Como converter ebooks para o formato do Kindle e iBooks
104 Comentários
Como converter ebooks para o formato do Kindle e iBooks
Como converter ebooks para o formato do Kindle e iBooks

Como converter ebooks para o formato do Kindle e iBooks

104 Comentários

Existem vários formatos de ebooks e materiais escritos, e toda pessoa tem um aplicativo preferido para ler estes textos. No entanto, a grande maioria dos aplicativos abre apenas alguns destes formatos, portanto é comum ter que converter arquivos para poder usar seu leitor preferido. Por exemplo, se você gosta do Kindle e possui algum ebook em formato EPUB, ele não pode ser aberto no dispositivo. Você precisará convertê-lo para outro formato aceito pelo Kindle, como o MOBI. Felizmente, é relativamente fácil de fazer isso. Caso queira saber como converter ebooks para o Kindle ou iBooks, basta conferir o tutorial abaixo!

O que você vai precisar

Antes de iniciar o passo a passo, você vai precisar:

  • de um leitor para os ebooks: se você prefere Kindle, você pode usar o Kindle físico, se possuir um, ou uma das apps que a Amazon disponibiliza para várias plataformas. Se preferir o iBooks, basta então instalar a app. Se preferir outro leitor, verifique se ele suporta os formatos MOBI ou EPUB, que serão os que trataremos neste tutorial;
  • da ferramenta de conversão dos arquivos: neste tutorial usaremos o Calibre. Clique neste link para baixá-lo.
  • de um ebook para teste: neste tutorial, usaremos o ebook “Senhora”, de José de Alencar, em formato PDF. Você pode baixar o arquivo clicando neste link. Você baixará um arquivo ZIP. Abra este arquivo ZIP antes de prosseguir, para obter o arquivo PDF que usaremos.

Instalação do Calibre

Faça a instalação do Calibre antes de continuar. Depois da instalação, execute-o. Na primeira execução, ele executará um wizard para configurá-lo. No primeiro painel, você selecionará a linguagem que prefere e o diretório onde o Calibre criará sua biblioteca de ebooks:

Como converter ebooks instalação

Depois, você selecionará na lista o dispositivo que costuma usar para leitura de seus ebooks, incluindo tablets e smartphones:

Como converter ebooks Calibre

No terceiro painel, apenas preencha as informações se você possuir um Kindle e quiser enviar arquivos para ele por email através do serviço Kindle Personal Documents Service da Amazon (os detalhes deste serviço estão fora do escopo deste tutorial):

Como converter ebooks


Ao final, clique no botão Concluir para encerrar.

Como converter ebooks kindle

Incluindo o livro na biblioteca

Para adicionar um livro à biblioteca do Calibre, clique no botão Adicionar livros, no topo da janela à esquerda.

Como converter ebooks adicionando arquivos

Ou se você clicar na seta ao lado do botão, ele abrirá um menu com mais opções. A opção default é Adicionar livros de um diretório, que é a que usaremos.

Calibre - menu adicionando arquivos

Localize o diretório onde você extraiu o arquivo ZIP que baixou anteriormente, e selecione o arquivo PDF resultante:

Como converter ebooks selecionando arquivo

Clique no botão Open. O arquivo será carregado na sua biblioteca e será mostrado no topo da lista.

Como converter ebooks novo arquivo

Corrigindo as informações sobre o livro

Como você pode ver, o nome do arquivo e do autor não estão corretos. Isso não acontece com todos os arquivos, alguns já possuem estes dados corretos.

Estas informações chamam-se metadados, e faremos a correção delas antes de prosseguir. Para isso, clique com o botão direito sobre o arquivo, cujo nome aparece como “Microsoft Word – senhora.rtf”, e clique em Editar metadados / Editar metadados individualmente.

Como converter ebooks editar metadados

Na janela Edit Metadata, preencha os campos conforme indicado na imagem abaixo com o título e autor do livro. Podemos também incluir uma capa para este livro. Para isso, você pode clicar no botão Baixar capa, que fará uma busca em alguns sites da Internet por capas, ou você pode clicar no botão Gerar capa, e o Calibre criará uma capa para este livro.

Como converter ebooks ibooks

Para concluir, clique no botão Certo. Ao voltar para a biblioteca, veja que o livro agora aparece com o título e autor corretos. Note também que, do lado direito, ele mostra as informações do livro e em quais formatos ele está disponível. Neste momento, temos apenas o formato PDF:

Como converter ebooks dados do livro

Como converter ebooks

Para converter este livro para outros formatos, clique com o botão direito sobre o livro na lista e clique em Converter livros / Converter individualmente.

Como converter ebooks converter o livro

A janela de conversão se abrirá. Você verá que há inúmeras opções para você ajustar sua conversão. Veja na imagem abaixo, do lado direito, o menu onde você seleciona o formato de saída, ou seja, o formato para o qual você fará a conversão:

Como converter ebooks conversão do livro

Clicando no menu onde está a palavra MOBI, que é o formato de saída padrão, você verá uma lista dos demais formatos que pode selecionar. Para esta primeira conversão, deixaremos a opção MOBI mesmo.

