20 dicas para melhorar a bateria do Mac e fazê-la durar mais
17 de janeiro de 2017
3 Comentários
20 dicas para melhorar a bateria do Mac e fazê-la durar mais
20 dicas para melhorar a bateria do Mac e fazê-la durar mais

20 dicas para melhorar a bateria do Mac e fazê-la durar mais

3 Comentários

Apesar da maioria dos Macs durarem um bocado antes de ficarem sem energia, alguns fatores podem fazer com que a bateria do Mac acabe sendo drenada rapidamente. Atividades que exigem bastante do computador, como rodar jogos pesados ou assistir a vídeos por um longo período de tempo – especialmente as famosas maratonas no Netflix – podem reduzir consideravelmente a vida útil da bateria. Para saber mais como melhorar a bateria do Mac e fazê-la aguentar mais um pouco, selecionamos 20 das melhores dicas para economizar ou dar sobrevida a ela.

Dica: Além das dicas que exibiremos abaixo, saiba também como verificar e monitorar a bateria de seu MacBook.

1. Saiba a duração de fábrica da sua bateria

Antes de começar a efetuar melhorias para a bateria do Mac, aconselhamos que primeiramente saiba sua capacidade original e confira se ela, de fato, está cumprindo com o prometido. Na página de especificações técnicas do site da Apple, é possível buscar o modelo de Mac que comprou e conferir a duração.

bateria-do-mac-pagina

Caso esteja notando que a bateria está com duração bem abaixo do esperado, indicamos que procure uma assistência técnica autorizada da Apple para conferir o problema. Se a mudança foi pouca, algumas das dicas abaixo poderão ajudar.

2. Use SSD ao invés de HD

Se tiver dinheiro para investir em uma melhoria para aumentar a durabilidade do seu Mac, uma dica é trocar seu HD para um SSD, caso já não possua um. Apesar do HD contar com mais espaço de armazenamento disponível e ser mais barato no geral, o SSD compensa com performance e economia de energia. Ou seja, embora os SSD sejam mais caros e tenham menos espaço, seu computador trabalhará mais rápido e gastando menos bateria.

3. Mantenha seu Mac atualizado

As edições atuais do sistema operacional da Apple também trazem melhoras na durabilidade da bateria do Mac. Tanto o Mac OS X ou Mac OS Sierra recebem atualizações com certa frequência, melhorando sua vida útil.

4. Evite entupir seu disco de armazenamento

Independente de usar um HD ou SSD em seu Mac, assegure-se de deixar pelo menos 10% de espaço livre em disco. Quanto mais cheio ele ficar, mais necessitará ficar desinstalando e instalando coisas, desgastando o computador. Para organizar melhor os arquivos de seu Mac , não deixe de conferir esse tutorial de como limpar espaço no Mac.


5. Diminua o brilho da tela ao mínimo possível

Quanto mais brilho, maior o gasto de bateria do computador. Por isso, recomendamos que use o menor brilho possível, algo que estenderá a vida da bateria do Mac e ainda prejudicará menos seus olhos. Para isso, aperte a tecla F1 e mova a barra de brilho para a menor configuração.

bateria-do-mac-brilho

6. Ajuste o modo Economia de Bateria

Uma dica da própria Apple é ajustar o modo Economizador de Energia quando seu Mac não estiver plugado no carregador. Basta que abra o aplicativo de Preferências do sistema, escolha Economizador de Energia e, na aba Bateria, reduza o tempo para o computador entrar em repouso quando não estiver sendo usado, além de deixar marcado todas as opções desta janela.

bateria-do-mac-economizador

7. Desligue o Bluetooth

Uma recomendação comum para economizar bateria também nos smartphones e tablets, desligar o Bluetooth renderá alguns momentos a mais de uso. Clique no ícone do Bluetooth na barra de menu e selecione a opção de desligar o Bluetooth para economizar a bateria do Mac. Nossa dica é que ligue o Bluetooth apenas nos momentos nos quais for necessário usá-lo, inclusive.

8. Use o Disk Utility para checar arquivos corrompidos

Arquivos corrompidos podem acabar usando memória do seu Mac, exigindo assim mais bateria. Por isso, é saudável rodar o Disk Utility para escanear seu computador em busca destes arquivos corrompidos, deletando-os e melhorando a performance geral de seu computador.

9. Desligue o WiFi quando ele não for necessário

Essa é uma dica que dificilmente será usada. Porém, desligar o WiFi dá uma sobrevida à bateria. Em locais sem sinal disponível – como na maioria dos aviões – ou tarefas que não demandem o uso da internet, o ideal é que desligue o receptor. Em viagens de avião, a dica ainda é mais útil em viagens longas, permitindo que use o MacBook por mais tempo.

10. Deixe o som no Mudo

Outra opção difícil de desligar, mas que pode estender a vida útil da bateria do Mac. Assim como no WiFi, recomendamos silenciar o som do computador em situações específicas, como estar sem fones de ouvido em um local público ou executando tarefas que não se importa em ficar sem som, por exemplo.

bateria-do-mac-som

11. Não mantenha o carregador plugado após carregar a bateria

Muito comum para quem trabalha o dia inteiro com notebooks, manter o computador plugado o tempo todo pode significar não se preocupar com a bateria no momento. Porém, a saúde da bateria é mantida de acordo com a fluidez da corrente elétrica. Ou seja, quanto mais a eletricidade entra e sai do computador, melhor para a bateria.

Tire seu Mac do carregador quando a bateria atingir 100% e recoloque-o apenas quando o nível de energia estiver baixo. Caso vá ficar um longo período sem ligar o computador ou notebook, deixe-o com cerca de metade da bateria apenas. Uma bateria cheia combinada com inatividade também pode reduzir o tempo máximo que ela pode aguentar no futuro.

12. Evite conectar dispositivos quando ele não estiver no carregador

Quaisquer dispositivos que venha a conectar no Mac irá causar um dreno maior de energia. A drenagem é ainda maior se estiver conectando aparelhos como iPhones, iPads ou quaisquer dispositivos que podem ser carregados com a energia do computador. Por isso, evite conectá-los quando o Mac estiver fora do carregador.

13. Desligue seu Mac

Parece uma dica óbvia, mas existem muitas pessoas que simplesmente mantém seus aparelhos ligados, com o objetivo de não precisar esperá-los ligar no dia seguinte. No entanto, desligar o computador permite que ele instale atualizações e limpa o sistema, melhorando-o quando é religado. Por isso, desligue o Mac quando não o estiver usando.

14. Desative aplicativos que não estiver usando

Seu Mac roda uma série de aplicativos ao fundo, mas que não necessariamente são úteis. Por isso, vale a pena checar no Monitor de Atividade quais estão ativos e desligar os que são desnecessários. Quanto mais apps abertos, mais bateria será consumida. Para saber quais são os que mais consomem energia, acesse a aba de mesmo nome na parte superior do app.

bateria-do-mac-monitor

15. Evite apps que possuam gráficos pesados quando fora do carregador

Prefira usar aplicativos que exijam muito processamento de gráficos quando fora do carregador, como softwares de edição de vídeo e jogos para Mac. De todos os programas, estes são os que mais consomem a bateria, diminuindo rapidamente sua duração. O ideal é que os utilize quando estiver carregando seu MacBook.

16. Aumente sua memória RAM caso use apps pesados

Se utilizar apps que exigem muito do computador, como nos casos citados acima, uma solução é aumentar a memória RAM de sua máquina. Dessa maneira, o Mac será mais capaz de processar as informações com menos esforço em relação à bateria, melhorando o tempo que leva para descarregar. Ainda assim, vale considerar que estes aplicativos continuarão a drenar boa quantidade de energia.

