20 melhores jogos de sobrevivência para computadores
Um Comentário
20 melhores jogos de sobrevivência para computadores
20 melhores jogos de sobrevivência para computadores

20 melhores jogos de sobrevivência para computadores

Um Comentário

Se assiste séries ou reality shows de sobrevivência e já quis sentir como é estar em um tipo de experiência parecida, você possui uma alternativa que não envolve latas de repelente de mosquitos, dormir ao relento ou portar canivetes suíços: jogos de sobrevivência. O mais interessante desse tipo de jogo é que ela não se limita a situações realísticas como sobreviver em florestas úmidas ou lugares assustadores, mas a expandem para outros cenários, como o futurístico ou até mesmo em meio a um mundo tomado por zumbis, ao maior estilo The Walking Dead. Por isso, veja abaixo 20 dos melhores jogos de sobrevivência para computadores!

Dica: Então não deixe de conferir nossa seleção dos 25 melhores jogos para Android!

1. Resident Evil 7

Lançado no início de janeiro de 2017, a nova entrada da franquia de jogos de horror mais conhecida dos videogames, Resident Evil 7 fez uma espécie de retorno às origens, ao mesmo tempo que implantou mecânicas inéditas na série. O resultado foi aclamado por público e crítica, já se tornando um potencial candidato a premiações de melhor jogo de 2017, mesmo que estejamos apenas no primeiro mês do ano.  Será que consegue sobreviver à estranha residência doa família Baker?

2. Astroneer

Fique rico ou morra tentando…mas no século XXV! Astroneer é um jogo focado na exploração de planetas, que deverão ser percorridos em busca de riquezas. Permitindo até quatro jogadores simultâneos em modo cooperativo, você poderá construir bases, alterar o terreno dos planetas, estabelecer operações de escavação até o centro do planeta, entre vários outros. Claro que não para por aí, já que será necessário superar os obstáculos e lidar com o ambiente hostil de cada planeta.

3. RimWorld

Um dos jogos de sobrevivência mais curiosos que nos deparamos na construção dessa lista. Ainda em acesso antecipado, esse game traz uma narrativa gerada por inteligência artificial. Ou seja, os algoritmos analisam os personagens que está comandando e os eventos aleatórios gerados pelo game para construir sua história, de maneira que nenhum jogo começa, se desenvolve ou termina igual.

A cada partida, você recebe três sobreviventes de um acidente espacial que devem sobreviver em um planeta estranho. Cada um possui uma habilidade diferente, assim como um defeito que os impede de realizar alguns tipos de habilidade. Um fazendeiro especialista em plantações e prover comida à sua base, por exemplo, não pode ser designado para a área de pesquisa e desenvolvimento.

4. Rust

Talvez a experiência definitiva em jogos de sobrevivência. Jogado sem estar nem mesmo vestido em uma ilha e portando apenas uma pedra, o jogador deverá encarar problemas como fome, sede e frio para sobreviver, obrigando-o a se mexer desde o momento que faz login nesse jogo online.

Rust está em acesso antecipado (ou seja, jogável porém não completo), mas boa parte de sua funcionalidade já está disponível, contando também com servidores estáveis. Além de arranjar maneiras de arrumar roupas, armas melhores, alimentos e até mesmo um teto, ainda deverá interagir com outros jogadores, que podem se aliar ou caçar você. Ou ambas as coisas.


jogos-sobrevivencia-rust

5. The Culling

Em uma mistura de Rust e os filmes Jogos Vorazes, The Culling também lança o jogador em uma ilha no meio do nada com o objetivo de sobreviver. Mas, ao invés de ser apenas uma experiência online contínua, o objetivo do game na verdade é ser o único sobrevivente. Isso significa que o foco aqui não é apenas permanecer vivo, mas como acabar com os concorrentes. Caso os jogadores demorem muito para começar a matança, a ilha começa a receber gás venenoso, diminuindo a “arena”.

6. The Forest

Como único sobrevivente de um acidente de avião, seu personagem se encontra em uma floresta perdida, precisando arranjar uma maneira de sobreviver aos perigos da natureza. Como se já não bastasse isso, uma tribo de mutantes canibais também está a espreita para atacá-lo a qualquer momento, exigindo que fuja, se esconda ou se arme até os dentes para que eles se tornem os caçados da vez.

7. 7 Days to Die

Podemos dizer que um jogo que começa com o número 7 obrigatoriamente tem de aparecer na posição 7 dessa lista. 7 Days to Die também traz uma pitada de horror como outros jogos de sobrevivência dessa lista. Em um mundo tomado por um apocalipse zumbi, a tarefa aqui é conseguir viver e não acabar virando comida dos mortos-vivos. Como um jogo online, também poderá interagir e se aliar com outros jogadores…ou usá-los como isca de zumbi!

8. Subnautica

Com um foco maior em exploração do que terrenos hostis, Subnautica leva o jogador para visitar as profundezas dos mares de um mundo alienígena. O objetivo aqui é sobreviver a esse novo mundo, descoberto por um acidente envolvendo sua espaçonave. Por isso, o oceano se torna o local mais indicado para encontrar recursos e colonizar esse planeta e sua vida submarina.

9. ARK: Survival Evolved

Em uma pegada semelhante ao Rust, ARK: Survival Evolved também não tem apreço por deixar o avatar de seus jogadores apropriadamente vestidos. Outros elementos também marcam presença aqui, como a necessidade de arranjar abrigos, comidas e vestes para sobreviver ao frio. Sua principal e mais atrativa diferença em relação ao outro game é a presença de dinossauros, que podem ser capturados, domados e treinados. Mecânicas que permitem criar suas próprias plantações e formar comunidades tornam o título uma versão bastante aprimorada em relação aos outros jogos de sobrevivência dessa lista.

10. Dead by Deadlight

O que torna Dead by Deadlight uma experiência única dentro dos jogos de sobrevivência dessa lista é que um dos jogadores toma o papel do monstro caçador, enquanto outros quatro são os sobreviventes. A diferença aqui é que não há possibilidade de defesa e os quatro deverão agir em conjunto para conseguir fazer o caçador perder o rastro e assim escaparem do seu algoz. Cada fase é gerada proceduralmente, ou seja, nenhum mapa é igual, o que torna o game rejogável por diversas vezes, já que as táticas precisarão ser mudadas de acordo com o que encontrar.

11. Osiris: New Dawn

Em uma busca por um novo planeta para colonizar, a expedição Osiris viaja pelo espaço graças a uma nova tecnologia de propulsão, alcançando velocidades mais altas. Assim como Subnautica e RimWorld, essa viagem resulta em um acidente interestelar, fazendo com que sua nave seja destruída e fique preso em um planeta desconhecido.

Você deverá trabalhar em conjunto com outros jogadores e montar uma base central enquanto expande sua presença no planeta, encarando condições climáticas adversas, obstáculos naturais e as feras que povoam esse mundo. Seu grande destaque fica para os gráficos, comparáveis com as de produções multimilionárias.

jogos-sobrevivencia-osiris

12. Starbound

Com temática futurística mas uma abordagem mais retrô – tanto em gráficos quanto em mecânicas -, Starbound é um mundo aberto bidimensional. Como um fugitivo de seu planeta, sua nave foi danificada e precisa pousar em um novo planeta. Nesse título, você pode escolher entre 7 raças diferentes de personagem, além de customizá-lo à sua maneira. Além de explorar o planeta, você também pode reparar sua espaçonave e encontrar outros mundos e seus respectivos povos, podendo inclusive recrutá-los ou combatê-los.

13. Stonehearth

Fugindo dos jogos de sobrevivência inspirados em ficção científica e migrando para a fantasia medieval, Stonehearth o coloca para guiar um pequeno bando de colonizadores em um local inexplorado. Você deverá construir, manter e expandir uma vila para uma cidade, atendendo as demandas da população à medida que conquista o espaço ao seu redor. Quanto mais sua cidade aumenta, mais atenção ela atrai, podendo ser atacada por grandiosos chefões que tentarão tomar seu território.

14. Stranded Deep

Ao melhor estilo “Náufrago”, em Stranded Deep você se torna o sobrevivente de um vôo que acaba ficando isolado em uma ilha desconhecida no Oceano Pacífico. Cada novo jogo apresenta uma ilha com território diferente a explorar, além da necessidade de ficar atento às necessidades básicas para sobrevivência. É possível combinar objetos para criar novos, além de construir cabanas ou até mesmo jangadas para tentar retirar recursos do mar. Mas cuidado com tubarões!

15. 60 Seconds!

Uma espécie de Fallout Shelter criado por um estúdio independente, nesse jogo você possui apenas 60 segundos para achar os membros de sua família e itens de sobrevivência para entrar em um abrigo para não ser atingido por um iminente ataque nuclear. Mas o jogo não acaba aí: depois do apocalipse, deverá se virar com os itens e os familiares que resgatou. A situação o obrigará a tomar decisões difíceis, como racionar a comida ou até deixar um dos familiares sem almoçar.

16. Terraria

Com uma abordagem que segue mais o lado da aventura e exploração do que sobrevivência, Terraria é um dos jogos de maiores sucessos no cenário indie. Com um mundo gerado proceduralmente e gráficos em pixel-art, inspirado nos jogos antigos, o título permite explorar, lutar contra inimigos e arrecadar recursos para construções próprias. O que impressiona em Terraria é sua imensa quantidade de elementos, contando com cerca de 800 itens a descobrir em sua viagem, entre outros.

17. Far Cry 4

Uma das maiores franquias da francesa Ubisoft, Far Cry 4 levará o jogador para o Himalaia, no país fictício de Kyrat, governado por um ditador chamado Pagan Min. Seu personagem visita o país como último desejo de sua mãe e acaba sendo pego em uma guerra civil para remover o ditador.

O grande destaque do game está em seu extenso mundo, povoado por uma vida selvagem rica, contendo leopardos, águias e até elefantes, entre outros. Seu principal destaque é a liberdade dada ao jogador para dar cabo da extensa quantidade de missões disponíveis.

jogos-sobrevivencia-farcry

18. Don’t Starve Together

No papel de um cientista que acabou indo parar em um mundo estranho por acidente, Don’t Starve Together conta com uma atmosfera triste e sombria. Nesse novo universo esquisito, o cientista deverá coletar recursos para se alimentar e construir um refúgio para passar a noite, quando a escuridão invade. Se não conseguir ao menos uma fogueira ao fim do dia, você perderá a partida e deverá recomeçar. O título conta com modo multijogador cooperativo online.

19. The Long Dark

Com uma das mais competentes direções artísticas dessa lista, The Long Dark coloca o jogador em meio a um território gelado e isolado. Diferente dos outros títulos dessa lista, aqui não há outros jogadores, zumbis, naves espaciais ou quaisquer outras ameaças sobrenaturais. O objetivo do game é fazer com que sinta a solidão como se estivesse no próprio território, com seu único inimigo sendo a própria natureza.

20. Far Cry Primal

Diferente de Far Cry 4, o título mais recente da franquia troca a era contemporânea pela Idade da Pedra. Ao invés dos fuzis de assalto, o jogador será obrigado a usar lanças, tiradeiras e arcos para caçar feras selvagens e gigantescas, como o tigre dentes-de-sabre. Sendo o último sobrevivente de sua tribo, o papel do jogador é a de unir a raça humana, ao mesmo tempo que enfrenta uma perigosa tribo que exerce domínio sobre o mundo de Oros.

Leia também:

Quais jogos de sobrevivência nos recomenda?

Agora é com você: já experimentou algum desses games? O que achou deles? Achou que seu título favorito deveria estar nessa lista? Comente conosco e compartilhe nossas recomendações em suas redes sociais!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Ana Beatriz 11 de dezembro de 2018 9:38

    quero saber como baixar

Voltar ao topo