Como converter ebooks formatos

Para esta conversão, nós utilizaremos o Heuristic processing. Ela melhora a quebra de parágrafos do texto, mantendo maior fidelidade com a estrutura do texto no arquivo original em formato PDF. Para isso, localize do lado esquerdo da janela a opção Heuristic processing e clique nela. No painel que se abrirá, clique no checkbox Enable Heuristic processing.

Como converter ebooks heuristic processing

Para iniciar a conversão, clique no botão Certo, no canto inferior direito da janela. Esta janela fechará, e você verá uma tarefa em processamento na parte inferior da janela principal:

Calibre - tarefas

Ebook convertido

Assim que a tarefa terminar, o contador passará de 1 para 0. Para confirmar que o arquivo em formato MOBI foi criado, basta ver do lado direito as informações do livro, e ele deverá mostrar agora que há dois formatos disponíveis, MOBI e PDF:

Como converter ebooks formato MOBI

Para abrir o arquivo em formato MOBI, clique na palavra MOBI que aparece na lista de formatos. O arquivo será aberto num leitor interno do Calibre.

Como converter ebooks abrindo arquivo MOBI

Agora que aprendeu como converter ebooks, basta repetir o processo se precisar da conversão novamente. Se você quiser converter este arquivo para o formato EPUB, basta executar estes passos novamente, selecionando o formato de saída como EPUB:

Como converter ebooks formato EPUB

Confira se o Heuristic processing está ligado antes de iniciar a conversão. Após concluída, você deverá ver o EPUB aparecer na lista de formatos disponíveis deste livro:

Como converter ebooks formato EPUB na lista

Obtendo os arquivos convertidos

Você pode usar o Calibre para ler os arquivos, mas provavelmente você irá usá-los em outro leitor e para isso vai precisar dos arquivos. A forma mais prática e segura de obter esses arquivos é: no Calibre, clique com o botão direito no livro dentro da sua biblioteca e clique em Salvar no disco / Salvar no disco em um único diretório.

Como converter ebooks salvando no disco

Selecione um diretório onde estes arquivos serão salvos. Depois que o Calibre terminar de salvar os arquivos, abra este diretório, dentro dele você encontrará o arquivo original em formato PDF e também os arquivos MOBI e EPUB:

Como converter ebooks arquivos

Lembrando que, se você pretende ler seu ebook no Kindle, use o arquivo em formato MOBI. Para lê-lo no iBooks, use o arquivo no formato EPUB. É isso. Com os arquivos em mãos, você poderá levá-los para o seu aplicativo preferido ou leitor de ebooks e começar a lê-los.

Gostou das dicas de como converter ebooks?

Deu para aproveitar as nossas dicas para aprender como converter ebooks para o Kindle? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo se deu tudo certo.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

104 Comentários

  1. Duane 30 de Maio de 2014 15:27

    Cris, eu tentei aqui e consegui, tenho muitos textos da pós para ler e prefiro o formato epub que é mais fácil de passar as páginas. Porém, eu gostaria de manter a estrutura de pastas que existia nos meus pdfs. Ex. Direito/Direito administrativo. O motivo é que demoraria muito tempo para organizar quase 500 textos nas pastas certas.

    Percebi que tem em preferências/saída uma linguagem para fazer isso e até um tutoria, estava tentando editor de modelos e referencia. Link é:

    http://manual.calibre-ebook.com/template_ref.html#current-library-path

    Passei algumas horas tentando e desisti.

    Se puder ajudar serei grato.

  2. Lucianna 31 de Maio de 2014 22:28

    Eu não consigo transferir nada do Calibre pro Kobo! Faço tudinho, até adiciono no dispositivo (como mostra no calibre), mas o kobo não reconhece os arquivos. Me ajudem.

  3. Fernanda 5 de junho de 2014 13:13

    Cris, muito obrigada, seu tutorial estava super detalhado e foi de grande ajuda para mim!

  4. Ana 25 de junho de 2014 22:55

    Oi, eu estou pensando em comprar um kindle mas queria saber se a conversão de pdf pra mobi/azw fica boa na hora de ler ou se ela fica “desarrumada”. Me falaram que fica com quebra de linha, número de página e notas de rodapé todas misturadas ao texto etc.
    Desde já agradeço a sua ajuda.

  5. André Ribeiro 13 de julho de 2014 1:41

    Parabéns, Cris, pela fantástica atenção que você dá para as pessoas que tem dúvidas. Raramente, vejo isso da forma que você faz! Explêndido!
    Abraços e sucesso!

  6. Eribaldo 18 de agosto de 2014 15:15

    Tenho um kindle paperwhite e gostaria de saber como fazer para criar um dicionário que funcione internamente como o que vem com ele.

