA DE AVILA 25 de março de 2017 10:49

    Olá bom dia tô com iMac de mesa o cliente n tinha senha ADM nem nada aí formatei o HD do Mac em outro PC agora só aparece a pasta com interrogação n me deixa instalar o sistema operacional nem nada q faco

  87. VICENTE 19 de abril de 2017 10:36

    Melhor sistema operacional do mundo?????
    Pra quem???
    Kkkkkkkk
    Ganhei um “presente de grego”desses e nao funciona
    Nao instala o Lion….
    Que lixo…..
    CRIA-SE A DIFICULDADE PRA VENDER A FACILIDADE….

  88. sisson 10 de maio de 2017 8:47

    Bom dia, tenho um macbook pro 2012 e tirei o HD e coloquei um ssd. dai liguei o mac com comand + alt + R e apareceu tudo certo, limpei o ssd e fiz a instalação do OS SIERRA, porém quando acabou a instalação deu na tela uma pasta piscando com uma interrogação dentro, oque devo fazer ?

    • sisson 10 de maio de 2017 8:49

      Obs: fiz a instalação do OS SIERRA pela internet.

  89. Guilherme 21 de maio de 2017 15:56

    Alguém sabe se, no iMac g5 (powerPC) não é possível reiniciar e abrir o utilitario de disco com CMD + R ? No meu, tento e nunca funciona!

  90. Jameson 4 de junho de 2017 20:29

    Gente estou com um problema, na hora de instalar o Mac OS X Lion, aparece uma mensagem de que a Apple precisa verificar se o seu computador tem os requisitos exigidos pelo processo.

    E fica carregando informações de instalação por horas e nada acontece, já estou a 6 horas nesse processo já tentei outras vezes e nada..

    Não tenho pen drive de instalação na verdade nem
    Sei criar isso, meu computador queimou e peguei esse da minha irmã para usar e meu primeiro MacBook Air

  91. Milanka caetano 8 de junho de 2017 10:52

    bom dia o gente temo um mac book air que ven de estranjeiro nao comsigo ler vidio e nao sai som mais comsigo navegar net podem me ajudar por favor espero resposta por favor

  92. Farai 24 de julho de 2017 7:30

    Eu tenho um Mac que meu pai ofereceu me, o problema é que vem com Window 7 e eu quero reistalar o sistema orgia como faço. Alguém pra me ajudar.

  93. Lucas moreira 25 de novembro de 2017 22:52

    ahahahaha fui mais um que fui tentar seguir esse tutorial e agora vou ter que levar num tecnico para formatar

  94. Bruna 26 de novembro de 2017 11:33

    Bom dia! Então estou tentando já bastante tempo r sempre fala que este serviço está temporariamente indisponível o que devo fazer?? Por favor me ajude ?

    • Daniel 20 de fevereiro de 2018 23:50

      Conseguiu? Estou com o mesmo problema!

    • Raquel Signor 9 de março de 2018 10:23

      mesmo problema aqui, alguém pode ajudar?

  95. tarcisiodamata 22 de fevereiro de 2018 0:04

    Caras se der erro ou aparecer so uma particao é simples, instala o transmac na maquina ou no windows baixa uma imagem do lion.dmg e cria a imagem no pendrive, de boot no mac com pendrive conectado e segurando option, se nao aparecer a outra opcao com ele ligado na tela de selecao so desconectar e conetar o pendrive sem desligar q aparece o pendrive com instalador.
    boa sorte :)

  96. Mariana 15 de março de 2018 22:43

    Alguém sabe como recupero os arquivos do computador? Ele entrou na tela cinza, consegui ir pra instalador do Mac OS X mas não deu tempo de salvar os últimos e mais importantes arquivos. Este é o Mac book air 2011 vintage

  97. Luciano 18 de março de 2018 10:12

    socorro de verdade
    tenho um mac air 2012, que formatei e esqueci de backup, agr na hora de instalar o highsierra, da erro no final, diz “nao foi possivel criar um volume de préinicializaçao para a instalaçao do APFS”
    oq eu faço?

  98. gabriel 25 de abril de 2018 9:51

    ola turma , acredito que o problema do id indispinivel seja pq o macbook precise de um id americando e quando vc coloca seu id o mesmo é brasileiro , entao como nao tem nenhum os e referencia , ele buscar o id na regiao americana , tanto que , apos uma formatar normalmente o mac, e ter colocado o id correto aparece uma opcao para informar a regial , e dar continuidade na instalacao,

  99. Flavia 12 de maio de 2018 19:29

    Tentei fazer a formatação e agora o que aparece na. Tela é uma interrogação. N estou conseguindo fazer e agora?

  100. Rafael 17 de maio de 2018 6:38

    O meu macbook pro não aceita iniciar com as teclas de combinação. Tentei inserir um cd windows 8 e ai ele instalou sem nenhum problema, mas para instalar o ios ele nao aparece nem o globo nem a maçã e fica simplesmente piscando uma pasta com ponto de interrogação. Uma ajuda please.

  101. JOSADARQUE DE AQUINO FERREIRA 24 de junho de 2018 18:59

    Estou comum problema no meu MAC PRO server 2×2,26 Quadre Core Xeon
    Tenho apenas um Usuário, quando inicio tenho acesso ao menu de senha, digito a senha correta, entro mais em dois segundo ele volta ao menu de senha…
    Alguém pode me ajudar?

Voltar ao topo