17. Fique atento ao ciclo da bateria para saber quando trocá-la

Cada vez que a bateria se descarrega, um ciclo é contado. Toda bateria possui um número máximo de ciclos, indicando seu tempo de vida útil no geral. Ao ficar atento ao número disponível, fica mais fácil de prever o melhor momento para procurar uma nova bateria do Mac para instalar em seu computador.

Para checar quantos ciclos da bateria restam, mantenha a tecla Option pressionada e clique no menu Apple e escolha Informações do sistema. Em seguida, entre na seção Hardware e selecione Alimentação. O número de ciclos restantes fica localizado em informações sobre a bateria, conforme imagem abaixo.

bateria-do-mac-ciclo

18. Limpe a sua Lixeira diariamente

Uma boa maneira de limpar espaço ocupado no Mac e ainda seguir a dica exibida no item 4 dessa lista é limpar sua lixeira com frequência. Confira os arquivos que estão nela e, caso não decida recuperar nenhum, limpe tudo, apagando-os definitivamente do computador.

19. Minimize a quantidade de ícones na Área de Trabalho

Quanto mais ícones na área de trabalho, maior a quantidade de memória RAM consumida, que sempre é somada aos aplicativos que estiver usando, inclusive os que funcionam em tela cheia. Por isso, evite povoar seu desktop de ícones pois, além de consumir mais memória, faz com que o computador demore mais tempo para ficar funcional após ligá-lo.

20. Inverta as cores do desktop

A última dica também é um pouco mais extrema, mas pixels pretos são mais fáceis de renderizar do que pixels brancos. Ou seja, pixels brancos drenam mais bateria do que o inverso. Se prefere utilizar o monitor de seu Mac em uma configuração mais escura, esta dica é uma mão na roda.

Configure a área de trabalho do seu Mac para exibir cor branca. Em seguida, vá para as opções de acessibilidade do Mac e selecione a opção Inverter Cores. Também é possível fazer a inversão usando a combinação de teclas Control + Option + Command + 8.

Veja também:

Como gerencia a bateria do Mac?

Agora é com vocês: as dicas de nossa lista funcionaram? Quais macetes utiliza para economizar energia em seu Mac? Se mesmo com essas dicas não tiver jeito, talvez seja a hora de trocar seu notebook. Veja também no AppTuts 17 dicas para deixar seu Mac mais seguro!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

3 Comentários

  1. Jeferson Silva 29 de maio de 2018 9:34

    Olá caros!

    Eu possuo um MacBook Pro 2011 que comprei usado a pouco mais de 1 ano. Fiquei muito satisfeito com a compra, apesar de passar boa parte da minha vida (creio que uns 20 anos) usando o Windows, realmente o sistema OS é bem mais estável.
    Quando comprei o meu mac a primeira mudança que fiz foi no HDD, troquei por um SSD, o desempenho melhorou um pouco.
    Recentemente troquei a bateria em uma autorizada, pois a antiga já passava dos 1000 (mil) ciclos e daí notei que com a nova a durabilidade aumentou bem pouco.
    Nesse caso como uso um SSD e no lugar do Drive de DVD um HDD resolvi tirar o HDD e deixar só o SSD, agora devo fazer uns testes e ver como se comportará o desempenho da bateria. Recomendo que façam o mesmo deixem só um SSD.

    • Leandro Araújo 8 de novembro de 2018 23:43

      Obrigado pelo seu comentário, acho que vai me ajudar pois estou para adquirir um Macbook Pro 2014, super novo, mas está com 405 ciclos de bateria, o que me diz, acha que compensa ou melhor esperar e pegar um com menos ciclos de bateria?
      Outra coisa, em média quanto tempo levou pra você chegar nos 1.000 cilos?

      • wladymir 21 de fevereiro de 2019 16:50

        Meu caro

        Estou com um Macbook Pro de 15 polegadas 2013 para vender . É meu desde zero e ele está com 570 ciclos de bateria. Ou seja em 5 anos usei um pouco mais de 50% dos ciclos de bateria. Comprei um Macbook Pro novo com Touch Bar.

Voltar ao topo