  7. Paulo Umberto 31 de agosto de 2014 17:17

    Boa Tarde a todos, alguem poderia me ajudar com este problema.

    Comprei um kindle paperwhite e baixei alguns livros para conversão e realizei tudo conforme o tutorial a cima, funcionou perfeitamente, abro o arquivo no calibre e tudo certo toda a acentuação esta conrreta mais quando transfiro para o KINDLE PAPERWHITE pelo calibre ou simplesmente copiando pelo gerenciador, os acentos do texto não aparencem eles são removidos. Ç =C – não = nao e etc.

    Alguem poderia me ajudar.

    • Paulo Umberto 31 de agosto de 2014 18:06

      Na Verdade o problema não esta na transferência e sim no arquivo MOBI gerado ele não leva os acentos na conversão esta removendo, alguém pode dizer qual parâmetro alterar.

      Obs.: Na pegunta estava abrindo o arquivo errado.

  8. Andrea 7 de setembro de 2014 18:25

    Boa Tarde Cris!!! Adorei o tutorial mas estou tendo um problema.
    Tenho um Kobo Aura HD e na hora de converter os arquivos em .pdf para .epub, noto que ficam várias frases apagadas. Tipo, começa a frase com á, é,à, g e o resto da frase some.
    É algum problema de configuração do Calibre ou um problema do .pdf?

  9. Cláudio 22 de setembro de 2014 1:39

    alguém sabe como fazer para o livro ficar aparecendo no kindle com uma capa personalizada??
    Normalmente ele aparece somente o nome do livro como capa, mas tem uns, quando compro que aparecem com uma capa diferente, a capa original do livro mesmo…como fazer isto para os livros convertidos no calibre??

    • Cristiano 12 de dezembro de 2014 21:45

      Sua pergunta foi respondida em postagem anterior. Parece que precisa conectar o seu Kindle no computador e transferir diretamente pelo Calibre. Espero que funcione, vou tentar também. Abç.

  10. Francisco 26 de dezembro de 2014 13:00

    Caros Senhores,

    Em primeiro lugar, parabéns por este excelente tutorial, incluindo todos os comentários.

    Alguém poderia me explicar se há como eu deixar os EPUBs (convertidos do PDF no Calibre) em modo “justificado”?

    Obrigado e abraços à todos.

  11. Jessica 30 de dezembro de 2014 0:19

    Como eu faço para converter um epub que comprei na saraiva ?
    Quero dizer… eu só visualizo ele do Saraiva reader… ele não aparece em nenhuma pasta do meu computador….
    como faço para selecioná-lo no Calibre e convertê-lo para o mobi ???

  12. Marilia 6 de Maio de 2015 15:14

    Já baixei o programa agora me fala como eu vou tirar o livro do kindle e passar pra pdf ? Não faço ideia.

  13. W. F. A. S. 11 de junho de 2015 14:20

    Bom dia.
    Estou com problemas no kindlepaperwhite…
    No Calibre converto o arquivo de pdf para MOBI, tudo certinho, abro o arquivo e ta tudo certo. O problema são as imagens do arquivo que aparecem algumas destorcidas, e imagens do tipo power point neste caso todas elas estão destorcidas.
    O que eu faço?

  14. zami 7 de agosto de 2015 9:55

    Thanks so much for sharing all of the excellent information!

  15. Rodrigo 2 de dezembro de 2015 18:36

    Simplesmente perfeito seu tutorial, consegui converter sem problemas.

    Só uma dúvida, agora que tenho o arquivo “mobi” gravado em meu computador, posso enviar para meu e-mail kindle pra que a amazon me despache o arquivo via wi-fi ?

    Ou se mandar pra amazon eles podem, de alguma forma, estragar a conversão que fiz com o “calibre” ?

    Abraços

  16. Plik Plak 2 de fevereiro de 2016 3:57

    Ola gostaria de saber se com isso eu posso baixar PDF da internet de graça e colocar no meu kindle físico (7 geração ) muito obrigado

  17. Lucas 29 de fevereiro de 2016 20:23

    Galera, no calibre o progresso não sai do 1%. Alguém sabe o que ocorre?

  18. Roxana Quintana 1 de abril de 2016 3:24

    Muito obrigada pela ajuda!

    O passo-a-passo não deixou margem para dúvidas e o Calibre também não, pois é um executável realmente muito bom, interativo e auto-explicativo. Deu tudo certo e agora finalmente posso guardar e ler todos os meus livros em um único app.

    Parabéns pelo ótimo trabalho!

  19. Filipe Schein 6 de abril de 2016 21:04

    Olá Cris. Desenterrando o post aqui.

    Tenho diversos livros MOBI com anexos, porém esses anexos sempre abrem absolutamente no tamanho máximo de fonte, não sendo possível mudar.

    Já viu algo parecido?

    Grato.

  20. jaques 25 de Maio de 2016 6:58

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-766736964-wizard-pdf-_JM

    livros wizard em PDF E audio em MP3 25 reais

Voltar ao topo