10 Dicas na hora de comprar um Macbook Pro usado
17 de junho de 2016
5 Comentários
10 Dicas na hora de comprar um Macbook Pro usado
10 Dicas na hora de comprar um Macbook Pro usado

10 Dicas na hora de comprar um Macbook Pro usado

5 Comentários

Na hora de comprar um Macbook, sempre é bom olhar os classificados de produtos usados. Muitas vezes é possível encontrar ótimos negócios, com preços muito melhores que os das lojas. Porém, todo o cuidado é pouco na hora de comprar um produto usado, principalmente quando estamos falando de um Macbook Pro, um equipamento caro que requer cuidado do seu dono.

Por isso, fique ligado nas nossas dicas abaixo e não troque gato por lebre na hora de comprar o seu Macbook Pro usado, especialmente porque você certamente não vai querer receber um produto com defeito e acabar tendo que levá-lo na assistência imediatamente ou, no pior dos casos, ter de comprar outro!

Leia tambémOs 20 melhores aplicativos para o MacBook Pro

1 – Verifique dano físico externo

Dicas para comprar um Mac usado

O Macbook é um computador muito compacto, tanto para levar por aí como em sua composição. Todas as peças são encaixadas e montadas nos mínimos detalhes, fazendo com que cada dano físico, mesmo que pequeno, possa comprometer todo o funcionamento do computador. Por isso na hora de verificar o computador, certifique-se que nenhum dano físico extremo esteja presente, como amassados profundos, furos, entre outros.

2- Cuidado com a tela

Tela quebrada de Macbook

Este é um detalhe que muitas vezes não percebemos quando compramos um computador usado, principalmente em classificados online. Para dificultar, os Macbooks tem a tela toda preta, o que dificulta identificar possíveis defeitos em foto.

Por isso, se estiver negociando pela internet, peça para o vendedor gravar um vídeo da tela funcionando corretamente, ou tirar fotos que comprovem seu pleno funcionamento, com o notebook ligado, claro.


3- Verifique as entradas de USB, fone, e fonte.

mac-usb-port

Mais um componente que sempre nos esquecemos de testar (e o conserto é bem caro) são as entradas de USB, fone e fonte. Ao negociar um Mac, sempre verifique se fones de ouvido estão passando som, se o seu carregador está passando carga e se as entradas USB estão funcionando.

Uma boa tática é levar um pendrive ou mouse USB para testar as entradas.

Encontre também no AppTuts:

4- Verifique a bateria

Essencial em um notebook comum, e ainda mais em um Macbook, a bateria é um item importantíssimo a ser verificado na hora de comprar um aparelho usado. Um dos grandes problemas da bateria do Macbook é que ela, como toda bateria de lítio, tem ciclos de vida útil. Se ela tiver entre 500 e 1000 ciclos, ela já está chegando no fim da sua usabilidade.
Para verificar de maneira simples quantos ciclos o Macbook tem, faça o seguinte caminho:

  1. Mantenha a tecla Option pressionada e clique no menu Apple. Escolha a opção para abrir as Informações do Sistema.
  2. Na seção Hardware na janela de Informações do Sistema, clique em Alimentação. A contagem de ciclos atual é exibida na seção Informações Sobre a Bateria.

Você terá uma tela semelhante a essa, exibindo o status da bateria. Verifique os ciclos nesta janela.

BatteryHealthStatus

Além disso, é válido também verificar se o Macbook liga normalmente sem estar conectado à uma fonte de energia. Confira também se ele não desliga antes da hora marcada pela bateria, ou mesmo se é possível carregá-la completamente.

5- Verifique se o Macbook usado liga corretamente

dicas para mac usado

Pode parecer uma dica boba, mas verifique se o computador liga corretamente, ultrapassando a tela de boot (a partir do momento que se aperta o botão Power) até a seleção de perfis e tela inicial.

Muitas vezes, pessoas mal intencionadas vendem computadores com defeitos de hardware interno ou sistemas corrompidos, obrigando o comprador a recorrer à uma assistência técnica imediatamente após receber o produto. E como sabemos bem, não existem realmente garantias neste tipo de negociação.

Por isso, antes de fechar negócio, verifique se o computador liga corretamente do início ao fim.
Se estiver negociando pela internet, peça para o vendedor enviar um vídeo mostrando todo o processo. É melhor prevenir que remediar!

Além destas dicas principais, confira essas abaixo:

  • Dê preferência a Macbooks Retina. Estes Macs são mais novos e tem configurações mais atuais. É a certeza de ter uma boa máquina por mais alguns anos.
  • Verifique o teclado. Veja se não tem nenhuma tecla faltando e se todas funcionam corretamente. Abra as Notas do OSX e teste cada uma das teclas.
  • Verifique o trackpad. É bem incomum este componente dar defeito, mas caso o antigo dono tenha derrubado algum líquido, é possível que ele não funcione perfeitamente, portanto certifique-se de testá-lo.
  • Cheque o leitor de CD/DVD. Leve um CD de música e um DVD de filme para testar esses drivers. É recomendado fazer isto para identificar possíveis problemas no leitor do Macbook.
  • Cheque a Webcam. Você pode fazer um teste rápido na câmera iSight do Mac abrindo o aplicativo Photo Booth. Simplesmente clique na Lupa no canto superior direito e digite Photo Booth. Mesmo que você não tenha interesse neste dispositivo, é importante lembrar que caso tenha intenção de vender seu Macbook no futuro, outros usuários podem não querer comprá-lo se estiver com defeito.

Curtiu essas dicas para comprar um Macbook Pro Usado?

E agora, está pronto para comprar seu Macbook Pro usado ou prefere comprar um novo? Gostou das dicas que passamos? Escreva aí nos comentários sua opinião, vamos adorar saber!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

5 Comentários

  1. Marcos 24 de fevereiro de 2017 7:38

    Muito Bacana ,as dicas para quem pretende Migrar para os Macs ,Valew

  2. Gabriely 27 de fevereiro de 2018 10:21

    Bom dia, Mac 2011 com 8gb, SSD 240, processador I5 5 geração por 2600, trabalho como designer, principalmente com vídeos, vale a pena?

    • Fabio 10 de abril de 2018 9:32

      Ta caro!!

  3. Liege 16 de junho de 2018 22:26

    MacBook Pro 15 Core i7 2Ghz HD 1TB, 4GB de mem 82 ciclos bateria por 2500 vale?

    • Liege 16 de junho de 2018 22:27

      2011 o modelo, comprado em 2013 novo pelo atual dono

Voltar ao topo