7 melhores dicas para vender seu Macbook antigo
19 de outubro de 2016
Nenhum Comentário
7 melhores dicas para vender seu Macbook antigo
7 melhores dicas para vender seu Macbook antigo

7 melhores dicas para vender seu Macbook antigo

Nenhum Comentário

Hoje em dia, a melhor maneira de se livrar de um dispositivo antigo é o vendendo para outra pessoa, especialmente pela possibilidade de ganhar um dinheiro extra em vez de simplesmente se desfazer do aparelho. No caso dos produtos da Apple, isso pode ser ainda mais rentável, considerando que eles não perdem tanto o valor mesmo depois de usados. É claro que há algumas medidas importantes a serem tomadas antes de colocar seu Macbook à venda, por exemplo. Por isso, separamos algumas das principais dicas do que você deve fazer se estiver pensando em vender seu computador da Apple. Confira logo abaixo!

Leia também: Surface Pro 4 vs Macbook Air: Qual é o melhor?

1. Faça backup

Antes de tudo, faça um backup de todos os seus arquivos do Macbook antigo. Isso pode parecer meio óbvio, mas é algo que muita gente esquece antes de formatar um PC para vendê-lo ou dá-lo a alguém. Mesmo que você ache que já tem tudo o que precisa copiado em algum HD, é sempre bom realizar o procedimento para não ter arrependimentos depois.

time-machine

Como os usuários do Mac já sabem muito bem, é possível usar o recurso “Time Machine” para fazer o backup do dispositivo. Basta conectar um HD externo ao computador e escolher a opção “Usar o disco como backup”.

2. Saia da sua conta do iTunes

Você também não pode esquecer de sair da sua conta do iTunes no Macbook em questão e desautorizar o uso dela no dispositivo. O procedimento é muito simples e garante que ninguém consiga usar sua ID Apple naquele computador em outras ocasiões. Você pode conferir como fazer isso no nosso tutorial mais detalhado através deste link.

3. Saia da conta do iMessage

Isso também vale para a sua conta do iMessage, caso esteja usando o aplicativo no seu Mac também. Apesar de você ter formatar o computador de qualquer jeito, nunca é ruim ter este cuidado extra. Basta abrir a opções de “Preferências” no app e desative seu número na aba “Contas”.

Você continuará podendo receber e enviar mensagens pelo iPhone (ou iPad) normalmente, mas elas não chegarão mais ao Mac.


4. Restaure às configurações de fábrica

Com essas precauções, você deve pensar em formatar o HD do seu Macbook para suas configurações originais de fábrica. Para isso, você precisará da versão mais recente do macOS que seja compatível com seu Mac para colocá-lo em alguma mídia, como um Pen Drive, por exemplo.

formatar-macbook

Com isso, é só inserir a mídia com o macOS ao computador e reiniciá-lo pressionando a tela “alt/option”. Desta forma, você poderá instalar o sistema operacional com a opção de “Reparar ou apagar o disco usando o Utilitário de disco”, que iniciará sua formatação.

5. Limpe o Macbook

Depois de realizar esses passos mais técnicos, sugerimos que você dê um trato geral no seu Mac, a fim de deixá-lo como novo para atrair um comprador de maneira mais fácil. Considerando que você provavelmente não cobrará tão barato pelo seu Macbook usado, o mínimo que se pode fazer é deixá-lo bem apresentável e como novo.

Faça uma limpeza geral do aparelho, especialmente no teclado e na tela, que tendem a ficar mais sujos e desgastados com o tempo. Há produtos próprios para isso, então lembre-se de usar um limpador sem álcool e um pano de microfibra para facilitar o trabalho.

6. Venda a um conhecido

Antes de considerar a venda do Mac para desconhecidos, é bom ver se seus amigos, conhecidos ou membros da sua família têm interesse no computador. Além disso significar uma compra mais rápida, também acaba sendo mais seguro em termos de pagamento, já que você já conhece a pessoa que está comprando.

A transição em si também deve ser mais tranquila, afinal, o comprador pode testar o Mac e tirar qualquer dúvida pessoalmente, não sendo necessário que você grave vídeos mostrando seu funcionamento, como é o caso para a próxima dica.

7. Use sites de venda na internet

Macbooks

Caso não conheça ninguém que esteja interessado, a melhor opção é anunciar o computador pela internet. Felizmente, há muitos sites nos quais você pode colocar seus produtos à venda, como o Mercado Livre e o OLX, por exemplo.

Os possíveis compradores poderão tirar suas dúvidas e o pagamento é feito de forma segura. O único problema é alguém pode tentar tirar vantagem ao te dar uma qualificação negativa, o que faz a venda para amigos ser bem mais segura.

Além disso, caso vá vender em sites na Internet, considere gravar um vídeo mostrando todo o procedimento de ligar o notebook, assim como sua estrutura física, usabilidade com ou sem o trackpad, conferir todas as portas USB, drive óptico de CD/DVD, mostrar que a bateria funciona e que o Macbook se mantém ligado mesmo fora de uma fonte de energia.

Tudo isso ajuda a aumentar suas chances de venda, além de evitar que você tenha de fazer este procedimento sempre que uma pessoa interessada pedir para verificar o produto.

Gostou dessas dicas para vender seu Macbook?

Deu para aproveitar nossas dicas para planejar a venda do seu Macbook? Veja alguns desses truques do Mac OSX Mountain Lion e mostre-os ao comprador de seu Mac antigo!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo