Mac: 9 apps para não cansar a sua visão
30 de outubro de 2019
Nenhum Comentário
Mac: 9 apps para não cansar a sua visão
Mac: 9 apps para não cansar a sua visão

Mac: 9 apps para não cansar a sua visão

Nenhum Comentário

Cansaço nos olhos é algo que afeta muita gente hoje em dia. Dentre os motivos para isso está o quanto as telas estão se tornando cada vez mais comuns em nosso dia a dia e se tornando quase necessárias para tarefas básicas e rotineiras, tais como acompanhar notícias, manter contato com pessoas e até mesmo ler livros.

O tipo de luz emitido pelas telas, a luz azul, é bastante ruim para os nossos olhos, e por isso foram criados diversos mecanismos para nos proteger, o mais comum deles são aplicativos para filtrar esse tipo de luz. Vamos falar sobre diversos deles em nossa lista de apps para não cansar a sua visão.

1. f.lux

A nossa lista começa com esse excelente aplicativo, disponível para todas as plataformas móveis e de computador.

Essa aplicação tem filtros de luz azul totalmente customizáveis, que permitem que o usuário determine se quer que o filtro esteja ativo o tempo todo, apenas depois de certo horário, ou até mesmo que informe a região onde mora para que o aplicativo sincronize automaticamente a luz de sua tela com a luz ambiente.

Permite, também, que o usuário determine a temperatura de cor que o aplicativo vai usar, indo desde 2700K (lâmpadas incandescentes) até 6400K (lâmpadas led – branca azulada), que é a cor padrão da tela. Para realizar o download, vá à página oficial!

f.lux

2. Focusbar

Um dos melhores apps para não cansar a sua visão é o Focusbar. Sua funcionalidade é bastante simples, mas muito efetiva: ele funciona motivando o usuário a terminar o seu trabalho mais rápido para que possa descansar a vista o quanto antes.

Você pode selecionar uma opção para que o app inicie junto com o computador, mas isso não é obrigatório. Quando ele abre, é necessário digitar qual tarefa deve ser o foco.


Depois disso, vai aparecer de vez em quanto uma janela na tela, lembrando o que deveria estar sendo feito. Aparece, também, quando muda de janelas ou aplicações, para evitar distrações.

Além disso, é possível selecionar a frequência com que ele deve avisar. Ele é gratuito na Mac App Store!

3. Aware

O Aware também é muito prático, tudo o que ele faz é monitorar o tempo que você está ativamente usando o computador. Ele faz isso ao registrar movimentos na tela e do mouse. Outra funcionalidade legal é que o contador de uso reinicia depois que seu Mac fica inativo por alguns minutos.

Não tem alarmes, bloqueio de sua tela nem nada do tipo. Tudo o que faz é te informar o seu tempo de uso contínuo, e a partir daí você decide como proceder. Realize o download seguindo o link.

4. Shades

Entre os apps para não cansar a sua visão, temos o Shades. Ele te permite ter um controle excelente sobre o brilho de sua tela, além de aplicar um filtro colorido para aliviar o cansaço causado pela luz. Você tem total controle sobre a cor do filtro.

Ele fica na barra de menus e é bastante minimalista, então não interfere no seu uso. Para baixar, siga o link!

apps para não cansar a sua visão Shades

5. Time Out

Se for necessário mais que um lembrete de quanto tempo está usando o computador, pode usar o Time Out. Ele funciona não só monitorando o tempo que o dispositivo está em uso, mas também permite que seja colocado pausas forçadas no seu uso.

Essas pausas podem ser micro, que duram segundos, ou normais, que duram minutos. Além da duração de cada pausa, ainda pode determinar a frequência com que elas ocorrem. Quando uma for ocorrer, o aplicativo vai aparecer no meio da sua tela e bloquear o uso até o fim da pausa. Confira acessando pelo link!

6. Breaks For Eyes

Essa é uma boa adição à nossa lista de apps para não cansar a sua visão, já que tem uma funcionalidade bastante simples e efetiva.

Ele funciona forçando pausas de 20 segundos no uso, de 20 em 20 minutos, e toca um som te avisando quando sua pausa terminou. É possível, ainda, desabilitar as pausas por períodos que vão de 30 minutos até um dia.

Você pode baixar gratuitamente no link por um período de testes de 3 dias, depois do qual terá que comprar o app.

7. Rest

Muito parecido com o Time Out, esse app também te força a fazer pausas no uso. Ele tem uma interface de usuário bem mais simples e amigável, mas, ao contrário do Time Out, é necessário comprar esse aplicativo.

Uma característica excelente desse app é que, além das pausas forçadas, ele te dá dicas de como reduzir o cansaço nos olhos. Você pode encontrá-lo na App Store.

8. Night Shift

Se não quiser usar nenhum dos apps para não cansar a sua visão, pode sempre usar alguma das opções nativas do Mac. A primeira delas é o Night Shift. Ela tem uma funcionalidade muito similar ao f.lux. Tem menos configurações, o que pode ser visto como algo bom, já que resulta em maior facilidade de uso.

Para habilitar a função, vá em “Preferências do Sistema“, clique em “Monitores” e selecione a aba “Night Shift“. Nela, tem uma barra de seleção que vai de “Menos Quente” a “Mais Quente“. O quanto mais quente, menos cansados ficam os olhos.

O Night Shift também está disponível para seu iPhone, veja como ativar acessando através do link.

Como Ativar Night Shift apps para não cansar a sua visão

9. O modo Escuro do MacOS

A outra opção nativa é o modo Escuro do MacOS. Sua funcionalidade é muito simples e autoexplicativa: todos os menus e pastas do sistema ficarão com uma cor mais escura, o que alivia o cansaço dos olhos.

Essa função não afeta aplicações que não são do Mac, o que não é um problema, já que a maior parte delas tem um modo escuro próprio, como é o caso do Google Chrome ou do YouTube.

Para ativar é muito simples, basta ir em “Preferências do Sistema“, clicar em “Geral“, e no topo da tela vai ter as opções “Clara” e “Escura“. É só selecionar a opção escura.

Como Ativar Modo Escuro apps para não cansar a sua visão

Gostou dos apps para não cansar a sua visão no Mac?

Achou alguma opção para aliviar o cansaço na vista causado pelo uso de telas? Já usava algum e encontrou uma opção melhor? Deixa nos comentários o que você achou das opções! E, se foi útil pra você que usa Mac, verifique esse artigo onde falamos sobre o modo escuro nas redes sociais, que certamente será útil para o seu iPhone.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo