8 problemas comuns do Mac e como resolvê-los
11 de julho de 2016
7 Comentários
8 problemas comuns do Mac e como resolvê-los
8 problemas comuns do Mac e como resolvê-los

8 problemas comuns do Mac e como resolvê-los

7 Comentários

Se você tem um Mac sabe que vez ou outra aparecem alguns probleminhas que podem ser uma grande dor de cabeça. Um travamento aqui, um errinho ali, e logo vários outros problemas vão se juntando em uma grande bola de neve se você não corrigi-los assim que aparecem.

A sorte é que o Mac OS é um ótimo sistema, que dá suporte para resolver essas questões do dia a dia de forma rápido e fácil. Aqui embaixo você confere como resolver os problemas mais comuns do seu Mac!

1- Ponteiro do mouse travado

mouse travado mac

Não existe um dono de Mac que já não tenha enfrentado a temível bola de praia do mouse. Toda vez que seu Mac “congela”, o seu cursor do mouse vira essa bolinha de praia simpática, que não para de rodar te impedindo de clicar em outras janelas.

Para cancelar o processo de carregamento e liberar seu computador, tente apertar Cmd+. Se isso não funcionar, mate o processo na mão, apertando Cmd+Option+Esc ou segurando Option.

command option esc

Na pior das hipóteses, é só esperar o Mac terminar de trabalhar e enfim liberar o uso. Este é, sem dúvida, um dos problemas no Mac mais comuns.

2- Aplicativo travado no Mac

fechando um app no mac


Caso um programa que você tentou abrir travou e não termina de carregar de forma alguma, o melhor a se fazer é forçar o fechamento. Para isso é só clicar com o botão direito do mouse (ou com dois dedos no Trackpad) e selecionar Forçar saída / Force quit.

Se você não conseguir acessar o Dockpad, aperte Command + Option + Escape para abrir a janela de gerenciamento e fechar o programa diretamente por lá.

3 – Meu Mac não desliga, e agora?

mac nao desliga

Se seu Mac não desligar assim que você dá o comando, existem alguns passos a se tomar para saber o que está acontecendo. O primeiro de todos é observar se tem algum programa no seu Dockpad “saltando”. Normalmente programas que requerem que você salve os arquivos antes de fechar seguram o desligamento da máquina. Se este for o caso, é só executar os passos ensinados na dica anterior.

Porém, se você aguardou muito tempo e o computador ainda não desligou, seu último recurso é forçar o desligamento, segurando o botão Power por 5 segundos até que a tela fique preta.

Lembre-se que esse último método é só uma medida de emergência e não deve ser usada com frequência.

4- Meu Mac anda lento demais

Como qualquer computador, seu Mac usa a memória física (aquela para guardar seus arquivos pessoais e programas) para melhorar a performance. Quando você lota seu computador de arquivos, o sistema não consegue circular bem, gerando travamentos e queda na velocidade.

A primeira coisa que você tem que fazer é limpar sua lixeira e sua pasta de Downloads.
Normalmente sem esquecemos de esvaziar o lixo e de limpar a pasta para onde vão os arquivos baixados. Várias vezes você vai se deparar com arquivos que você nem vai usar mais e estão lá ocupando espaço.

Além disso nunca esqueça de monitorar os seus programas ativos dentro do monitor de atividades. Abra o Spotlight com o comando Command + Espaço e digite Monitor, selecionando a primeira opção. Lá você verá quais são seus programas mais pesados e também conseguirá fecha-los, economizando memória RAM.

5- Tela cinza com texto – problemas com Kernel

tela cinza no mac

Se você viu essa tela quando estava iniciando o seu Mac, não precisa se desesperar. Ela indica que o sistema teve problemas para iniciar e pede para você segurar Power e desligar a máquina.
Normalmente fazendo isso o problema já está resolvido, mas se continuar acontecendo com frequência faça os seguintes passos:

  • Desconecte todos os dispositivos conectados, deixando apenas o Mouse, e ligue a máquina. Se ela funcionar corretamente, o problema está em algum desses dispositivos.
  • Se mesmo assim ela continuar apresentando problema, entre no modo Safe Boot.
    Para fazer isso, desligue seu Mac e ligue novamente, mas dessa vez segurando a tecla Shift até que o logo da Apple apareça na tela. Se seu computador iniciou corretamente, tudo certo. Reinicie a máquina.
  • Se ainda assim seu computador continuar apresentando o erro, você terá que fazer uma limpeza no seu disco rígido. Ligue seu computador segurando Command + R para entrar no modo de Diagnóstico.
    Selecione Utilitário de Disco, seu HD interno e peça para Verificar. Se aparecer algum problema após o processo, clique em Reparar Disco.

Se após todos esses passos seu computador ainda apresentar problemas, pode ser necessário enviar para a assistência técnica autorizada.

6- Meu Wi-Fi não funciona

wifi não funciona mac

Se está com problemas com o Wi-Fi do seu Mac, veja se essas dicas te ajudam:

  1. Desligue seu Wi-Fi pelo painel do Mac e desligue seu roteador.
  2. Ligue tudo novamente e faça o teste. Se mesmo assim não funcionar, pode ser necessário ativar o modo de 5GHz.
  3. Para isso, aperte Command + Espaço e digite Preferências de Rede. Entre na primeira opção.
  4. Clique em Avançado, procure pelas redes em 5GHz e arraste-as para o topo da lista. Teste.

Se mesmo assim não funcionar, o problema deve ser de Hardware, nas peças do seu Mac. Não deix de levá-lo para a Assistência Técnica.

7- Meu Macbook não carrega

meu mac nao carrega

Se quando você coloca seu carregador, seu Mac não dá nenhum sinal de vida, tem alguns passos a se fazer antes de correr para a assistência técnica. Veja se isso funciona:

  1. Para fazer sua bateria ser carregada novamente, teremos que resetar o Controlador de Gestão do Sistema (SMC em inglês).
  2. Desligue o computador.
  3. Conecte o adaptador de alimentação MagSafe ou USB-C a uma fonte de alimentação e ao computador.
  4. Pressione as teclas Shift + Control + Option do lado esquerdo e o botão liga/desliga ao mesmo tempo.
  5. Solte todas as teclas e, em seguida, pressione o botão liga/desliga novamente para ligar o Mac.

Feito isso seu SMC estará devidamente resetado e sua bateria deve voltar ao normal.

8- O Disco de Inicialização está cheio

disco inicialização cheio mac

Para este problema em especial, não há muito o que fazer a não ser:

  • Limpar os arquivos que não tem mais utilidade
  • Comprar outro HD interno OU investir em um HD externo

Para limpar seus dados, um aplicativo que irá ajudar a dizer quais são os arquivos que mais tomam espaço é o Disk Inventory X. Você pode baixar ele aqui.

Qualquer uma dessas opções irá desafogar o seu Mac e fazer com que ele inicie mais rápido e sem problemas. Lembre-se que um HD interno vazio rende mais velocidade e menos erros para o seu Mac.

E aí, conseguiu resolver seus problemas no Mac?

Esquecemos de algo para deixar seu Mac mais fácil e rápido de usar?
Não deixe de falar aqui embaixo nos comentários!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

7 Comentários

  1. patricia 26 de junho de 2017 19:38

    muito boas dicas, eu vou ver porque meu mac est’a lento.

    No meu caso estou com um problema, o meu comand Z não funciona, os outros comand funcionam. Alguém tem uma dica?

  2. Joao junior 16 de julho de 2017 20:26

    Galera, boa noite, tenho um iMac 2008, fui apagar ele no icloud.com e o pc desligou e voltou numa tela branca com uma pasta e um ponto de interrogação piscando e nao sai disso, ja tentei os comandos Schift + option + command +r nada tentei command + R nada nao da nada alem de nada , o que posso fazer ? Se alguem souber me ajude zap 27996169167

  3. vivian 19 de setembro de 2018 11:50

    Meu mac esta travado em uma tela cinza e quando consegue iniciar aparecem algumas listras horizontais na inicialização verdes e uma vez rosa. O que pode ser?

  4. Daniel Oliveira 22 de janeiro de 2019 18:29

    Meu macbook pro 13, está com um problema que não achei solução até hoje, quando retiro ele do carregador ele ficar super lento e travando, mas quando eu coloco novamente ele funciona normalmente, não sei oque pode ser.

  5. Aline 30 de janeiro de 2019 13:12

    Meu iMac esta travando muito devido a um programa chamado Vectorworks para designer e arquitetura e q tem o Reinder junto …
    O que posso fazer para não travar ?

  6. Luciano Said 25 de junho de 2019 0:39

    Então meu iMac liga som está normal mas a tela não sai da tela rosa se alguém puder ajudar indicando técnico em Cuiabá meu whats 65992843952 desde já agradeço

  7. Edson Domenicheli 7 de outubro de 2019 12:47

    Tenho um problema com o reconhecimento de mouses no meu macbook air. Tanto nos mouses externos como no trackpad o cursor demora a aparecer quando o IOS é iniciado. Este problema não ocorria antigamente mas, não consigo associa-lo com nenhuma alteração efetuada.
    Será que poderiam me ajudar?

Voltar ao topo