Os 30 melhores sites para criar seu portfólio
11 de outubro de 2017
Nenhum Comentário
Os 30 melhores sites para criar seu portfólio
Os 30 melhores sites para criar seu portfólio

Os 30 melhores sites para criar seu portfólio

Nenhum Comentário

Para quem trabalha em certas áreas criativas, ter um portfólio é extremamente essencial. Além de ser uma maneira de mostrar seus projetos e criações, também é o principal jeito que futuros empregadores podem ver suas habilidades antes de pensarem em te contratar. É claro que em vez de ficar enviando arquivos pesados, você já pode utilizar sites para criar seu portfólio e montá-lo de um jeito bem prático, rápido e com um layout bem bonito.

Se estiver em dúvida sobre qual site usar ou qual oferece os melhores benefícios, basta ver nossa lista com algumas das melhores alternativas de sites para criar seu portfólio. Confira logo abaixo e conheça também alguns sites com modelos 3D grátis para usar como base para construir seu portfólio de modelagem!

Leia também: 8 problemas do Surface Pro e como resolvê-los

1. ArtStation

artstation

ArtStation é um dos melhores site para designers gráficos mostrarem seu trabalho atualmente. A própria página inicial é bem simples, mas mostra diversas ilustrações lado a lado, com as mais populares sempre  na parte de cima.
Por causa de sua popularidade, o site está repleto de trabalhos incríveis, então acaba sendo mais indicado para designers com um portfólio considerável e mais profissional. Você pode acessá-lo neste link.

2. CGSociety

A CGSociety é outro grande site para designers, já que além de oferecer um bom espaço para eles mostrarem seus trabalhos, também ajuda os usuários com diversos workshops.

O bom é que a comunidade é extremamente receptiva com novos membros, mas é importante mencionar que há uma certa moderação quando você começa a postar seus projetos. As primeiras peças são todas verificadas por moderadores do site, que precisam aprovar o conteúdo para que você possa fazer upload do resto. Você pode acessar o CGSociety neste link.

3. Visual Art

Outra boa opção para os designers gráficos é o Visual Art, que possui uma interface muito bonita e que coloca a arte sempre em evidência com a possibilidade de adicionar texto na parte baixo.

Fora isso, também há tópicos para cada arte onde os usuários podem conversar sobre seus projetos livremente. Desta forma, é possível ter um bom feedback de outros artistas e profissionais da área. Acesse o site neste link.


4. 500px

Já o 500px é perfeito para fotógrafos que querem mostrar suas fotos ao mundo. O melhor deste site é que ele pode ser usado como portfólio ou até mesmo para vender suas fotos para outras pessoas.

Além disso, há diversos tutoriais de fotografia no site e uma comunidade enorme que pode oferecer um bom feedback no seus projetos. Você pode acessar o site neste link.

5. Ello

ello

O Ello é outro bom site que serve tanto para fotógrafos como para designers e ilustradores. É claro que por causa de seu layout, o site acaba sendo mais usado para o upload de fotos.

Na verdade, Ello começou como um tipo de rede social e acabou se tornando uma comunidade de portfólios aos poucos. Isso também quer dizer que manteve seus recursos de compartilhamento, então é ótimo para você fazer contatos. Clique aqui para acessar o site.

6. Behance

De todas as sugestões da nossa lista, o Behance é facilmente um dos mais conhecidos. Ele pode ser usado de diversas maneiras, mas no geral é usado bastante por ilustradores, designers e publicitários.

Ele tem um das maiores comunidades online de portfólios, sendo que há um bom espaço para amadores e profissionais. Você pode conferir o site através deste link.

7. Dribbble

O Dribble é outro site popular e com uma comunidade bem diversa que vale a pena conferir. O legal deste site é que ele valoriza mais a criatividade do que simplesmente a perfeição dos trabalhos postados.

Isso significa que os usuários preferem pessoas que experimentem coisas diferentes em seus projetos, o que pode ser ótimo dependendo do trabalho que você tiver a oferecer. Você pode acessá-lo neste link.

8. Drawcrowd

Um pouco diferente das outras opções que apresentamos aqui, o Drawcrowd foca em artistas de histórias em quadrinhos e mangas. Com isso, a maioria dos projetos postados por lá são de artes conceituais, especialmente de personagens.

Ele também é um dos sites mais recentes da nossa lista, então sua comunidade é bem recente e vem crescendo bastante nos últimos meses. Você pode acessá-lo através deste link.

9. Pixiv

Quase no mesmo estilo do site anterior, temos o Pixiv, que serve especificamente para artistas que trabalham com mangas. Ele possui ótimas ilustrações e é um excelente lugar para amadores aprenderem mais sobre esse estilo artístico.

O único problema é que apesar de estar todo em inglês, a maioria de seus usuários comentam e postam descrições somente em japonês. Esta pode ser uma grande barreira se você planeja colocar seus trabalhos por lá. Clique aqui para acessar o site.

10. DevianArt

DeviantArt

Você também já deve ter ouvido falar do DevianArt, que é super popular entre ilustradores amadores e profissionais há anos. Hoje em dia ele é bastante usado por novos artistas tentando mostrar seu trabalho, então você acaba encontrando um pouco de tudo por lá.

A parte de boa do site ser tão grande é que você conta com uma comunidade gigante que pode visualizar e comentar sobre os seus projetos, mas também corre o risco de alguém fazer download das ilustrações e tomar o crédito em outro site. Você pode acessá-lo neste link.

11. Coroflot

Apesar de não ser tão conhecido como outros sites de nossa lista, o Coroflot é bem amigável e usado bastante por designers e ilustradores freelancers.

Um ponto positivo é que os projetos postados por lá são bem diversos, então você não fica preso a um estilo ou tipo específico de arte, como em outros lugares. Você pode acessá-lo neste link.

12. ZBrushCentral

Já o ZBrushCentral é o lugar perfeito para quem trabalha com modelagem 3D e quer mostrar seu trabalho para outros profissionais desta área.

Ele pode ser usado para mostrar seu portfólio, mas muita gente acaba utilizando o site como um fórum para discutir técnicas e receber feedback sobre seus projetos. Você pode acessá-lo neste link.

13. ConceptArt

O ConceptArt também foca mais no aprendizado do que na mera exibição de projetos, já que oferece diversos tutoriais e workshops sobre diversos tipos de arte. Ainda assim, muitos ilustradores e designers o usam para postar seu portfólio, como você pode conferir através deste link.

14. Squarespace

Pode ser que você não encontre o procura em sites tão específicos como os que mencionamos acima, então o Squarespace pode ser algo mais indicado para suas necessidades. Ele permite que você monte o layout da sua página como preferir, sendo que há vários temas padrões para te ajudar a começar.

Desta forma, você pode postar qualquer tipo de projeto por lá, seja de design, ilustração, escrita, fotos ou seja lá o que precisar. Você pode clicar aqui para acessá-lo.

15. Adobe Portfolio

adobe-portfolio

Considerando que tantos designers, fotógrafos e ilustradores (entre outros profissionais) utilizam as ferramentas da Adobe para aprimorar seus trabalhos, faz sentido que a empresa possua um site próprio para portfólios, não é?!

A boa notícia é que o site Adobe Portfólio é bem intuitivo, fácil de usar e ainda é perfeito para exibir seus projetos em diversos templates criados pela própria Adobe. Caso use o Creative Cloud da empresa, ainda é possível usar este site de graça. Acesse-o através deste link.

16. Wix

O Wix é uma opção bem interessante e você até já deve ter ouvido falar sobre ele, considerando o quanto o site é popular. Ele basicamente permite que você crie seu próprio site, que pode levar o nome Wix no final ou pode ser totalmente personalizado se você estiver disposto a pagar.

A vantagem disso é que seu portfólio acaba tendo uma página própria em vez de estar junto com milhares de outros em um site específico. Você pode acessá-lo através deste link.

17. Cargo

O Cargo também é um tipo de criar de sites, mas a diferença é que ele foi criado especificamente para usuários que querem montar seus portfólios. É por isso que ele acaba tendo algumas vantagens em relação ao Wix, já que suas ferramentas e opções de design favorecem esse tipo de necessidade em vez de ser muito abrangente. Você pode acessá-lo através deste link.

18. PortfolioBox

Assim como o Cargo, o PortfolioBox serve para construir sites especificamente para portfólios. O bom é que ele tem vários templates diferentes e que podem ser usados perfeitamente para diversos tipos de profissionais, sejam ilustradores, designers, fotógrafos, etc.

Como ele tem muitos recursos e opções disponíveis, é normal se sentir um pouco confuso no início, mas vale a pena se você quiser montar um portfólio mais interessante. Clique aqui para acessá-lo.

19. Fabrik

Outro construtor de sites bem legal é o Fabrik, que pode ser usado por cineastas, fotógrafos, designers, ilustradores, estilistas, etc. Ele também foca apenas em portfólios e oferece ferramentas e temas especiais para cada um dos profissionais que mencionamos acima.

Ele não tem tantas opções como os outros, mas isso pode ser uma vantagem para quem só quer um site simples e fácil de usar. Você pode acessá-lo neste link.

20. Format

format

O Format também te ajuda a criar seu site de portfólio, mas conta com um visual e layout bem minimalista e perfeito para quem só quer mostrar seus projetos sem muita enrolação.

Seu estilo acaba sendo perfeito para fotógrafos, modelos, estilistas e ilustradores, até porque a maior parte dos temas padrões acaba focando nessas áreas. você pode acessá-lo neste link.

21. Pixpa

Já o Pixpa é um site perfeito para fotógrafos ou modelos que queiram mostrar seus trabalhos anteriores. Ele oferece alguns layouts bem interessantes e todos acabam favorecendo imagens mais do que outros tipos de projetos.

O legal é que ele também permite que você acesse e veja o trabalho de outros profissionais, o que já pode ter dar uma noção do tipo de conteúdo postado por lá. Você pode acessá-lo neste link.

22. Carbonmade

À primeira vista, o Carbonmade pode parecer um tanto confuso ou com informações demais, mas vale a pena conferi-lo melhor e ver o que ele tem a oferecer.

Dizemos isso, porque milhões de usuários o utilizam diariamente e há muitos profissionais veteranos das áreas de design e ilustração que postam seus trabalhos por lá. Clique aqui para conferir o site.

23. Moonfruit

O Moonfruit é bem parecido com o Wix, já que serve para construir sites mas não é especificamente voltado para apenas portfólios. A vantagem disso é que você não fica preso nos layouts que o site acredita serem os melhores para mostrar o seu trabalho.

Você basicamente pode montar o site como preferir e independente da profissão, o que é perfeito para áreas que nem sempre são favorecidas pelos sites que mencionamos anteriormente. Clique aqui para acessá-lo.

24. Berta

O Berta também é uma boa alternativa para quem quer montar seu portfólio com mais liberdade e criatividade. Ele possui temas e templates padrões, mas permite que você modifique praticamente tudo o que quiser.

Isso o torna em uma das opções mais customizáveis e perfeitas para quem já tem em mente o que quer fazer com seu portfólio. Clique aqui para acessá-lo.

25. Pinterest

Pinterest

É claro que você já deve ter ouvido falar do Pinterest, mas talvez não saiba que ele também pode ser usado para que se monte o seu próprio portfólio.

Na verdade, ele tem um grande potencial se você realmente quiser que outras pessoas descubram o seu trabalho, afinal elas podem marcar e compartilhar seus projetos com outros usuários do site. Você pode acessá-lo através deste link.

Fora essas opções principais, também há algumas alternativas interessantes que você pode usar para montar seu portfólio ou simples mostrar seu trabalho para mais pessoas. Confira logo abaixo:

  • Tumblr: Como deve saber, este popular site pode ser usado para diversas coisas, mas muitos artistas o usam para exibir seus projetos, que podem ser compartilhados com milhares de outros usuários.
  • Flickr: Um antigo conhecido de quem gosta de armazenar suas fotos, o Flickr pode ser perfeito para fotógrafos iniciantes ou entusiastas que queiram mais exposição.
  • Instagram: Falando em exposição, você pode simplesmente usar o Instagram para compartilhar suas fotos, trabalhos de modelo ou até suas ilustrações. O melhor é que há a chance de conquistar milhares de seguidores desta maneira.
  • Etsy: O Etsy não é tão conhecido no Brasil, mas serve para que você pode mostrar e vender sua arte para milhões de pessoas que o utilizam todos os dias.
  • DudePins: Este site é como uma “versão masculina” do Pinterest, onde outros homens podem marcar e compartilhar o conteúdo que acharem interessante. Você pode simplesmente usar isso ao seu favor para mostrar seus projetos.

Gostou desses sites de portfólios?

Deu para aproveitar a nossa lista para encontrar algum site criar seu portfólio da maneira que sempre quis? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou e se deu tudo certo.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo