Como criar ponto de restauração no Mac OS X para backups
23 de novembro de 2016
Nenhum Comentário
Como criar ponto de restauração no Mac OS X para backups
Como criar ponto de restauração no Mac OS X para backups

Como criar ponto de restauração no Mac OS X para backups

Nenhum Comentário

Não importa a plataforma ou dispositivo que use: criar backups – também chamados cópias de segurança – é essencial para a segurança de seus documentos, fotos e informações. Seja nos dispositivos móveis com Android ou o iPhone, iPad e computadores PC ou Mac, sempre existe uma maneira de criar estes backups. O Mac OS X utiliza a função Time Machine para essa tarefa, que consiste em salvar o estado atual do computador, para que possa retornar caso algum problema futuro exija o retorno. Leia abaixo como criar ponto de restauração no Mac OS X com o Time Machine, ideal para fazer downgrade de uma versão atual para a anterior do macOS.

Requisitos para criar ponto de restauração no Mac OS X

criar-ponto-de-restauracao-no-mac-introducao

Antes de começar o processo, é importante possuir um HD externo de tamanho considerável – afinal, ele que manterá as cópias e arquivos do sistema onde criará os pontos de restauração. O mínimo recomendável é que ele possua a mesma capacidade de armazenamento que o computador, mas o ideal é que seja maior.

Lembre-se de formatá-lo para o padrão do Mac através do Disk Utility. Vale notar também que esse processo funciona apenas a partir da versão Snow Leopard (10.6) até a atual, como o macOS Sierra.

5 passos para criar ponto de restauração no Mac OS X

1 – Conecte o HD externo ao Mac;

2 – Vá ao menu da Apple e, em System Preferences, escolha a opção Time Machine;

criar-ponto-de-restauracao-no-mac-sistema

3 – Clique na opção Select Backup Disk…;


criar-ponto-de-restauracao-no-mac-timemachine

4 – Escolha o HD externo que conectou no passo 1 deste tutorial;

5 – Clique no botão abaixo de Time Machine para ligá-lo. As informações de armazenamento do HD externo selecionado deverão aparecer na tela conforme a imagem abaixo. Seu backup já começará a ser preparado a partir daí, bastando esperar o contador mostrado em “Backing Up:” chegar a zero;

criar-ponto-de-restauracao-no-mac-informacoes

Após a realização desse processo, basta deixar o Mac trabalhando no ponto de restauração. O processo poderá demorar de minutos a horas, principalmente na criação do primeiro ponto, já que ele copiará tudo que está no computador. Nas vezes subsequentes, ele já aproveitará a informação e adaptará o que foi adicionado após a criação do último. Além disso, a criação dos próximos pontos será feita de maneira automática periodicamente, não necessitando repetir o processo, exceto em casos que julgue necessário.

Veja também:

Conseguiu criar ponto de restauração no Mac?

O processo é bastante simples, apenas custoso, considerando o valor de HDs externos com alta capacidade de armazenamento, evitando que tenha de ficar esvaziando a lixeira do Mac o tempo todo. O processo foi simples ou teve problemas na criação do ponto de restauração com o Time Machine? Comente conosco e confira alguns dos principais truques para o Mac OSX Mountain Lion!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo