7 dicas para melhorar sinal WiFi de sua casa ou escritório
Nenhum Comentário
7 dicas para melhorar sinal WiFi de sua casa ou escritório
7 dicas para melhorar sinal WiFi de sua casa ou escritório

7 dicas para melhorar sinal WiFi de sua casa ou escritório

Nenhum Comentário

Quem já teve problemas com o sinal de WiFi em casa sabe como algo tão pequeno pode se tornar um grande incômodo. Imagine instalar um sistema de TV novo com acesso ao Netflix, mas a TV ficar com dificuldades para acessar o sinal, não permitindo que mantenha-se conectado ao serviço de streaming, por exemplo. Mas não necessariamente precisa fazer uma grande obra ou jogar seu roteador no lixo para melhorar sinal WiFi de sua casa, basta conferir as 7 dicas abaixo para aumentá-lo e assim estender a cobertura para toda a casa.

1. Distância

O problema com seu sinal pode ser bastante simples: distância. Colocando em termos simples, quanto mais longe está do roteador, pior o sinal. Mas esse não é o único tipo de impedimento pára uma melhora na recepção do WiFi. Três outros fatores também devem ser levados em consideração:

melhorar-sinal-wifi

  1. Interferência: Os próprios aparatos eletrônicos ou eletrodomésticos comuns podem atrapalhar no recebimento do sinal. Quantos dispositivos possui entre o roteador e até o equipamento apresentando falhas? Pode ser uma boa tentar diminuir esse número;
  2. Paredes: Não apenas a quantidade de paredes, mas também o material e seu volume podem atrapalhar a conexão. Enquanto paredes revestidas de concreto com certeza serão uma barreira, paredes de madeira ou gesso não apresentam grandes problemas;
  3. Altura: Esse item funciona especialmente em pessoas que vivem em casas com mais de um andar. Caso seja esse o problema, é possível instalar o roteador em um ponto alto do primeiro andar – no caso das casas com dois andares – ou no andar que ficar no meio, no caso de três ou mais andares. Nesse caso, o teto e o piso também contam como as paredes, conforme falamos no item anterior.

melhorar-sinal-wifi-parede

Sinais de WiFi podem atravessar paredes, mas não tão bem quanto fantasmas.

2. Roteador

O problema pode ser o próprio roteador. A maioria dos serviços de internet incluem um roteador e, em sua maioria, são de qualidade mediana ou até mesmo duvidosa. Pode ser que sejam suficientes para cobrir sua casa, mas, caso tenha problemas, talvez seja uma boa escolha fazer a troca. Caso não prefira gastar dinheiro com um roteador novo, é possível comprar só uma antena de melhor qualidade.

Mas lembre-se de verificar se o roteador permite a remoção de sua antena nativa para a inclusão de uma nova. Clique no link para conferir uma das opções de roteador para casa ou escritório.

3. Antenas USB

Se a antena interna do roteador – ou se ele nem mesmo contar com uma -, é possível comprar uma antena com conexão USB para plugar em seu computador. Essas antenas podem ajudar na ampliação e melhorar sinal WiFi. Outra dica que também serve para as antenas internas do roteador é apontar estas antenas na direção de seus dispositivos, ao invés de deixá-las apenas apontadas para cima. Confira como é o adaptador para antenas USB.


4. Repetidor de Sinal

Uma das melhores soluções para melhorar sinal WiFi é adquirir um extensor de alcance. Usar os extensores é uma das opções mais baratas e a maioria deles é compatível com todos os roteadores no mercado. Estes aparelhos pegam o sinal da conexão e o expandem para o restante dos cômodos da casa, ideal para casas grandes cujas antenas não dão conta de alcançar todos os quartos.

Porém, é importante alertar que a utilização de repetidores pode afetar a estabilidade da conexão, isso vai depender da potência de seu roteador, assim como a distância total que você deseja cobrir utilizando-os. Algumas vezes, pode ser necessário utilizar mais de um repetidor para atingir cômodos mais distantes.

melhorar-sinal-wifi-extensor

Clique no link para conferir mais sobre extensores de alcance para rede WiFi.

5. Atualizar o firmware do roteador

Um dos problemas pode não ser relacionado ao alcance do roteador, mas do programa que o conduz, chamado de firmware. Pode ser que este programa esteja precisando de uma atualização. Para verificar a necessidade de deixá-lo em sua versão mais atual, saiba como acessar a página de administrador através do manual, já que cada fabricante conta com processos e endereços de acesso diferentes.

6. Congestão de sinais

Um problema especialmente em prédios com grande número de apartamentos. Existem tantos sinais WiFi se cruzando que podem acabar interferindo um com o outro. A frequência desses sinais são transmitidas em cerca de dois sinais padrão, embora possam escolher entre 13 canais. Como a maioria dos usuários não troca o canal da frequência de seu WiFi, a mudança pode resolver a interferência.

Dica: Para descobrir quais canais seus vizinhos estão usando, abra o Prompt de Comando do Windows e digite netsh wlan show all. O resultado deve ser semelhante ao da imagem abaixo, publicada pelo site MakeUseOf.

melhorar-sinal-wifi-canais

7. Mude a frequência

Caso tenha adquirido um roteador poderoso, é possível mudar sua frequência para que ela se torne diferente em relação à de seus vizinhos. A maioria dos roteadores atuais operam em até 2,4 GHz, mas opções mais potentes podem chegar até 5 Ghz. Se esse for o seu caso, tente posicioná-lo acima do padrão para que também não seja pego pela interferência.

Encontre também no AppTuts:

Conseguiu melhorar sinal WiFi de sua casa ou escritório?

Lidar com falta de alcance do sinal é uma das coisas mais incômodas no momento de conectar os dispositivos de sua casa à internet. Apesar disso, a maioria das dicas dessa lista podem solucionar o problema de forma descomplicada. Conseguiu melhorar sinal WiFi da sua residência? Comente conosco e lembre-se de compartilhar o texto em suas redes sociais!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo